Tratado de Lisboa Uma apresentação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Advertisements


Instituições /Outros órgãos da União Europeia
Competências e interligação
Escola Secundária Sá da Bandeira – Santarém
“Europa para todos” Com o apoio da Comissão Europeia
Imagem: A União Europeia Imagem: Elaborado por: Marlene Maciel.
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
As Constituições 2004/05. Justiça Democracia Protecção Social Estado de direito Bem estar Segurança Respeito pela dignidade humana Respeito dos direitos,
PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO
Direito da Economia /13 A Constituição Económica Europeia.
Direito da União Europeia
Workshop “Transferências de bens intangíveis”
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Data e Local de assinatura 13 de Dezembro de 2007 no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa.
Quem chefia o Estado? Cidadania e Empregabilidade.
O CONTRATO DE TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL
Cidadania e Empregabilidade
União Europeia.
Estratégia Nacional para a Deficiência - ENDEF
Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural
União europeia SÓNIA VICENTE.
União Europeia.
Docente: Pedro Moreira
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
Somos cidadãos europeus Carlos Costa Neves Universidade Verão C. Vide, 09.Set.2003.
ÓRGÃOS EUROPEUS Banco Central Europeu Comité das Regiões
A Comissão Europeia é a instituição que é politicamente independente e que representa e defende os interesses da União Europeia na sua globalidade.
© Dezembro, 2009 TRATADO DE LISBOA. © Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa O Tratado de Lisboa foi assinado pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-
A Imigração em Portugal e na Europa
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
Sistemas Jurídicos Comparados – Introdução
Organizações não governamentais e Sociedades transnacionais
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
1.ª questão geradora: o que é ser cidadão europeu?
Lei de bases da actividade física e desportiva
O Direito Comunitário.
Trabalho elaborado por Alexandra
Carta Olímpico.
A COMUNIDADE INTERNACIONAL
Igualdades de oportunidades e coesão social  “TODOS DIFERENTES TODOS IGUAIS”
ANÁLISE ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
O que é o Estado? Capítulo 16.
Este trabalho foi realizado por:
Escola Secundária Ferreira Dias Vitrinismo Disciplina de Ai Trabalho sobre a construção Europeia. Os tratados da construção Europeia Anna karolyna, n 3.
O CIEJD enquanto Organismo Intermediário no quadro da Parceria de Gestão estabelecida entre o Governo Português e a Comissão Europeia, através da sua Representação.
Lisboa, a 19 de Outubro.
Tratados da União Europeia
Afirmação da União Europeia no Mundo
Como funciona? Quem decide?
1.1 A Europa no pós-Guerra - Máquina produtiva completamente destruída
Elaborado por: Vanessa Miguelito.
 Liberdade de circulação: Não há escola que se iguale a um lar decente, nem professores que se igualem a pais virtuosos e honestos. (Mahatma Ghandi).
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Cozinheiros Da Economia
União Europeia.
Natureza jurídica da UE
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Desafios da União Europeia na Atualidade
A. Sumário B.Histórico do Parlamento C.Características Gerais D.Procedimentos de Tomada de Decisão no Parlamento Europeu E.As eleições europeias F.Diagnóstico.
A Construção da U E Do plano Schuman ao Tratado de Nice.
Como funciona a União Europeia
A construção da Cidadania Europeia
As prioridades da Presidência Húngara. Dezembro 2010 As prioridades da Presidência Húngara A Presidência Húngara do Conselho da União Europeia irá decorrer.
Departamento de Ciências da Educação Ciências da Educação 1ºciclo Educação Comparada Docente Nuno Fraga.
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
OUTROS ORGANISMOS. Outros organismos (1) UNIÃOEUROPEIA Instituições ÓrgãosConsultivos ÓrgãosFinanceiros ÓrgãosInterinstitu-cionais Agências OutrosÓrgãos.
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
ERASMUS E CIDADANIA EUROPEIA Seminário Estágios Erasmus Reitoria da Universidade do Porto 12 de março de 2013 Seminário Estágios Erasmus Reitoria da Universidade.
O O caminho para a União Europeia. Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) França Alemanha Itália Holanda Bélgica Luxemburgo1951 Assinatura do Tratado.
Transcrição da apresentação:

Tratado de Lisboa Uma apresentação Fonte: Ministério dos Negócios Estrangeiros

Um Tratado para a Europa do Século XXI A grande aventura do projecto europeu comemorou em 2007 cinquenta anos. Passado mais de meio século sobre a assinatura do Tratado de Roma, a União Europeia assumiu-se como espaço de paz, impulsionador de progresso e prosperidade. O respeito pelos valores universais – direitos humanos, liberdade, democracia, igualdade e Estado de Direito – são os fundamentos deste projecto conjunto. Na sequência de vários alargamentos, a UE passou de 6 para 27 Estados-membros, adquirindo um papel cada vez mais importante na Europa e no mundo.

Porquê um novo Tratado? É necessário um novo tratado porque o Mundo mudou e a Europa também. As regras de funcionamento da UE têm de ser adaptadas porque: O número de Estados-membros mais que quadruplicou desde 1957: é por isso necessário adaptar as regras de funcionamento das Instituições Europeias, para que estas possam ser mais eficientes numa Europa alargada.

