XXXIII REUNIÃO DA COMISSÃO DO ACORDO (CA)

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XXXIII REUNIÃO DA COMISSÃO DO ACORDO (CA) ASSUNÇÃO – PARAGUAI 24 a 28 DE NOVEMBRO DE 2008

IEHG – Inland ENC Harmonization Group Origens: - A partir das idéias do projeto INDRIS (Inland Navigation Demonstrator for River Information Services), do “European transport R&D” e do projeto alemão ARGO de 2001, as Comissões do rio Danúbio e do rio Reno adotaram uma norma “Inland Electronic Chart Display and Information Systems (IECDIS)” para uso de Electronic Navigational Chart (ENC) e estabeleceram requisitos para os sistemas de navegação. - Em 2001, a “Economic Commission for Europe of the United Nations” (UN ECE) adotou as normas Inland ECDIS como recomendação para o sistema de hidrovias no continente europeu (CCNR 2002 – Central Commission for Navigation on the Rhine).

IEHG – Inland ENC Harmonization Group Objetivo: - Desenvolver e manter uma norma harmonizada para cartas eletrônicas de rios (Inland ENCs), baseada nas normas da Organização Hidrográfica Internacional (OHI) para cartas eletrônicas (Electronic Navigational Charts – ENC) da área marítima. - As especificações devem ser adequadas aos requisitos de todos os dados conhecidos de Inland ENCs, visando uma navegação eficiente e segura nas hidrovias da Europa, América do Norte, América do Sul e Federação Russa. - Pretende-se que a norma atenda às necessidades básicas de todas as Inland ENC no mundo. Portanto, a norma é flexível o suficiente para acomodar requisitos adicionais de qualquer hidrovia em quaisquer outras regiões.

IEHG – Inland ENC Harmonization Group Formação - Formado em 2003 pelos EUA e Europa para facilitar o desenvolvimento de padrões internacionais para os dados de cartas eletrônicas de águas interiores (Inland ENC); - Congrega representantes de setores governamentais, industriais e acadêmicos; - Os representantes europeus fazem parte do “European Inland ECDIS Expert Group”; - Os representantes norte-americanos são membros do “North American Inland ENC Ad Hoc Working Group”, formado em 2002; - Rússia iniciou sua participação logo depois da formação do IEHG; - A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) se juntou ao grupo em 2007.

IEHG – Inland ENC Harmonization Group Reconhecimento - Europa: European Union e Central Commission for Navigation on the Rhine; - América do Norte: US Army Corps of Engineers; - Federação Russa: Ministério dos Transportes; - América do Sul: Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN); - Organização Hidrográfica Internacional: Committee on Hydrographic Requirements and Information Systems (CHRIS). “Observação: Em razão da existência de diversos países com navegação interior que não fazem parte dos Estados Membros da OHI, o IEHG não pretende se tornar parte da OHI. Em vez disso, o IEHG apóia, assessora e recomenda à OHI os assuntos afetos as ENC para navegação interior.”

IEHG – Inland ENC Harmonization Group Modus Operandi - Encontros anuais – próximo encontro 7th IEHG em Viena, Áustria, de 16 a 18 SET 2009, após o Smart Rivers 21 (13 a 16 SET); - Trabalhos realizados por e-mail e fóruns na Internet. IEHG http://ienc.openecdis.org/ Discussões genéricas sobre Inland ENCs: Inscrição: http://www.ienc.openecdis.org/cgi-bin/mailman/listinfo/ienc Arquivos: http://ienc.openecdis.org/pipermail/ienc/ Propostas formais de alterações ao “Inland ENC Encoding Guide” (Guia de codificação IENC): Inscrição: http://www.ienc.openecdis.org/cgi-bin/mailman/listinfo/egcr Arquivos: http://ienc.openecdis.org/pipermail/egcr

para navegação interior ENC (S-57, 3.1) Objetos adicionais para navegação interior Let’s start with the history of Inland ECDIS: As there are large areas with mixed traffic - not only in the big seaports like Rotterdam or Constanza, but also on the lower sections of all the big rivers - the first decision was to use the already existing maritime ECDIS standards as a basis to ensure compatibility. But there are important objects in inland navigation, which are not covered by the maritime standards: for example signal stations for oncoming traffic. An additional object has been created therefore. An other example are notice marks. The result was the European Inland ECDIS standard. Inland ENC

Embarcação Inland com Inland ECDIS/ECS Embarcação Maritima com ECDIS$ marítimo Now let‘s have a look on the practical compatibility: normally Inland vessels with Inland ECDIS equipment are using Inland Electronic Navigation Charts (ENCs) and maritime vessels with maritime ECDIS equipment are using maritime S-57 ENCs. But there are large areas with mixed traffic and the authorities do not want to produce two different sets of charts for these areas and therefore we have to check the practical compatibility. Maritime ENCs can be used by Inland vessels; there is full compatibility in this direction. But certified maritime ECDIS equipment is not allowed to read Inland ENCs, because IHO has not recognised the Inland ECDIS standard so far. So if you want to propduce only one set of charts for mixed traffic areas, you would have to produce pure S-57 charts. But that would mean, that there would be no possibility to include information on notice marks, on detailed depth information for rivers, no detailed information on bridges and so on. So we need to ensure the full compatibility in both directions in the future and this can only be obtained by an official recognition of Inland ENCs by IHO. S-57 Inland ENC S-57 Maritime ENC

Harmonização das Inland ENC - na última reunião do IEHG, a comitiva da DHN propôs alterações nas especificações técnicas das IENC visando sua adequação ao trecho cuja Sinalização Náutica encontra-se sob a sua responsabilidade; - visando a adequação às especificações das IENC, a DHN vêm reformulando o seu planejamento cartográfico para as principais hidrovias sob sua responsabilidade. A hidrovia Paraguai-Paraná foi a primeira a ter seu planejamento concluído. Tal reformulação inclui 143 cartas entre Cáceres e Assunção com escalas em 1:10.000 e 1:25.000, e formato A2;

Normatização do uso de Documentos Náuticos Eletrônicos - regulamentação sobre a utilização de documentos cartográficos náuticos, eletrônicos (Inland ENC e Cartas Raster), ou em papel, para cada tipo de embarcação. “Observação: ALGUMAS EMPRESAS JÁ SE UTILIZAM de INLAND ENC, PORÉM TRATAM-SE DE PRODUTOS NÃO OFICIAIS ALÉM DE NÃO HAVER REGULAMENTAÇÃO SOBRE O ASSUNTO.”

Conclusão “ Com o advento das ENC é cada vez mais notória a tendência de se estabelecer uma base única de informações para a cartografia náutica mundial. Portanto, torna-se imprescindível o acompanhamento da evolução tecnológica e política que envolvem este tema, de forma a evitar, futuramente, a adoção de padrões que confrontem os interesses do CIH.”

Sugestões - Estados Membros do CIH filiarem-se ao IEHG; - Criação de um Grupo de Trabalho (GT), de caráter estritamente técnico, para debater o assunto no âmbito da hidrovia e deliberar, junto ao IEHG, as alterações das especificações técnicas das Inland ENC com intuito de preservar as características e os requisitos da hidrovia; - Comissão do Acordo propõe ao CIH a designação das Instituições responsáveis pela confecção das IENC em cada trecho da hidrovia;

Gracias.... Contato: Emir Ordacgi Caldeira Capitão-de-Fragata (T) Centro de Hidrografia da Marinha Divisão de Cartografia E-mail: ordacgi@chm.mar.mil.br Tel: +55 21 2189-3022