Ciências Naturais 8.o ano de escolaridade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ordenamento do território e urbanismo
Advertisements

SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
Ciências Naturais – 8.º ano
MEIO AMBIENTE ARTIFICIAL
AS QUESTÕES METROPOLITANAS SOB A ÓTICA DO LEGISLATIVO Recife, 28 de novembro de Deputado Federal PEDRO EUGÊNIO Presidente da Comissão de Finanças.
Workshop Planeamento e Gestão de Sistemas Ecológicos Universidade de Évora - 31 de Maio 2012 Anfiteatro 1, Colégio Luís Verney Organização: Departamento.
3º Conferência Nacional de CT&I Seminário Temático Geração de Riqueza – o Papel dos Institutos de Pesquisa Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque Secretário.
Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul Objetivos: O plano de bacias tem como objetivo a programação de ações no âmbito de cada bacia hidrográfica.
PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DE FEIRA DE SANTANA 2015/2025.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre DIRETRIZES USO SOLO AUF – 1976 PLANO DIRETOR ACF Arq. Amilton Vergara de Souza.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio.
Manuel da Costa Lobo – CESUR/IST O Desenvolvimento da Europa e o Papel das Áreas Metropolitanas Manuel da Costa Lobo Professor Catedrático Jubilado do.
Duarte Figueiredo. OBJECTIVOS E ENQUADRAMENTO Área de intervenção | 5.000ha Frente costeira | 50 km Zonas estuarinas dos rios | MINHO | COURA | ÂNCORA.
GERÊNCIA DAS REGIONAIS DE SAÚDE E NÚCLEOS DE APOIO AO CONTROLE DE ENDEMIAS PLANO ESTADUAL DE SAÚDE ANÁLISE SITUACIONAL DAS REGIONAIS DE SAÚDE.
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - MS Concepções da Educação do Campo Agosto de 2016.
MANEJO DE ÁREAS SILVESTRES – IF128
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
Recuperação da Mata de S. Sebastião
PLANEJAMENTO ESPACIAL MARINHO: estudos básicos na graduação
1. O QUE SÃO OS CENSOS? Os Censos são tradicionalmente a contagem da população de um país a que, em época mais recente, se acrescentou a sua melhor caracterização.
Programa de Revitalização do Pinhal Interior
Grandes intervenções urbanas: acupuntura urbana ou gentrificação?
INTERVENÇÕES NO ÂMBITO DA “PROTEÇÃO COSTEIRA”
1ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL – Gestão 2017/2018
ORDENAMENTO TERRITORIAL Abordagens, Perspectivas
construir e fortalecer uma visão integral da Amazônia
VULNERABILIDADE SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO.
ACOLHIMENTO AOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
POLITICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Sistemas Integrados de Gestão
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA
ORIENTAÇÕES DE ESTUDO Manual pg 176 – /11
Ciências Naturais – 8.º ano
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
REPRESENTAÇÃO DA SUPERFÍCIE DA TERRA
CARTILHA PARA ESCLARECIMENTO SOBRE A
Ciências Naturais – 8.º ano
TEMAS PARA OS SEMINÁRIOS:
ESTUDO DE CASO DA ATUAL POLÍTICA DE ORDENAMENTO TERRITORIAL NO BRASIL
Sistema de Saúde no Brasil
Comissão Intersetorial de Trabalho
GERENCIAMENTO COSTEIRO
Linhas de Orientação Estratégica Comunitária
UTILIZAÇÃO DOS SOLOS EM ÁREAS URBANAS
30anos CENPEC.
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
REPRESENTAÇÃO DA SUPERFÍCIE DA TERRA
POLÍTICA E LEGISLAÇÃO FLORESTAL
Prof. André Aparecido da Silva
Planejando o Turismo no seu Município
A PAISAGEM URBANA E A ELETRIFICAÇÃO
Grupo de Trabalho para Capacitação das Autoridades de Transporte
Instrumentos de Gestão Territorial
II SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE GOVERNANÇA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Comissão Intergestores Bipartite – CIB/RN
Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler
RISCO DE CHEIAS E INUNDACOES
A PAISAGEM URBANA E A ELETRIFICAÇÃO
Cartografia: ciência ou arte?
conselho nacional da água 35.ª reunião do Conselho Nacional da Água
Contextualização: escola e alunos
Proposta de Gestão para a CPq Prof. Dr
ANÁLISE DE DADOS ESPACIAIS DAS DEPOSIÇÕES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS, SÃO PAULO Walter Rubens Bolitto Carvalho Estudante.
ORIENTAÇÕES DE ESTUDO Manual pg 176 – /11
Orientações de estágio
Fundada em 15 de março de 1946, no Rio de Janeiro (73 anos de trajetória)
Ciências Naturais – 8.º ano
GEOGRAFIA 7º ANO Profª Márcia SUDESTE.
Daniel Todtmann Montandon | ONU-Habitat
Transcrição da apresentação:

Ciências Naturais 8.o ano de escolaridade

DOMÍNIO: Sustentabilidade na Terra SUBDOMÍNIO – Gestão sustentável dos recursos OBJETIVO: 15. Relacionar o papel dos instrumentos de ordenamento e gestão do território com a proteção e a conservação da Natureza

Instrumentos de ordenamento e gestão do território

O que é o ordenamento do território? O ordenamento do território consiste num processo de organização do espaço biofísico, de forma a possibilitar a ocupação, utilização e transformação do ambiente de acordo com as suas potencialidades.

