Introdução O Japão é um conjunto de ilhas. São 6852 ilhas no total, mas apenas 430 são habitadas. Nessas ilhas a quantidade de montanhas é muito grande,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sociedade Pré-colombiana
Advertisements

CIVILIZAÇÃO CRETO-MICÊNICA
Sociedades Tribais: a educação difusa.
Revolução Agrícola. Durante muito tempo nossos ancestrais viveram da caça, pesca, coleta de frutas e raízes. A agricultura modificou os hábitos do ser.
Localização, Politica, Economia, Sociedade, Cultura e Religião.
Trabalho: 1-Religião nas Sociedades Tribais Meios produção: Sist.comercial caça, pesca, coleta...agricultura florestas, águas, terra trocas → rela ç ões.
A vida urbana e a velocidade do cotidiano As revoluções estudadas promoveram muitas mudanças na sociedade, muitas delas podem ser observadas ainda hoje.
AULA DE HISTÓRIA. OS PERSAS. PROFESSOR RIBAMAR SANTOS. “ “Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se.
Pérsia.
Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:
EGITO.
Grandes Civilizações do mundo antigo
AULÃO DE HISTÓRIA 6 ANOS Profa. Ana Cláudia.
HISTÓRIA DA ARTE Professor Anderson Especialista em Arte, Educação e
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
JEAN JAcQUES ROUSSEAU.
A área andina Cerca de 3000 km de extensão - desde o sul da Colômbia até o litoral do Chile, cobrindo os territórios atuais do Equador, Peru e Bolívia.
A Antiguidade Oriental
Ensino Religioso As 10 maiores religiões do Mundo
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
Cultura organizacional
Modelos de Gestão.
Ligando comunidades e culturas
Antiguidade Oriental.
FILOSOFIA GREGA.
TRABALHO DE história Os Maias.
Um estudo de caso: os “bárbaros” germânicos
CAPÍTULO 2 (continuação): AS PRIMIERAS SOCIEDADES
País: Alemanha.
Humanismo Período literário.
EGITO.
Constantinopla se transformou na região mais rica e urbanizada da Europa onde se realizava comércio de: Perfumes Tecidos Porcelanas Agricultura.
A ARTE GREGA.
CEMA Profª Tatiane 6º ano A
CEMA/Profª Tatiane 6º ano
PRIMEIROS GRUPOS HUMANOS
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade Nos grupos sociais – AGIR COMO ARTISTAS – formam a identidade cultural. Deixam registros de suas criações nas mais.
ATENAS.
Historia da química.
Povos nativos da américa
A INVENÇÃO DO NÚMERO Tania Elisa Seibert.
A CONQUISTA E A COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA.
Seminário CF\2014 Bacabal,MA 25 a 27 de outubro de 2013 Martha Bispo
Portugal: Urbanismo cristão e urbanismo muçulmano; As minorias étnico-religiosas.
LIÇÃO 1 - QUEM SÃO OS PROFETAS MENORES E QUAL É A SUA MENSAGEM
ENSINO RELIGIOSO – 6º ANO
Mesopotâmia.
Arte Islâmica.
Fenícios: o povo do mar.
O declínio do Império Romano
O mundo árabe A formação do Islã
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Pré-História IIi.
Roma: origens de um império
Egito Antigo: política, economia e sociedade
Cidades, reinos e impérios Aula 2 - Mesopotâmia
Período Moderno Módulo 03 Maquiavel e Descartes
Cidades, reinos e impérios Aula 3 - Egito
GRÉCIA.
IDADE MÉDIA século V ao XV
ORIGEM DA SOCIEDADE Bernardo Schaffer 08/05/2019.
CONTRIBUTOS DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES.
Cristianismo no Ocidente - Idade Média
Revisão para NL-2 (UT-8).
AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
O Renascimento Humanista
Duomo di Milano - Catedral Gótica que começou a ser construída em 1386 e encerrada em 1965 A Igreja Medieval.
Povos Indígenas da América
Os Germanos. Confira no mapa abaixo onde se localizavam os principais reinos germânicos: Origem Os povos germânicos habitavam o norte da Europa, onde.
Transcrição da apresentação:

