EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
SÓCIO-INTERACIONISMO
Federação Portuguesa de Atletismo
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
A SEGURANÇA RODOVIÁRIA EB1 MEIOS 2005 / 2006.
Proposta Pastoral 2006.
Organizar um novo clube
Inauguração do EVS ANTES DE INAUGURAR:
Atendimento Educacional Especializado
CURSO: CONVIVÊNCIA ESCOLAR
8 de novembro de 2011 Centro Cultural São Paulo – Av. Vergueiro
Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi
CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA
PROJETO AS ESCOLAS AJUDANDO A CUIDAR DE PALMEIRA DAS MISSÕES "EDUCAÇÃO CHICO MENDES"
A ESCOLA EM QUE TRABALHO
A Escola.
A Escola e as Mudanças Sociais
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
O PODER DO PENSAMENTO Jael Klein Coaracy.
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Você sabia que… …a educação é uma prática social e portanto ela sempre existiu…
Cuidar e Educar: Papel de quem?
Reinvente-se Paulo Roberto Gaefke.
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar - Ronfe
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Todos os dias acontecem acidentes de trânsito em algum lugar
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
O ingresso na Universidade
EM HOMENAGEM AOS 55 ANOS DO COLÉGIO SANTA DOROTÉIA
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
Trabalhando com Grupos
Regras para ser HUMANO!!! Enquanto rola automaticamente os
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA ANGÉLICA
APRESENTAÇÃO NAVEGAR Clique aqui !!!.
Realidades e experiências diversas daquelas que cada um conhece.
e-DSA - Juliano Detalhe do detalhe: – esta é uma ferramenta que serve inclusive como prova jurídica, ou seja, o peso é muito grande e por isso,
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
AQUI PERTINHO, TODOS OS DIAS
Crianças e adolescentes não aprendem da mesma maneira.
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
CARTA DA TERRA Para crianças.
Dr. Jorge H. Guimarães CRM-SP
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
do’s and don’ts mudou de carreira, decidiu empreender, e agora conta os “do’s and don’ts” que gostaria que alguém tivesse para compartilhar.
Participação Educativa
Informativo Seja Feliz Abril de O sonho vive! Agradecemos imensamente a todos os colaboradores que fazem o nosso projeto viver. Manter em funcionamento.
convivência no ambiente escolar
Informativo # 7 – Junho de É com grande alegria que apresentamos os trabalhos desenvolvidos no Espaço de Convivência Seja Feliz. Terminamos mais.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Quando você nasceu não veio com manual do proprietário. As dicas seguintes fazem a vida funcionar melhor.
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
Benefícios do Programa Ambiental na Escola
CRIANDO ZONAS RESTAURATIVAS PARA UMA CONVIVÊNCIA SAUDAVEL E SEGURA Por Jean Schmitz Diretor Instituto Latino Americano de Práticas Restaurativas.
“Devemos aproveitar todas as oportunidades possíveis para evitar uma separação rígida entre habitações e para estimular o que restou do sentimento.
DO A ÇÃO 1 Prof. Guedes 1.
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
Missões – 7/novembro África do Sul Valerie. Valerie caminhava lentamente em direção à sala de aula e lágrimas escorriam pela sua face. Sua melhor amiga.
Objetivo geral: Apresentar aos educandos diferentes formas de poupança desde uma simples moeda, até a água, energia, roupa e outras coisas mais, que usamos.
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
PROJETO VEM-ESTAR. A EDUCAÇÃO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES TEMA.
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
A ESCOLA QUE QUEREMOS.
Prática na Sala de Recursos Multifuncionais.
Matriz de avaliação processual
DEFININDO E REDEFININDO A COMUNIDADE “Conhecer alguém, aqui e ali, com quem se sente que há compreensão, apesar da distância e dos pensamentos expressos,
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL Na vizinhança ou entorno são encontradas as outras pessoas e todas as coisas. Tudo que não é o nosso próprio corpo é vizinhança ou entorno.

EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL A Educação Sócio-Ambiental tem como objetivo criar e aperfeiçoar relações entre a pessoa e sua vizinhança.

EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL A pessoa é o centro da vizinhança. O lugar onde a pessoa desenvolve uma atividade pode ser chamado de ambiente. Por exemplo: a sala de aula é um ambiente e cada pessoa que nela está é um “centro” desse ambiente. Para funcionar bem a sala de aula depende do conjunto chamado escola (secretaria, banheiros, páteos, biblioteca, outras salas, muros etc), então a escola pode ser chamada de MEIO-AMBIENTE porque dá suporte à existência da sala de aula.

EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL Do mesmo modo se a pessoa: ... está na cozinha preparando a refeição a cozinha é o ambiente e a casa é o MEIO-AMBIENTE que dá suporte à existência da cozinha. ... está viajando o veículo é o ambiente de deslocamento e a estrada, acostamento, postos de parada e outros veículos são o MEIO-AMBIENTE que dá suporte à viagem. ... está em uma cidade, a zona rural, as estradas, as cidades vizinhas, as estradas e tudo do que a cidade depende é o MEIO-AMBIENTE que dá suporte à existência da cidade.

EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL Tudo que não é o nosso próprio corpo é vizinhança ou entorno. Na vizinhança ou entorno são encontradas as outras pessoas e todas as coisas. Essas noções facilitam entender que a superfície da nossa pele é a vizinhança ou entorno mais próximo do nosso corpo. ASSIM, TOMAR UM BANHO É UMA AÇÃO DE LIMPEZA AMBIENTAL. APÓS O BANHO A PESSOA SENTE UMA FORMA DE SATISFAÇÃO QUE PODE SER CHAMADA DE “BEM ESTAR”.

EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL O “BEM ESTAR” após o banho “pede” uma roupa limpa. Roupa limpa “pede” coisas limpas para não sujar a roupa, e assim é formada uma “corrente” de limpeza que aumenta cada vez mais. Se prestarmos atenção na nossa casa veremos que limpeza tem tudo a ver com arrumação e embelezamento. Depois que a casa está arrumada e embelezada a nossa vontade é de conservá-la assim porque isto transmite a sensação de BEM ESTAR para as pessoas da casa e para as visitas.

EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL Tudo que não é o nosso próprio corpo é vizinhança ou entorno. Na vizinhança ou entorno são encontradas as outras pessoas e todas as coisas. As visitas que vêm à nossa casa são o nosso relacionamento social. As visitas se sentem melhor quando vão a uma casa limpa e são recebidas por pessoas limpas. Com certeza, se a casa está limpa e nós estamos limpos, gostaríamos que as visitas também estivessem limpas para ficarem de acordo conosco e com a casa. O relacionamento entre pessoas e coisas limpas é um relacionamento SÓCIO-AMBIENTAL.

EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL Tudo que não é o nosso próprio corpo é vizinhança ou entorno. Na vizinhança ou entorno são encontradas as outras pessoas e todas as coisas. Podemos criar e fazer crescer o relacionamento SÓCIO-AMBIENTAL por todas as partes por onde andamos e em todos os lugares que frequentamos: a calçada, a rua, o quarteirão, o bairro, a cidade etc. Podemos até nos preocupar com a Amazônia, mas não precisamos ir lá ou ficar pensando só nela. Basta, por exemplo, não sujar aqui a água que corre para lá. Capacitar as pessoas para entender que podem (e devem) praticar ações SÓCIO-AMBIENTAIS que criem ou aumentem o BEM ESTAR é a missão da EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL.

EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL INFORMAÇÃO EXTERNA Professores Atores Sociais INFORMAÇÃO INTERNA INFORMAÇÃO CLASSIFICADA Conduta estimulada Reconhecimento da conduta Crianças e adolescentes Jovens e adultos CONDUTA COMUM ESPERADA

EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL Tudo acontece de maneira simples: Do lado das crianças e adolescentes: Professsores interagindo com outros atores sociais para selecionarem as informações e produzirem informações qualificadas para a comunidade. Os professores conduzem os alunos através de um processo de informação, formação e ação, estimulando comportamentos positivos. Os alunos ao adotarem os comportamentos estimulados tornam visível a educação recebida.

EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL Tudo acontece de maneira simples: Do lado dos jovens e adultos: Atores sociais interagindo com os professores para selecionarem as informações e produzirem informações qualificadas para a comunidade . Os atores sociais transmitem a informação para o seu público. O público, transitando no espaço onde as condutas dos alunos está visível, reconhecerá a conduta porque tem a mesma informação

EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL Tudo acontece de maneira simples: Do lado da comunidade é esperado que os jovens e adultos, reconhecendo as condutas, tornem-se colaboradores das crianças e adolescentes, reforçando as condutas estimuladas.

EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL SUGESTÕES PARA DESENVOLVIMENTO EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL EM CASA: convivência limpa, embelezada e harmoniosa, aperfeiçoando os relacionamentos e cuidados com as pessoas e coisas, e considerando a família como um ambiente de interesses comuns, colaboração e respeito mútuo. EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL NA ESCOLA: convivência limpa, embelezada e harmoniosa, aperfeiçoando os relacionamento e cuidados com as pessoas e coisas, e considerando a escola como uma unidade de interesses comuns, colaboração e respeito mútuo. EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL NA CIDADE: convivência limpa, embelezada e harmoniosa, aperfeiçoando os relacionamentos e cuidados com as pessoas e coisas, e considerando a cidade como um espaço de interesses comuns, colaboração e respeito mútuo. EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL NO MEIO-AMBIENTE: convivência limpa, embelezada e harmoniosa, aperfeiçoando os relacionamentos e cuidados com as pessoas e coisas, e considerando o meio-ambiente como um sistema de suporte de vida e atividade.

EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL É UM PROCESSO DE CONDUÇÃO DAS PESSOAS ATRAVÉS DA INFORMAÇÃO PARA A CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DO BEM ESTAR AS PESSOAS TEM O DIREITO DE ESCOLHER, MAS DEVEM SER INFORMADAS PARA QUE POSSAM FAZER A MELHOR ESCOLHA. DEPOIS DE ESCOLHEREM DEVEM SER CAPACITADAS PARA TRABALHAREM A ESCOLHA COM SUCESSO.