Urbanismo e Nova Mobilidade para um Desenvolvimento Sustentável

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Advertisements

PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
Cooperação e Governança
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Desenvolvimento Regional Sustentável Grupo de Ensino e Pesquisa 1) Álvaro Fernandez Gomes - UNIFEB 2) Cássia Cristina Queiroz Monteiro – SENAC.
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Economia da Informação
POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INDUSTRIAL Manuel Lousada Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior CONFERÊNCIA NACIONAL PREPARATÓRIA.
PLANO DE NEGÓCIOS (Ter ou não ter? E quando?)
Desenvolvimento Econômico Local e Regional
Mario Lúcio Côrtes Assessoria da Qualidade
Paperless utilizando Wiki Hugo Antonio dos Santos
AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela
Projeto Mudar Marcos Yamashita Marina Borges Pascoal Gomes
Inovação e colaboração na Coca-Cola – It’s the real thing
Plano de Negócio Elber Sales.
Rio + 20 Apresentação Inicial Trabalhos/Participação do Prof. M. P. Côrtes na Rio +20.
Easyone SAP /Business One
Caminhos para a Sustentabilidade e o Desenvolvimento Imobiliário
Fabiano André Vergani
Pesquisa CEBDS - Market Analysis sobre Desafíos Urbanos e as Mudanças Climáticas.
Evento de Empreendedorismo Fernando Dolabela e Ênio Pinto Sumário Executivo 04 de outubro de 2011.
OBSERVATÓRIOS URBANOS
Roteiro para a fase de pesquisa “Rio, cidade hospitaleira”
Definição de ‘Globalização’
Talentos para Inovação
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
1 J UDIT T ÖRÖKNÉ R ÓZSA DG R EGIONAL AND U RBAN P OLICY.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
RICS – Uma visão global do Profissionalismo em “Facilities Management” - Sean Tompkins CEO RICS Sao Paulo, 09 de Outubro de 2013.
Oportunidades Regionais no Contexto de Saúde Internacional
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
O Programa Minerva Apresentando o programa para os estados brasileiros Uma parceria entre a COGEF e o IBI – Institute of Brazilian Business and Public.
CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU CICI CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE GESTORES DE CIDADES parceria internacional para inovação.
CIDADES + INTELIGENTES
Cidade Digital o caminho para Cidade Inteligente
O Estado é grande, sua gestão é muito complexa e vivemos uma era de enormes desafios para o país.
EDUCAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL
Pensar Globalmente – Agir Localmente
15 de julho de 2009 Programa Municípios de Fronteira.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Origem e Importância do Empreendedorismo e o Empreendedorismo no Brasil Rose Grossi - Fagen - UFU Aula
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
O TRANSPORTE AÉREO NAAMAZÔNIA - O Passado, o Presente e a Visão Perspectiva dos Aeronautas - CTD - Comissão de Turismo e Desporto CAINDR - Comissão da.
Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte
Projetos Comunitários Lilian Kelian
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
ICI – Instituto de Ciências da Informação Novembro/2010 CONHECENDO a UNIBAN e o ICI – Instituto de Ciências da Informação.
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
Convergência Digital Porque ela aconteceu:
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
ECONOMIA INTERNACIONAL E COMERCIO EXTERIOR
Origens e bases do mundo global.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE SERVIÇOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Prof. M.Sc. Glauber Ruan B Pereira GESTÃO DE SERVIÇOS.
Definição e priorização das ações de internacionalização a partir do modelo de referência Agosto de 2008 Tubarão/SC. Silvete Helena Heerdt Beatriz Peçanha.
 O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O'Neill para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. Em abril de.
Cidades.
FATORES DETERMINANTES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Objetivo: Avaliar o progresso da Década da Segurança no Trânsito 2011 a 2020 e reforçar o compromisso dos governos e instituições com o tema. Segunda.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Sociedade: população sul-matogrossense (cidadão) Processos Processos Estratégicos Governança Corporativa / Articulação Institucional / Parcerias Gestão.
Transcrição da apresentação:

