Jean-Paul Sartre (21 de Junho de 1905 —15 de Abril de 1980)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Os primórdios da sociologia no Brasil
JEAN-PAUL SARTRE.
O QUE É ÉTICA?.
HUMANISMO E PSICOLOGIA Mauro Martins Amatuzzi
Características da liberdade em Sartre
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
A Psicologia Sócio-Histórica
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Curso Livre de Humanidades
(Socialismo Científico)
Pontíficia Universidade Católica de Goiás
A ESCOLA DE FRANKFURT Teoria Crítica.
ENERGIA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
EXISTENCIALISMO Os existencialista não tem um pensamento unificado.
PRECURSORES DO EXISTENCIALISMO
O QUE É SOCIOLOGIA?.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação:
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
O Existencialismo é um Humanismo - Sartre
Profª Karina Oliveira Bezerra
Metodologia de Introdução ao Ensino de Filosofia para Adolescente
O existencialismo de Sartre
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Existencialismo – Parte II
Instrumentais técnicos
PSICANÁLISE EXISTENCIAL
A Ação Clínica e a Perspectiva Fenomenológica Existencial:
Profª Karina Oliveira Bezerra
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
O aluno elaborando conceitos
A Filosofia Existencialista
JEAN PAUL SARTRE.
O materialismo histórico
Somos realmente livres? Cap 19 – pág 236 a 245
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Karl Marx ( ) - comprometimento em relação a classe trabalhadora
Diferentes modelos epistemológicos em pesquisa
Apresentação do Livro da Maria Lúcia Barroco
Martin Heidegger Que é metafísica? (1929) Sobre a essência da verdade
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Texto 1 – Testes Psicológicos e técnicas projetivas
Jornalismo Cultural e Publicidade da Capital Europeia da Cultura ou o Declínio da Ética.
A DIALÉTICA DO SINGULAR-PARTICULAR-UNIVERSAL
FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO
O trabalho em Marx A ontologia do ser social
Conscientização -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
III CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE E CIDADANIA, COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA.
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
A sociologia pré- científica. O Renascimento Inicia o processo de abertura e expansão comercial e marítima. Inicia o processo de abertura e expansão comercial.
MAURICE MERLEAU-PONTY ( ):
PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA
MAURICE MERLEAU-PONTY ( ):
Avanços da psicologia social na América Latina
Psicologia da Educação
MAURICE MERLEAU-PONTY ( ) A LIBERDADE CONDICIONADA.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
MÉTODOS DE PESQUISA AULA DO DIA Encontro 3 - Dia Enfoques da pesquisa em Ciências Sociais: Positivismo, Fenomenologia e Marxismo.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
BC0101 AULA 9 CIÊNCIA E OBJETIVIDADE. A validade da Ciência depende da forma como se responde a questão que investiga a possibilidade do conhecimento.
A ideia da fenomenologia alguns apontamentos
Transcrição da apresentação:

Jean-Paul Sartre (21 de Junho de 1905 —15 de Abril de 1980) A Questão do Método Metódo Progressivo-Regressivo

BIOGRAFIA (regressiva) CONTEXTUALIZAÇÃO DE SARTRE. NUM MUNDO EM PLENA TRANSFORMAÇÃO E COM NOVAS INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO (K. MARX, HUSSERL, FREUD, HEIDEGGER, SARTRE); TALENTO LITERÁRIO – ESCREVE SOBRE MAIS VARIADOS ASSUNTOS (TEATRO, ROMANCE, FILOSOFIA, POLÍTICA, SE ENGAJA NO SEU PROJETO DE VIDA): 1960, SARTRE NO BRASIL E NA BAHIA. CONFERÊNCIA DE ARARAQUARA.PERGUNTA, “É POSSÍVEL SUPERAR A FILOSOFIA SEM REALIZÁ-LA?

2ª GUERRA MUNDIAL. PRISÃO 1940. CONDIÇÃO REAL PARA CONCRETIZAR A SUA FILOSOFIA DE ENGAJAMENTO; A GUERRA O LEVOU A COMPROMETER-SE, A SENTIR-SE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE NÃO FEZ – SARTRE ANTES DA GUERRA ERA OMISSO SOBRE AS QUESTÕES POLÍTICAS ENGAJAR-SE NA QUESTÃO POLÍTICA SE TORNA UM NECESSIDADE IMPERIOSA.

EXISTENCIALISMO ATEU HUSSERL, HEIDEGGER E MERLEAU-PONTY; REVISTA OS TEMPOS MODERNOS, EM 1945; BASE DO EXISTENCIALISMO: REALIDADE HUMANA. EXISTÊNCIA PRECEDE A ESSÊNCIA – ATEÍSMO INEXSITÊNCIA DE UM BEM A PRIORI HOMEM É RESPONSÁVEL POR SEUS ATOS, “SEM DESCULPAS” LIBERDADE E PODER DE CRIAÇÃO DO HOMEM PARA O FUTURO DE POSSIBLIDADES “INSUPERÁVEL SINGULARIDADE DA AVENTURA HUMANA”

MÉTODO PROGRESSIVO-REGRESSIVO TAREFA HISTÓRICA DO HOMEM: APROXIMAR O MOMENTO EM QUE A HISTÓRIA SÓ TERÁ UM ÚNICO SENTIDO; CONVERGÊNCIA DOS PROJETOS PARA UM POSSÍVEL OBJETIVADO COMUM. PROJETO. FORMA DE SER DO HOMEM E A TRADUÇÃO DO ENGAJAMENTO NA SUA FINALIDADE. TEMPORALIZAÇÃO. PENSAMENTO CARTESIANO E DETERMINISTA X INSERÇÃO DO HOMEM NO SEU TEMPO PARA ABERTURA DOS POSSÍVEIS.