Porquê um novo Tratado? A União Europeia é um projecto complexo, as Instituições Europeias produzem legislação sobre inúmeras matérias e têm múltiplas tarefas e funções. É fácil perdermo-nos no meio de tanta informação. A Europa tem de se aproximar mais dos seus cidadãos, porque, afinal de contas, a União existe justamente para melhorar a vida das pessoas

Porquê um novo Tratado? Os desafios com que a União Europeia se defronta hoje são muito diferentes dos de há 50 anos. O Mundo é cada vez mais complexo e interdependente: a Europa tem de ter instrumentos que lhe permitam fazer face à globalização, e ter um relacionamento eficaz com outros países.

Principais Tratados Europeus

O que muda com o novo Tratado? Uma entidade única A União Europeia passa a ser uma entidade única, dotada de personalidade jurídica. Não se fala mais em comunidades europeias, mas apenas em União Europeia.

O que muda com o novo Tratado? As Instituições O Conselho Europeu, isto é a reunião dos Chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros é transformado numa instituição da União e será liderado por um Presidente, nomeado por dois anos e meio.

O que muda com o novo Tratado? As instituições O Parlamento Europeu (eleito democraticamente pelos cidadãos), passa a ter um papel mais importante, participando com mais frequência na aprovação da legislação e na adopção do orçamento.

O que muda com o novo Tratado? As instituições Existirá um representante único para as questões da política externa: o Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, que acumulará o cargo de Vice-Presidente da Comissão Europeia. A Europa poderá ter assim um papel de maior relevo na cena internacional.

O que muda com o novo Tratado? As instituições A Comissão Europeia terá uma composição reduzida a partir de 2014: os actuais 27 Comissários Europeus diminuirão para 18, escolhidos de acordo com um sistema de rotação igualitário por um período de 5 anos.

O que muda com o novo Tratado? As instituições O Conselho, que reúne os Ministros dos Estados-membros, continuará a ser presidido por um Estado diferente de seis em seis meses. No entanto, existirá um programa comum entre três Estados, de modo a dar mais continuidade às políticas da União.

O que muda com o novo Tratado? As instituições O principal processo de decisão da União Europeia passa a chamar-se processo legislativo ordinário, no qual participam o Conselho (votando por maioria qualificada) e o Parlamento Europeu.

O que muda com o novo Tratado? As instituições É instituída uma nova forma de calcular a maioria qualificada no Conselho (a partir de 2014): para que uma decisão seja tomada, terão que votar favoravelmente pelo menos 55% dos Estados-membros, representando pelo menos 65% da população da União; no entanto, se uma minoria de bloqueio não reunir pelo menos 4 Estados-membros, o acto considera-se adoptado.

O que muda com o novo Tratado? As pessoas O Tratado de Lisboa consagra expressamente os valores nos quais se baseia a União Europeia: respeito pela dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, estado de Direito, respeito pelos Direitos do Homem e das minorias, pluralismo, não discriminação, tolerância, justiça, solidariedade e igualdade entre homens e mulheres.

O que muda com o novo Tratado? As pessoas A Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, que reúne num texto único o catálogo de direitos dos cidadãos europeus, ganha valor jurídico: as pessoas estão melhor protegidas.

O que muda com o novo Tratado? As pessoas É criado o direito de iniciativa popular: um milhão de cidadãos europeus, de diferentes países da UE, pode pedir à Comissão Europeia para apresentar uma proposta legislativa sobre um determinado assunto que considere importante.

O que muda com o novo Tratado? As pessoas Os Parlamentos Nacionais dos Estados-membros passam a ter um poder reforçado de controlo sobre as actividades da União, examinando as propostas e iniciativas da Comissão.

O que muda com o novo Tratado? As políticas O Tratado de Lisboa enumera claramente as competências da União Europeia, para que se saiba exactamente o que faz a União.

O que muda com o novo Tratado? As políticas São conferidas mais competências no domínio da liberdade, segurança e justiça, permitindo uma acção mais eficaz da União em relação a problemas que afectam os Estados-membros no seu conjunto, e que portanto, necessitam de uma acção conjunta: é o caso da imigração, do tráfico de seres humanos, do terrorismo ou da criminalidade organizada.

O que muda com o novo Tratado? As políticas Foram introduzidas alterações no domínio da política externa, com o intuito de torná-la mais eficaz: além do novo cargo de Alto Representante, prevê-se a possibilidade de uma cooperação mais estreita entre os Estados-membros na área da defesa, e regras específicas no âmbito da ajuda humanitária.

O que muda com o novo Tratado? As políticas O Tratado de Lisboa introduz também novas políticas, prevendo novas regras que regulam a actuação da União em diversos domínios. São exemplos o combate às alterações climáticas, a energia, o espaço, o turismo, ou a protecção civil.

Mais informação sobre a UE Centro de Informação EUROPE DIRECT de Santarém http://europedirect.esgs.pt Centro de Contacto EUROPE DIRECT 00800 6 7 8 9 10 11