APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Que tal apresentar um mundo inteiramente novo para os pequenos? Seus alunos do 1º e 2º ano vão adorar vivenciar as descobertas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS A Páscoa é um dos feriados mais divertido para criançada com a tradicional caça aos ovos de chocolate. Mas você sabia que por.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Trabalhando com sucata e criatividade, conseguimos obter ótimos resultados para introduzir conceitos de geometria, mecânica.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Os clássicos da literatura brasileira foram lidos, discutidos e analisados por gerações de estudantes. Mas isso não significa.
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Desde as eras geológicas até as escolas literárias, a linha do tempo vem sendo utilizada para garantir que datas e fatos não.
Apresentando.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS O Carnaval é um dos temas mais ricos da cultura popular brasileira. E é também uma referência no calendário mundial. O brasileiro.
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
Como organizar um, sem esquecer nada
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
IMPRESS: AUXILIANDO NOS PLANOS DE AULA DOS PROFESSORES
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
Como utilizar esta ferramenta para apresentações profissionais.
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO JOSÉ PANIAGO
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS As festas juninas são realizadas em todas as regiões do Brasil e representam uma das manifestações culturais mais expressivas.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Estudar de forma mais produtiva e independente é uma grande conquista. Ao ensinar estratégias de estudo, você fará com que seus.
APRESENTAÇÃO Público alvo: A partir do 3º ano do ensino fundamental
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
! APRESENTAÇÃO Público alvo: A partir do 5º ano do ensino fundamental
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Os Jogos Pan-americanos estão chegando e é a abertura de um tema vasto, rico, interessante, repleto de assuntos históricos e.
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Emef Santo andré Disciplina: Dança Professora: Carla Kreutz de Oliveira da Silva Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental – anos finais.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Uma das formas da comunicação humana é a escrita. Durante séculos, poucos tinham acesso a esse conhecimento, que era tido como.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Sempre que nos lembramos de uma imagem associada ao planeta Terra, logo vem a mente aquele azul predominante. Embora três quartos.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Com a chegada da Primavera percebemos que os dias começam a ficar mais longos. Assim temos mais tempo para estudar, trabalhar,
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Há cada 4 anos, geralmente em outubro, os eleitores brasileiros escolhem novos presidente, senadores, prefeitos, vereadores,
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS O Dia das Crianças é uma data que nunca passa desapercebida, todos querem agradar demonstrando muito carinho e amor pelos pequenos.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Pintura, escultura, literatura, música, dança e arquitetura. Todas essas artes buscam, de alguma forma, atingir o ser humano:
Criando Apresentações
! APRESENTAÇÃO Público alvo: A partir do 8º ano do ensino fundamental
O papel do conteudista.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Muitas das aldeias indígenas espalhadas pelo Brasil preservaram durante séculos uma cultura riquíssima, que representa o equilíbrio.
PROEN - DEINF USO DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
WEBQUEST.
Profa. Reane Franco Goulart
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS As condições climáticas sempre influenciaram as decisões e ações da humanidade em geral. Se a colheita na agricultura vai ser.
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Sugestão de Atividade:
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Dicas para Apresentações
Macabíadas - o esporte unindo e aproximando
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
EMEF Prof. Antonio de Sampaio Dória DRESA
Equipe responsável pela produção
Brincadeiras Indígenas
Criações visuais/ história da arte e HQ's
Projeto: História Pelas Ondas do Rádio
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
Equipe responsável pela produção
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Que tal apresentar um mundo inteiramente novo para os pequenos? Seus alunos do 1º e 2º ano vão adorar vivenciar as descobertas e os desafios apresentados nesta atividade. Em Histórias de outros povos os alunos vão aprender como vivem a população dos cinco continentes: como é a fisionomia, as vestimentas, as comidas típicas, a moeda utilizada por outros povos. E no final vão escrever uma história e montar um vídeo. A intenção é, além de ampliar o conhecimento étnico e racial, fazer com que eles, de forma lúdica, interajam com ferramentas tecnológicas e desenvolvam habilidades básicas como a leitura e a escrita. Siga os passos de Histórias de outros povos e perceba como é enriquecedor realizar uma atividade usando as TICs com os alunos mais novos. Público alvo: A partir do 1º ano do ensino fundamental Disciplina: Estudos Sociais, Geografia e Língua Portuguesa Tema transversal: Literatura Softwares necessários: Internet Explorer e Movie Maker Tempo previsto: 6 aulas ! A atividade aqui apresentada deve ser entendida como sugestão para enriquecer suas aulas. Faça as modificações que forem necessárias para a realidade da escola em que trabalha. Use a criatividade. E não se esqueça, o número de aulas também pode ser adaptado por você. É só planejar! This Virtual Classroom Tour template has been provided so you can develop your own Virtual Classroom Tours. Use the template to record a special learning project that you have found particularly successful in your classroom. Then share the project with other teachers in your school, district or beyond. Here’s how: Follow the prompts on each slide and in the embedded Word documents, in this PowerPoint document, to insert your project information. When you have finished inputting all of the project information that is requested, delete the prompts. Select each one and press the Delete key. Note: To enter the title of your Virtual Classroom Tour you must select View, Master, Slide Master, and enter it on the slide master. Then click Close Slide Master. This will cause the title to appear on each of the slides. From the File menu choose Save As… and save the document as a PowerPoint Show. (Use the File type: drop-down list to choose PowerPoint Show). You can then distribute the Virtual Classroom Tour.

