SÓLIDOS PLATÓNICOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GEOMETRIA ESPACIAL.
Advertisements

OS CINCO SÓLIDOS PLATÓNICOS
Os Sólidos Platónicos Ana Arrrombra e Manuela Pedro
Matemática B - 10º Ano Ana Soveral e Carmen Viegas
Os sólidos geométricos
Geometria Espacial Prof. Kairo O Silva.
Construção de Polígonos regulares.
O que você deve saber sobre
Professor Joel MATEMÁTICA POLIEDROS.
GEOMETRIA.
POLIEDROS.
Os Sólidos Platónicos Nuno Mendes nº14 Hugo Fernandes nº04
Poliedros e não poliédricos
POLIEDROS Etimologicamente, a palavra Poliedro deriva dos termos gregos: Poli (Muitos) e hedro (plano). INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA.
Polígonos e poliedros convexos e côncavos Geometria plana
Polígonos regulares. Construção
Colégio Estadual ‘’Antenor Padilha’’
Curso de formação “O ensino da geometria no 1º ciclo”
POLIEDROS COLÉGIO DECISIVO Matemática Professor Wilen
Poliedros de Platão COLÉGIO DECISIVO Matemática Professor Wilen
MATEMÁTICA UNIDADE 1 Conteúdo: Geometria Espacial Duração: 10 40’ 28/01/14 AGRONEGÓCIO - TURMA 3º A Matemática – Geometria Espacial.
Um pouco de história Há cerca de anos, Babilónios e Egípcios tinham já grandes conhecimentos de geometria. Este "saber geométrico" servia para resolver.
Colégio Estadual “Antenor Padilha”.
Se por um ponto exterior a uma circunferência se tiram duas retas tangentes a essa circunferência, os segmentos de reta definidos pelo ponto exterior e.
2012/2013 Projeto kranius.
POLIEDROS.
Geometria Espacial Prof.: Douglas 2⁰ ano.
1. INTRODUÇÃO POLIEDROS: poliedro é todo sólido limitado por polígonos planos. POLY: MUITAS EDROS: FACES.
SÓLIDOS POLIEDROS NÃO POLIEDROS.
Platão Platão (Atenas, 348/347 a.C.) foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador.
GEOMETRA ESPACIAL SÓLIDOS GEOMÉTRICOS.
POLÍGONOS REGULARES Matemática Dorta.
Áreas de Figuras Planas
Conto O enigma de Gaspar
SUGESTÃO DE AULA PARA CLASSES DO ENSINO MÉDIO
A geometria na natureza
MATEMÁTICA UNIDADE 1 Conteúdo: Geometria Espacial Duração: 10 40’ 04/02/14 AGRONEGÓCIO - TURMA 3º A Matemática – Geometria Espacial.
ESTUDO DA PIRÂMIDE Giovanni Ávila.
POLIEDROS DE PLATÃO.
Prismas.
Estudo dos Poliedros.
POLIEDROS.
By João Lúcio !!!.
Unidade 1: Reflexão, translação e rotação
Sólido geométrico → é uma porção finita de espaço limitada por superfícies planas e curvas; é um objecto tridimensional, isto é, tem largura, comprimento.
POLÍGONO.
TRIÂNGULOS.
Estudo dos Poliedros.
Elementos de um triângulo retângulo
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E POLIEDROS
Colégio Prioridade Hum
PADRÕES FRISOS PAVIMENTAÇÃO EMPACOTAMENTO.
Poliedros.
LÓGICA GEOMÉTRICA Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento lógico; Interpretação; Diferentes modos de resolução;
Prática de Ensino em Matemática II Aula 4
POLÍGONOS.
Professora Márcia Ribeiro
PIRÂMIDES.
Prismas Módulo 21 – Frente 4
Sólido geométrico → é uma porção finita de espaço limitada por superfícies planas e curvas; é um objecto tridimensional, isto é, tem largura, comprimento.
Polígonos inscritos em uma circunferência
SÓLIDOS PLATÔNICOS:. ALGUNS SÓLIDOS Este antigo dado está à venda por dólares. Incrivelmente similar aos dados de 20 lados popularizados pelos.
Volume de Prismas Retos
Perspectivas Na figura seguinte apresentam-se dois tipos usuais de perspectiva cavaleira de um mesmo cubo. Costuma utilizar-se a notação PC(,k%) para designar.
Geometria Espacial.
A forma.
Área do Losango L L A = d1 . d2 2 d2 L L d1.
POLÍGONOS Definição; Polígonos Convexos e não-Convexos;
OFICINA DE POLIEDROS.
MATEMÁTICA – GEOMETRIA I
Transcrição da apresentação:

