XII Encontro de Reitores Grupo Tordesilhas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IX Seminário Nacional dos Centros Universitários ANACEU | CESUMAR
Advertisements

CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
1 PUCSP Redesenho Institucional CONSUN 26/03/2008 Aprovações.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Exploração das Universidades Federais – REUNI Prof. Dr. Walter Martins Rodrigues.
Prof. Dr. José Luis Borges Bandeira - Orientador
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Internacionalização de PMEs
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Prof. Wagner Bandeira Andriola
Arnaldo Niskier da Academia Brasileira de Letras e presidente do CIEE/Rio UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ Rio de Janeiro, 7 de agosto de 2009.
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Setor de ensino-aprendizagem Anna Cláudia Satie Henrique Terada Vanessa Pazzini.
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
GESTÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
INGRESSO, PERMANÊNCIA, EVASÃO: a experiência de IES Públicas e Privadas (síntese das apresentações) ForGRAD – REGIÃO SUL 2008.
O que você pode fazer para reduzir a evasão
Soluções CVU para o 3º setor: Planejamento Estratégico
CRIAÇÃO E GESTÃO DAS ASSESSORIAS INTERNACIONAIS
II ENCONTRO REGIONAL SUL/SUDESTE DE DIRIGENTES DE GRADUAÇÃO DAS IES PARTICULARES Passo Fundo - RS, 18 e 19 de outubro de 2012 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO.
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
SINAES: Concepções e Diretrizes
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA & EXTENSÃO I CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UFPB, João Pessoa, 11/11/2002.
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Maria Paula Dallari Bucci Secretária de Educação Superior
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Perfil e Trajetória Acadêmico-Profissional de um Doutor
Empresas Juniores: prescrições para um contexto de pesquisa
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
ESTADO DA ARTE X TENDÊNCIAS DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA NO BRASIL
PLANO DE METAS PELA EDUCAÇÃO DE ALAGOAS
Programa de Atualização em Gestão Acadêmica e Administrativa Centro Universitário Moura Lacerda Cenários e Tendências no Ensino Superior Parte II Cenários.
1 de abril de 2011 A curricularização da extensão nos cursos de graduação: limites e potencialidades Debatedores: Isabel Cristina Auler Cipriano Maria.
Coordenação: FERREIRA, Fernando L. F. ; JUNGLES, Antonio E
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
FORMAÇÃO CONTINUADA II
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
SEMINÁRIO I DE GRADUAÇÃO - UFES POLÍTICA NACIONAL DE GRADUAÇÃO Prof. Ismael Eleotério Pires Pró-Reitor de Ensino - UFV Prof. Ismael Eleotério Pires Pró-Reitor.
DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFMG
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior Ministério da Educação.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Ministério da Educação
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
X Encontro Nacional do Fórum de Extensão das IES Particulares
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
3ª CONFERENCIA “POLÌTICA E GESTAO DA EDUCAÇAO SUPERIOR NOS PAISES E REGIOES DE LINGUA PORTUGUESA ” Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior.
PÚBLICO E PRIVADO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA POR CARACTERÍSTICAS INSTITUCIONAIS Ana Maria de Albuquerque Moreira Faculdade de Educação.
Gestão Econômica e Financeira PANORAMA SETOR EDUCACIONAL.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
O Brasil que queremos e o Ensino Superior: Desafios e Oportunidades. Isaac Roitman Núcleo de Estudos do Futuro / UnB Comissão Senado do Futuro 28 de novembro.
Transcrição da apresentação:

XII Encontro de Reitores Grupo Tordesilhas Gestão Acadêmica e a Excelência Universitária Benedito Guimarães Aguiar Neto, Dr.-Ing. Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, S.P.,Brasil

Introdução A universidade contemporânea é a cada dia mais desafiadora. Como lugar do contraditório e da pluralidade de pensamento e ações, tem grandes desafios aparentemente antagônicos.

Introdução A universidade contemporânea é a cada dia mais desafiadora. Como lugar do contraditório e da pluridade de pensamento e ações, tem os desafios de: Ser contemplativa e crítica ; Ter visão holística do mundo e entender a realidade local; Manter tradições e quebrar paradigmas.

Desafios da Universidade Ser comtemplativa e crítica Ter visão holística de mundo e entender a realidade Local Manter tradições e quebrar paradigmas

Desafios da Universidade Comtemplativa Crítica Visão Holística Realidade local Tradição Quebra de Paradigmas

O Ensino Superior no Brasil Proliferação de instituições, a partir de 1998 Explosão do setor privado e Recentemente grande expansão do setor público federal (REUNI). Atualmente, Censo da Ed. Superior 2010 – MEC/INEP, Nov. 2011. 2.377 Instituições de Ensino Superior 29.507 Cursos de graduação 6,38 milhões de alunos matriculados.

