UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
Aluna: Yoleydis Fuentes Mompie Orientadora: Ana Paula Soares
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Juan Carlos Esquivel Guerra
Palmas de Monte Alto – BA, 2014
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção à saúde.
MARIA YSABEL FROMETA COLUMBIE Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Especializando: Santiago de León
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em saúde da família modalidade a distancia turma 5 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso.
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Pedro Victor Garcia Rodriguez
Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Aluna: Olivia Parada Rondón Orientadora: Elenir Anversa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Carlos Rafael Duany Miranda Orientadora: Luciane Soares Seixas
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Julio Alberto Pierret Acosta
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Federal de Pelotas
Romano Carvalho de Farias Orientadora: Ana Paula Soares
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde Da Família Turma 8 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com.
Especializanda: Bianca Lopes Nogueira Orientador: Mauri Caldeira Reis
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 07 MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DOS USUÁRIOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E DIABETES MELLITUS NA UBS CRISTALINO LEITE SILVA, DOUTOR SEVERIANO-RN MIRTHA ROMELIA REYES MEDIACEJA ORIENTADORA: Ana Carine Ferreira de Araújo PELOTAS 2015

INTRODUÇÃO O município de Doutor Severiano-RN A Unidade Básica de Saúde Cristalino Leite Silva

INTRODUÇÃO A importância da atenção aos Hipertensos e Diabéticos.

OBJETIVO GERAL Melhorar a atenção à saúde dos usuários com hipertensão arterial sistêmcia e diabetes mellitus na UBS Cristalino Leite Silva.

METODOLOGIA A intervenção foi desenvolvida no período de 12 semanas na UBS Cristalino Leite Silva. População alvo: hipertensos e diabéticos da área de abrangência  152 e 97, respectivamente; população real, conforme cadastro das ACS. As fichas espelhos e planilha de dados fornecidas pelo curso de Especialização em Saúde da Família/UFPel foram alimentadas periodicamente pela enfermeira e pela médica da UBS. Cadernos de atenção básica do Ministério de Saúde.

METODOLOGIA Dentre as ações realizadas na intervenção, destacamos: Acolhimento e atendimentos aos hipertensos e diabéticos; Registro, monitoramento e avaliação dos dados; Educação em saúde (atividades em sala de espera, orientações individuais e em visitas domiciliares, grupo Hiperdia); Capacitação e treinamento da equipe para aplicação dos protocolos do Ministério da Saúde.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 1: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 1.1: Cadastrar 60% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde . Mês 1: 49 (32,2%) Mês 2: 90 (59,2%) Mês 3: 152 (100%) Figura 1. Gráfico da Cobertura do programa atenção à saúde ao hipertenso na UBS Cristalino Leite Silva no município Doutor Severiano-RN, 2015.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Meta 1.2: Cadastrar 60% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Indicador 1.2: Cobertura do programa de atenção ao diabético na unidade de saúde. Mês 1: 15 (15,5%) Mês 2: 28 (28,9%) Mês 3: 46 (47,4%) Figura 2. Gráfico da Cobertura do programa atenção à saúde ao diabético na UBS Cristalino Leite Silva no município Doutor Severiano-RN, 2015.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 2.3: Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo Mês 1: 39 (79,6%) Mês 2: 80 (88,9%) Mês 3: 152 (100%) Figura 3. Gráfico da Proporção de hipertensos com os exames completares em dia de acordo com protocolo na UBS Cristalino Leite Silva no município Doutor Severiano-RN, 2015

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Meta 2.4: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Mês 1: 12 (80,0%) Mês 2: 25 (89,0%) Mês 3: 46 (100%) Figura 4. Gráfico da Proporção de diabéticos com os exames completares em dia de acordo com protocolo na UBS Cristalino Leite Silva no município Doutor Severiano-RN, 2015.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivos 3: Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. Meta 3.1: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Meta 3.2: Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Não foi preciso realizar a busca ativa em nenhum caso.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 4: Melhorar o registro das informações. Meta 4.1: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 4.2: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Metas 4.1 e 4.2 foram cumpridas em 100% nos meses da intervenção

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular. Meta 5.1: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Mês 1: 37 (75,5%) Mês 2: 78 (86,7%) Mês 3: 152 (100%) Figura 5. Gráfico da Proporção de hipertensos com estratificação de risco cardiovascular na UBS Cristalino Leite Silva no município Doutor Severiano-RN, 2015.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Meta 5.2: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Mês 1: 12 (80%) Mês 2: 25 (89,3%) 3 Mês: 46 (100%) Figura 6. Gráfico da Proporção de diabéticos com estratificação de risco cardiovascular na UBS Cristalino Leite Silva no município Doutor Severiano-RN, 2015.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos. Meta 6.1: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos. Meta 6.2: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável para 100% de diabéticos. Metas 6.1 e 6.2 foram cumpridas em 100% nos meses da intervenção.

DISCUSSÃO Sensibilizar e mobilizar a comunidade Fortaleceu o trabalho em equipe Ampliou a capacitação e conhecimento da equipe sobre os temas e protocolos; Aprimorada a educação em saúde da população sobre a temática; Sensibilizar e mobilizar a comunidade

Como está a ação programática na UBS hoje?

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE PROCESSO PESSOAL DE APREDIZAGEM Melhorou o processo de trabalho, e com protocolos. Motivou nos a buscar alternativas para alcançar as metas e objetivos Familiarização com aprendizagem virtual Crescimento profissional

REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Saúde – Cadernos de Atenção Básica – Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus. Brasília – 2001. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Cadernos de Atenção Básica, n. 36 – Brasília: Ministério da Saúde, 2013A. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial. Cadernos de Atenção Básica, n. 37 – Brasília: Ministério da Saúde, 2013B.

OBRIGADA!