SÓLIDOS PLATÓNICOS

Os sólidos platónicos são poliedros convexos cujas faces são polígonos regulares e congruentes, e que em cada um dos seus vértices converge o mesmo número de arestas. A sua designação deve-se ao facto de Platão ter concebido as suas teorias cosmogónicas, associando aos cinco poliedros regulares convexos os constituintes fundamentais da Natureza. A existência destes sólidos já era conhecida pelos pitagóricos. Por sua vez, os egípcios utilizaram alguns deles na arquitectura e noutros objectos que construíram.

Existem apenas cinco sólidos platónicos, que são os seguintes:

Estes sólidos foram adquirindo ao longo dos tempos diversos significados místicos. Por exemplo, Kepler sentia uma grande admiração e reverência por eles (Porquê apenas cinco?) e chegou mesmo a tentar explicar os movimentos planetários a partir deles. Além disso, interpretou, no Harmonices Mundi, as associações de Platão da seguinte forma:

Uma demonstração de que são apenas cinco os sólidos platónicos pode ser obtida através do processo da sua construção, como Platão fez num seu texto incluído no diálogo Timeu. Manuscrito de Timeu, tradução para latim de Calcídio, primeira metade do século X.

Para a construção dos sólidos platónicos, por definição, apenas podemos utilizar polígonos regulares congruentes. Comecemos por considerar o triângulo equilátero, que é o polígono regular com menos lados. Quantos poliedros se podem construir, com todas as faces triangulares regulares? Para responder a esta pergunta, centremos a nossa atenção nos vértices dos possíveis poliedros (basta considerar apenas um, pois os restantes são idênticos).

Com dois triângulos equiláteros, não se consegue constituir um vértice de um poliedro, pois um ângulo sólido tem de ser constituído pelo menos por três planos. Com três triângulos equiláteros é possível constituir um vértice de um poliedro, que é concretamente o tetraedro.

Se considerarmos quatro triângulos equiláteros, cuja soma das amplitudes dos ângulos internos adjacentes no vértice é de 240º, obtemos o octaedro. Considerando cinco desses triângulos num vértice, essa soma é de 300º, ainda inferior a 360º, e obtemos o icosaedro.

Passando para seis triângulos equiláteros, chegamos a uma impossibilidade. A soma das amplitudes dos ângulos internos adjacentes no vértice é, neste caso, 360º, o que não permite «fechar» o vértice, isto é, formar um ângulo sólido, pois os triângulos ficam todos sobre o mesmo plano (formando uma pavimentação do plano em torno do suposto vértice). A consideração de um número maior de triângulos equiláteros em torno de um vértice, obviamente já não possibilita a construção de um poliedro.

Considerando o quadrado, e o pressuposto atrás enunciado, chegamos à conclusão de que apenas conseguimos construir o cubo. Com pentágonos regulares, apenas conseguimos construir o dodecaedro.

Com hexágonos regulares não se consegue construir nenhum sólido platónico. Basta verificar que três hexágonos adjacentes em torno de um ponto (supostamente um vértice) pavimentam o plano, pois a soma das amplitudes dos ângulos internos desses hexágonos é precisamente 360º, o que não permite formar um ângulo sólido. Um número maior de hexágonos regulares, obviamente, também não permite a construção de um sólido platónico. Analogamente, com polígonos regulares com um número maior de lados, isso também não é possível.

Enumeremos então os sólidos que acabámos de construir: tetraedro, cubo, octaedro, dodecaedro e icosaedro.