Origem do Sindicato A palavra sindicato tem raízes no latim e no grego. No latim, “sindicus” denominava o “procurador escolhido para defender os direitos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Populismo na América Latina
Advertisements

Fonte: Comstock/Royalty Free
Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
Democracia A palavra democracia vem do grego.
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
A reforma Sindical e Trabalhista
Profa. Grasiele Augusta Ferreira Nascimento Aula 2
RELAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Os lugares que formam o mundo
Médica Previdenciária
SINDICATOS Conceitos Entes sindicais Princípios Constitucionais
ESTADO E CLASSES SOCIAIS NO BRASIL PÓS-1930
A CEBRASSE Missão Visão
Sindicato dos Farmacêuticos do Estado da Paraíba -SIFEP-
SINDICALISMO Grupo de Trabalho: Elina Angélica Fernandes Ribeiro
A análise do capitalismo por Karl Marx
FETRACONSPAR 5 de março de 2011 Mulheres, Política e Cidadania Prof. Ricardo Costa de Oliveira Ciências Sociais. UFPR.
B R A S I L USUÁRIOS 1º Encontro do Grupo de Usuários de Rádio Freqüência Brasil Hotel CA’ D’Oro – S. Paulo 20 de Agosto de “Etiquetagem na Origem.
Temas da sociologia brasileira. In. Sociologia e Sociedade no Brasil.
Destacar o novo papel dos sindicatos nas reividicações salariais e sua luta por espaços mais democráticos. Objetivo da aula 1/12.
EUA final do século XIX e início do século XX.
Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás
APONTAMENTOS PARA O DEBATE SOBRE GUARULHOS. • A cidade ganha projeção nacional no momento em que o país passa a se industrializar de maneira planejada.
A CNPL E A QUESTÃO AMBIENTAL AS ATIVIDADES DA COMISSAO DO MEIO AMBIENTE 2002 A 2005.
I Encontro Estadual dos Técnicos em Segurança no Trabalho
As novas conquistas sociais
Definição, origem e finalidade
Administração de Recursos Humanos II
CENÁRIOS DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO NO BRASIL 18º Congresso Mineiro de Recursos Humanos 8 de maio de 2014 – Belo Horizonte/MG.
Rio de Janeiro, 11 de Maio de 2013
SUSTENTAÇÃO FINACEIRA SINDICAL
Getúlio Vargas.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O.
Legislação Trabalhista Aplicada – Profª Hellen Araújo
Era Vargas.
Era Vargas HB.12.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Instituições de Defesa do Trabalhador
DIREITO COLETIVO DO TRABALHO 4º SEMINÁRIO
ORGANIZAÇÃO SINDICAL.
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
Direito Sindical Aspectos Gerais do Direito Sindical e as transformações do Direito do Trabalho.
EVOLUÇÃO SOCIAL ASSOCIAÇÕES SINDICATOS COOPERATIVAS Paulo Luis Crocomo.
O Populismo na América Latina
O SINDICATO E O TERCEIRO SETOR.
HISTÓRIA Revolução Francesa – Liberalismo – supressão das corporações de ofício; O espírito filosófico da época, impulsionava o individualismo e não.
Movimentos dos Trabalhadores Urbanos
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Composição dos Conselhos de Assistência Social
POPULISMO NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL ( )
Trata-se de um texto sobre o Estado Novo da Era Vargas, em que, nas primeiras páginas, apresenta um histórico de como Getúlio Vargas foi alçado ao Na Seção.
Mesa Redonda: O Real: a identidade e a representação dos segmentos construindo (ou não) a representatividade José Crus Conselheiro CNAS/CPAS.
DIREITO COLETIVO DO TRABALHO
CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS
HISTÓRIA DO SINDICALISMO
 Conceito. É um movimento de associações permanentes de trabalhadores (sindicatos) em defesa de melhores condições de trabalho e outros interesses comuns.
Instituto Estadual de Educação: espaços de participação democrática? Orientanda: Maria Cristina Martins Kamers Orientador: Prof. Dr. Celso João Carminati.
DIREITO COLETIVO DO TRABALHO II. Direito Coletivo do Trabalho Denominações para Direito do Trabalho: – Direito Industrial; – Direito do Operário; – Direito.
O Movimento Sindical no Brasil A Atual Organização da Estrutura Sindical no Brasil KLF – Korea Labor Foundation O Movimento Sindical no Brasil A Atual.
FÓRUM SINDICALISMO, POLÍTICA E CIDADANIA André Santos – assessor parlamentar do DIAP e Especialista em Política e Representação Parlamentar CNPL Confederação.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
ORGANIZAÇÃO DE BASE ILAESE/SIMPERE. Breve Histórico da Organização Sindical.
ORIGENS DO SINDICALISMO NO BRASIL
TAXAS E CONTRIBUIÇÕES. Contribuição Sindical (Imposto Sindical) Cobrança Anual Obrigatória Um dia de Trabalho (3,33% do salário) Descontado em Folha ou.
SUJEITO DE DIREITO INTERNACIONAL AULA 3 18/08/2014 Prof. Associado Wagner Menezes Salas 21 a 24 DIP I.
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
Gestão Sindical Gestão Financeira PESQUISA IBOPE – ÍNDICE DE CONFIABILIDADE
República Populista ( ) 1. O Conceito de Populismo O populismo é um regime político e também pode ser visto como uma ideologia que caracterizou.
Transcrição da apresentação:

Origem do Sindicato A palavra sindicato tem raízes no latim e no grego. No latim, “sindicus” denominava o “procurador escolhido para defender os direitos de uma corporação”; no grego, “syn-dicos” é aquele que defende a justiça. O Sindicato está sempre associado à noção de defesa com justiça de uma determinada coletividade.

O que é um Sindicato? Sindicato é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista. Surge da necessidade de um grupo de trabalhadores ter uma instituição que os represente. No Brasil, a organização sindical se dá por categorias, conforme estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Análise Histórica no Mundo O sindicalismo tem sua origem com a crescente industrialização na Europa verificada a partir do século XVIII, quando se consolidou as duas principais classes no capitalismo: burguesia e proletariado, evidenciando a partir desse momento o antagonismo nos interesses entre elas.

Análise Histórica no Mundo Os países da Europa já apresentavam um avanço na exploração capitalista do trabalho, e, é na Inglaterra que aparecem as primeiras experiências de organização dos trabalhadores contra tal exploração. O sindicalismo conviveu com várias concepções em diferentes lugares do mundo. De maneira geral girava em torno da luta política para avançar para além do campo econômico, ou o reformismo do próprio sistema capitalista.

Análise Histórica no Brasil A história do sindicalismo no Brasil está ligada às transformações econômicas que aos poucos mudava o eixo de uma economia agrário exportadora cafeeira, para um centro urbano e industrial, a partir dos últimos anos do século XIX. As primeiras formas de organização foram às sociedades de auxílio mútuo e de socorro, logo em seguida surgem as Uniões Operárias, que passaram a se organizar por ramos de atividade.

Análise Histórica no Brasil A ascensão de Getúlio Vargas ao poder em 1930, representou um novo momento para o sindicalismo brasileiro. O aumento das lutas operárias e mesmo o contexto mundial com regime totalitário marcou a busca de controle dos sindicatos por parte do governo, buscando impor um aparelhamento estatal dos sindicatos. Com esse intuito foi criado o Ministério do Trabalho e uma série de normas disciplinadoras. Ainda no período Vargas surgiu à súmula que estabeleceu o sindicato único por categoria. De todas as medidas criadas, esta foi considerada a única que de fato representou alguma vantagem à classe trabalhadora.

Análise Histórica no Brasil Com as medidas criadas o governo buscava tornar os sindicatos instrumentos de colaboração de classes, evidentemente coagindo e reprimindo violentamente os opositores. Mas, como é característico da luta operária, nem todos se curvaram, e continuaram as mobilizações e com elas as conquistas. Junto com as lutas sindicais, crescia as mobilizações de massa.

