Modelagem como metodologia de ensino

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

1º encontro de formação – 23/03/2010
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
Discutindo práticas em Matemática
PAVIMENTAÇÃO COM DUAS FORMAS
COMPOSIÇÃO DE FIGURAS PLANAS ll
DIRETRIZES CURRICULARES DE MATEMÁTICA
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
Construção de Polígonos regulares.
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Explorar e Investigar para Aprender Matemática Através da Modelagem Matemática William Kfouri Professor do Ensino Médio e Superior e aluno do programa.
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Polígonos regulares. Construção
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
SITUAÇÃO-PROBLEMA LIGADA À REALIDADE
1.º Encontro Pedagógico – ano II Articulação Curricular 1.º/2.º Ciclos
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Aprender com jogos e situações-problema
Desenvolvimento do Raciocínio em Geometria
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Problemas de Otimização
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
John Dewey ( ).
O Desenvolvimento de Habilidades e Competências Estudos de Caso Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Jogo dos Polígonos Finalidades didáticas
“QUALQUER JOGO MAS NÃO DE QUALQUER JEITO” “MOMENTOS DO JOGO”
O ENSINO DA GEOMETRIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Caderno 5- Geometria PROFESSOR: CLAUDINEI SCHIMANKO
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Confecção da Mankala colhe três com sucata
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Desafio das Operações – Finalidade Educacionais
Formação Contínua em Matemática para professores do 1º Ciclo
1 - Introdução à Modelagem Matemática
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
Perguntas de Modelação
Planejamento da Rotina Semanal
Conceitos e Procedimentos
O que é o Geometer’s Sketchpad?
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Por Elizandro de Almeida Esquiam
Ensino e aprendizagem matemática no quarto ciclo.
INTRODUÇÃO SEMELHANÇAS DE TRIÂNGULOS E RAZÃO EM ÁLGEBRA
Construção de polígonos e Malhas
As folhas de papéis gráficos e a semelhança de polígonos
Geometria com Origami Nesta oficina o nosso objetivo é estudar a matemática sob a perspectiva da modelagem, usando para tal a arte de dobrar papel – O.
Tetraedro com Envelope
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA OFICNA: Flexágono.
Genética e Evolução: Abordagens e metodologias
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
Volume de Prismas Retos
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Transcrição da apresentação:

Modelagem como metodologia de ensino Projeto Rede Jogos no Ensino da Matemática a partir de sucata APRESENTAÇÃO Modelagem como metodologia de ensino EQUIPE Ross Nascimento Verônica Gitirana  

Matemática - Ciência dos Padrões

MODELAGEM A necessidade do homem de compreender os fenômenos que o cercam e de ampliar, aprofundar e organizar, progressivamente, o seu conhecimento e sua capacidade de intervenção sobre esses fenômenos impulsiona e sempre impulsionou a construção do conhecimento matemático.

MODELAGEM Uma das atividades inerentes a própria construção da matemática; Uso dos conceitos já modelados para representar (modelizar) uma situação para então solucionar um problema.

Como surge o número racional?

Como surge o número racional?

Será que o número natural dá conta de medir qualquer comprimento?

Com dois comprimentos já se tem uma árdua tarefa. Precisa-se definir uma unidade que dê conta de expressar as duas medições por um natural? Com dois comprimentos já se tem uma árdua tarefa.

Qualquer comprimento pode ser expresso por um número racional?

d 1 Pode-se expressar a medida da diagonal de um quadrado de lado 1 por um número racional?

Modelagem como Metodologia de Ensino da Matemática Ofertar um problema em uma situação contextualizada para propor ao aluno a modelizar (caricaturar/descrever/representar) a mesma, na busca de dar um sentido, por meio da linguagem e conceitos matemáticos, e possibilitar a construção de uma solução para o problema.

Modelagem – Alguns prós A partir de um problema, o aluno: analisa a situação, busca em seu escopo de conhecimento matemático aqueles que poderiam ser utilizados para modelizar o problema.

Modelagem – Alguns prós Por que é tão difícil para o cidadão usar a matemática em sua vida? A competência de modelagem, essencial para o uso da matemática, sofre uma barreira em um currículo fragmentado, currículo este em que cada atividade está inserida em um “tempo didático”, no qual já estão definidos os campos de conhecimentos a se utilizar.

Modelagem – Alguns elementos que se deseja evitar Atualmente, Ao se estudar funções quadráticas, os problemas se referem ao uso desse tipo de função. Ao se estudar problemas aditivos, os problemas são resolvidos por adição. Nessa abordagem, não cabe ao aluno, pensar na matemática que precisa utilizar. Cabe a ele, utilizar a matemática do tempo didático.

Um problema de modelagem Construir com sucata o tabuleiro do jogo da velha com figuras geométricas. As figuras já foram obtidas e a maior delas é o círculo com 15 cm de diâmetro. Qual a delimitação do problema, condições para que o jogo funcione bem: As peças precisam caber em cada casa do tabuleiro; O tabuleiro é formado por quadrados congruentes.

Um problema de modelagem Qual é a matemática que precisa-se utilizar para decidir o comprimento de cada casa e do tabuleiro completo?

Possibilidades de modelagem com os jogos O mapeamento/descrição/etapas de conhecimento de um jogo buscando desvendar a Matemática que está por trás das estratégias do jogo. A elaboração do jogo em si, a modelação do jogo e a descrição das regras e etapas necessárias para utilizá-lo no ensino de Matemática. A confecção do jogo com material de sucata.

Exemplo de elaboração de jogos Modificar o jogo dos polígonos para trabalhar triângulos com foco em classificações dos triângulos. Que conhecimentos matemáticos serão necessários para tais definições? E os didáticos? É possível traçar triângulos escaleno, isósceles e equiláteros na malha quadrada? Que conhecimentos os alunos desenvolveriam ao jogar?

Características, limites e possibilidades da modelagem O ambiente de Modelagem está associado à problematização e investigação. O problema precisa ser bem delimitado para se conseguir soluções que envolvam a matemática que se deseja trabalhar.

Características, limites e possibilidades da modelagem O aluno passa a desenvolver a capacidade de inventor, de pesquisador, de trabalhar com seus pares; Para melhor entender a modelagem a se desenvolver, a abordagem de modelagem é feita em grupos; A exploração do conhecimento matemático parte da solução dada pelo aluno.

Ensinar a fazer uma modelagem A modelagem como estratégia de ensino

Características, limites e possibilidades da modelagem Preparação do professor para orientar a atividade com modelagem. Entrave da organização curricular.

Características, limites e possibilidades da modelagem Na confecção da Mankala, um dos grupos resgatou o conhecimento de construir pentágonos por dobradura e mudou a forma do tabuleiro para um pentágono regular. Outro conhecimento não antecipado entrou em discussão, a semelhança de figuras. Como obter uma retângulo similar a folha A4?

Características, limites e possibilidades Boa antecipação das possibilidades de solução por parte dos alunos. Adequação das soluções antecipadas aos conhecimentos dos alunos. Exemplo No jogo da velha com figuras geométricas, não adianta pensar que alunos dos anos iniciais do ensino fundamental poderão discutir a obtenção dos polígonos por construção com régua e compasso.