Noção de conjuntos, suas representações e conceitos fundamentais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Advertisements

Classificação.
CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA
CONJUNTOS Colégio CCI SÊNIOR Professor: David Lima Série: EM 1º ano
Professor Alisson de Souza
Teoria de conjuntos – Conceitos Iniciais
REVISÃO– CONJUNTOS E FUNÇÕES Fabrício Dias
Teoria dos Conjuntos.
AULA DE MATEMÁTICA 1 Prof.: Fábio Barros CAPÍTULO 2 CONJUNTOS.
Dados dois números m e n naturais e não nulos, chama-se matriz m por n ( indica-se m x n) toda tabela M formada por números reais distribuídos em m linhas.
4. TEORIA DOS CONJUNTOS FUZZY - 1
CONJUNTOS.
01(c) 2007 Gustavo Motta1 Introdução ao -calculus Prof. Gustavo Motta Departamento de Informática/UFPB.
TEORIA DOS CONJUNTOS.
MAPA DE PORTUGAL ESTUDO DO MEIO – À descoberta de si mesmo
CONJUNTOS Prof.Alexandre Mello.
Blog de Matemática do 1° ano do E.M C.A JOÃO XXIII
MATEMÁTICA UNIDADE 2 Conteúdo: Matrizes Duração: 10 40’ 04/04/13
OPERAÇÕES COM CONJUNTOS
CONJUNTOS E NÚMEROS MATEMÁTICA M.1 Slides DO EDITOR PALAVRA X SAIR
Conjuntos: Objetos: MATEMÁTICA MOD. 01 : TEORIA DOS CONJUNTOS
Fundamentos de Matemática Ciências Biológicas Prof. Marco Marins
1º Período Fundamentos de Matemática Prof. Marco Marins
TEMA 3: Conjuntos Numéricos
Matemática Discreta I BCC101
Colégio Adventista de Telemaco Borba
Conjuntos Zenão de Eléia (filósofo grego) , viveu entre 490 e 430 a. C., já estudava e se preocupava com o conceito de conjuntos e a sua imensidão. Em.
Aula 3 - Teoria dos Conjuntos
Definição: Reunião de elementos.
Conjuntos, operações com conjuntos, relações e funções
INTRODUÇÃO À TEORIA DOS CONJUNTOS
INTRODUÇÃO À TEORIA DOS CONJUNTOS
Teoria da Computação Aula 1 Prof. Fabiano Sabha.
CAPÍTULO 2 - CONJUNTOS.
Conjuntos numéricos Prof. Marcelo Silva, M. Sc..
TEORIA DOS CONJUNTOS.
Prof. Dirceu Rocha de Almeida
Sonia Regina de Souza Guedes
Matemática para Negócios
Matemática I AULA 1 Profª Karine R. de Souza ..
André Luiz da Costa Carvalho
CONJUNTOS.
Raciocínio Lógico Aula 1
CONJUNTO Um conjunto se pode entender como uma coleção ou agrupamento bem definido de objetos de qualquer classe. Os objetos que formam um conjunto são.
Matemática Discreta 2 – MD 2
Conjuntos: Objetos: MATEMÁTICA TEORIA DOS CONJUNTOS
CONJUNTOS.
Revisão de Matemática 2 Parte 2.
Modelos Probabilísticos
Operações com conjuntos Informações importantes. Igualdade de conjuntos Dois conjuntos A e B são considerados iguais quando tem a mesma quantidade de.
Administração - UFMT Modalidade – Educação a Distância
CONJUNTOS NUMÉRICOS Projeto INFO
INTRODUÇÃO AO CÁLCULO CONJUNTOS NUMERICOS.
Conjuntos Numéricos.
CONJUNTOS.
Conjuntos Prof. Dirceu Melo.
Conjuntos: Não existe uma definição formalizada do que vem a ser um conjunto. O que temos é uma idéia ou uma noção do que vem a ser um conjunto. De uma.
INTRODUÇÃO À TEORIA DOS CONJUNTOS
Conjuntos Conjuntos Profª Juliana Schivani Intuitivamente, representados por letras maiúsculas, os conjuntos são agrupamentos de objetos denominados.
Matemática Discreta I BCC101 Teoria de Conjuntos.
X SAIR Engenharia Civil – FESP Abertura: Conjuntos: uma noção que organiza… Capítulo 1: Noções de conjuntos Capítulo 2: Operações com conjuntos.
Matemática para Informática Professora Chaiene Minella chaiene.yolasite.com.
RACIOCÍNIO LÓGICO Aula 1 - Introdução a Teoria de Conjuntos.
Disciplina: Lógica e Matemática Computacional
Escola Básica 2.3 Paulo da Gama
Teoria dos Conjuntos.
MATEMÁTICA M.1 Abertura: Conjuntos: uma noção que organiza… Capítulo 1: Noções de conjuntos Capítulo 2: Operações com conjuntos Resolução dos exercícios.
CONJUNTOS.
Conjuntos  Zenão de Eléia (filósofo grego), viveu entre 490 e 430 a. C., já estudava e se preocupava com o conceito de conjuntos e a sua imensidão. 
Transcrição da apresentação:

Noção de conjuntos, suas representações e conceitos fundamentais

Conjunto é uma coleção de objetos, pessoas, animais e etc. Exemplos • Conjunto das vogais do alfabeto: A = {a, e, i, o, u} • Conjunto dos continentes: B = {África, América, Ásia, Europa, Oceania} • conjunto dos números primos: C = {2, 3, 5, 7, 11...}

Cada componente do conjunto é denominado elemento. Os conjuntos são indicados por letras maiúsculas. Seus elementos são dispostos entre chaves e separados por vírgula. Os elementos de um conjunto são indicados por letras minúsculas.

Um conjunto pode ser indicado por uma lei de formação A = {x|x é um número natural ímpar maior que 6 e menor que 17} A = {7, 9, 11, 13, 15} Um conjunto também pode se representado por uma figura chamada diagrama de Venn.

Pertinência Quando um elemento compõe um conjunto, dizemos que este elemento pertence ao conjunto. A = {7, 9, 11, 13, 15}

Exercícios 1) Determine a lei de formação dos seguintes conjuntos:

Igualdade de conjuntos Os conjuntos A = {x / x é um número inteiro maior que - 2 ou menor ou igual a 4} e B = { -1, 0, 1, 2, 3, 4}, possuem os mesmos elementos. Assim, os conjuntos A e B são iguais, ou seja, A = B.

Tipos de conjunto Vazio: É aquele que não possui elemento algum. E é indicado por { } ou . •Unitário: é aquele que possui um único elemento. • Universo: Normalmente indicado por U, é aquele a qual pertencem todos os elementos considerados em determinada situação. •Finito: tem um determinado número de elementos. •Infinito: é aquele que não é finito.

Relação de inclusão Dados dois conjuntos, A e B, se todos os elementos de A também são elementos de B, dizemos que A é subconjunto de B, ou seja, A é uma parte de B. Simbolicamente, indicamos A B (lê-se: “A está contido em B”) A = B se, e somente se, A B e B A.

Conjunto das partes de um conjunto Dado um conjunto A com um número finito de elementos, dizemos que o conjunto das partes de A é aquele formado por todos os subconjuntos de A. Denotamos o conjunto das partes de A por P(A). A = {a, b, c} P(A)={ ,{a}, {b}, {c}, {a, b}, {a, c}, {b, c}, {a, b, c}}

Diagramas para representar

Operações com conjuntos União de conjuntos A = {2, 4, 6, 8, 10} e B = {1, 2, 3, 4, 5, 6} Podemos escrever um conjunto C formado por todos os elementos que pertencem a A ou pertencem a B, ou seja: C ={1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 10} A união dos conjuntos A e B é indicada por C = A B

Intersecção de conjuntos Dados os conjuntos A = {2, 4, 6, 8, 10} e B = {1, 2, 3, 4, 5, 6}. Podemos escrever um conjunto C formado por todos os elementos que pertencem a A e a B simultaneamente , ou seja, C = { 2, 4, 6} A intersecção dos conjuntos A e B é indicada por A B

Conjunto diferença A subtração ou diferença entre dois conjuntos é mais uma operação que podemos definir: A – B (lê-se A menos B), ou seja, é o conjunto dos elementos de A que não são elementos de B.

Complementar de um conjunto Considere os conjuntos A = {0, 2, 4, 6, 8, 10} e B= {4, 6, 8}, sendo B um subconjunto de A. Chamamos de complementar de B em relação a A o conjunto C formado por todos os elementos que pertencem a A e não pertencem a B, ou seja, C = {0, 2, 10}