Carreira Docente Análise dos “aspectos conceituais” da proposta de 13 de julho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Carreira Única dos Trabalhadores (as) em Educação
Advertisements

Emenda Constitucional n° 70 de 29 de março de 2012
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
CARREIRA DOCENTE Reestruturação tem prazo de discussão até novembro.
CAPÍTULO I ÂMBITO DE ABRANGÊNCIA
ADUFAC 19 AGO PROJETO DO GOVERNO 1. O projeto dispõe sobre a estrutura do Plano de Carreira, configurando, de certo modo, uma nova carreira, com.
Lei da Paridade de vencimentos e vantagens entre os funcionários dos 3 Poderes do Estado Governador Abreu Sodré 1970.
Data-base: 30/06 de cada ano
REUNI Pactuado e Repactuado (Complementado) e Assistência Estudantil: Síntese dos Critérios adotados pelo MEC para a alocação de recursos em 2010 e 2011.
1.
PROGRESSÃO FUNCIONAL PROMOÇÃO PCCS EXERCÍCIO 2013
PROGRESSÃO/PROMOÇÃO FUNCIONAL CARREIRAS PCC
Maiores salários dos SPFs (em regime de 40 horas) R$ X categorias.
PCCS Lei Complementar nº 162/95
ASSESSORIA DE GESTÃO DE PESSOAS GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
LEGISLAÇÃO EVENTOS DE CRESCIMENTO NA CARREIRA DE NÍVEL SUPERIOR.
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
ADICIONAL DE DESEMPENHO
ÍNDICE DE REAJUSTE DOS PADRÕES DA TABELA DE VENCIMENTOS
SEMINÁRIO NACIONAL DE REFORMA AGRÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO BRASÍLIA/DF 30/11 A 02/12/10.
Gil Vicente Reis de Figueiredo
Situação atual. SINTPREVS/PA (6º Congresso Estadual) Diretrizes de Carreira Belém, 1º de junho de 2012.
ASPECTOS LEGAIS DA CONCESSÃO DO BENEFÍCIO DA APOSENTADORIA Porto Alegre dezembro de 2009 Magadar R.C.Briguet.
ALGUNS DESTAQUES DA MP 431 Retira a exigência de 4 anos para requerer o incentivo à qualificação; Vencimento Básico não será absorvido; Servidores do Nível.
Análise da proposta salarial MEC para Ensino Superior Ricardo Rondinel Prof. de Economia.
Análise da Nova Proposta de Malha Salarial do Governo para Ensino Superior Ricardo Rondinel Professor de Economia da UFSM.
PLANO DE CARGOS CARREIRA E VENCIMENTOS - PCCV -
Apontamento dos problemas encontrados na
Luiz Henrique Schuch Vice –presidente do ANDES-SN
ADICIONAL DE DESEMPENHO
MEDIDA PROVISÓRIA N.º 431/2008 ___________________________________ CARREIRA DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO.
Planos de Carreira e Remuneração
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
BASE LEGAL QUE REGULAMENTA A CARREIRA DOCENTE:
Quase dois meses de greve e, finalmente, em 13 de julho, o Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, apresentou.
A CONQUISTA DO PLANO DE CARGOS I Antecedentes....
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Análise Plano de Carreira PROMOÇÃO Matriz Curricular do Ensino Médio Três Ciclos.
Abrangência Cargos de provimento efetivo, em carreira e isolados
Carreira Docente dos Professores Federais Brasil 2014 Prof. Dr
Campo Grande – MS, dia 4 de novembro de Encontro Anual do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso.
Proposta de Carreira 11 de novembro de Histórico das Carreiras em anos recentes 1. Histórico das Carreiras em anos recentes Situação anterior.
Cotas para universidades federais: solução ou problema?
Grupo de Trabalho de Carreira e Condições de Trabalho ANÁLISE, SÍNTESE E CONTRIBUIÇÕES A PROPOSTAS DE REFORMULAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE Análise das propostas.
Proposta de Carreira 28 de maio de Histórico das Carreiras em anos recentes 1. Histórico das Carreiras em anos recentes Situação anterior a maio.
Progressão e Promoção na carreira do Magistério Superior na UFRN
28/10/11 Para Refletir Não é possível iluminar para o outro uma parte que, em nós, é escuridão Roberto Crema.
RAZÕES PARA NÃO ACEITAR O ACORDO FECHADO ENTRE GOVERNO E PROIFES Analise realizada com base nos termos do acordo assinado em 03 de agosto de 2012.
Proposta salarial para a campanha salarial 2007 LÓGICA DA PROPOSTA: EIXO EXPLICATIVO GERAL: Baseia-se na visualização de um piso mínimo e um teto máximo,
Seleção, qual a melhor proposta ?
Contraproposta CNG/ANDES Carreira do Professor Federal.
SUBSÍDIO LEI Nº /2010 LEI Nº /2011
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
PROPOSTA DA NOVA CARREIRA DO MAGISTÉRIO
16ª SEMANA NACIONAL EM DEFESA E PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EDUCAÇÃO: ATIVOS x APOSENTADOS - REALIDADE PREVIDENCIÁRIA REDE ESTADUAL – AL. ►Consultor Técnico.
Propostas de alterações na Lei 87/2000 Estatuto dos Profissionais da Educação Básica Comissão: 1.SED - Sec. Educação 2.SAD - Sec. Administração 3.SEGOV.
ESTADO DE SP LANÇA NOVO PLANO DE CARREIRA PARA O MAGISTÉRIO PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO PELO MÉRITO Possibilitará que professores multipliquem seu salário.
Distribuição dos Docentes de 3º Grau por situação funcional e titulação por situação funcional e titulação.
GT Carreira Técnico-Administrativo SINASEFE – Seção Sindical CEFET/SC.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO - Proposta - Plano de Carreira e Cargo do Magistério Superior Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Brasília, Secretaria.
Lei nº , de 28 de dezembro de 2012 Carreira do Magistério Superior Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal.
PCCTAE?. Introdução  Carreira, que carreira?  Mas afinal o que é o PCCTAE?  A nossa idéia é conversar com os colegas sobre o nosso Plano de Carreira.
Secretaria de Estado de Educação Nov/2010 REUNIÃO com representantes das escolas.
QUADRO DE PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA, ARQUITETURA, AGRONOMIA E GEOLOGIA APRESENTAÇÃO - QEAG (Lei nº , de 1º de abril de 2016) Abril de 2016 Prefeitura.
Conselho Universitário – CONSUN Promoção e Acesso à classe E e à classe de Titular Promoção à Classe E (Titular): Ensino Superior Acesso à Classe de Titular:
Porque entramos em greve. Conjuntura Salários Nominais desde h DE doutor 40h doutor 40h.
Parâmetros para uma contraposta para a carreira docente da EBTT.
Plano de Carreira Resolução UNESP nº 70 DOE de
Transcrição da apresentação:

