ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Inquéritos Colectivos de Cidadãos Alguns resultados.
Questionário HPV a
Recentes estudos sobre as escolas e o ensino In Good, T. e Weinstein, R. (1999, 3ª edição): As organizações escolares em análise, coordenação de antónio.
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA
DA FAMÍLIA PARA A ESCOLA
No primeiro período, o nosso principal objectivo, foi criar um website consistente, tarefa que foi bem sucedida. Neste segundo período era de esperar o.
Pedagogia da pesquisa-ação
Escola Superior de Educação
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CURSO: CONVIVÊNCIA ESCOLAR
1ª Etapa do Projeto Ao reunirmos a equipe de alunos monitores em Março / 2010, organizamos um vídeo de apresentação. A proposta dos monitores foi responder.
tecnológicos e profissionais
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
43% 39% 27% 24% 14% 6% 14% 12% Ensino - Aprendizagem Faculdade e Universidade Relação Médico- Paciente Desenvolvimento profissional/carreira Não indicação.
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA.
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Projeto : construir um desdobrável sobre nuvens
* DESEMPENHO ESCOLAR DOS EX-ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EUGÉNIO DE CASTRO A FREQUENTAR A ESCOLA SECUNDÁRIA DONA MARIA (2010/2011) - Análise comparativa.
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Realizado no Ano Lectivo CREM Centro de Recursos Educativos.
NEPSO – Escola Opinião “100 ideias, 1000 opiniões”
Observatório da Qualidade ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE PEDRO DA FONSECA DE PROENÇA-A-NOVA ANÁLISE AOS INQUÉRITOS REALIZADOS AOS PAIS/ ENCARREGADOS DE.
Os Estudantes e a Leitura
Apresentação Síntese do Relatório Preliminar Nº2 (Adeptos)
avaliação econômica do Ensino médio profissional
NEPSO – Escola Opinião 100 ideias, 1000 opiniões.
Perceção dos professores acerca dos comportamentos em contexto de aula
Departamento do Ensino Secundário
Ordem do Trabalho Conhecimento do Trabalho Construir o Objecto de Estudo Metodologia do Trabalho.
Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
As convicções, os comportamentos e os valores económicos dos jovens
Escola Básica e Secundária Fernão do Pó
A Relação dos Portugueses com o Dinheiro e o Crédito 2 de Abril de 2008.
Relatório Profissional
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
Trodat Sondagem com Secretárias Realizado por Trama Comunicação São Paulo
Seminário de Integração Profissional IV
Da investigação à divulgação Projecto de investigação “As crianças e a Internet” Estágio As Artes do Ofício “Os jovens e a Internet” Objectivos Integrado.
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
Escola Básica Secundária da Calheta Autores: André Amaro Hugo Santos Márcia Dutra.
Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco Rapazes e Raparigas: Educação SexualEducação Sexual Duas formas diferentes de ver o mundo.
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Biblioteconomia – Noturno Teoria e Gestão da Informação Usuários da Informação Grupo.
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana.
“Indisciplina e Violência na Escola: Factores de Risco”
1 CLUBE DE PAIS DE GRIJÓ A EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA EM FAMÍLIA Jorge Bica Dez/2004.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
C. Que consequências resultam da evolução da população?
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
• Manejo – Formação – Professor.
Quais são os hábitos desportivos dos jovens da nossa Escola? Área 2 Estágio Pedagógico Ed. Física Estudo realizado pelo Núcleo de Estágio E.S.J.D.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Trabalho realizado por: Diana Ribau Marques, nº10 Tatiana Gomes, nº17
Escola EB 2,3/S da Chamusca “A violência na nossa escola”

3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Estudo de usuários: as necessidades de informação dos jogadores de League of Legends Glauce Alves, Hallini Jardim, Julianna Martins, Mário Gonçalves, Phillipe.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS Nepso - escola de opinião Nepso – Escola de Opinião 2012/2013 ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS Fotógrafos de Família 11º L Fotógrafos de Família

