Valorização de Destinos BaltimoreBaltimore Em 1999 a cidade recebeu 14 milhões de visitantes locais avolumados por 6,5 milhões de turistas que gastaram.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
Advertisements

Estrutura
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Alessandro Teixeira Presidente.
COOPERAÇÃO TÉCNICA BRASIL – ESPANHA Brasília, 23 e 24 de abril de 2009 PROJETO DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO SOCIAL DO.
Plano Nacional de Turismo
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
Prof. Ms. Vagner Custódio
PLANO NACIONAL DE TURISMO 2003/2007
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Secretário Nacional de Juventude
Apresentação do Projeto
A Rede Latino americana de Produtores Culturais da América Latina e Caribe
Fortaleza (CE) – 19/08/2011 Apresentação. Data: 09, 10 e 11 de novembro de 2011 Local: Sede do Banco do Nordeste – Fortaleza (CE) Público-alvo: Representantes.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Resultado Consolidado Setembro/2007 – Julho/2008
CE_15_Blocos Econômicos Regionais
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
Pauta Horário Assunto Condução 10h – 10h10min Abertura e boas vindas
Grandes eventos esportivos e marketing de destinos
Integração Competitiva de Micro e Pequenas Empresas
EMPREGOS VERDES: COMPROMISSO BRASILEIRO
MINISTÉRIO DO TURISMO Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística Infraestrutura para permitir a expansão das atividades turísticas. Produtos:
City Marketing em Sedes de Megaeventos Esportivos
Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul.
PLENÁRIA FINAL.
Plano Estratégico Regional de Turismo
Julho de 2007.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul.
46º FORUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM A UNIVERSIDADE E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO.
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
SUSTENTABILIDADE NO ABN AMRO REAL & Equator Principles Cris Ronza 14 de Março de 2006.
VI CONGRESSO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA/APLOP LISBOA, 6 e 7 de Dezembro 2012 GARE MARÍTIMA DE ALCÂNTARA.
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
24 abril 2013 Lisboa Apresentação da Divisão Técnica de Corrosão e Proteção de Materiais Apoio : Contactos: SPM -
04/03/10 Reunião do I Curso de Estudos Estratégicos em Administração Pública: Bem vindos!
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
14 de julho de 2009 CNM Internacional. A CNM Internacional A área da Confederação Nacional de Municípios responsável por promover a inserção internacional.
FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO para paz e desenvolvimento sustentável
Intersetorialidade   Intersetorialidade pode ser entendida como uma articulação de saberes e experiências no planejamento, implementação e avaliação.
CNM Internacional CNM INTERNACIONAL Abril / 2006 – Nova diretoria da CNM decide ampliar a atuação na área internacional. Maio / 2006 – CNM apóia o evento.
1. A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos – ABREMAR, foi fundada em 2006 com o intuito de representar as armadoras e operadoras de turismo marítimo.
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Os objetivos da promoção internacional são: Contribuir para o sucesso da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Maximizar os resultados para o turismo brasileiro.
A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DO TURISMO
TURISMO AULA 02.
II Workshop Regional: Nordeste do Brasil Cruz das Almas, de Maio de 2015 Rede Latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre.
XXII CONGRESSO PANAMERICANO DE EDUCAÇÃO TURÍSTICA – CONPEHT OS DESAFIO DA HOTELARIA DIANTE DOS MEGAEVENTOS.
Rede Temática GIFE 1º encontro Desenvolvimento Local São Paulo, 18 de maio de 2015.
TURISMO AULA 03. Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO: Diretrizes e Programas
SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO. Turismo no Mundo.
Turismo no Brasil e no Mundo Turismo é um dos segmentos econômicos que mais têm crescido no mundo. Segundo a World Tourism Organization, nos últimos anos.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
26/10/2015 Tema:  Estrutura das Políticas Públicas em escala Mundial  Políticas de desenvolvimento do turismo no contextos da OMT, da UE e do Mercosul.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
Gestão do Turismo em áreas protegidas – a trajetória do Sul da Bahia, Brasil 29 de novembro, 2011 Conferência Internacional em Turismo, Fortaleza-CE Rui.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
A ÇÕES E VISÃO DO BID NO CAMPO DO TURISMO NA A MÉRICA L ATINA Alexandre Meira da Rosa Gerente do Setor de Infra-Estrutura e Meio Ambiente – BID Fortaleza,
Visão: RETOMAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM EQUIDADE E PARTICIPAÇÃO Gestão Pública Focos de Atuação Sociedade MAPA ESTRATÉGICO: Governo do Estado.
TURISMO E GLOBALIZAÇÃO CIC/2016 JANDERSON. TURISMO Deslocamento de indivíduo ou grupo, por até um ano, com objetivo de lazer e entretenimento, sem fixar.
UNAMA-Universidade da Amazônia SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR TEMÁTICA : BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)
Intervenção em Ambiente e Património: urgências e emergências de int. no Património Fernando Magalhães Org. :Ctesp em Intervenção em Ambiente e Património.
Code-P0 Cuiabá, 21 de outubro de 2011 Preparativos para a Copa do Mundo 2014 Seminário Desenvolvimento Regional e Exportação Copa Pantanal: Oportunidades.
Transcrição da apresentação:

