EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
CURRÍCULO: TEMPOS E ESPAÇOS
Relação Professor - aluno
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
II Congresso do Sistema de Ensino Integral
TURNO INTEGRAL.
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
ESTRESSE.
Cursos vinculados ao Produto EFE Educação Infantil
COLÉGIO PRESBITERIANO EDUARDO LANE
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
Alimentos Regionais Brasileiros e a Promoção da Alimentação Saudável
Nutrição na Adolescência
Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI)
Projeto de Educação Nutricional
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
Tecnologia e Educação.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
O QUE É 5 S? 5S é uma metodologia utilizada para melhorar a organização dos ambientes de trabalho. Promove integração entre colaboradores e mudança de.
PLANO DE ENFRENTAMENTO DAS DCNT DE PALMAS-TO
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
Milena Sousa Veras Andrea C. G. Azevedo Cutrim
CURSO BERÇARISTA Seja bem vindo(a) ao curso de berçarista.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ESCOLA MUNICIPAL FLORIANO PEIXOTO
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
Projeto Aleitamento Materno na Escola Educando para a Vida
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS EM CRECHE FILANTRÓPICA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS FERNANDES, L.1 GUIMÃRAES, M.P.S.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
SEAD- Serviço de Educação à Distância- Escola SEAC
Animação Sociocultural
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
Apresentação do Programa “Ação Saudável”
Estratégias para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis em crianças e adolescentes Prof Bruno Silva.
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
PIM - PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR CAIBATÉ CORAÇÃO E AÇÃO “JUNTOS NO MILAGRE DA VIDA”
Patrícia de Oliveira Souza
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
COLÉGIO ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES
CUIDANDO DO MEU MELHOR AMIGO “MEU CORPO”
Saúde do adolescente Nutrição na adolescência
Identificação da atividade e do(s) aluno(s)
Desenvolvendo a educação com as temáticas: ambiental, nutricional e saúde com crianças da pré-escola Coordenador: Cláudia Helena Pellizzon Autores: Bianca.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
Desafios da adolescência
Nome:Bianca da Veiga Lacortt Turma:81 Série 8ª Prof.:
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Abrir o Apetite Poético
TRABALHANDO EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM REDES SOCIAIS EMEF VILA SÃO JORGE PORTÃO.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E PROMOÇÃO SOCIAL DE RIO FORTUNA/SC Flávia Alberton – Nutricionista – Coordenadora do Projeto Renata Boeing – Professora.
O papel da competição na infância e adolescência na perspectiva do ciclo de vida MÓDULO I TEORIA E PRÁTICA Encontro II 12 de maio 2012.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA _____________________________________________________________________________________________ Etec Professor Fausto Mazzola de Avaré EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA Prof. Caroline Denardo Mendes Gonçalves

Educação Nutricional As atividades de educação em saúde, dentro de uma proposta pedagógica de ensino baseada na situação concreta de vida, desempenham papéis de enfrentamento de situações adversas, sobretudo quando realizadas em grupo (BOOG, 1999).

Educação Nutricional Educação nutricional pode ser definida como processo de ensino, treinamento e facilitação. É a troca de informações entre o educador e o aluno utilizando uma linguagem entendível, dentro de um ambiente que conduz ao aprendizado.

Importância da alimentação saudável para os pré escolares Os pré-escolares de 2 a 6 anos de idade constituem faixa populacional de grande importância, quer devido ao processo de maturação biológica por que passam, durante o qual a alimentação desempenha papel decisivo, quer pelo desenvolvimento sóciopsicomotor, para o qual contribuem fundamentalmente os meios familiar e comunitário em que vivem e; complementarmente, as instituições que os assistem (GANDRA, 2008 (a)).

“Alimentação saudável possibilita o crescimento e o desenvolvimento em toda a sua potencialidade, a profilaxia de doenças causadas por escassez de nutrientes e excesso de nutrientes e a prevenção nutricional das doenças crônicas não transmissíveis. Se a alimentação for adequada, a saúde estará presente em todas as fases da vida (CTENAS, 1999)”

Atividades de educação nutricional para pré-escolares Os principais objetivos da educação nutricional para pré-escolar devem ser: Desenvolver atitude favorável com relação a alimentos variados e nutritivos; Encorajar a experimentação de alimentos variados;

Atividades de educação nutricional para pré-escolares Promover a compreensão sobre a associação entre alimentação e saúde; Promover o conhecimento de pais, professores, administradores públicos; setor de alimentação, sobre os princípios da nutrição; Desenvolver, promover e disseminar materiais e conteúdos de nutrição. (FAGILOLI,2006)

Fatores que contribuem para o sucesso das intervenções educativas em nutrição e alimentação: - Atividades adequadas ao nível de desenvolvimento psicomotor da criança; - Atividades baseadas em alimentos como: culinária; cuidado com hortas envolvendo os cinco sentidos, juntamente com refeições nutritivas favorecem o desenvolvimento da preferência por alimentos saudáveis. - Estratégias educativas que envolvam atividade corporal, tais como: projetos de arte, música, teatro, marionetes e quebra-cabeça (FAGILOLI, 2006). - Envolvimento dos pais e familiares; - Comportamento e atitudes exemplares de familiares e adultos;

Técnicas de Educação Nutricional Teatro de Fantoches; Álbum Seriado; Jogo de Memórias; Ilustrações; Mural; Oficina Culinária; Horticultura; Jogos Interativos;

COMER BEM PARA VIVER MELHOR