Atividades de Laboratório

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dia da Alimentação 16 de Outubro.
Advertisements

Sementes e Frutos.
FISIOLOGIA VEGETAL Hormônios vegetais; Controle dos movimentos;
FOLHAS Órgão laminar, clorofilado, com a função básica de realizar a fotossíntese no vegetal. -Regiões áridas: pequenas e duras, com tecidos de sustentação—Xeromorfas.
Ciências As partes de uma planta.
O reino vegetal, seus grupos principais, características e reprodução
Trabalho de Biologia Tema: Alimentação Saudável
Pesquisa no Supermercado
HISTOLOGIA VEGETAL Tecidos adultos Prof.QUEIROZ.
HISTOLOGIA VEGETAL Tecidos adultos Prof.QUEIROZ.
FISIOLOGIA VEGETAL Hormônios vegetais; Controle dos movimentos;
ORGANOGÊNESE VEGETAL anabeatriz3.
Sistemas de controle nas plantas:
Morfofisiologia Vegetal:
HISTOLOGIA VEGETAL (Estudo dos Tecidos Vegetais)
ANATOFISIOLOGIA VEGETAL
O que você deve saber sobre
ANATOFISIOLOGIA VEGETAL
Angiospermas O fruto e a semente.
HORTICULTURA AGROECOLÓGICA
As Plantas A Nutrição das Plantas.
Atividades de Laboratório
A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO PARA A UNIDADE ESPÍRITO-MATÉRIA
EXPERIMENTO 1: FORMAÇÃO DE CLOROFILA
Você sabia que... Projeto Molho de Cascas de
Reino Plantae Professora Debora Escola Villare 7° ano.
Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira Procedimentos de Laboratório e Pedagógicos no Ensino de Ciências.
FITORMÔNIOS HORMÔNIOS VEGETAIS.
Sistemas de controle nas plantas:
Reino Plantae Angiospermas
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...
Feijões Carioca Fradinho Preto Soja em Grão Branco.
O homem e os alimentos Os alimentos ingeridos fornecem nutrientes com duas funções básicas: Fabricar matéria prima Liberar energia.
Feijões Carioca Fradinho Preto Soja em Grão Branco.
Dieta rica em carboidratos Para uma alimentação “rica” em carboidratos mantendo os nutrientes necessários e o peso corporal normal, consulte um nutrólogo.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Atividades de Laboratório
MORFOLOGIA VEGETAL FRUTO E SEMENTE.
CARDÁPIOS CARDÁPIOS DESENVOLVIDOS PELA EQUIPE HS ASSESSORIA NUTRICIONAL PARA O BERÇÁRIO REFERENTES À DATA DE 01/09/2014 A 03/10/2014.
Brasília, 07 de julho de 2009 Secretaria de Política Agrícola Departamento de Comercialização e Abastecimento Agrícola e Pecuário Coordenação-Geral para.
Classificação dos Tecidos Vegetais
Fotossíntese 6º ano.
PROFESSORAS: MILENE ROCHA E CLAUDIA ROSAS
PROFESSORAS: ISA RUPPELT E CLAUDIA ROSAS
PROFESSORAS: BIANCA FERNANDES E CLAUDIA ROSAS
Atividades de Laboratório
BOTÂNICA.
Sopa Creme de cenoura Prato Empadão de peixe Salada Alface/Cenoura Sobremesa Fruta da época Sopa Sopa de feijão branco com legumes Prato Douradinhos com.
PROFESSORAS: GLÁUCIA VALÉRIA E CLAUDIA ROSAS
PROFESSORAS: GRAÇA BRANDT E CLAUDIA ROSAS
PROFESSORAS: ERICA MOTHÉ E CLAUDIA ROSAS
1. Hormônios Vegetais – responsáveis pelo controle da divisão celular, do crescimento celular e da diferenciação das células Auxina: Alongamento.
Grupo: Beatriz, Gretha, Marina e Sofia.
CARDÁPIO BERÇÁRIO MÊS: ABRIL
MÊS: ABRIL CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL DATA: DE 13/04/2015 A 30/04/2015
Nutrinformativo Edição nº 4 Alimentos da época
FISIOLOGIA VEGETAL Professor Edivan.
Atividades de Laboratório
Atividades de Laboratório
Analisando sua Alimentação...
Aproveitamento integral de Alimentos
A VIDA DAS PLANTAS Caderno 8 » Capítulo 2.
Projeto “Pequenos Cientistas” 3º ano de escolaridade Atividade experimental Tema: Fluxo da água numa planta. Questão problema: Por onde é que sobe a água.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Sâmia Lima.
ALMOÇO INTEGRAL III e 12h30min
ALMOÇO INTEGRAL III e 12h30min
 Márcia Cristina Stolarski Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar Secretaria de Estado da Educação Curitiba, 16/05/16 Alimentação Escolar no Paraná.
Classes de Alimentos Alimentos Naturais * Cereais: * Frutas:
CARDÁPIO QUINZENAL– 2018 – Unidade 1
Transcrição da apresentação:

Atividades de Laboratório Biologia volume único • 3.ª edição UNIDADE 10 Morfofisiologia Vegetal Armênio Uzunian Ernesto Birner

35 Os órgãos vegetativos e a nutrição vegetal BANCAS DE VEGETAIS COMESTÍVEIS Materiais – alguns alimentos: brocólis, alface, couve-manteiga, rabanete, palmito, almeirão, abacate, banana, batata-doce, batata-inglesa, mandioca (ou mandioquinha), couve-flor, cenoura, repolho, pimentão, berinjela, jiló, beterraba, aspargos, tomate, cebola, alho, laranja, uva, pepino, ervilha, vagem, espiga de milho, salsa, limão, alcachofra, feijão, arroz, amendoim sem casca, chuchu, rúcula, azeitona, grãos de trigo integral, escarola Como proceder • Organize seis bancas (sementes, frutos, inflorescências, folhas, raízes e caules) e distribua os alimentos disponíveis por elas.

