UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em saúde da família modalidade a distancia turma 5 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
Aluna: Yoleydis Fuentes Mompie Orientadora: Ana Paula Soares
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Palmas de Monte Alto – BA, 2014
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas
MARIA YSABEL FROMETA COLUMBIE Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Especializando: Santiago de León
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso.
MINISTÉRIO DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNASUS
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Aluna: Olivia Parada Rondón Orientadora: Elenir Anversa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ada Alicia Cabrera Ramirez
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
Universidade Aberta do SUS
Alexis Arnedo Rodríguez. Orientador: Lenise Menezes Seerig
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Carlos Rafael Duany Miranda Orientadora: Luciane Soares Seixas
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Julio Alberto Pierret Acosta
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Federal de Pelotas
Romano Carvalho de Farias Orientadora: Ana Paula Soares
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde Da Família Turma 8 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Lenise Menezes Seerig
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
Trabalho de Conclusão de Curso
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em saúde da família modalidade a distancia turma 5 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE DOS USUARIOS COM HAS E/OU DM NA USF VILA DA AMIZADE, RIO BRANCO, AC ALUNO: Ariel Augusto Terrazas Méndez ORIENTADORA: Maria Emilia Nunes Bueno 2015

INTRODUÇÃO As doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte no Brasil (BRASIL, 2006; OPAS, 2010). Ministério da Saúde (MS) desenvolveu o plano de reorganização da atenção a HAS e DM na rede básica do SUS para a prevenção e controle da HAS e DM (BRASIL 2001). Essencial um acompanhamento adequado dessas patologias.

O Município Rio Branco possui uma população de 355.759 habitantes; A rede de Atenção Primária do município está dividida em 13 Segmentos de Saúde, com a distribuição de 05 Unidades de Referência da Atenção Primária – URAP, 07 Centros de Saúde e 01 Centro de Formação sob a gestão do estado

O Município A Atenção Primária conta com 62 Unidades de Saúde da Família com equipes completas, destas 23 possuem equipe de saúde bucal (DATA- SUS agosto/2013), 02 Unidades Móveis de Saúde na Comunidade; 01 Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, 01 central de abastecimento Farmacêutica – CEAFAM, 02 Centros de Apoio Diagnóstico, 01 Centro de Especialidade Odontológica – CEO, 01 dispositivo Consultório na RUA, e 01 Unidade de Acolhimento Adulto para atendimento das pessoas em uso abusivo de álcool, crack e outras drogas.

A UBS Vila da Amizade A Unidade de Saúde da Família se encontra no bairro Santa Elena, Rio Branco, Acre; 3576 pessoas; Profissionais: um médico, um técnico de enfermagem, um enfermeiro, uma pessoa na administração e sete agentes comunitários de saúde (ACS). A unidade tem: um consultório médico um consultório da enfermagem, uma farmácia, uma sala de acolhimento, uma sala de curativo juntamente com a sala de nebulização, uma sala de vacina, três banheiros, uma cozinha, uma sala de reunião, uma de almoxarifado.

A UBS Vila da Amizade Os atendimentos são através de livre demanda, além dos usuários marcados do dia; Atendimento de 30 a 35 usuários por dia; Não tem atendimento de puericultura; Não há um trabalho voltado para a prevenção de doenças e promoção da saúde; Não existiam vínculos com instituições de ensino; Não existia acolhimento.

Objetivo Geral Melhorar a atenção à saúde dos usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus da USF Vila da Amizade, Rio Branco/AC.

Metodologia   A metodologia compreende ações a serem realizadas nos quatro eixos pedagógicos: Monitoramento e Avaliação; Organização e gestão do serviço Engajamento público, Qualificação da prática clínica. Manuais Técnicos utilizados: Caderno de Atenção Básica N° 37 para a HAS Caderno de Atenção Básica N° 36 de Diabetes Mellitus Ficha espelho

Ações em Saúde

Objetivo 1: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos Meta 1.1: Cadastrar 70% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde Meta 1.2: Cadastrar 70% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Mês 1: n= 72 Mês 2: n= 119 HAS Mês 3: n= 206 Mês 1: n= 18 Mês 2: n= 29 DM Mês 3: n= 52

Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.1: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos. Meta 2.2: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos. Metas cumpridas em 100%

Meta 2.3: Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Meta 2.4: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Mês 1: n= 68 Mês 2: n= 113 HAS Mês 3: n= 206 Mês 1: n= 15 Mês 2: n= 26 DM Mês 3: n= 52

Meta 2.5: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 2.6: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Metas cumpridas em 100%

Meta 2.7: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos. Meta 2.8: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos. Mês 1: n= 48 Mês 2: n= 95 HAS Mês 3: n= 182 Mês 1: n= 15 Mês 2: n= 26 DM Mês 3: n= 49

Hipertensos faltosos: Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa Meta 3.1: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Meta 3.2: Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Hipertensos faltosos: Mês 1: n= 21 Mês 2: n= 27 Mês 3: n= 30 Diabéticos faltosos: Mês 1: n= 6 Mês 2: n= 8 Mês 3: n= 8 Metas cumpridas em 100%

Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta 4.1: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 4.2: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Metas cumpridas em 100%

Mês 1: n= 69 Mês 2: n= 117 HAS Mês 3: n= 205 Mês 1: n= 17 Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Meta 5.1: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 5.2: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Mês 1: n= 69 Mês 2: n= 117 HAS Mês 3: n= 205 Mês 1: n= 17 Mês 2: n= 29 DM Mês 3: n= 52

Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta 6.1: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos. Meta 6.2: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos. Meta 6.3: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos pacientes hipertensos. Meta 6.4: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos pacientes diabéticos. Metas cumpridas em 100%

Meta 6.5: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes hipertensos. Meta 6.6: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes diabéticos. Meta 6.7: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes hipertensos. Meta 6.8: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes diabéticos. Metas cumpridas em 100%

Importância da intervenção: Discussão Importância da intervenção: EQUIPE Trabalho coeso Melhor capacitação SERVIÇO Melhora na rotina de trabalho Melhora na organização e registro de dados COMUNIDADE Maior cobertura e qualidade do atendimento. Ações da intervenção incorporadas a rotina de trabalho.

Reflexão Crítica Superação das expectativas; Espaços de diálogos; Aprendizado sobre o modelo de saúde vigente no Brasil; Crescimento Profissional “O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros”. (Autor desconhecido).

Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica, nº 36. Diabetes Mellitus. Brasília, 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica, nº 37. Hipertensão Arterial. Brasília, 2013.    BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.  Manual de estrutura física das unidades básicas de saúde: saúde da família. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica Brasília: Ministério da Saúde, 2006.  72p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

“Não somos o que sabemos. Somos o que estamos dispostos a aprender.” (Council on ideas) Muito Obrigado!