Carreira Docente Análise dos “aspectos conceituais” da proposta de 13 de julho

I – Carreira, Cargo e Ingresso II – Regime de Trabalho Proposta 13 de julho I – Carreira, Cargo e Ingresso II – Regime de Trabalho III - Desenvolvimento na Carreira IV– Remuneração V - Reenquadramento

O governo propõe hierarquia entre as classes definida pela titulação Proposta 13 de julho I - CARREIRA, CARGO E INGRESSO A proposta mantém a estrutura de cargo dividido em classes, entre as quais não há qualquer distinção funcional O governo propõe hierarquia entre as classes definida pela titulação E ainda estabelece “cláusula de barreira”: só 20% dos professores serão titulares

Proposta 13 de julho I - CARREIRA, CARGO E INGRESSO A proposta mantém a duplicidade de carreiras entre magistério superior e EBTT O ingresso, mesmo com título de doutor, será nas classes de auxiliar/DI

A proposta mantém a estrutura de 20h, 40h e 40DE. Proposta 13 de julho II – REGIME DE TRABALHO A proposta mantém a estrutura de 20h, 40h e 40DE. Acaba com o acréscimo de 100% sobre a remuneração do professor 20h, para os professores em regime de 40h. A compensação financeira pela DE não é constante. Exemplos: Classe/Nível Titulação 40h 40hDE % Assistente 2 Mestrado 3.988,04 6.229,51 56% Titular Doutorado 7.414,74 17.057,74 130% Adjunto 1 5.600,18 10.007,24 78%

