Formação profissional e EAD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Maio / 2006.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
1 e-Learning Fábrica de Educação a Distância (04/2005)
Mesa-redonda Análise e avaliação da aprendizagem em suporte ao aluno
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”
Instrumentos de Avaliação - MEC
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Censo ABED 2012.
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Adelma Sobreira de Lima Mônica Alves da Silva Abril 2011
A construção de Recursos didáticos Montando um quebra-cabeça
Curso de Docência Universitária
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Conceitos e Gerações de EAD
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
EaD SABERES, DESAFIOS E PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE EaD QUALIDADE TECNOLOGIA
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Introdução à Educação à distância
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Curso de Capacitação em Educação a Distância
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Papel do Tutor em EAD.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Transcrição da apresentação:

Formação profissional e EAD Transitando entre mundos paralelos Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Que mundos são esses? A Formação Profissional A Educação a distância Educar para o trabalho Professor e aluno face-a-face A Educação a distância Educar Professor e aluno distantes entre si Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Há um portal entre eles? Educação Acontece em diferentes espaços e ambientes Formal, informal, não-formal Admite diferentes configurações Presencial A distância Diferentes ambientes e espaços: Formal, não formal, informal; na escola, na igreja, no trabalho, etc. Admite múltiplas concepções e perspectivas Transmissão do saber Construção do saber Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Como é o mundo da EAD? (1) Características principais Separação físico-geográfica entre educador e educando Rompimento da unidade espaço-tempo Comunicação não contígua, mediada por recursos educacionais Modificação da dinâmica do processo de ensino e de aprendizagem Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Como é o mundo da EAD? (2) Características principais Aprendizagem autônoma Apoio institucional ao educando Modificação do perfil do educador no planejamento na produção na docência Possibilidade de assumir diferentes configurações Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

As configurações ao longo do tempo... 1a geração Cursos por correspondência (a partir de 1890) 2a geração Universidade aberta ( a partir de 1970) Broadcasting e teleconferência ( a partir de 1980) 3a geração Multimidia e redes de comunicação (hoje e ....) 4a geração Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Quando os mundos se encontram...(1) EAD na Formação Profissional Desafios A questão da prática A interatividade A comunicação nos dois sentidos A docência competente e comprometida Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Quando os mundos se encontram...(2) Questões envolvidas Pedagógicas Tecnológicas Apoio ao educando Apoio ao educador Institucionais Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Questões pedagógicas O que ensinar Para que ensinar Como ensinar A seqüência Como ensinar Os meios As estratégias e atividades Objetivos Como avaliar Objetos Instrumentos Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Questões tecnológicas As tecnologias a utilizar Por que essas tecnologias e não outras O desenvolvimento das tecnologias Competências para desenvolvimento das tecnologias Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Desenvolvimento das tecnologias Seleção Planejamento Produção Avaliação Utilização Controle Manutenção Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Competências p/ desenvolvimento Saber conhecer Saber fazer Saber conviver Saber ser Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Questões de apoio ao educando A distância física e a psicológica Nível e tipo de interação Experiência anterior com EAD Estilo de aprendizagem Suporte familiar e profissional Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Questões de apoio ao educador Expectativas em relação à EAD Competência instalada Condições oferecidas para exercício da função Condições exigidas para exercício da função Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Questões institucionais Perfil institucional Prioridades Tipo de iniciativa oferecida Nível de comprometimento Relação com educadores e educandos Disposição para investimento Prioridades Condições disponíveis Instalações, equipamentos, recursos didáticos Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

AECO A EAD no SENAI/SP A metodologia (Apoio Educacional Colaborativo) Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Atendimento diferenciado Apoio tecnológico - E-mail - Chat - Fórum - Tira-dúvidas - Webconferência Tutor e mediador pedagógico Atendimento diferenciado Foco na interação Educação centrada no aluno Vídeo Texto Animação Simulação Exercícios interativos Conteúdo formativo Outros alunos Turmas Pequenas Grupos Pequenos Ambiente colaborativo - Curso em ambiente lúdico e contextualizado - Situações-problema relacionadas à prática profissional Individual Auto-avaliação Grupo Avaliação multidimensional Participação Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

A EAD no SENAI/SP Tipos de cursos oferecidos Material impresso Material impresso e vídeo Material impresso c/ tutoria online Multimídia c/ tutoria online Online Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Material impresso Competências transversais A busca por uma nova linguagem Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Material impresso e vídeo Leitura e Interpretação DTM O primeiro de todos Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Material impresso e vídeo Impermeabilização O problema das cores Fotos ou desenho? Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Material impresso e vídeo Offset A organização por problemas Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Material impresso e vídeo Modelagem de Lingerie O vídeo difícil de fazer: a visão do modelista, erotização e história Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Material impresso e vídeo Mecânico de condicionador de ar Prática presencial Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Material impresso c/ tutoria online A Construção do texto didático Uma história complicada Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Multimídia c/ tutoria online Jogo de cintura - Planejamento A construção dos personagens Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Multimídia c/ tutoria online Avaliação Maniqueísmo em relação ao conteúdo Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Multimídia c/ tutoria online Estratégias de Solução de Problemas O primeiro game – a programação Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Cursos online Robótica industrial O simulador restrito Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Cursos online Emissões atmosféricas A ambientação no espaço virtual Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Cursos online Automação industrial Planejamento e produção terceirizadas Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Cursos online Linguagens de programação de CLPs A falha na avaliação da necessidade Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Cursos online Controle de processos A busca pelo simulador alternativo Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Cursos online Redes industriais Conteúdo em construção Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Cursos online Acionamentos elétricos Parece um simulador mas não é Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Cursos online Fundamentos de eletrônica A extensão do conteúdo. Recorte pelos exercícios Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Cursos online Microcontroladores Kit físico ou simulador virtual Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Cursos online Eletricidade industrial Decisões quanto à arte Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Cursos online Eletricidade predial Preocupação com o público Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Cursos online Formação de tutores Aprendizagem por vivências Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Cursos online Capacitação pedagógica de 3os. O foco no relação professor-aluno Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Cursos online Prevenção de riscos em prensas Fugindo do horror Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Cursos online CIPA A terceirização a partir da ementa de conteúdos Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Cursos online LIBRAS A pilotagem inadequada Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Os desafios de hoje Implantação do centro de EAD O crescimento do núcleo e suas consequências A tutoria num contexto de sustentabilidade econômica A reorientação do foco da ação – o corporativo, o atendimento a demanda A competência profissional – acadêmica ou vivencial? A evasão Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08

Obrigada!!!! consufer@uol.com.br “Seja qual for o seu sonho, comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia.” Goethe Obrigada!!!! consufer@uol.com.br Consuelo Fernandez SENAI/SP 11/11/08