Valorização de Destinos

BaltimoreBaltimore Em 1999 a cidade recebeu 14 milhões de visitantes locais avolumados por 6,5 milhões de turistas que gastaram cerca de US$3 bilhões.

BarcelonaBarcelona A taxa geral de desemprego em Barcelona caiu de 18,4% para 9,6% (contra 15,5% no resto da Espanha), entre outubro de 1986 e julho de A cidade passou da 11ª posição em 1990 para a 5ª posição em 2006 dentre as principais cidades da Europa.

BilbaoBilbao As taxas de ocupação hoteleira aos finais de semana, antes do Museu Guggenheim eram somente de 20%. Hoje, é praticamente impossível encontrar hospedagem neste período.

ObjetivosObjetivos

ObjetivoObjetivo Sensibilizar sobre o Turismo como um importante instrumento de desenvolvimento socioeconômico e de redução da pobreza, por meio da exposição de boas práticas e do debate de temas chaves na atual conjuntura econômica e social na escala internacional.

Sensibilizar os gestores públicos do Brasil e da região das Américas sobre a importância do Turismo nos processos de desenvolvimento econômico e social. Analisar os desafios atuais do desenvolvimento do Turismo à luz da situação econômica e social internacional e do Brasil, com base na experiência e nas prioridades definidas pelas instituições internacionais. ObjetivoObjetivo

Compartilhar experiências exitosas de desenvolvimento sustentável do Turismo na América Latina, especialmente as direcionadas à redução da pobreza, integração regional, e preservação e valorização do patrimônio natural e cultural. Trocar experiências sobre o papel do Turismo nos megaeventos desportivos. Difundir as conclusões mais relevantes da Conferência. ObjetivoObjetivo

Instituições Organizadoras

Governo do Estado do Ceará | Secretaria do Turismo. Governo Federal | Ministério do Turismo. Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. Organização Mundial do Turismo – OMT. Banco do Nordeste do Brasil – BNB. Instituições Organizadoras

ProgramaçãoProgramação

Dia 28 de Novembro 8h às 9h Credenciamento 9h às 10h45 Solenidade de Abertura da Conferência Boas-vindas do Secretário Estadual do Turismo – SETUR/CE (Bismarck Maia) Pronunciamentos dos Governadores Presentes Pronunciamento do Secretário Geral da Organização Mundial do Turismo – OMT (Taleb Rifai) Pronunciamento do Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID (Luís Alberto Moreno) Pronunciamento do Ministro do Turismo do Brasil (Gastão Vieira) Abertura Oficial: Cid Ferreira Gomes (Governador do Estado do Ceará) Moderador: Bismarck Maia (Secretário Estadual do Turismo)