35 Os órgãos vegetativos e a nutrição vegetal 1. Em relação aos alimentos relacionados, em que banca você colocaria cada um deles? 2. Uma salada contendo palmito, ervilha, alface, azeitona, tomate e couve-flor, teria representantes de qual(is) das bancas formadas por você? 3. Em uma pizza de escarola, os ingredientes principais são a massa, escarola, molho de tomate, azeitonas e cebola. De qual(is) das bancas que você formou teriam sido retirados alimentos ou derivados, que serviriam para a confecção da pizza?

35 Os órgãos vegetativos e a nutrição vegetal PAPEL DOS MACRONUTRIENTES NO DESENVOLVIMENTO VEGETAL Materiais – duas plantas jovens envasadas, da mesma espécie, de mesma idade e que não tenham sido adubadas recentemente – solução de adubo contendo nitrato (solicite auxílio a quem possa fornecer solução de adubo contendo apenas esse nutriente) Como proceder • Adicione à terra de uma das plantas a solução de adubo contendo nitrato. Não acrescente essa solução à outra planta. • Mantenha as duas plantas lado a lado, em local iluminado e apenas irrigue periodicamente, se necessário, durante quatro semanas, em época favorável para o crescimento (de preferência, durante a primavera).

35 Os órgãos vegetativos e a nutrição vegetal 1. Como foi o crescimento das duas plantas no período em que a atividade foi realizada? 2. A planta que não foi adubada apresentou algum sinal externo revelador da ausência de nutrientes minerais? 3. Qual o papel da planta que recebeu adubo nessa atividade?

36 As trocas gasosas e o transporte vegetal CONDUÇÃO DE ÁGUA EM VEGETAIS Materiais – quatro hastes de cravo branco – quatro tubos de ensaio – um balde de plástico com água até a metade – corantes (anilina ou tinta de caneta de várias cores ou azul de metileno) – um ventilador – suporte para tubo de ensaio – água – lupa Como proceder • Encha os tubos de ensaio com água e acrescente, em cada um deles, um corante diferente (tinta de caneta de várias cores, azul de metileno, anilina etc.). • Corte cada haste de cravo branco sob a água do balde e, rapidamente, introduza-o em cada tubo de ensaio contendo solução de corante. • Deixe – de 24 a 48 horas – os tubos de ensaio no suporte apropriado, próximos à janela, para que recebam luz direta e mantenha o ventilador ligado, com o vento incidindo diretamente nos cravos. Observe os resultados. • Faça um corte transversal em uma das hastes, obtendo uma pequena fatia e observe em uma lupa.

36 As trocas gasosas e o transporte vegetal 1. Por que os cortes nas hastes devem ser efetuados sob a água do balde? 2. Qual o papel do ventilador nessa atividade? 3. Que mecanismo explica a coloração das pétalas? 4. A água contendo o corante foi conduzida para as pétalas pelo xilema ou pelo floema? Como justificar sua resposta a partir da observação do corte obtido na haste? 5. No caso dessa atividade ser mal-sucedida, sugira as prováveis causas do insucesso.

37 Crescimento e desenvolvimento AÇÃO DOS MERISTEMAS NA PROPAGAÇÃO VEGETATIVA Materiais – um vaso contendo uma violeta adulta – quatro pequenos copos de plástico (de cafezinho) – água Como proceder • Coloque água nos copos de plástico. • Retire quatro folhas de violeta do vaso. • Coloque uma folha em cada copo de plástico, inserindo-a na água pela extremidade do pecíolo. Mantenha em local iluminado (no beiral de uma janela, por exemplo). Aguarde três semanas, renovando a água do copo sempre que possível. • Registre suas observações.

37 Crescimento e desenvolvimento 1. Que resultados você observou nas folhas mantidas na água dos copos? 2. Como explicar os resultados obtidos? 3. Os mesmos resultados poderiam ser obtidos com mais rapidez? Em caso afirmativo, explique de que maneira isso poderia ser feito. 4. Qual o tecido responsável pelos resultados obtidos nessa atividade? 5. Para propagar plantas é preciso utilizar sempre fragmentos de folha ou caule? Explique.

37 Crescimento e desenvolvimento DOMINÂNCIA APICAL Materiais – duas plantas envasadas de Coleus sp, de mesmo tamanho – lâmina de barbear de boa qualidade Como proceder • Com a lâmina de barbear, corte a extremidade apical de um dos Coleus sp. A outra planta deverá ser mantida intacta. • Deixe as duas lado a lado por três semanas, em local iluminado (por exemplo, um jardim ou casa de vegetação) e irrigue permanentemente. • Faça observações diárias durante a duração do experimento. Registre suas observações.

37 Crescimento e desenvolvimento 1. Que resultado foi obtido na planta que teve o ápice removido? 2. Que resultado foi obtido na planta que não teve o ápice removido? Que papel desempenhou essa planta na atividade executada? 3. Como explicar o resultado observado na planta que teve o ápice removido? 4. Qual a substância envolvida no comportamento observado na planta com ápice removido? 5. Por que a planta que não teve o ápice removido não apresentou o mesmo comportamento observado na planta com ápice removido?