FUNDEB CARACTERÍSTICAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Financiamento da Educação e Controle Social
Advertisements

Fundos Municipais de Saúde
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade
FUNDEF Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério.
POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
PRA INÍCIO DE CONVERSA... MÁRIO QUINTANA SE AS COISAS SÃO INATINGÍVEIS
FUNDEB 2012 Apresentação: VANDER OLIVEIRA BORGES
SECAD Novembro de 2007 Ministério da Educação Secretaria de Educação
Prática de Ensino: Educação Básica
Distribuição de encargos e competências educacionais no regime federativo Luiz Araujo.
Orçamento na CF/88 Princípios
PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL PARA OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA A Lei nº de 16/07/2008.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA
Conselho Municipal de Educação FUNDEB: Instituições Conveniadas de Educação Infantil Rosa Maria Pinheiro Mosna 30/09/08.
Educação Pública Básica Universal, Democrática e com Qualidade Social
ASSESSORIA E CONSULTORIA PREVENTIVA – PARECERES TÉCNICOS DEFESA EM AÇÕES CIVÍS PÚBLICAS, POPULARES E MANDADOS DE SEGURANÇA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE LEI,
Planos de Carreira e Remuneração
Conferência lIVRE Uberlândia/MG EIXO VII FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, GESTÃO, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS 1.O financiamento da.
Organização Curricular
Carlos Fernandes Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia São Paulo, 30 de junho de 2005 FUNDEB Notas sobre o Projeto de Emenda Constitucional e Minuta.
Recte Rempublicam Gerere
O FUNDEB E OS MUNICÍPIOS
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
AULA: 13/11/2013 TEMA: AS REFORMAS DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR:
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO:
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
DO FUNDEF AO FUNDEB O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) foi substituído pelo Fundo de.
RECURSOS DA EDUCAÇÃO E SEU EMPREGO
Financiamento da Educação e controle Social
José Alberto Ribeiro Carvalho
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Programa Nacional de Alimentação Escolar
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
Políticas Públicas – conceitos
ESPECIALISTAS EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
CONHECENDO O FUNDEB Aracaju, Fevereiro de 2009.
POLÍTICA DE FUNDOS Desafios para a construção de um Sistema Nacional de Educação Luiz Araújo.
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
A regulamentação do FUNDEB Discussão na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados CNM 08 de março de 2007.
FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - FUNDEB CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO GESTORES DE ORÇAMENTO DOS ESTADOS Cuiabá – MT, agosto de 2005.
16ª SEMANA NACIONAL EM DEFESA E PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EDUCAÇÃO: ATIVOS x APOSENTADOS - REALIDADE PREVIDENCIÁRIA REDE ESTADUAL – AL. ►Consultor Técnico.
AP01 – Apresentação do PNE e PME
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Orçamento Público Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.
Profª. Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral Dirigente Municipal de Educação de Costa Rica/ MS e Vice-presidente da Undime Alternativas para o.
O financiamento da educação
SIOPE Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação
AUDIÊNCIA PÚBLICA - ESTUDOS E METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CAQI E O CAQ NOVA FORMA ESTRUTURANTE DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Novembro de 2015.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
PREFEITURA MUNICIPAL DE ICHU. Lei de Responsabilidade Fiscal: “Art. 9º (...) § 4o Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
FUNDEB LEI /2007 – REGULAMENTA O FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
SEMINÁRIO DE POLÍTICA EDUCACIONAL Emendas Constitucionais nº 53/2006 e nº 59/2009.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PREFEITURA MUNICÍPAL DE BARCARENA PÓLO UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.
Apresentação da Proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular.
ALUNOS: Francisco Hermeson Sampaio de Sousa Júnior Oliveira José Félix Nogueira Maria Conceição Nascimento Rodrigues Maria de Jesus Freitas Margarete Pereira.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
Art. 2o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos e cinqüenta.
Aula 10: financiamento da educação.  Retomar aula anterior  Recursos para educação  FUNDEF  FUNDEB  FNDE.
Financiamento da Educação
Profª. Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de Pedras e Secretária de Finanças da Undime A Educação ao Longo da Vida.
Transcrição da apresentação:

FUNDEB CARACTERÍSTICAS

FUNDEB - CARACTERÍSTICAS Um Fundo de natureza contábil, de âmbito estadual e de abrangência nacional, formado com recursos providos, em cada Estado, pelo Estado e seus Municípios, provenientes de parte da vinculação constitucional incidente sobre a receita de impostos, conforme dispõe a Constituição Federal, em seu artigo 212.

RECURSOS OBRIGATÓRIOS DA EDUCAÇÃO (artigo 212 da CF) ICMS FPE/FPM IPI/exportação LC nº 87/96 ITCMD IPVA ITR ITBI ISS IPTU IRRF 25% $ Recursos da Educação

RECURSOS OBRIGATÓRIOS DA EDUCAÇÃO (artigo 212 da CF) ICMS FPE/FPM IPI/exportação LC nº 87/96 ITCMD IPVA ITR ITBI ISS IPTU IRRF $ F U N D E B Recursos da Educação

FUNDEB - CARACTERÍSTICAS Os recursos do Fundo serão repartidos, entre os governos estadual e municipais, proporcionalmente às matrículas na educação básica, em todos os níveis e modalidades de ensino, estabelecendo-se fatores de ponderação* diferenciais em relação a elas, para efeito da destinação de recursos, atendendo às diferenças de custo que lhes são próprias. * estabelecidos anualmente pela Junta de Acompanhamento dos FUNDEBs

FUNDEB - CARACTERÍSTICAS Nível e Modalidade de Ensino Fatores de Ponderação Educação Infantil Creche 0,80 Pré-Escola 0,90 Ensino Fundamental Séries Iniciais Urbana 1,00 Séries Iniciais Rural 1,05 Séries Finais Urbana 1,10 Séries Finais Rural 1,15 Tempo Integral 1,25 Ensino Médio Urbano 1,20 Rural 1,30 Educação Especial Indígena e Quilombola EJA 0,70

FUNDEB - CARACTERÍSTICAS O alunado a ser considerado, para efeito da repartição dos recursos, será o do censo escolar do ano anterior, a cargo do MEC. As matrículas do ensino fundamental entram na sua totalidade desde o primeiro ano da implantação do Fundo; as matrículas da creche e pré-escola, do ensino médio e da EJA serão computadas progressivamente em três anos (1/3 no primeiro ano, 2/3 no segundo ano e sua totalidade a partir do terceiro ano).