Em que instrumentos assenta a gestão do território? Os instrumentos de gestão do território (IGT) são um conjunto de documentos onde se definem algumas das principais regras para o planeamento e ordenamento do território em Portugal. Os IGT têm um importante papel na proteção e conservação da biodiversidade e da geodiversidade.

Quais são os instrumentos de gestão territorial? Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território.

Quais são os instrumentos de gestão territorial? Planos setoriais Ex.: Plano Setorial da Rede Natura Plano Setorial do Ambiente Planos Setoriais de Recursos Hídricos Áreas classificadas no âmbito do Plano Setorial da Rede Natura 2000

Quais são os instrumentos de gestão territorial? Planos Regionais de Ordenamento do Território Ex.: Plano Regional de Ordenamento do Território do Alentejo Mapa do Sistema da Base Económica Regional do PROT do Alentejo

Quais são os instrumentos de gestão territorial? Planos Intermunicipais de Ordenamento do Território Ex.: Plano Intermunicipal de Ordenamento da Ria de Aveiro – unir@ria In Público (online), 2003-04-09

Quais são os instrumentos de gestão territorial? Planos Especiais de Ordenamento do Território Ex.: Planos de Ordenamento da Orla Costeira Planos de Ordenamento de Áreas Protegidas Planos de Ordenamento de Albufeiras de Águas Públicas Planos de Ordenamento dos Estuários

Quais são os instrumentos de gestão territorial? Plano de Ordenamento da Orla Costeira Ex.: Plano de Ordenamento da Orla Costeira Caminha-Espinho (Resolução do Conselho de Ministros n.o 25/99 e 154/2007)

Quais são os instrumentos de gestão territorial? Plano de Ordenamento de Áreas Protegidas Planos de Ordenamento de Áreas Protegidas de Portugal continental de âmbito nacional Ex.: PNPG ̶ Parque Nacional da Peneda-Gerês PNAl ̶ Parque Natural do Alvão PNArr ̶ PN da Arrábida

Quais são os instrumentos de gestão territorial? Plano de Ordenamento de Albufeiras de Águas Públicas Ex.: Plano de Ordenamento da Albufeira do Azibo

Quais são os instrumentos de gestão territorial? Plano de Ordenamento dos Estuários Ex.: Plano de Ordenamento do Estuário do Tejo

Quais são os instrumentos de gestão territorial? Planos Municipais de Ordenamento do Território Plano Diretor Municipal (PDM)
 Plano de Urbanização (PU)
 Plano de Pormenor (PP)

Quais são os instrumentos de gestão territorial? Plano Diretor Municipal Estabelece a estratégia de desenvolvimento territorial, a política municipal de ordenamento do território e de urbanismo e outras políticas urbanas, articulando as orientações estabelecidas pelo Instrumentos de Gestão Territorial (IGT) de âmbito nacional e regional, estabelecendo, assim, o modelo de organização espacial do território, ao nível do município (fonte: Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, www.ccdrc.pt)

Quais são os instrumentos de gestão territorial? Plano de Urbanização Concretiza numa determinada área do território a política de ordenamento do território e urbanismo, estabelecendo um quadro de referência para a aplicação das políticas urbanas e definindo a estrutura urbana, o regime de uso do solo e os critérios de transformação do território. (fonte: Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, www.ccdrc.pt)

Quais são os instrumentos de gestão territorial? Plano de Pormenor Desenvolve e concretiza as propostas de ocupação de uma área do território municipal, estabelecendo regras sobre a implantação das infraestruturas e o desenho dos espaços coletivos, a forma da edificação e a sua integração paisagística, a localização e inserção de equipamentos coletivos e a organização espacial de outras atividades. Modalidades específicas: Plano de Intervenção em Espaço Rural Plano de Pormenor de Reabilitação Urbana Plano de Pormenor de Salvaguarda (fonte: Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, www.ccdrc.pt)

Tipologia de Áreas Protegidas

O que são Áreas Protegidas? Áreas Protegidas são locais que se destinam à preservação de: conjunto representativo dos principais ecossistemas ou regiões naturais de um território; áreas ou elementos naturais de singular valor científico, educativo, estético, paisagístico ou recreativo.

Tipologia de Áreas Protegidas: Parque Nacional

Tipologia de Áreas Protegidas: Parque Natural

Tipologia de Áreas Protegidas: Reserva Natural

Tipologia de Áreas Protegidas: Paisagem Protegida

Tipologia de Áreas Protegidas: Monumento Natural Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios da Serra de Aire

Tipologia de Áreas Protegidas: Área de Proteção Privada Área Protegida Privada da Faia Brava em 2010, foi criada como a primeira Área Protegida Privada (APP) em Portugal.

Áreas Protegidas em Portugal (ver legenda no manual de apoio)

FIM DOMÍNIO: Sustentabilidade na Terra SUBDOMÍNIO – Gestão sustentável dos recursos Objetivo geral: 15. Relacionar o papel dos instrumentos de ordenamento e gestão do território com a proteção e conservação da natureza FIM