ROTEIRO DA ATIVIDADE A atividade Histórias de outros povos está dividida em 2 partes. Na sala de aula os alunos são introduzidos ao tema, executam a primeira parte da atividade e então é apresentada a proposta de trabalho final. Já no laboratório de informática eles vão pesquisar na Internet e montarão um vídeo sobre a cultura do país que escolherem. Nos slides a seguir, você tem todas as etapas para desenvolver esta atividade junto aos seus alunos. Siga o Plano de aula e boa sorte! ! ÍNDICE NA SALA DE AULA (3 AULAS) Etapa 1 – Introdução ao tema Etapa 2 – Preenchimento da Folha de Atividade NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (4 AULAS) Etapa 1 – Pesquisa na Internet Etapa 2 – Montagem do vídeo Etapa 3 – Conclusão da atividade créditos Leia e imprima o Plano de aula, no qual está detalhado todas as informações pedagógicas sobre a atividade. On this slide, embed the student handouts and the resources created for this project. Some examples are a student project overview, Internet and other resources, directions for art projects, or instructions to students for peer editing of projects. To embed the resources, follow these steps: Have the resource document available. From the Insert menu choose Object. Select Create from File… and click Browse…. Find the file you want to include and click OK. Select Display as icon and click Change Icon… and add a suitable caption. Click OK to add the caption and click OK to embed the file. Position the document icon at the bottom of the slide. You can go to View, Grid and Guides, and click Display Grid on Screen for a grid on which to line up your icons. Plano de aula

NA SALA DE AULA ETAPA 1 – INTRODUÇÃO AO TEMA DICA ETAPA 1 – INTRODUÇÃO AO TEMA Inicie a aula com a exibição de fotos de pessoas de diferentes países. Conforme as imagens forem mostradas, pergunte aos seus alunos: Quem nasce na Índia é...? Quem nasce no Japão é...? Onde fica este país? Vamos olhar o mapa, está longe ou próximo do Brasil? A última foto será de um morador típico da África. Aproveite para explicar o que é Etnia e Cultura e então, explique a primeira parte da atividade: enquanto você lê sobre como vivem as pessoas na África do Sul, eles vão desenhar o que ouvem. Utilize como apoio o texto: Etnia e Cultura Em seguida, separe os alunos em grupos de 4 integrantes. Distribua os textos para leitura. A idéia é que cada integrante leia para os demais do grupo para que desenhem as paisagens descritas. Serão 4 textos, um sobre cada país. Adapte o arquivo Países para realidade dos seus alunos. As frases devem ser simples para que eles compreendam o que estão lendo. Depois imprima número suficiente para todos. Etnia é a população ou grupo social que tem a mesma cultura, que fala a mesma língua e possui história e origem comuns. Etnia e Cultura Use these resources for assistance in working with and learning more about Microsoft Office applications. Países