11h15 às 11h35 Apresentação Inaugural 1 O Turismo na América Latina e no Mundo. Análise Comparativa (Márcio Fávilla - Diretor Executivo de Competitividade, Relações Exteriores e Associações da Organização Mundial do Turismo – OMT ) 11h35 às 11h55 Apresentação Inaugural 2 Visão do BID e Atuação no Turismo da América Latina. (Alexandre Meira da Rosa - Gerente de Infraestrutura e Meio Ambiente do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID) Moderador: Carlos Vogeler (Diretor Regional para as Américas da OMT) Dia 28 de Novembro

Bloco Temático 1 O Impacto Econômico do Turismo 14h15 às 14h50 Apresentação Introdutória A Importância do Turismo para as Economias Locais na América Latina. (Sérgio Arzeni - Diretor do Centro para Empreendedorismo e Desenvolvimento Local da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico – OCDE) Moderador: Hector Malarin (Chefe de Divisão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural do BID) Dia 28 de Novembro

Bloco Temático 1 O Impacto Econômico do Turismo 14h50 às 16h05 Painel 1 : Os Benefícios do Turismo na Economia Local O Impacto do Turismo em Outros Setores Econômicos do Destino. Caso de Buenos Aires. (Carlos Gutierrez – Diretor de Turismo de Buenos Aires) Participação Local na Cadeia Produtiva do Turismo - Balanço do Programa de Fomento à Iniciativa Privada no Turismo do Brasil. Ministério do Turismo. Aumentando os Benefícios do Turismo nas Comunidades Locais. (Jonathan Guy Buxton Mitchell – Chefe do Programa do Setor Privado e Mercados do Overseas Development Institute – ODI – UK) Moderador: Hector Malarin (Chefe de Divisão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural do BID) Dia 28 de Novembro

Bloco Temático 2 O Turismo e a Inclusão Social 16h20 às 16h55 Apresentação Introdutória O Turismo como Gerador de Equidade Social. (Eugenio Yunes - Vice-Presidente Executivo da Federação de Empresas de Turismo do Chile – FEDETUR) Moderador: Vicente J. Molés (Consultor Internacional em Turismo – BID) Dia 28 de Novembro

Bloco Temático 2 O Turismo e a Inclusão Social 16h55 às 18h10 Painel 2 : Impacto Social do Turismo O Turismo como Importante Instrumento para a Geração de Empregos. (Elizabeth Tinoco - Diretora Regional da Organização Internacional do Trabalho para América Latina e Caribe) Contribuição do Turismo para a Inclusão Social e de Grupos Vulneráveis. Caso Bolívia. (Ricardo Cox - Ex Vice-Ministro da Bolívia) Turismo: Estratégias de Prevenção e Controle da Exploração Sexual Infantil. (Luiz Clovis Guido Ribeiro - Diretor de Programas da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente - Brasil) Moderador: Vicente J. Molés (Consultor Internacional em Turismo – BID) Dia 28 de Novembro

18h10 Encerramento da Sessão do Primeiro Dia Secretário de Estado do Turismo do Ceará (Bismarck Maia) Representante do Brasil no BID (José Seligmann Silva) Diretor Regional da Organização Mundial do Turismo – OMT para as Américas (Carlos Vogeler) 20h Jantar oferecido pelo Governo do Estado do Ceará Dia 28 de Novembro

Bloco Temático 3 O Turismo como indutor da Integração Regional e da Mudança de Imagem de um Pais no Exterior 9h às 9h20 Apresentação Turismo e Integração Regional – Estratégias de Promoção Turística da América Central. (Mercedes Melenes de Mena - Secretária de Integração Turística Centro Americana – SITCA) 9h20 às 9h40 Apresentação Turismo e Integração Regional – Caso Mercosul – Tríplice Fronteira. (Liz Cramer Campos - Ministra de Turismo do Paraguay) Moderador: Carlos Vogeler (Diretor Regional da OMT para as Américas) Dia 29 de Novembro

