Diagrama de estado Higo Vale Kleber Baingo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIAGRAMA DE ESTADOS DIAGRAMA ESTADO TRANSIÇÃO ENTRE ESTADOS.
Advertisements

Unified Modeling Language Professor Mário Dantas A NÁLISE O RIENTADA A O BJETOS Nov/2010.
CIn-UFPE1 Diagramas de Atividades UML. CIn-UFPE2 Diagramas de Atividades n Os Diagramas de Atividades mostram o fluxo entre atividades (ações não-atômicas);
Modelagem Orientada a Objetos com UML Cursos para a CTI - IME/USP Dairton Bassi, Hugo Corbucci e Mariana Bravo Departamento de Ciência.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
PESC/COPPE/UFRJ - Toacy C. Oliveira Modelagem Dinâmica – Diagrama de Sequência Toacy. Oliveira - PESC/COPPE/UFRJ.
Implantação do programa de gestão por competências Primeiro Ciclo de Avaliação de Comportamentos e Atribuição Padrão Secretaria Municipal de Gestão Diretoria.
Lógica de Programação Aula 25 Prof. Auler Gomes. Introdução - subrotina Muitos problemas grandes ou nem tão grandes, mas de solução mais complexa podem.
Teoria de Filas – Aula 3 Aula de Hoje Variáveis aleatórias discretas Bernoulli Binominal Uniform Poisson Geométrica Aula Anterior Independência Condicionamento.
EA976 – Engenharia de Software AULA 19 Pré-Projeto e Modelagem de Negócios.
ESPECIFICAÇÃO DE PROCESSOS PALESTRANTE, MÊS ANO. HOJE FALAREMOS SOBRE 1.OBJETIVO 2.DIRETRIZES DO DESENHO 3.NOTAÇÕES DO DESENHO 4.PADRÃO DE NUMERAÇÃO 5.EXEMPLO.
Administração de Sistemas Operacionais 1 -Windows Processos Curso Técnico em Redes de Computadores Prof. Emerson Felipe.
Como funciona o processador Nomes: Fernando, Maurício, William Turma: 1J-1PC1 Disciplina: Fundamentos da Computação Curso: Técnico em Programação de Computadores.
Pseudocódigo É a técnica na construção de algoritmos mais próxima de uma linguagem de programação. Estrutura básica: Algoritmo [Variáveis:, : ] Início.
DIAGRAMA DE SEQUENCIA Sandro Carvalho. OBJETIVO DO DIAGRAMA Apresentar as interações entre objetos na ordem temporal em que elas acontecem.
Diagramas Dinâmicos Diagramas de Interação Diagramas de Sequência Diagramas de Colaboração Diagramas de Estado (Statechart) Diagramas de Atividade.
Estruturas de Repetição
Aula 3 - Estruturas de Repetição
UML - Diagramas de Sequência
Organização, Sistemas e Métodos
Diagrama de Sequencia Prof. Thales Castro.
Análise e Projeto de Sistemas II
UML – Diagramas de Estados (State Machine Diagrams)
The Multitasking myth Handling Complexity In Real-world Operations
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Teoria da Computação Prof. Msc. Ricardo Loiola
Criação: Caroline Brasileiro Atualização: Laura Matos
Introdução OO.
Profa. Mercedes Gonzales Márquez
ab LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ab
Administração de Gerência de servidores
Nataniel Vieira Endereçamento IP Nataniel Vieira
Prof. Wellington Franco Sub-Rotinas:Funções e Procedimentos
3.1 Classes e Objetos Em um programa orientado a objetos normalmente existem vários objetos de um mesmo tipo. Por exemplo, um programa de controle de.
Sistemas de Controle III N8SC3
Estruturas de Repetição
Engenharia de Software I
Diagrama de Estado Prof. Thales Castro.
Prof. Wellington Franco
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
Diagrama de Atividade Prof. Thales Castro.
UML - Diagramas de Sequência
Fatores e Métricas de Qualidade
Modelagem de Sistemas I Aula 1 – Introdução à UML
Modelagem Orientada a Objetos com UML
Estruturas de Repetição
Algoritmos e Programação I
Protocolo de observação
Aplicações de Flip-Flops Registradores
Projeto Orientada a Objetos
Modelagem de Objetos de Domínio com Diagrama de Classes
Tecnologia da Informação Visão Geral sobre Informática
Aula 22 Modularização 22/10/08.
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula 09
MER – Modelo de Entidade Relacionamento
Prof. Luís Fernando Garcia
MODELANDO SISTEMAS LTI NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA.
Aula 11- Rafaela Bosse Schroeder
Diagramas de Seqüência
Curso básico de PHP. 1 Vantagens: Gratuito Multiplataforma Estável Rapidez Comunicação.
MODELANDO SISTEMAS LTI NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA.
Diagrama de Atividades
Diagramas de Atividades
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Código de Conduta Associação Paulista dos Produtores de Sementes e mudas.
Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas
LOOPS EM JAVA Prof. André Aparecido da Silva
Programação Dinâmica (PD)
Tratamento de Não Conformidade Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. Requisito.
Introdução ao Modelo Relacional Capítulo 2 - Database System Concepts – 6ª. Ed - Silberschatz et al Curso: Ciência da Computação Disciplina: Banco de Dados.
Transcrição da apresentação:

Diagrama de estado Higo Vale Kleber Baingo

O que representam? O comportamento interno das classes, ou seja, permitem a especificação da sua dinamica. Correspondem a uma especificação de como as classes devem ser implementadas.

Como construir Constrói-se um diagrama descrevendo o comportamento de cada classe (geralmente para o sistema todo, ou seja para todos os casos de uso. Eventuais diagramas complementares de certos módulos.

Estado Um momento ou situação na vida do objeto. Ele passa, ao longo de sua vida, por vários momentos: momento em que foi criado momento em que fez uma inicialização momento em que fez uma certa solicitação momento de seu desaparecimento, etc.

Notação de estado

Identificação dos Estados Os estados são identificados através dos valores dos atributos

Transição de Estado Avanço de uma situação (estado) para outra Caminhos no diagrama representam os fluxos de execução de um objeto. Notação: Evento(argumentos) [Condição]/Ação

Evento Indica o nome de um sinal, mensagem, ou notificação recebida pelo objeto e que torna a transição habilitada Exemplos: – o recebimento de uma mensagem encaminhada pelo sistema operacional, – o recebimento de uma notificação (timer, interrupção, entrada de dados) gerada pelo sistema operacional – a chamada de uma função feita por outro objeto.

Argumentos, Condição, Ação Argumentos : são valores recebidos junto com o evento; Condição : (ou guarda) expressão lógica, avaliada quando o evento, associado a uma ransição ocorrer; Uma transição só ocorre se o evento acontecer e a condição associada for verdadeira; Ação: ação (cálculo, atribuição, envio de mensagem, etc) executada durante a transição de um estado a outro;

Exemplo: Transições e Estados

Exemplo: Condições

Exemplo: Ações

Estruturas no Diagrama de Estados Sequência: fluxo de estados representados por encadeamentos de um estado e uma transição. Bifurcação: representa duas ou mais transições partindo de um mesmo estado Junção: representa duas ou mais transições conduzindo a um mesmo estado. Repetição: um encadeamento cíclico de estados (laço)

Exemplo de sequência

Exemplo de bifurcação/junção

Exemplo de repetição

Cláusula de envio Representa o envio de uma mensagem (ação no diagrama de estado) do objeto que se está modelando para algum outro objeto; Notação: nome-do-objeto.nome-da-mensagem

Exemplo: Cláusula de envio Diagrama de estados da classe CCtrl:

Atividades nos estados Ações associadas a um estado; podem levar um certo tempo para serem executadas e também serem interrompidas;

Atividades nos estados Entrada: ação realizada no momento em que se alcança o estado ; - Realizadas antes de qualquer outra; – Devem estar nas transições que conduzem a certo estado e, são executadas antes de se alcançar efetivamente o estado.

Ações de entrada

Ações de Saída Saída: ação realizada exatamente no momento de abandonar um estado; Devem estar em todas as transições que partem de um determinado estado.

Ações de Saída

Ações nos estados Fazer (do) atividade não atômica (não composta por mais de uma instrução) realizada no interior do estado. Executada quando o objeto alcançar o estado e tiver concluído as eventuais ações de entrada e enquanto ele permanecer neste estado; Evento: realizada quando o objeto estiver no estado correspondente e ocorrer o evento indicado sem mudanca de estado – transição reflexiva com ações.

Estado Composto Um estado constituído de um conjunto de sub-estados; Aparece em visões expandidas do diagrama de estados. Em uma visão normal, o estado composto é mostrado sem seus subestados.

Exemplo estado composto

Diagrama de estados – Cláusulas de envio, comunicação entre objetos Lembram DFD, fluxograma, diagrama de ações São mais poderosos pois incluem: – Cláusulas de envio, comunicação entre objetos – Sincronização e concorrência – Diferentes níveis de abstração

Referência Www.inf.ufpr.br/silvia/ESNovo/UML/pdf/DiagE stadosAI.pdf pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_transição_de_estado s Www.inf.ufpr.br/silvia/ESNovo/UML/pdf/DiagE stadosAI.pdf