Introdução O Japão é um conjunto de ilhas. São 6852 ilhas no total, mas apenas 430 são habitadas. Nessas ilhas a quantidade de montanhas é muito grande, por isso, em muitas cidades há uma grande concentração de pessoas. As ilhas do Japão são de origem vulcânica. Os primeiros habitantes das ilhas chegaram à região por volta de 35.000 anos atrás.

Introdução Os primeiros povos se dedicaram à agricultura, pesca, caça e coleta de alimentos. Criaram uma técnica para fabricar objetos de cerâmica. Essas peças eram decoradas com cordas de várias espessuras. Em japonês, “jomon” significa “desenho de corda”. Por isso, essa civilização recebeu o nome de Civilização jomon. O arroz era o principal produto da agricultura japonesa. Alguns anos depois eles já dominavam a produção do ferro e do bronze. O primeiro reino foi o de Yamato, quando comunidades japonesas se fortaleceram e começaram a se organizar.

A religiosidade japonesa O contato dos japoneses com os chineses e com os coreanos despertou o interesse pelo budismo. Antes disso, os japoneses manifestavam suas crenças nos ancestrais e nas forças da natureza. Os Kamis (almas dos mortos) inspiravam medo e admiração para os japoneses. Essa religião é o xintoísmo. Os sacerdotes dessa religião tinham muito poder na sociedade. O budismo foi adotado no Japão para que os governantes centralizassem o poder em suas mãos.

A religiosidade japonesa O teatro e a religião também esteve ligado aos samurais. Na corte, usava-se roupas suntuosas para encenar lutas em que se espantavam os kamis considerados maus. Surgiu então o Tatro Nô. Os atores, somente homens, interpretavam diversos papeis. Essa forma de apresentação deu origem a outra forma teatral: o Teatro Kabuki. Os samurais eram os únicos a portas duas espadas, símbolos de suas almas, que eles veneravam. Havia um código de conduta moral para os samurais (bushido). Em caso de derrota, deveriam morrer pelas próprias mãos! No ano de 1220 uma forma de pensamento se interessou pelos samurais e sua forma de agir: concentração, disciplina, sabedoria.

Cotidiano e sociedade Os japoneses enviaram emissário para aprender a cultura chinesa e com isso trouxeram a forma de organização e aspectos tecnológicos da China. No século VII, foi realizada a Reforma Taika: as terras passaram a ser administradas pelo imperador e não mais por pessoas ricas da sociedade. Uma nova capital foi construída: Nara (em 710) Tempos depois outra capital foi construída: Heyan-kyo. Foi o início da Era Heyan. As mulheres foram as primeiras a primeiras a praticar a escrita inspirada na cultura chinesa. A íngua era o japonês para a escrita era a chinesa. O imperador tinha grande importância política e religiosa.

O interior das casas era de chão batido e as casas eram de madeira. Cotidiano e sociedade As festas celebravam o plantio do arroz e o fim das colheitas. Mas a vida dos mais simples era muito difícil. O interior das casas era de chão batido e as casas eram de madeira. Com o tempo, as terras voltaram para as mãos dos mais ricos, que passaram a controlar os trabalhadores. Uma das famílias mais poderosas do Japão foi o clã Fujiwara. Os chefes militares eram os xoguns que passaram a ter mais poder que o imperador. Com o tempo, a sociedade estava dividida em quatro grupos bem definidos: Guerreiros / Camponeses / Artesãos / Camponeses O cristianismo também chegou ao Japão, com os Portugueses, mas os japoneses foram muito fechados a novas culturas. Atividades: Troca de ideias - Origami (pág. 157) Conhecimento em Ação (pág. 158)