Nepso - escola de opinião Introdução Porque escolhemos este tema? O tema enquadra-se num conteúdo abordado na disciplina de Sociologia. Pelo que: Decidimos conhecer e compreender os agregados familiares da envolvente escolar, no contexto da sociedade portuguesa contemporânea. Fotógrafos de Família

Metodologia Nepso - 2012/2013 Universo - Alunos do Ensino Secundário da Escola das Taipas – 1267 alunos Amostra - 253 alunos (54,0 % de alunas e 46,0 % de alunos) Aleatoriamente, escolheu-se o n.º 3 e um intervalo de cinco em cinco alunos. Técnica Utilizada A recolha de informação foi realizada através de um questionário de auto preenchimento, realizado na sala de aula e respondido em papel. As questões, incluídas, no inquérito foram do tipo: fechadas, semifechadas e de escala, de acordo com aquilo que se pretendia inquirir. Datas das Entrevistas 02 a 09 de maio de 2013 Fotógrafos de Família

Situação base Conhecer a situação: Nepso - 2012/2013 Conhecer a situação: Consultamos e recolhemos informação em fontes diversificadas: livros, revistas, jornais e internet. Elaboramos uma síntese da informação recolhida. Trabalhamos essa informação. Fotógrafos de Família

Objetivos Nepso - 2012/2013 Conhecer os tipos de família existentes na envolvente escolar; Determinar causas que justifiquem as transformações associadas à família contemporânea; Conhecer hábitos de convívio dos membros da família. Fotógrafos de Família

Nepso - 2012/2013 Idade dos inquiridos Pela análise do quadro, podemos verificar que a idade dos alunos se situa entre 15 e 20 anos, havendo maior representatividade nos 16 e 17 anos, com cerca de 60%. Fotógrafos de Família

Nepso - 2012/2013 Ano escolar Podemos observar, a partir da amostra selecionada, que o 10º ano é o mais representativo - 39,8% de alunos. Fotógrafos de Família

Base: Totalidade dos inquiridos Habilitações dos pais Nepso - 2012/2013 Base: Totalidade dos inquiridos Pela análise do gráfico, podemos constatar que as mães têm maior escolaridade que os pais. Pensamos que, esta situação, se deve ao facto de estes abandonarem a escola e iniciarem a vida ativa mais cedo. Fotógrafos de Família

Setor de atividade dos pais Nepso - 2012/2013 Base: Totalidade dos inquiridos De acordo com os dados do gráfico, verifica-se que o setor secundário é o mais representativo nas profissões, com 49,1% e 53,1%, para os pais e as mães dos alunos, respetivamente. Justificam-se estes dados, pelo facto da escola estar inserida no Vale do Ave, região fortemente industrializada (têxtil e cutelarias). Fotógrafos de Família

Base: Totalidade dos inquiridos Estado civil dos pais Nepso - 2012/2013 Base: Totalidade dos inquiridos A família tradicional, com pais casados, é largamente predominante, representando 83,6%. O número de pais divorciados, tem, também, alguma expressão, com cerca de 15%. Fotógrafos de Família

Base: Totalidade dos inquiridos Agregado familiar Nepso - 2012/2013 Base: Totalidade dos inquiridos Os agregados familiares predominantes são os que têm 4 elementos, com 47,8%, correspondendo ao casal com dois filhos. Esta situação, mostra que as taxas de natalidade são baixas, não permitindo a reposição geracional, o que, no futuro, trará alguns problemas demográficos e de sustentabilidade do Estado Social. Fotógrafos de Família

Base: Totalidade dos inquiridos Tipo de família Nepso - 2012/2013 Base: Totalidade dos inquiridos Podemos verificar que a família nuclear é a preponderante nos alunos da nossa escola, com 60,2%. As famílias recompostas , apenas, representam 3,5%. A família nuclear (pais e filhos) tem vindo a ocupar o lugar da família extensa - família tradicional portuguesa. Fotógrafos de Família