Proposta 13 de julho II – REGIME DE TRABALHO A PROPOSTA DESCARACTERIZA A DEDICAÇÃO EXCLUSIVA AO INSTITUIR A RETRIBUIÇÃO POR PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO, A SER REGULAMENTADA PELO MEC EM 180 DIAS

Proposta 13 de julho III– DESENVOLVIMENTO NA CARREIRA Promoção Critério: titulação e aprovação em processo de avaliação de desempenho, de acordo com pontuação a partir de diretrizes estabelecidas pelo MEC. Só o doutor pode chegar ao topo da carreira. Os professores da EBTT terão que passar por um processo de certificação por comissão formada por representantes das agências de fomento Na promoção para titular, além da cláusula de barreira de 20%, há a apresentação de memorial e defesa de tese

III– DESENVOLVIMENTO NA CARREIRA Proposta 13 de julho III– DESENVOLVIMENTO NA CARREIRA Nos valores nominais, não há lógica nos percentuais de acréscimo remuneratório na promoção entre classes. Promoção entre Classes % de para Auxiliar 2/DI 2 Assistente I/DII 1 5 Assistente 2/DII 2 Adjunto I/DIII 1 8 Adjunto 4/DIII 4 Associado I/DIV 1 21,5 Associado 4/DIV 4 Titular 10 Vedada aceleração da promoção para os professores em estágio probatório

Proposta 13 de julho III– DESENVOLVIMENTO NA CARREIRA Progressão Interstício de vinte e quatro meses Mínimo de 12h/aula semanais; e Habilitação em avaliação de desempenho correspondente a, no mínimo, 70% do limite máximo da pontuação das avaliações realizadas; Steps distintos entre os níveis e não constituintes de direitos.

Carreira Docente Atual Dedicação Exclusiva Seminário Apes JF Junho 2012

Carreira Docente Atual Observe que as variações percentuais entre os degraus da carreira atual não são constantes. Dedicação Exclusiva

Carreira Docente Andes Dedicação Exclusiva

Carreira Docente Andes Observe que as variações percentuais entre os degraus da carreira proposta pelo ANDES, são constantes. Dedicação Exclusiva

Carreira Docente “Proposta 13 de julho” Dedicação Exclusiva

Carreira Docente “Proposta 13 de julho” Observe que as variações percentuais entre os degraus da “Proposta 13 de julho” não são constantes. Dedicação Exclusiva A “proposta 13 de julho” e a carreira atual têm o mesmo DNA.

Proposta 13 de julho IV– REMUNERAÇÃO A proposta mantém a separação entre vencimento básico (VB) e retribuição por titulação (RT) RT fixada em valores nominais Desvalorização do VB. Exemplo: Classe VB RT Titular 38% 61% Adjunto 1 49% 51%

A proposta não traz qualquer regra de transposição para ativos Proposta 13 de julho V– REENQUADRAMENTO A proposta não traz qualquer regra de transposição para ativos A proposta não prevê o reenquadramento para aposentados no último nível (paridade)

Análise do reajuste proposto, considerando a inflação IGP-M Proposta 13 de julho IV– REMUNERAÇÃO Análise do reajuste proposto, considerando a inflação IGP-M Fonte: Estudo do Prof. Wagner Ferreira dos Santos/UFS

Análise do reajuste proposto, considerando a inflação IPCA Proposta 13 de julho IV– REMUNERAÇÃO Análise do reajuste proposto, considerando a inflação IPCA Classe I II III IV V VI Titular R$ 11755,05 R$17057,54 45% R$13610,95 R$15720,65 8% Assoc 1 R$11424,45 R$ 15464,45 35% R$12790,81 R$14773,38 4,7% Adj 1 R$7333,67 R$ 10007,24 36% R$8210,77 R$9483,43 5,5% Assist 1 R$4651,59 R$ 6171,22 33% R$5207,92 R$ 6015,15 2,6% Aux1 R$2762,36 R$ 4014,00 R$3092,73 R$3572,10 12,4% Calculos realizados com auxilio da calculadora de inflação disponível em http://economia.uol.com.br/iframefundos.jhtm?http://fundos.economia.uol.com.br/uol/calculadora-indices-inflacao/