Urbanismo e Nova Mobilidade para um Desenvolvimento Sustentável Augusto Mathias http://www.augusto.ca

Context - rapid urbanization trends have shifted the paradigm Context - rapid urbanization trends have shifted the paradigm. We can no longer think of the single occupancy vehicle for all as the solution O mundo esta se urbanizando, atualmente metade da população mundial vive em cidades e rapidamente essa proporção continua a aumentar. Portanto não podemos mais pensar em usar, ou em desenvolver, o transporte como antigamente 2

O que é o S.M.A.R.T. SMART Mobilidade Sustentabilidade e Acessibilidade Pesquisa e Transformação É responsável por pesquisas, projetos de demonstração, intercâmbio educacional global em diversos tópicos relacionados ao futuro do transporte nas cidades e áreas rurais ao redor do mundo

Projetos Pilotos/Laboratórios de Ensino (Partindo do modelo de Bremen na Alemanha - Michael Glotz-Richter) India -Chennai, Cochin, Bangalore, Delhi South Africa – Cape Town Brazil – Confederação Nacional de Municípios U.S.A. – Atlanta, DC, Detroit region, LA region, Portland, Seattle, Honolulu

Nossos Parceiros Ford Motor um fundador e parceiro contínuo Universidade de Michigan Indústria, Governo, ONGs e Acadêmicos Fundações: Mott, FIA, e inicialmente National Science Foundation Sociedade Civil

Connectivity is key: PHYSICAL connectivity at hubs (“places” throughout a city that connect modes, services, amenities, technologies) IT connectivity, and INSTITUTIONAL / strategic alliance connectivity. Reconhecendo que não há uma solução mágica para a mobilidade nesse mundo de urbanização rápida e cada vez mais complexa, surge uma corrente internacional de inovação para o Transporte 6

Other drivers also call for more innovative and integrative solutions beyond the single occupancy vehicle. Outras forças 7

In response innovation abounds 8

Examples of BRT Modalidades 9

Serviços ZIPCAR: Rodas quando você precisa delas Examples of Fractional use and services Serviços 10

Tecnologias Examples of emerging business opportunities: Hong Kong integrated fare card system - on just one cent per fare so financially lucrative that they were legally forced to become a bank. In Japan pda’s can point to buildings and iluminate what’s inside Many other software, hardware, IT infrastructure examples of biz opps 11

Innovative parking is key Infra-estrutura 12

Planejamento

Produtos

Movendo Pessoas Movendo Produtos Movendo Menos And it’s not just about moving people. IT’s also about moving goods and moving less 15

A chave é a Conectividade O Transporte não é, simplesmente uma modalidade que move um indivíduo, ou um produto, de ponto A para ponto B. É muito mais interessante e útil do que isso. É um sistema ou melhor um “sistema dos sistemas” que conectam as modalidades, os serviços, as tecnologias e os projetos, de acordo com a melhor opção, considerando o objetivo.

Oportunidades para parceria com a Indústria da Nova Mobilidade Englobando as indústrias do futuro do transporte Telecomunicações e tecnologia sem fio E-business e novas mídias Tecnologia da Informação Turismo e varejo Operações de transporte e serviços Circulação de mercadorias e gestão da cadeia de abastecimento Sistema inteligente de transporte Empreendimentos Imobiliários, planejamento e operações Geomática Serviços financeiros, bancários e investimentos Transporte e equipamentos

Oportunidades de Pesquisas Parcerias de Industrias Locais e Internacionais Integração Propaganda Usabilidade/customização Competências necessárias/Necessidades/ Trabalho/ Emprego Nova Mobilidade e a indústria de desenvolvimento O que faz a inovação acontecer? E o que da suporte a ela? Como podemos comunicar complexidade (em termos de telecomunicação) Políticas para o acima mencionado (e não apenas as políticas tradicionais de transporte) Avaliação e indicadores para sistemas complexos Etc...

Fale uma linguagem nova para que o mundo seja um mundo novo " Rumi

Para mais informações Leia o documento de discussão em Português: http://portal.cnm.org.br/sites/7800/7823/Cartilha_Smart_Portugues.pdf