Como costumas fazer as refeições? Nepso - 2012/2013 Como costumas fazer as refeições? A maioria dos alunos tomam as refeições em família (68%). No entanto, verificar-se, com uma percentagem bastante significativa (30%), onde, esta atitude, já não se constata. Fotógrafos de Família

Quantas vezes por semana comes fast food em família? Nepso - 2012/2013 Quantas vezes por semana comes fast food em família? Pela análise dos resultados, podemos aferir que a maior parte dos alunos não come fast food em família. Isto mostra que este tipo de refeição não é valorizado pelas famílias, preferindo, estas, as refeições tradicionais. Fotógrafos de Família

Em tua casa, a televisão está ligada durante as refeições? Nepso - 2012/2013 Em tua casa, a televisão está ligada durante as refeições? Base: Totalidade dos inquiridos Pelo resultado dos inquéritos, podemos concluir que a televisão está a substituir a conversa em família, às refeições. Estas más práticas estão a generalizar-se. Fotógrafos de Família

Nos teus tempos livres costumas praticar alguma atividade em família? Nepso - 2012/2013 Nos teus tempos livres costumas praticar alguma atividade em família? Base: Totalidade dos inquiridos Os resultados mostram que as atividades praticadas em conjunto pela família são esporádicas. Fotógrafos de Família

Ajudas nas tarefas domésticas? Nepso - 2012/2013 Base: Totalidade dos inquiridos Dos resultados do inquérito, podemos concluir que, os alunos ajudam nas tarefas domésticas, pelo menos às vezes. Fotógrafos de Família

Tens alguém, do teu agregado familiar, emigrado? Nepso - 2012/2013 Tens alguém, do teu agregado familiar, emigrado? Base: Totalidade dos inquiridos As resposta obtidas mostram que a emigração é muito significativa, com 24,3% , entre os familiares dos alunos. Esta percentagem, é o resultado do encerramento de muitas empresas e da crise instalada na região. Fotógrafos de Família

Dos que disseram sim Nepso - 2012/2013 Verificamos, pela análise do gráfico, que das respostas afirmativas - 47,3%, os emigrantes são pais dos alunos. Há, também, 30,9% de tios e 9,1% de mães emigradas. Fotógrafos de Família

Base: Totalidade dos inquiridos País de acolhimento Nepso - 2012/2013 Base: Totalidade dos inquiridos Podemos verificar que os destinos predominantes, dos emigrantes, são: França, (36,4%); Suíça ,(18,2%); e Alemanha (12%). Fotógrafos de Família

Relacionamento com os pais Nepso - 2012/2013 Pela análise dos resultados, podemos concluir que os alunos relacionam-se melhor com as mães do que com os pais. Possivelmente, será porque estas acompanham mais na educação dos filhos e são mais compreensivas e tolerantes. Fotógrafos de Família

Segurança no seio da família Nepso - 2012/2013 Podemos concluir, pelos resultados obtidos, que 99,1% dos alunos da escola, sentem-se seguros no seio da sua família. Podemos, também, afirmar que a família tem, ou deve ter, uma função de coesão, onde todos se sentem seguros e protegidos. Fotógrafos de Família

O que que gostas mais de fazer em família? Nepso - 2012/2013 O que que gostas mais de fazer em família? Nesta questão, podemos verificar que as atividades em família estão bastante divididas, embora, o que os alunos mais gostam de fazer é passear. Fotógrafos de Família

Nepso - 2012/2013 Número de horas que passas com os pais, em média, por dia, durante a semana Pela análise do gráfico, verificamos que os alunos, costumam passar entre 4 e 6 horas - em média por dia, durante a semana - com os pais (44,7%), o que é bastante significativo e muito salutar. Fotógrafos de Família

