O pan-amazonismo É um movimento com raízes nos ideais de integração latino-americano surgidos no início do século XIX, com o processo de independência,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Articulação da Pan-Amazônia Mesa A crise e os planos do capital para a Amazônia Belém (Pa), de julho de 2009.
Advertisements

Organização Pan-Americana da Saúde.... Melhoria da Saúde nas Américas Até onde chegamos e que mais precisamos fazer? Mirta Roses Periago Diretora Melhoria.
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Antonio Carlos F Galvão
Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
Globalização e Desenvolvimento:
O papel da capacitação profissional no desenvolvimento dos APLs:
Dos primeiros passos... I EREJA / Centro-Oeste
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
ARTICULAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS NA PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ECA 21 ANOS E DESAFIOS RELUTANTES –
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Trabalho de geografia.
UMA ALTERNATIVA NO CUIDADO DOMICILIAR
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho.
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
NÚCLEO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS - NELAM. O NELAM: a pesquisa e a reflexão enquanto ferramentas da transformação social Em 1º de abril de 2005, estudantes,
Cúpula Social do Mercosul Brasília 13 a 15 de dezembro de 2006 SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA REPÚBLICA.
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
CE_19_CAN CAN – Comunidade Andina de Nações APEC – Asia-Pacific Economic Cooperation ASEAN – Associação de Nações do Sudeste Asiático DISCIPLINA: Comércio.
Movimento Brasil Competitivo
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Políticas para a Cooperação Cultural de Organizações Internacionais
Objetivos Gerais Captar recursos para as atividades da CESE no âmbito nacional. Divulgar, nacionalmente, a ação da CESE; Estreitar e ampliar a articulação.
Parques Tecnológicos Anderson S. L. Gomes SECTMA
10 Anos! Inter-Institucionalidade na Missão
Biblioteca Virtual em Saúde:
Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul.
Tour do Brasil 2014 em Pesquisa e Inovação Cooperação entre o Brasil e a Alemanha.
Coordenadoria do Orçamento Participativo
Reunião de Apresentação
Conflitos tendo por base os nacionalismo e a vontade independentista
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
VII Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul
SERVIÇOS AMBIENTAIS DAS TERRAS INDÍGENAS – MEIOS DE COMPENSAÇÃO
Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul.
46º FORUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM A UNIVERSIDADE E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO.
Projeto Promoção da Juventude Sindical
Inserção do Estado do Amazonas ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel Maria do Rosário Lobato Rodrigues DEAPI/SECT-AM Manaus Março/2005.
Seminário Internacional “América Latina Acessível e Sem Barreiras” FOTO Quito - Equador 8 a 10 de novembro de 2012.
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
DIA DAS DOENÇAS RARAS NO CALENDÁRIO OFICIAL Brasília, abril de 2013 Uma necessidade?
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
CEC, 13 de Novembro de 2013 Luísa Bernardes CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro.
Luciene Burlandy Universidade Federal Fluminense 2006 Forum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional.
Nossa Várzea - Cidadania e Sustentabilidade na Amazônia Brasileira
Sub-Rede: Os efeitos das intervenções antrópicas na Bacia do Purus: análise das relações entre as funções ambientais, atores sociais e gestão das águas.
Defesa Civil, Proteção Civil
CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU CICI CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE GESTORES DE CIDADES parceria internacional para inovação.
Senegal Ilha Maurício Namíbia Geórgia Turquia Japão.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Sistemática de Importação e Exportação
ECONOMIA SOLIDÁRIA  Concepção de ser humano  Concepção de natureza.
Secretaria-Geral da Presidência da República Participação social é método de governar PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO METODO DE GOVERNO 28/11/2013.
Equador.
América Andina A América andina são os países que possuem a cordilheira dos Andes presente em seu território.
Lycia Lima – Banco Mundial. 2 3  Os artigos que compõe este livro foram apresentados na Quinta Conferência Anual da Rede realizada em Bogotá, Colômbia,
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Política Externa Brasileira
Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul
Sergio Luis Allebrandt
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Instituto de Tecnologia Social - ITS III Conferência Nacional Ciência, Tecnologia e Inovação Apresentação: Tecnologias Sociais Declaração das ONGs: Ciência,
I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 28 de junho de 2005 Presença Internacional.
Os grandes projetos PCN (1985) - Programa Calha Norte - Calha Norte é a faixa de fronteira no extremo norte do Brasil. Com quase seis mil quilômetros.
1.Nação : reunião de pessoas, da mesma raça, falando o mesmo idioma, tendo os mesmos costumes e adotando a mesma religião, formando,assim, um povo, cujos.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

O pan-amazonismo É um movimento com raízes nos ideais de integração latino-americano surgidos no início do século XIX, com o processo de independência, em especial, do bolivarianismo.

O pan-amazônismo oficial Surge com a assinatura do Tratado de Cooperação Amazônica – TCA, em 1978, a partir de uma proposta do Itamaraty, idealizada por Rubem Ricúpero. Tenta-se operacionalizá-lo por meio de secretarias protempore rotativas.

O pan-amazônismo e a OTCA Em 1998, o TCA é emendado, e cria-se a OTCA, que só foi implantanda em 2004. O histórico do TCA e da OTCA é de letargia e embaraços diplomáticos.

O pan-amazônismo e a sociedade civil. 1984 – COICA 2005 – Fórum Social Pan-Amazônico - 2010 – Associação PanAmazônia

O pan-amazônismo e a Academia 1987 – UNAMAZ - 2008 – Universidade do Pacto Amazônico (UPAM), Benjamin Constant / AM 2009 – Universidade de Integração Amazônica (UNIAM), Santarém / PA - 2011 – Universidad Regional Amazónica, Tenna, Equador

Amazônia Continental

7,5 milhões de Km2 40 milhões de habitantes Maior bacia fluvial Maior e mais biodiversa floresta Dínamo acorrentado

8 países – centenas de línguas – centenas de etnias Amazônia Continental Panamazônia 8 países – centenas de línguas – centenas de etnias Um só povo!

A Pan-amazônia é uma nação transversal que requer nova relação com os centros nacionais de poder

Pan-amazônia Distante dos centros de poder Desempoderamento Falta de destino histórico Processos decisórios externos Presença precária do Estado precariedade sócio-ambiental Caracas Georgetown Bogotá Paramaribo Quito Lima Brasília La Paz

O ideal pan-amazônico Empoderamento dos amazônidas Solidariedade entre os povos amazônicos Harmonização de políticas públicas Cooperação para o fortalecimento regional A integração pan-amazônica como pré-requisito à integração sul-americana Fortalecimento da indentidade pan-amazônica Probelma amazônico requer decisão amazônica Nova relação com os centros de poder nacional

Como o pan-amazonismo pode contribuir para o desenvolvimento da Amazônia continental: Fortalecimento regional por meio da cooperação pan-amazônica Maior representatividade política nos parlamentos nacionais Promoção de maior equilíbrio nas relações federativas da região com o poder central Promoção do intercâmbio comercial inter-amazônico Avanço da ciência e tecnologia a partir de bases regionais Fortalecimento da ciência por meio do intercâmbio acadêmico pan-amazônico Aumento da auto-estima das populações amazônicas

Participação em conferência sobre empreendedorismo indígena – OEA / IIPI

www.panamazonia.org