NA SALA DE AULA ETAPA 2 – PREENCHIMENTO DA FOLHA DE ATIVIDADE DICA ETAPA 2 – PREENCHIMENTO DA FOLHA DE ATIVIDADE Apresente a proposta da atividade . Mencione como será a próxima fase no laboratório de informática: pesquisa sobre o país escolhido, criação de uma história e montagem de um vídeo com todo o material estudado. Distribua a Folha de atividade (antes da aula, imprima quantidade suficiente para os alunos). Verifique com os alunos o guia para a pesquisa na sala de informática e também o espaço para redigir a história. Você pode estender e enriquecer a atividade apresentando aos alunos conteúdos sobre a cultura africana, tema obrigatório no currículo do ensino fundamental. O site A Cor da Cultura traz uma gama de projetos interessantes. Acesse! A Cor da Cultura Folha de atividade Use these resources for assistance in working with and learning more about Microsoft Office applications.

Passo a Passo Internet Explorer Passo a Passo Movie Maker NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DICA ETAPA 1 – PESQUISA NA INTERNET Para realizar a pesquisa, os alunos vão utilizar o programa Internet Explorer. Ajude-os na buscas das imagens, solicite que utilizem a folha de atividade que contém os itens a serem buscados. Siga o arquivo Passo a Passo Internet Explorer. Estipule aproximadamente 30 minutos para esta tarefa. Depois o grupo deve se reunir, juntar todas as imagens pesquisadas e selecionar as 10 melhores (duas de cada item). ETAPA 2 – MONTAGEM DO VÍDEO Agora você deverá orientar os grupos na montagem do vídeo que contará como vive a população do país escolhido. Reserve aproximadamente 50 minutos para execução. Veja o arquivo Passo a Passo Movie Maker. O programa Movie Maker está disponível apenas para as versões: Windows XP e Windows Vista. Passo a Passo Internet Explorer Passo a Passo Movie Maker

! NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ETAPA 3 – CONCLUSÃO DA ATIVIDADE Separe uma aula para a apresentação dos vídeos. Cada grupo deverá fazer uma breve apresentação do país pesquisado, mencionando o que aprenderam sobre esta nova cultura. Por exemplo: Na África as cores das roupas são geralmente em tons de vermelhos e beges. Aproveite para agregar conteúdo ao material pesquisado pelos alunos. Enfatize as diferenças entre as etnias e a riqueza dos costumes. E não se esqueça de localizá-los geograficamente, sinalizando num Mapa Mundi os locais estudados por todos. Ao final da exibição, peça para que redijam na folha de atividade a redação sobre o país que pesquisaram comentando o que aprenderam com a atividade. Então finalize a atividade comentando sobre os traços culturais do Brasil e a influência de outras culturas. ! Reserve com antecedência os equipamentos para projeção, você pode utilizar tanto a TV e o PCTV como o Projetor multimídia para essa atividade.

CRÉDITOS Equipe de profissionais que participaram no desenvolvimento deste material: Equipe Microsoft Educação Brasil Adriana Siliano Pettengill Supervisora de Marketing Ana Teresa Ralston Gerente de Programas Educacionais Jean Paulo Silva Ramos  Gerente de Programas Educacionais Produção: Criax Comunicação e Design Fábio Stefanini Jor Diretor Luciana Tenório de Oliveira Diretora de arte e produção de conteúdo Claudia Stippe Consultora Pedagógica Joana Mendes e Adriana de Souza Jornalistas Conteúdo Esta atividade teve como base o Projeto Griot – Contando histórias de outros povos – um dos ganhadores do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2007. Professoras responsáveis: Andréia Rodrigues e Carla Britto – Fundação Bradesco (RJ) Resultados Compartilhe como foi desenvolvida esta atividade com seus alunos. Envie um e-mail para nós contando sua história! Contato: Luciana Tenório E-mail: saladeaula@criax.com.br