FUNDEB - CARACTERÍSTICAS Os Estados e os Municípios atuarão, prioritariamente, como já dispõe a Constituição Federal, no ensino fundamental (com responsabilidade de atendimento compartilhada), no ensino médio (os Estados) e na creche e pré-escola (os Municípios)

FUNDEB - CARACTERÍSTICAS A União, em relação à educação básica, atenderá os entes federativos com função redistributiva e supletiva, por meio de assistência técnica e financeira, para equalização de oportunidades de acesso, de modo a garantir que haja investimento mínimo por aluno e adequado piso salarial para os educadores e para que se alcance adequado nível de qualidade no ensino público

FUNDEB - CARACTERÍSTICAS Haverá complementação de recursos por parte da União, sempre que, no âmbito de cada Estado e do Distrito Federal, os recursos para a formação do respectivo Fundo sejam insuficientes para atingir um determinado valor aluno/ano mínimo nacional, definido anualmente na forma e nas condições estabelecidas em lei. Complementação de Recursos da União Em R$ milhões ANO 1º 2º 3º A partir 4º ano 2.000 3.000 4.500 Até 10% do total dos FUNDEBs estaduais; até o máximo de 30% desse montante com recursos provenientes da vinculação constitucional (18%) da receita líquida de impostos da União (CF, art. 212)

FUNDEB - CARACTERÍSTICAS Garantir-se-á que um percentual mínimo de 60% dos recursos do Fundo, no âmbito de cada Estado e no Distrito Federal, seja destinado para a remuneração dos profissionais do magistério da educação básica, em efetivo exercício de suas atividades O Poder Público deverá fixar, em lei específica, no prazo de um ano contado da MP 39/06, piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. O Poder Executivo enviará ao Congresso Nacional o respectivo projeto de lei no prazo de noventa dias contados da publicação desta da MP 39/06

FUNDEB - CARACTERÍSTICAS O FUNDEB, conforme a EC 53/06, será criado em disposições transitórias da Constituição Federal, com duração de 14 anos, a contar da data da promulgação da Emenda Constitucional resultante.

FUNDEB - CARACTERÍSTICAS Haverá, na esfera da União e de cada ente federativo, um Conselho de Controle e Acompanhamento Social do FUNDEB, com composição e competências a serem definidas em lei.

Possíveis conseqüências do FUNDEB 1. Ampliação da oferta de vagas na educação infantil, sobretudo em creches. 2. Ampliação da oferta de vagas na educação de jovens e adultos (supletivo). 3. Melhor integração entre a estrutura e o funcionamento da educação infantil com o ensino fundamental. 4. Novos desafios na formação de pessoal especializado na educação infantil e na educação de jovens e adultos. 5. Pressão social e política por mais verbas para a educação básica.

Providências do Município

Providências de adequação da legislação municipal Ao orçamento do exercício, compatibilizando as dotações relacionadas ao ensino público, consoante as alterações relacionadas à vigência desse novo Fundo e atento aos limites definidos na Lei de Responsabilidade Fiscal, em especial, no tocante a despesas com pessoal. Porém, sem descumprir o mandamento constitucional de destinar, como mínimo, 60% dos recursos do FUNDEB, a cada ano, à remuneração dos profissionais do magistério em efetivo exercício de suas atividades;

Providências de adequação da legislação municipal Às alterações que se fizerem necessárias no estatuto do magistério e no plano de cargos e salários, em especial, de maneira a equalizar direitos e obrigações no ensino fundamental e na educação infantil, inclusive com vistas a maior integração entre esses níveis de ensino;

Providências de adequação da legislação municipal À motivação da efetiva participação da escola e da sociedade civil, no que diz respeito ao ensino público municipal, a partir da organização e funcionamento do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, observadas as regras estabelecidas na MP 339/06.

Providências No que tange ao planejamento, as alterações relacionadas ao financiamento da educação básica, conforme as regras do FUNDEB, nos remete primeiramente ao Plano Plurianual do MUNICÍPIO (PPA), cujo tempo de vigência extende-se até 2009. Na parte referente ao ensino público municipal, esse PPA foi elaborado ainda sob os efeitos do FUNDEF. Cabe ao Executivo Municipal analisá-lo, agora sob os efeitos previsíveis do FUNDEB, para a proposição das alterações eventualmente cabíveis e a refletirem-se nos orçamentos dos dois próximos exercícios.

Providências Para o planejamento de longo prazo, o instrumento adequado é Plano Municipal de Educação (PME), focando os objetivos e as metas do Plano Nacional de Educação e, quando existente do Plano Estadual de Educação, vistos sob a ótica da realidade local. É, esse PME, de elaboração mais complexa, inclusive exigindo projeções demográficas; a sinalizarem para demandas potenciais, em idade própria, correlacionadas às diferentes etapas e modalidades da educação infantil e do ensino fundamental. Dessa forma atendendo, em relação ao MUNICÍPIO e ao ensino público Municipal, as prioridades de sua responsabilidade, consoante o que almeja e pede a sociedade civil.