Análise Histórica no Brasil O avanço das lutas sindicais atingiu seu ápice nos anos 1960 com imensas manifestações grevistas e a realização do III Congresso Sindical Nacional, onde foi criado o Comando Geral dos Trabalhadores (CGT). Em 1977, o movimento operário se inseriu no cenário Político, econômico e social do país, criando na sequência o Partido dos Trabalhadores e a Central Única dos Trabalhadores, promovendo várias greves gerais na década de 1980, participando de movimentos políticos como as “Eleições Diretas Já.”

Análise Histórica no Brasil Na história do sindicalismo podemos destacar a sempre incansável batalha travada pela classe operária para defender os trabalhadores da exploração de que sempre foram alvo. As leis do trabalho, o direito à greve, de se organizarem em sindicatos, de ter um piso salarial, entre outros direitos que hoje existem, foram conquistas pelas quais o movimento sindical fez e ainda faz.

Você sabia que... Existem os sindicatos dos trabalhadores e também dos empresários, conhecidos como sindicatos patronais. Os sindicatos são mantidos, principalmente, pelas contribuições pagas pelos trabalhadores representados. O imposto sindical foi criado em 1940 e a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho em 1943.

Objetivos do Sindicato - Defender os interesses jurídicos, econômicos, profissionais, sociais e políticos da categoria; Promover as Negociações Coletivas de Trabalho (CCT) e incentivar a participação dos trabalhadores na mesma; - Promover ações Judiciais em defesa dos direitos trabalhistas e do cumprimento dos acordos coletivos e individuais da categoria;

Objetivos do Sindicato - Realizar atividades como palestras, cursos, ações sociais e outras, voltadas para a qualificação e o aperfeiçoamento profissional da categoria e de seus associados.

O que é Central Sindical? É o nome que se dá a uma associação de Sindicatos de Trabalhadores. Possui personalidade jurídica própria e estrutura independente dos sindicatos que a formam. É uma entidade mais forte que um sindicato individual e luta por interesses de várias categorias, participando ativamente da politica sindical do país. A CUT – Central Única dos Trabalhadores é a maior central sindical do país. O SECUA é filiado a CUT.

O que é uma Federação Sindical? É uma organização que reúne vários sindicatos. São entidades de segundo grau situadas acima dos sindicatos da respectiva categoria.

O que é uma Confederação Sindical? É uma organização sindical que reúne várias Federações Sindicais de uma mesma categoria econômica ou profissional. O SECUA é filiado a CONTRACS - Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços.

Conheça o SECUA

SECUA – Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberlândia e Araguari Fundado em 19/11/1952, representa todos os trabalhadores empregados no comércio atacadista e varejista nos municípios de Uberlândia e Araguari.

O Sindicato só é forte, se você acreditar e fizer parte dele, tornando-se associado participando das assembléias, desfrutando dos serviços que ele tem para oferecer e contribuir financeiramente com a taxa assistencial e imposto sindical para manter e ampliar os benefícios oferecidos aos trabalhadores. Sindicato Forte!

Sindicato + Trabalhador= União Os sindicatos formaram a maior central sindical da América Latina, a CUT - Central Única dos Trabalhadores e construíram uma história de resistência que mostra resultados efetivos de melhoria de vida do povo trabalhador. Com greves e grandes movimentos os sindicatos tem se mostrado combativos nos momentos em que os direitos dos trabalhadores são ameaçados ou precisam avançar.

Sindicato + Trabalhador= União Portanto se associar ao seu sindicato é um ato de identificação. Significa dizer: sou trabalhador e faço parte de uma entidade que me representa, reconheço o meu papel na sociedade e estou disposto a mudar a lógica que o capital impõe aos trabalhadores. Quanto mais associados, mais o sindicato ganha força e maior representatividade entre o sindicato patronal. Por isso prestigie e participe do seu sindicato!

Vídeo Institucional Para conhecer mais sobre nossas ações e trabalho assista ao nosso vídeo institucional.

Dados do SECUA Conheça nosso site: www.secua.com.br Email: diretoria@secua.com.br Sede Uberlândia: Av. Fernando Vilela, 1421 Bairro Osvaldo Rezende - Fone: (34)3231-9044 Sede Araguari: Rua José Carrijo, 366 Centro Fone: (34)3241-1261