Universidades, Centros Universitários e Faculdades: 2.377, a saber O ensino superior no Brasil torna-se cada vez mais diversificado e de estrutura complexa. Universidades, Centros Universitários e Faculdades: 2.377, a saber Públicas - 99 Privadas Comunitárias e Confessionais - 62 Privadas – 2.216 (Instituições de massa).

A Expansão do Sistema Brasileiro de Educação Superior Significativa inclusão social na educação superior, pelo aumento de alunos. 2001 3 milhões 2010 6,38 milhões

Cenário Geral Grande crescimento no oferecimento de vagas 2001 1,3 milhões; 2010 3,5 milhões Ociosidade de vagas na maioria das IES ≈ 50 % no conjunto

Cenário Geral Grande crescimento no oferecimento de vagas 2001 1,3 milhões; 2010 3,5 milhões Ociosidade de vagas na maioria das IES ≈ 50 % no conjunto Número dos alunos que se formam na educação básica é insuficiente;

Números da Educação Básica não Permitem a Expansão do Ensino Superior Alunos no Ensino Médio: 8.337.160 Número de Alunos que concluem: 1.797.434 Vagas Oferecidas no Ensino Superior: 3,5 milhões. Fonte: Censo da Ed. Básica, 2009 ; Censo da Ed. Superior, 2009

Números da Educação Básica não Permitem a Expansão do Ensino Superior Alunos no Ensino Médio: 8.337.160 Número de Alunos que concluem: 1.797.434 Vagas Oferecidas no Ensino Superior: 3,5 milhões. Ingressantes no Ensino Superior: 1.732.613 Fonte: Censo da Ed. Básica, 2009 ; Censo da Ed. Superior, 2009

Problemas Sistema de Ensino Superior super dimensionado para a atual demanda. Demanda de alunos da Educacão Básica é insuficiente. Processo seletivo de acesso comprometido.

Consequências Sustentabilidade Comprometida Ambiente competitivo acirrado Guerra de preços no setor privado Aumento da Inadimplência e da Evasão Perda Natural da Qualidade Processo de ensino-aprendizagem comprometido

Expansão do Ensino Superior DESAFIOS Expansão do Ensino Superior Compromisso com a Sustentabilidade e a Qualidade Como Alcançar ou Manter a Excelência Universitária? Inclusão Social na Educação Superior Fortalecimento da Pesquisa e Pós-Graduação. Melhoria Contínua da Qualidade do Ensino

Dificuldade A maioria das IES não está preparada administrativa e financeiramente para enfrentar este novo cenário: modelo de gestão anacrônico com foco na atividade meio, agravado pela ausência de financiamentos de longo prazo.

Gestão Acadêmica neste Contexto de Desafios Primeiro passo: compreender a realidade do cenário educacional e suas ameaças: não desprezar os desafios eminentes, definir onde se quer chegar e como se quer chegar.

Modelo de Gestão Acadêmica Compreensão da Realidade Sustentabilidade Gestão Eficaz Excelência Acadêmica

Gestão Eficaz para o Novo Cenário Sustentabilidade Otimização de Recursos Oferta Consistente de Cursos Adequação à Demanda Redimensionamento do Corpo Docente

Atitudes Importantes na Gestão Acadêmica Transparência Definição de Critérios Uso de Equidade

Instrumentos para uma Gestão Acadêmica Eficaz Planejamento Estratégico Indicadores de Desempenho Autoavaliação

Gestão Acadêmica Eficaz para a Excelência Universitária Metas Indicadores Planejamento Estratégico Cotejamento Realimentação Autoavaliação Regulação oficial Retro-alimentação Avaliação Externa

Gestão Acadêmica Eficaz para a Excelência Universitária Metas Indicadores Planejamento Estratégico Cotejamento Realimentação Autoavaliação Regulamentação oficial Retroalimentação Avaliação Externa

Gestão Acadêmica Eficaz para a Excelência Universitária Capacidade de se Reinventar Mudança da Cultura Organizacional Fontes Alternativas de Captação de Recursos (reduzir dependência de mensalidades) (Redução da verticalização, foco nas atividades fins) Estrutura Acadêmico-Administrativa (oportunidades, compatibilidade) Internacionalização Relacionamento interno e externo (espaço ibero-americano)

Maior Desafio ALERTA A competência acadêmica e de gestão do reitor pode ser insuficiente, para o que tem que ser feito, frente aos conflitos e vaidades que tem que enfrentar.

Conclusões A excelência universitária envolve inúmeras variáveis, algumas intangíveis. Conhecer o cenário educacional é fundamental para as mudanças necessárias. Fundamental a utilização de instrumentos de gestão como planejamento estratégico e Autoavaliação. Grandes desafios para uma gestão acadêmica eficaz envolvem grandes mudanças da Cultura Organizacional.

Muito Obrigado! reitoria@mackenzie.br