Disciplina: Língua Portuguesa Profª Anna Motta Ano: I LSCU

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SUGESTÕES PARA APRESENTAÇÃO DOS SLIDES DE TCC II
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
LUDICIDADE NA LEITURA REFORÇO NA LEITURA COM ALUNOS DA 5ª SÉRIE.
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
Reflexão do Professor.
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
Professora: Marialice de Moraes, Dra.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Projeto:Os três porquinhos
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
Caderno Interfaces Curriculares
FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual
MÉTODO DA LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
Esquenta Enem 2014 Redação Professora Cíntia Maia
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Escrita e interação Aula 03
ORGANIZANDO-SE PARA O TRABALHO
NOÇÕES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO
Resumo.
INSTRUMETOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Estratégias de leitura
(. ) Os textos nunca dizem tudo
Texto Dissertativo Argumentativo
Progetec: Giliarde Rodrigues de Araujo Grupo 02: Aprender é estudar.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
SIMPÓSIO DO ENSINO MÉDIO INOVADOR
1 SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2011 PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE 9º ANO/8ª SÉRIE.
Ano 2 Unidade 1.
Título do trabalho; Nome do Acadêmico e Nome do Orientador.
Conexão do saber Língua Portuguesa
PISA (Programme for international student assessment)
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
PROFª Leila de Souza Ganem
ROTEIRO PEDAGÓGICO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
Eixo 3 : Leitura Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura. Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias.
PROFª. Leila de Souza Ganem
Leitura e Escrita Rosária Politano Lobo UME Pedro II
PROVA BRASIL 2015.
FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Profª Ms Patrícia Maria Serrano
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Didática da Alfabetização
Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto. Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto.
1. Desenvolver o hábito da leitura. 2. Ler atentamente a proposta e “obedecer as regras”. 3. Ampliar seu conhecimento. 4. Elaborar o rascunho da redação.
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Como elaborar slides para apresentações orais
LINGUA PORTUGUESA. LINGUA PORTUGUESA Leitura e Interpretação Atividades do livro didático e atividades complementares Gramática e Ortografia Produção.
Introdução à Leitura.
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
ENSINAR a APRENDER a LER,
Abrir o Apetite Poético
Alfabetização e /ou letramento?. O que é letramento? Magda Soares explica que: “é em meados dos anos de 1980 que se dá, simultaneamente, a invenção do.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Aula de 8/03 aprendizagem da escrita - abordagem construtivista
DICAS DE PORTUGUÊS E INTERPRETAÇÃO. *Leia o enunciado e leia o comando sem desviar a atenção.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO.
Transcrição da apresentação:

Disciplina: Língua Portuguesa Profª Anna Motta Ano: I LSCU Ler é uma tarefa fácil? Disciplina: Língua Portuguesa Profª Anna Motta Ano: I LSCU

Leitura e escrita em uma sociedade letrada

Como ler um texto Leia o texto na íntegra para identificar o TEMA ou FOCO.

Pense e avalie o que leu 2. Identifique a informação principal e as secundárias; 3. estabeleça relações entre os elementos selecionados no texto e outras informações que já disponha sobre o tema em estudo;

Faz sentido o que acabou de ler?

Interprete 5. interprete os dados e os fatos apresentados; 6. elabore hipóteses para fundamentar sua análise; 7. atente para ler o que não está escrito: o pressuposto o implícito a inferência a intertextualidade

Escrever requer ....

... Prazer ... Espaço e silêncio próprios Gosto Espaço e silêncio próprios Tempo reservado para reescrever Cuidado com a circunstância em que a língua portuguesa será empregada