Nepso - 2012/2013 Número de horas que passas com os pais, em média, por dia, durante o fim de semana Como seria de esperar, ao fim de semana, os alunos dispõem de mais tempo para estarem com os pais, entre 10 a 12 horas, (29,6%). É muito bom, aferir que a maioria dos alunos passa o fim de semana em família. Fotógrafos de Família

Que programas televisivos costumas ver em família? Nepso - 2012/2013 Que programas televisivos costumas ver em família? Podemos constatar que, os programas mais visionados em família são: filmes, telejornal e novelas. Fotógrafos de Família

Tempos livres com os amigos Nepso - 2012/2013 Tempos livres com os amigos Pelas respostas obtidas a esta questão, podemos concluir que, os alunos, maioritariamente, ocupam os tempos livres a passear, no café e no cinema. Fotógrafos de Família

Tempo livre com os teus amigos ao fim de semana Nepso - 2012/2013 Tempo livre com os teus amigos ao fim de semana Base: Totalidade dos inquiridos Pela análise dos inquéritos podemos concluir que durante o fim de semana os alunos gostam de estar com os amigos. Fotografos de Família

Nepso - 2012/2013 Quantos dias por semana, estás com os amigos, fora do teu horário escolar Pela análise dos resultados verificamos que fora do horário escolar, 31,4% dos rapazes costumam estar com os amigos em todos os dias da semana, enquanto que 40% das raparigas, costumam estar com os amigos apenas 2 dias. Fotografos de Família

Conclusões Nepso - 2012/2013 A elaboração deste trabalho, permitiu adquirirmos novas competências, de muita utilidade, nomeadamente , em termos práticos. Aprendemos a trabalhar as técnicas de investigação, especialmente, a sua elaboração, aplicação e análise. Desenvolvemos, também, competências ao nível da realização de formulários, em suporte digital; bem como, do tratamento da informação, recolhida a partir das entrevistas. Relativamente ao trabalho em si: constatamos que, a generalidade dos nossos pais têm poucas qualificações académicas, sendo residuais as habilitações de nível superior; A maioria dos nossos pais trabalham no setor secundário; A maioria das nossas famílias são de tipo nuclear. A composição dos agregados familiares é, maioritariamente, de 4 elementos. Fotógrafos de Família

Conclusões (Cont) Nepso - 2012/2013 A maior parte dos alunos, fazem as refeições, durante a semana, em família e raramente comem fast food; Na maior parte das nossas casas, as televisões estão sempre ligadas durante as refeições; As atividades em família são esporádicas. Colaboramos nas tarefas domésticas, pelo menos às vezes. Verificamos que a emigração é, ainda, muito significativa nesta região , com uma elevada percentagem de pais emigrados e os principais destinos são: França, Suíça e Alemanha. O relacionamento com os pais é muito bom, gostamos de passear e sentimo-nos seguros no seio da família. Os programas televisivos mais visionados em família são: filmes, telejornal e novelas. Nos tempos livres gostamos de passear com os amigos, ir ao café e ir ao cinema. Fotógrafos de Família

O que fazer com estes dados? Nepso - 2012/2013 O que fazer com estes dados? Esperar que, como participantes neste trabalho, possamos ser uma parte ativa e uma rede de agentes de mudança, na Escola e fora dela; Apresentar à comunidade escolar; Publicar o trabalho no jornal da Escola, dando visibilidade aos resultados do estudo. Divulgar os resultados, com o intuito de poderem ser comparados com outros estudos deste tipo, em contextos geográficos distintos; Pretendemos que, este trabalho possa servir de base para futuros estudos sobre a família e, posteriormente, fazer análise diacrónica; Dar conhecimento à Direção da Escola e ao Serviço de Psicologia e Orientação para uma melhor informação da realidade dos alunos da Escola. Fotógrafos de Família

Muito obrigado pela vossa atenção ! Nepso - 2012/2013 Muito obrigado pela vossa atenção ! Fotógrafos de Família