XII Encontro de Reitores Grupo Tordesilhas Gestão Acadêmica e a Excelência Universitária Benedito Guimarães Aguiar Neto, Dr.-Ing. Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, S.P.,Brasil
Introdução A universidade contemporânea é a cada dia mais desafiadora. Como lugar do contraditório e da pluralidade de pensamento e ações, tem grandes desafios aparentemente antagônicos.
Introdução A universidade contemporânea é a cada dia mais desafiadora. Como lugar do contraditório e da pluridade de pensamento e ações, tem os desafios de: Ser contemplativa e crítica ; Ter visão holística do mundo e entender a realidade local; Manter tradições e quebrar paradigmas.
Desafios da Universidade Ser comtemplativa e crítica Ter visão holística de mundo e entender a realidade Local Manter tradições e quebrar paradigmas
Desafios da Universidade Comtemplativa Crítica Visão Holística Realidade local Tradição Quebra de Paradigmas
O Ensino Superior no Brasil Proliferação de instituições, a partir de 1998 Explosão do setor privado e Recentemente grande expansão do setor público federal (REUNI). Atualmente, Censo da Ed. Superior 2010 – MEC/INEP, Nov. 2011. 2.377 Instituições de Ensino Superior 29.507 Cursos de graduação 6,38 milhões de alunos matriculados.
Universidades, Centros Universitários e Faculdades: 2.377, a saber O ensino superior no Brasil torna-se cada vez mais diversificado e de estrutura complexa. Universidades, Centros Universitários e Faculdades: 2.377, a saber Públicas - 99 Privadas Comunitárias e Confessionais - 62 Privadas – 2.216 (Instituições de massa).
A Expansão do Sistema Brasileiro de Educação Superior Significativa inclusão social na educação superior, pelo aumento de alunos. 2001 3 milhões 2010 6,38 milhões
Cenário Geral Grande crescimento no oferecimento de vagas 2001 1,3 milhões; 2010 3,5 milhões Ociosidade de vagas na maioria das IES ≈ 50 % no conjunto
Cenário Geral Grande crescimento no oferecimento de vagas 2001 1,3 milhões; 2010 3,5 milhões Ociosidade de vagas na maioria das IES ≈ 50 % no conjunto Número dos alunos que se formam na educação básica é insuficiente;
Números da Educação Básica não Permitem a Expansão do Ensino Superior Alunos no Ensino Médio: 8.337.160 Número de Alunos que concluem: 1.797.434 Vagas Oferecidas no Ensino Superior: 3,5 milhões. Fonte: Censo da Ed. Básica, 2009 ; Censo da Ed. Superior, 2009
Números da Educação Básica não Permitem a Expansão do Ensino Superior Alunos no Ensino Médio: 8.337.160 Número de Alunos que concluem: 1.797.434 Vagas Oferecidas no Ensino Superior: 3,5 milhões. Ingressantes no Ensino Superior: 1.732.613 Fonte: Censo da Ed. Básica, 2009 ; Censo da Ed. Superior, 2009
Problemas Sistema de Ensino Superior super dimensionado para a atual demanda. Demanda de alunos da Educacão Básica é insuficiente. Processo seletivo de acesso comprometido.
Consequências Sustentabilidade Comprometida Ambiente competitivo acirrado Guerra de preços no setor privado Aumento da Inadimplência e da Evasão Perda Natural da Qualidade Processo de ensino-aprendizagem comprometido
Expansão do Ensino Superior DESAFIOS Expansão do Ensino Superior Compromisso com a Sustentabilidade e a Qualidade Como Alcançar ou Manter a Excelência Universitária? Inclusão Social na Educação Superior Fortalecimento da Pesquisa e Pós-Graduação. Melhoria Contínua da Qualidade do Ensino
Dificuldade A maioria das IES não está preparada administrativa e financeiramente para enfrentar este novo cenário: modelo de gestão anacrônico com foco na atividade meio, agravado pela ausência de financiamentos de longo prazo.
Gestão Acadêmica neste Contexto de Desafios Primeiro passo: compreender a realidade do cenário educacional e suas ameaças: não desprezar os desafios eminentes, definir onde se quer chegar e como se quer chegar.
Modelo de Gestão Acadêmica Compreensão da Realidade Sustentabilidade Gestão Eficaz Excelência Acadêmica
Gestão Eficaz para o Novo Cenário Sustentabilidade Otimização de Recursos Oferta Consistente de Cursos Adequação à Demanda Redimensionamento do Corpo Docente
Atitudes Importantes na Gestão Acadêmica Transparência Definição de Critérios Uso de Equidade
Instrumentos para uma Gestão Acadêmica Eficaz Planejamento Estratégico Indicadores de Desempenho Autoavaliação
Gestão Acadêmica Eficaz para a Excelência Universitária Metas Indicadores Planejamento Estratégico Cotejamento Realimentação Autoavaliação Regulação oficial Retro-alimentação Avaliação Externa
Gestão Acadêmica Eficaz para a Excelência Universitária Metas Indicadores Planejamento Estratégico Cotejamento Realimentação Autoavaliação Regulamentação oficial Retroalimentação Avaliação Externa
Gestão Acadêmica Eficaz para a Excelência Universitária Capacidade de se Reinventar Mudança da Cultura Organizacional Fontes Alternativas de Captação de Recursos (reduzir dependência de mensalidades) (Redução da verticalização, foco nas atividades fins) Estrutura Acadêmico-Administrativa (oportunidades, compatibilidade) Internacionalização Relacionamento interno e externo (espaço ibero-americano)
Maior Desafio ALERTA A competência acadêmica e de gestão do reitor pode ser insuficiente, para o que tem que ser feito, frente aos conflitos e vaidades que tem que enfrentar.
Conclusões A excelência universitária envolve inúmeras variáveis, algumas intangíveis. Conhecer o cenário educacional é fundamental para as mudanças necessárias. Fundamental a utilização de instrumentos de gestão como planejamento estratégico e Autoavaliação. Grandes desafios para uma gestão acadêmica eficaz envolvem grandes mudanças da Cultura Organizacional.
Muito Obrigado! reitoria@mackenzie.br