O SÉCULO XXI SOB A PERSPECTIVA DA ÉTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nivalde J. de Castro André Luis Leite Graciella Martignago
Advertisements

Profª. Ms. Zilda Mendonça
CÓDIGO DE DEFESA DO C0NSUMIDOR
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
O ambiente organizacional
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O Futuro dos Engenheiros José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo 02 de Dezembro de 2008.
Encontro com Engenheiros três desafios para a engenharia nacional
Perspectivas da Economia Brasileira para 2009 e de outubro de 2009 Simão Davi Silber
E.E profª. Nair Palácio de Souza
Visão Global da Macroeconomia UNIVERSIDADE DOS AÇORES
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Segmentação de mercado
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Meio Ambiente e Desenvolvimento
Amaury Patrick Gremaud Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos
Energia e Mudança do Clima
2a Conf. Int. de Crédito Imobiliário 19 de Março de 2010
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 1 SIMULAÇÕES.
Teoria dos Bens Públicos Prof. Giácomo Balbinotto Neto
A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL
Área de Operações Indiretas
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Pensando como um Economista
Refletindo a Educação Ambiental através de Expressões Culturais
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Área de Negócios de Exploração e Produção
1 6 o Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais Marcelo Linguitte Assuntos Institucionais e Relações Internacionais Junho de.
PMGap Projetos e seus desafios Governo do Estado do RS Gestão Pública
A importância do empreendedorismo no processo de desenvolvimento
Preparado para Crescer Min. Guido Mantega
ÉTICA E AÇÃO EMPRESARIAL NUM MUNDO EM MUDANÇA
10 Lições para a Educação Financeira
Cenário da Construção Civil
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
O que virá depois de ?....
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Comunicação e gestão de crises
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Economia Brasileira: Desafios
Universidade Positivo
Observatórios Sociais
Gestão de Vendas de TI Gestão de Gestão de Gestão de Vendas de TI
Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Crescimento econômico
Concurso Banco do Brasil Prof. Guilherme Soares Beltrami Anos 2012 / 2013 Londrina(PR) - Maringá(PR)
TEORIAS POPULACIONAIS
Parte II: Determinantes do Produto
Thomas R. Malthus ( ) Os conflitos entre as classes
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
AM 020 A crise do sistema global, os desafios sociais e a universidade necessária Enrique Ortega FEA, Unicamp, Agosto-novembro de 2013.
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
Introdução à Questão Social
O PAPEL DO JAPÃO NA “ERA DA ÁSIA” CIEE, 9 de novembro de 2006 Yuji Watanabe JETRO, São Paulo.
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Apoio do BNDES aos Investimentos em Infraestrutura
Taller Desarrollo y Características del Sector Eléctrico Brasileno
Índice Parte I. Programa de Competitividade Global
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
Planejamento Organizacional Integrado
EPN – ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS CENÁRIO ECONÔMICO – O MOMENTO DA ECONOMIA MUNDIAL E SEUS REFLEXOS NO BRASIL.
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
Tem causa A causa de Marina Silva é a causa do planeta, da qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro. É a nossa causa, dos nossos filhos, dos nossos.
ECONOMIA BRASILEIRA CONCEITOS BÁSICOS
Transcrição da apresentação:

O SÉCULO XXI SOB A PERSPECTIVA DA ÉTICA 5º AUDITE - FLORIANÓPOLIS – 24/6 O SÉCULO XXI SOB A PERSPECTIVA DA ÉTICA Apresentação: Lélio Lauretti lauretti@osite.com.br

ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1) ETICA – conceitos 2) TRANSIÇÃO: de onde para onde? 3) O SÉCULO DO MERCADO (XX) 4) O SÉCULO DA ÉTICA (XXI) 5) COMO VAMOS REAGIR À TRANSIÇÃO?

1) ETICA - conceitos Método de abordagem: institucionalismo (teoria) ou consequencialismo (resultados)? (os dois Antônios) 2. Níveis do pensamento: a) informação b) compreensão c) reação (a Ética começa neste nível!) Erudição e Sabedoria (a Ética está na 2ª) Filantropia e Solidariedade (idem)

2) TRANSIÇÃO: de onde para onde? Diferença entre “crise” e “transição” Nosso foco está na transição do Sec. XX para o Sec. XXI Agente catalizador da transição: a informação universal, em tempo real e quase incontrolável. Ortega Y Gasset (1930) : “A rebelião das massas” (rádio, jornal, cinema ...)

3) O SÉCULO DO MERCADO (XX) Upside: i) progresso tecnológico sem precedentes ii) as “mega-empresas” e seu poder de influência nos governos e na sociedade. iii) avanços no campo dos direitos humanos: Código de defesa do consumidor, “melhores empresas para se trabalhar”, participação das mulheres nos cargos de liderança (Se o banco americano se chamasse Lehman Sisters em vez de Lehman Brothers provavelmente não iria à falência...).