Bloco Temático 3 O Turismo como indutor da Integração Regional e da Mudança de Imagem de um Pais no Exterior 9h40 às 10h Apresentação Posicionamento de Destinos – Reposicionamento da Imagem de um Destino – Caso Colômbia (Nubia Stella Martinez Rueda - Ex-Presidente da Proexport – Promocíon de Turismo, Inversión y Exportaciones – Colômbia) Moderador: Carlos Vogeler (Diretor Regional da Organização Mundial do Turismo para as Américas) Dia 29 de Novembro

Bloco Temático 4 O Turismo e os Mega Eventos Desportivos 10h30 às 11h Apresentação Introdutória O Legado dos Megaeventos Desportivos para o Setor do Turismo e Para a População Local – A Experiência da África do Sul. (Tokozila Xasa King - Vice-Ministra de Turismo da África do Sul ) 11h às 12h15 Painel 4 : Desafios e Oportunidades do Turismo nos Megaeventos Desportivos O Desafio na Gestão dos Grandes Fluxos Turísticos nos Megaeventos – Caso Brasil. (Jeanine Pires - Ex-Assessora Especial do Ministro do Esporte do Brasil para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016) Moderador: Fernando Carrilo-Florez (Representante do BID no Brasil) Dia 29 de Novembro

Bloco Temático 4 O Turismo e os Mega Eventos Desportivos 11h às 12h15 Painel 4 : Desafios e Oportunidades do Turismo nos Megaeventos Desportivos Promoção do Turismo no Contexto dos Eventos Desportivos – Parcerias Público-Privadas – Atenas (George Drakopoulos - Diretor da Association of Greek Tourist Enterprise – SETE) Planificação Territorial e Reordenação Urbana dos Destinos Turísticos no Contexto dos Megaeventos Desportivos. Caso Barcelona. (Manuel de Forn - Plano Estratégico de Barcelona para a Olimpíada de 1992) Moderador: Fernando Carrilo Flores (Representante do BID no Brasil) Dia 29 de Novembro

Bloco Temático 5 O Turismo e Patrimônio Natural e Cultural 14h15 às 14h45 Apresentação Introdutória Valorização e Promoção Turística do Patrimônio Cultural – O Mundo Maia. (Gloria Guevara Manzo - Secretária do Turismo do México) 14h45 às 15h15 Apresentação Introdutória Turismo e Patrimônio Cultural – Experiência da Costa Rica. (Carlos Ricardo Benavides- Ministro da Presidência da Costa Rica) Moderador: Joseph Milewski - Especialista em Recursos Naturais do BID. Dia 29 de Novembro

Bloco Temático 5 O Turismo e Patrimônio Natural e Cultural 15h30 às 17h Painel 5 : Gestão Turística do Patrimônio Gestão Turística dos Sítios Culturais. (Vincent Defourny - Representante da UNESCO no Brasil) Gestão Ambiental e Turismo: Visão Rio + 20 Gestão de Turismo Sustentável em Zonas Costeiras. (Márcio Fávilla - OMT) Moderador: Joseph Milewski - Especialista em Recursos Naturais do BID. Dia 29 de Novembro

Encerramento Oficial do Evento 17h Palavra do Secretário Estadual do Turismo (Bismarck Maia) Palavra do Chefe de Divisão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural do BID (Héctor Malarin) Palavra do Presidente do Banco do Nordeste (Jurandir Santiago) Leitura da Carta de Fortaleza - Diretor Regional da OMT (Carlos Vogeler) Palavra do Gerente de Infraestrutura e Meio Ambiente do BID (Alexandre Meira da Rosa) Palavra do Diretor Executivo de Competitividade, Relações Exteriores e Associações da Organização Mundial do Turismo – OMT (Márcio Fávilla) Palavra do Representante do Ministério do Turismo do Brasil Encerramento Oficial: Cid Ferreira Gomes (Governador do Estado do Ceará) Moderador: Bismarck Maia (Secretário de Estado do Turismo do Ceará) Dia 29 de Novembro

(Site em finalização)