FUTURO: CAMPO ABERTO DE POSSÍVEIS. DETERMINISMO E CONDIÇÕES SOCIAIS X SUBJETIVISMO, POSSIBILIDADE SOCIAL ABERTO E O PROBLEMA DA PAUPERIZAÇÃO RELATIVA. PESPECTIVAS DE FUTURO PRÁXIS: INSERÇÃO DO HOMEM. O SUBJETIVO É O MOMENTO NECESSÁRIO DO PROCESSO OBJETIVO; X MARXISTAS (MATERIALISMO) MECANICISTAS.

Apenas o projeto como mediação da objetividades pode dar conta da historia, da criatividade humana. OS CAMINHOS: 1 MECANICISMO; 2 DIALÉTICA COMO A LEI CELESTE; OU 3 DEVOLVE-SE AO HOMEM SINGULAR SEU PODER DE SUPERAÇÃO PELO TRABALHO E PELA AÇÃO

EXPLICAÇÃO DO MÉTODO PELAS OBSERVAÇÕES DAS PROBLEMÁTICAS SUMÁRIAS DO EXISTENCIALISMO Os dados que superamos a cada instante não estão apenas no materialismo, mas passa pelo subjetivismo, adentramos neles. Freud e as possibilidades de um futuro aberto; Passado-ultrapassante; Totalização como movimento da história e como esforço teórico para “situar” um acontecimento, um grupo ou um homem

2 .O projeto deve necessariamente atravessar o campo das possibilidades instrumentais. Linguagem, cultura, signos...objetos fabricados etc; alienação Ex. Historico suns-colootes. há situações econômicas que modificam a historia como há ações que também a modificam. Se for só econômico vai para um marxismo inumanista;

MÉTODO HEURÍSTICO REGRESSIVO-PROGRESSIVO X MÉTODO PROGRESSIVO MARXISTA DIALÉTICO A PRIORI. CONTEXTUALIZAÇÃO DETERMINADA NA ÉPOCA O CAMPO DOS POSSÍVEIS E DOS INSTRUMENTOS. SINGULARIDADE PELA DIFERENCIAÇÃO ENTRE O COMUM E ATITUDE CONCRETA DA PESSOA ESTUDADA (MERLEAU-PONTY). TOTALIZAÇÃO DA SINGULARIDADE, é considerar o individuo por inteiro por todas as significações. TAMBÉM REGRESSIVO PELA BIOGRAFIA

UTILIZAÇÃO DO MÉTODO PROGRESSIVO ENGENDRAR OS CONHECIMENTOS OBITIDOS PELAS TÉCNICAS ANTERIORES (DIFERENCIAL, BIOGRAFIA REGRESSIVA) NUM ESQUEMA MOMENTO ANTERIOR-POSTERIOR ATÉ A OBJETIVAÇÃO FINAL – DESVELAR O PROJETO.

NOVA ANÁLISE REGRESSIVA PERIGO DE DESVIO DO PROJETO DO PROJETO, NUMA OBJETIVAÇÃO TERMINAL DIFERENTE DA ESCOLHA ORIGINAL; RETOMA A ANÁLISE REGRESSIVA DE MANEIRA MAIS MINUCIOSA (CAMPO INSTRUMENTAL, POSSIVEIS, DESENROLAR DA VIDA, COERÊNCIA E INCOERÊNCIA...);

3. O HOMEM DEFINE-SE PELO SEU PROJETO. EXISTÊNCIA EM SEU DESEQUILÍBRIO E INSTABILIDADE X DETERMMINISMO CIENTÍFICO E O METODO DIALÉTICO DE REDUÇÃO; PROJETO UMA TENTATIVA DE RE-EQUILÍBIRO PELA INSTABILIDADE DA RELIDADE HUMANA. COMPREENSÃO: PROGRESSIVA E REGRESSIVA. COMPREENSÃO É REALIDADE HUMANA TOTALIZADORA QUE ME APROXIMA OS OUTROS, A “MIM MESMO E AO AMBIENTE NA UNIDADE SINTÉTICA DA OBJETIVAÇÃO EM CURSO”

3. FIM COMO OBJETIVAÇÃO. CRÍTICA AO MARXISMO E AO POSITIVISMO PELA NÃO PERCEPÇÃO DAS FINALIDADE DAS EMPRESAS; EXISTENCIALISMO: FIM É A PRÓPRIA OBJETIVAÇÃO DO PROJETO (PELA LEI DIALÉTICA DE UMA CONDUTA HUMANA E A TAMBÉM PELAS CONTRADIÇÕES INTERIORES).