3) O SEC. DO MERCADO – cont. Downside: i) Mais de 150 milhões de mortes (maioria de civis) causadas pelas 2 guerras mundiais e por “limpezas” de natureza racial, política e pelo próprio pós-guerra (dominantes e dominados) ii) O problema da Sustentabilidade Ambiental ganha novas dimensões (v. pr. slide)

3) O SEC. DO MERCADO – cont. Downside – cont. “Se olharmos para a frente no assunto energia, para o crescimento das alternativas (eólica, solar, biomassa), teremos essas fontes crescendo 700 a 800% nos próximos 30 anos. Mesmo assim, em 2040, elas estarão suprindo apenas 1% da demanda global” (Rex Tillerson, CEO da ExxonMobil, em entrevista com Charlie Rose – TV Bloomberg) E mais, do mesmo CEO: “My philosophy is to make money. If I can drill and make money, then that’s what I want to do.” (No original fica mais sincero ...) Moral da história: se esse quadro não mudar, continuaremos a depender do petróleo, do gás e do carvão por décadas...

3) O SEC. DO MERCADO – cont. Downside – cont. iv) expansão da taxa de desperdício nas sociedades mais desenvolvidas: a) alimentos, recursos naturais, dinheiro b) consumismo financiado c) transporte individual d) obsolescência tecnológica (Smartphones: Samsung X Apple)

3) O SEC. DO MERCADO – cont. Downside – cont. v) A “insustentabilidade social”: enorme concentração de renda derivada de a) poder de influência nos preços b) incorreta valorização do trabalho c) corrupção nos órgãos de governo d) a política monetária (v. pr. slide)

Distribuição de Renda em 2007 (anual) superior a R$ 30 mil entre R$ 3 mil e R$ 30 mil inferior a R$ 3 mil População global de 6 bilhões de habitantes 0,8 bi 13% 1,2 bi 20% 4,0 bi 67% Fonte: “Superclasse” – David Rothkopf – FSG - 2008

3) O SEC. DO MERCADO – cont. Downside – cont. v) Novas formas de fanatismo: a) espetáculo em vez de Arte (o Davi de Michelangelo) b) nos esportes, mais negócios do que diversão (os dois torcedores ...)

4) O SÉCULO DA ÉTICA (XXI) Primeira grande mudança: do “poder- autoridade” para o “poder-responsabilidade” (em todos os níveis) Neo-confucionismo: os governos são pressionados para exercer seu verdadeiro papel, tal como previsto na Constituição, que é “cuidar do povo”, não de si mesmo! Tomamos consciência de que os “99%” não são apenas os excluídos, mas todos aqueles que discordam do atual estado de coisas.

4) O SÉC. DA ÉTICA – cont. Princípios éticos vão substituir princípios econômicos na orientação da sociedade: i) novas e mais justas formas de calcular a qualidade de vida (IDH, Indice do bem-estar social, “melhores empresas para se trabalhar”), além do PIB ou do Faturamento Bruto ii) renasce Platão: para tudo há limites!! (até para o mercado financeiro...e para o trabalho!) iii) o “minimalismo” promete muito!

4) O SÉC. DA ÉTICA – cont. 4. Princípios éticos .... (cont.) iv) é preciso estabelecer uma rigorosa escala de prioridades no uso dos recursos públicos: os combates à miséria, à ignorância, às epidemias, à falta de higiene pública e de moradias decentes etc. prometem retornos muito maiores e mais rápidos para a sustentabilidade, tanto social quanto ambiental, do que a “partícula de Higgins” (US$ 10 bilhões até agora), ou a “missão a Marte” (US$ 2,5 bilhões) ou o trem-bala brasileiro (???) De novo: é preciso cumprir a Constituição!!

5) COMO VAMOS REAGIR À TRANSIÇÃO? A – Como empresas/organizações “Criar valor” para a sociedade, a começar pelos sócios (produtos e serviços úteis e acessíveis) (China Mobil) Desenvolver critérios defensáveis (ainda inexistentes) de valorizar o trabalho (BBW) Em defesa de sua própria imagem e reputação, nova postura nas relações com o governo.

5) COMO VAMOS REAGIR ... Cont. A – Como empresas/org. (cont.) Olhar estrategicamente para os “maiores mercados do mundo”, como alimentos, saúde, segurança, educação, etc. 5. Nossa existência é um Bem ou um Mal para a sociedade?

5 – COMO VAMOS REAGIR ... cont. B – Como pessoas Fazer o que “deve ser feito” e não apenas aquilo que se “gosta de fazer” (há tarefas muito desagradáveis mas indispensáveis – por triste coincidência, não são as mais bem pagas!) Usar nossas poderosas três armas: A semente, o voto e o berro!

5 – COMO VAMOS REAGIR ... cont. B – Como pessoas (cont.) A semente (O Semeador – Pe. A. Vieira) O voto: Premissa maior: a esmagadora maioria da população é formada por gente de bem, que comunga dos mesmos objetivos de vida, mas os governos podem ser influenciados por interesses de minorias.

5 – COMO VAMOS REAGIR ... cont. B – Como pessoas (cont.) Premissa menor: há recursos hoje suficientes para resolver os problemas sociais e ambientais que tornaram o atual modelo de desenvolvimento insustentável. Portanto, cabe à maioria, que está aprendendo a se fazer ouvir, decidir a escala de prioridades!

5 – COMO VAMOS REAGIR ... cont. B – Como pessoas (conclusão) O berro: quando a “semente” e o “voto” não forem suficientes! (os dois pilotos – I. G. Martins) CONCLUSÃO: Se você perceber que há cegos na cabine de comando, comece a gritar!