Pentaminós e Planificação do Cubo

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Transcrição da apresentação:

Pentaminós e Planificação do Cubo

Porque escolhemos a tarefa? Permite explorar, construir e transformar figuras geométricas e estabelecer relações entre eles. Permite estudar as propriedades das figuras geométricas planas. Permite fazer transformações de figuras geométricas planas. Permite concluir que a forma das figuras não se altera quando muda a forma da posição.

Permite construir caixas em papel, cartolina ou cartão. Permite construir um cubo a partir de uma dada planificação. Permite explicar e confrontar as suas ideias com as dos companheiros, justificar as suas opiniões e descrever processos utilizados na realização das actividades. Permite desenvolver estratégias pessoais de resolução de problemas e assumir progressivamente uma atitude crítica perante os resultados.

O que os alunos fizeram Utilizaram quadrados de esponja para montar os pentaminós. Desenharam os pentaminós numa folha quadriculada utilizando a régua. Desenharam os pentaminós no quadro. Verificar que necessitavam de agrupar os pentaminós de forma a verificarem se já os tinham encontrado todos.

Voltaram a desenhar os pentaminós no quadro e na folha quadriculada agrupando os pentaminós segundo uma ordem estipulada:

Copiaram os pentaminós para uma grelha. Verificaram o número de lados, o perímetro, a área e quais os pentaminós que tinham simetria. Fizeram registos na grelha.

Em seguida, verificaram quais os pentaminós, que, quando dobrados, faziam caixa, sem tampa:

Os alunos tentaram fazer a planificação do cubo a partir dos pentaminó que faziam caixa sem tampa:

Planificação do cubo Todo o trabalho foi repetido Descobriram-se as onze planificações Novamente houve necessidade de agrupa-los de forma a verificar-se que não eram repetidos Foram copiados para uma grelha após a elaboração no quadro Verificou-se o número de lados, perímetro, área e simetria Fizeram-se os respectivos registos

O que aprenderam: aprenderam a desenhar figuras compostas por outras figuras. Verificaram que existem mais figuras geométricas para além das que aparecem nos livros. Verificaram que há formas geométricas variadíssimas. Calcularam a medida dos lados dos pentaminós. Calcularam as medidas dos perímetros dos diferentes pentaminós. Calcularam a medida da área dos pentaminós. Compreenderam de forma intuitiva a noção de área porque é a propriedade comum a todos os pentaminós.

Verificaram que todas as figuras ocupam a mesma porção de plano. Identificaram os eixos de simetria das figuras. Compreenderam de forma intuitiva a noção de eixo de simetria. Verificaram quais os pentaminós que podem fazer caixa aberta. Fizeram planificações do cubo a partir dos pentaminós.