Perspectivas Teóricas no Desenvolvimento Motor Prof. Luciano Basso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BIOMECÂNICA DA MARCHA.
Advertisements

Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
Teorias do Desenvolvimento
Psicologia do desenvolvimento I
Sistema Nervoso.
Escola do Comportamento Humano
Teoria do Circuito Fechado
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Avaliação Psicomotora
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
COMO FUNCIONA.
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
Desempenho das pessoas sendo fundamental para os resultados do negócio
SIMULAÇÃO EM COMPUTADOR: O PENSAMENTO COMO PROCESSAMENTO DE INFORMÇÕES
Psicologia da Aprendizagem
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Emergências e Desastres
O que é o Desenvolvimento que culmina na Personalidade
Principais características da Abordagem Comportamental
Universidade Salgado de Oliveira
Behaviorismo.
Prof. Henrique de Oliveira Castro
Desenvolvimento do Raciocínio em Geometria
Transferência de aprendizagem
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
Desenvolvimento e crescimento da criança
O que é Aprendizagem?.
Mini Curso: A PEDAGOGIA DO TREINO Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013.
Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Apresentação do trabalho em equipe
Modelo de Incapacidade Cognitiva Cláudia Allen
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Teorias da Aprendizagem
Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ana Luiza Maia Felipe Piovesana Araújo Gibson Moreira Praça Guilherme Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL.
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Influências genéticas e ambientais
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
O objecto da Psicologia
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Renata Vianna Mestranda PUC-Rio
Leitura desenvolvimentista das significações de saúde e doença
Fase de movimentos especializados
Teorias da aprendizagem motora
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAM) (80h)
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Professora Michelle Luz
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Capítulo 7 Direção.
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
Plasticidade Neuronal
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação
Desenvolvimento motor
Psicodiagnóstico.
Aprendizagem da matemática
LEARNING ORGANIZATION
Transcrição da apresentação:

Perspectivas Teóricas no Desenvolvimento Motor Prof. Luciano Basso

Desenvolvimento Motor: O que e quando ocorre?

Desenvolvimento Motor: Como e por que ocorre?

Teorias do Desenvolvimento Motor Perspectiva maturacional Perspectiva do processamento de informação Perspectiva ecológica

Perspectiva Maturacional Desenvolvimento motor dirigido pelos sistemas maturacionais (sistema neural é importante) Influência mínima do ambiente Características do desenvolvimento motor Qualitativas Descontínuas

História da Perspectiva Maturacional Década de 1930: Gesell e McGraw Sugeriram uma sequência invariável e geneticamente determinada de desenvolvimento (indivíduos podem ter um tempo único) Pesquisa: estratégia de controle entre gêmeos Arnold Gesell Myrtle Mcgraw

Interesse dos Maturacionistas no Processo MacGraw (1935) associou as mudanças no comportamento motor com o desenvolvimento do sistema nervoso. Postulou que o avanço no sistema nervoso central desencadeia o aparecimento de uma nova habilidade.

Crenças de Longa Duração da Teoria da Maturação Habilidades motoras básicas emergem automaticamente. Não há necessidade de treinamento especial. A privação por curto tempo não restringe o desenvolvimento. O sistema nervoso é muito importante.

Metodologia Descritiva no Desenvolvimento Motor Característica dos maturacionistas Descrição normativa Uso de escores quantitativos para descrever a performance média das crianças (Espenschade (1947), Glassow (1938), Rarick (1967)) Descrições biomecânicas dos padrões de movimento nas habilidades fundamentais (Glassow (1938), Halverson (1973)) Lolas Halverson

Como um Maturacionista Explicaria as Questões a Seguir? Criança aprendendo a caminhar Criança andando de bicicleta Adolescente com dificuldade para nadar

Processamento de Informações Também aprendizagem social de Bandura (1986), behaviorismo de Skinner (1974)  Princípio básico: cérebro como um computador complexo O humano passivo responde a estímulos no ambiente. A pesquisa investiga as ligações estímulo-resposta, feedback e conhecimento de resultados. Adultos jovens são geralmente estudados primeiro como base de comparação para performance de crianças e de idosos Albert Bandura B. F. Skinner

Desenvolvimento Perceptomotor Subcampo existe dentro da estrutura do processamento de informações. O trabalho inicial (na década de 1960) tentou ligar as deficiências de aprendizagem ao desenvolvimento perceptomotor atrasado.

Como um Teórico do Processamento de Informações Explicaria as Questões a Seguir? Criança aprendendo a caminhar Criança andando de bicicleta Adolescente com dificuldade para nadar

Perspectiva Ecológica Desenvolvimento dirigido pela inter-relação entre indivíduo Ambiente e tarefa (importância de múltiplos sistemas) O sistema neural como um dos muitos sistemas responsáveis pela ação Duas ramificações 1. Sistemas dinâmicos 2. Percepção-ação

Sistemas Dinâmicos A teoria foi defendida no início da década de 1980 por Kugler, Kelso e Turvey (entre outros). Os sistemas corporais espontaneamente se auto-organizam (não dirigidos apenas pelo SNC). Os sistemas corporais, o ambiente do realizador e as demandas da tarefa interagem. (continua) Peter Kugler Michael T. Turvey Scott Kelso

Sistemas Dinâmicos (continuação) Alguns sistemas podem se desenvolver mais lentamente em pessoas jovens ou degradar mais rápido em pessoas mais velhas e, então, controlar a taxa de desenvolvimento ou a mudança. O desenvolvimento é caracterizado por mudanças qualitativas e descontínuas. Mudanças ocorrem ao longo da vida.

Sistemas Dinâmicos: Mudanças Gráficas

Percepção-Ação A teoria está baseada no trabalho de J. J. Gibson (décadas de 1960 e 1970). Affordance é a função que um objeto ambiental fornece a um indivíduo. As características definem os significados dos objetos. As funções do objeto estão baseadas nas dimensões intrínsecas dos indivíduos (i.e., são baseadas nas escala corporal), e não extrínsecas ao objeto, com dimensões objetivas.

Perspectivas Ecológicas Ambas as ramificações rejeitam o SNC como controlador executivo de oportunidades quase ilimitadas de movimento. O controle é distribuído ao longo do corpo, em níveis tanto globais quanto locais. Essa perspectiva desafiadora permite novos tipos de experimentos e novas formas de pensar sobre questões antigas.

Perspectiva Ecológica e Visão Geral Se você fosse um teórico da perspectiva ecológica, como você explicaria as questões a seguir? Criança aprendendo a caminhar Criança andando de bicicleta Adolescente com dificuldade para nadar Compare as três teorias.