ESCOLA PROFISSIONAL ATLÂNTICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Apresentação da proposta do
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
1 AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE PLANOS E PROGRAMAS DE TRANSPORTES NO AMBIENTE Maria Isabel Guerra Ana Paula Rodrigues AUDITORIA AMBIENTAL MOPTH.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
ASSOCIAÇÃO CULTURAL RECREATIVA E SOCIAL DE SAMUEL A CERTIFICAÇÃO ISO 9001 E OS MAQRS Braga
Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Bacharelado em Sistemas de Informação
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Ministério da Educação
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Avaliação de desempenho dos docentes
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Mónica Martins Luis Marçal
Avaliação Simplificada pelo CE no âmbito da Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente (Dec.- Reg. nº 2/2008 de 10 de Janeiro e Dec. Reg.- nº ?? de ??)
Intervenção psicológica
O que você pode fazer para reduzir a evasão
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Quantos são? Onde fica? Rua Irmãos Oliveira Lopes OVAR Tel Fax Alunos 79 Professores 33 Funcionários.
Departamento do Ensino Secundário
« O sistema de Gestão da Qualidade do INE « Maria João Zilhão
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Problemas e Propostas de Solução
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Abordagem por processos
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
O PAPEL ESPERADO DAS EMPRESAS DO SECTOR EMPRESARIAL PÚBLICO
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
Índice Capítulo 1 - Quem somos Capítulo 2 - Âmbito do Projecto
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Fórum "Certificação: Valor Acrescentado" 29 de Junho de 2004 Centro de Congressos de Lisboa Testemunho da Administração da da Universidade de Coimbra Satisfação.
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
Direcção Nacional de Recursos Humanos
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO Relatório Nacional Lisboa, Março de 2009.
Medidas Ativas de Emprego
Escola Secundária de Monserrate
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Módulo 4 – Legislação desportiva
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
Curso de Administração Disciplina: TGA
José Santos Soeiro Presidente Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional O IFDR no POVT Um contributo para a segurança do sistema.
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 2 As Normas ISO 9000:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 3 – Programa de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL MÓDULO 5 Regulamento Comunitário EMAS Maria Gabriela Almeida Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA PROFISSIONAL ATLÂNTICO MANUAL DE QUALIDADE ESCOLA PROFISSIONAL ATLÂNTICO

MANUAL DE QUALIDADE ÍNDICE APRESENTAÇÃO DA EPA Introdução Compromisso das direcções, executiva e pedagógica Caracterização da organização Historial Identificação / Situação geográfica Instalações Organigrama Política da organização Caracterização do meio Caracterização do ensino profissional Descentralização da EPA Missão Princípios orientadores Princípios didácticos - pedagógicos Actividades complementares SISTEMA DA QUALIDADE ABORDAGEM POR PROCESSOS  

MANUAL DE QUALIDADE INTRODUÇÃO A Escola Profissional Atlântico, abreviadamente designada por EPA, É uma Escola Particular, Depende única e exclusivamente do subsídio governamental, Receitas obtidas através das mensalidades dos alunos, EPA tornou-se na primeira escola profissional privada a nível nacional não dependente dos fundos comunitários

MANUAL DE QUALIDADE COMPROMISSO DAS DIRECÇÕES, EXECUTIVA E PEDAGÓGICA Toda a acção pedagógica é coordenada; Direcção Técnico – Pedagógica Coordenação de Curso Orientação Educativa de Turma

MANUAL DE QUALIDADE COMPROMISSO DAS DIRECÇÕES, EXECUTIVA E PEDAGÓGICA Direcção Técnico – Pedagógica Direcção Técnico Pedagógica da Escola Profissional Atlântico é composta por um Presidente, e um Vice-presidente Trata-se de um Órgão colegial, dotado de autonomia científica, técnica e pedagógica, que se responsabiliza pelo funcionamento da Escola e pelo cumprimento de toda a acção educativa.

MANUAL DE QUALIDADE COMPROMISSO DAS DIRECÇÕES, EXECUTIVA E PEDAGÓGICA Coordenação de Curso O Coordenador de Curso é um professor responsável pela formação sócio -cultural, científica, prática, tecnológica ou artística, ministrada na Escola, estágios profissionais de aproximação à vida activa dos estudantes.

MANUAL DE QUALIDADE COMPROMISSO DAS DIRECÇÕES, EXECUTIVA E PEDAGÓGICA Orientação Educativa de Turma Orientador Educativo de Turma (O.E.T.), este deverá realizar todo um conjunto de actividades que envolvem os Alunos, os Professores e os Encarregados de Educação na construção do “saber aprender”, do “saber ser” e do “saber fazer”, pois o O.E.T. é o Professor mediador/gestor da Turma, tendo para o efeito assento no Conselho Pedagógico da Escola.

MANUAL DE QUALIDADE CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO Historial Este Projecto nasceu em 1997, criação do CELFF (Centro de Estudos, Línguas e Formação do Funchal, entidade promotora de um Departamento de Consultadoria, de um Centro de Formação Profissional com representação para Portugal do Educational Institute, Em 1997 Escola iniciou a sua actividade em instalações cedidas pela Escola de Hoteleira e Turismo da Madeira, lectivo seguinte (1998/99), a Escola passa para as actuais instalações, que até então pertenciam à Universidade da Madeira é aberto o Pólo do Porto Santo, EPA teve uma grande dinâmica na abertura de novos cursos e de mais turmas,

MANUAL DE QUALIDADE Identificação / Situação Geográfica Escola Profissional Atlântico tem a sua sede no Edifício José Maria Branco, sito à Rua Bela de São Tiago, nº 20 desde 1998 iniciado uma descentralização com a criação do Pólo do Porto Santo e desde 1999 o Pólo da Calheta, Santana, Estreito de Câmara de Lobos e São Vicente protocolo celebrado com as respectivas Escolas Básicas e Secundárias públicas da Região Autónoma da Madeira

MANUAL DE QUALIDADE Instalações As instalações da Escola Profissional Atlântico serviram outrora a Universidade da Madeira, Escola depara-se com alguma dificuldade na gestão de espaços pese embora o facto de as mesmas não terem sido construídas de raiz para fins escolares, se atendermos ao elevado número de inscrições que anualmente são feitas

MANUAL DE QUALIDADE Instalações Actualmente a EPA oferece aos seus alunos: - Recepção e Secretaria - Bar/Sala de Convívio - Salas de aulas - 2 Laboratórios de Informática - Biblioteca - Mediateca - Sala de Estudo - Sala de Expressão Plástica - Sala de Expressão Corporal e Dramática - Sala de Associação de Estudantes - Sala de Professores - Ar condicionado em todas as salas e corredores - Cozinha - Papelaria - Reprografia

MANUAL DE QUALIDADE Organigrama A EPA alterou a sua identidade jurídica, tornando-se numa sociedade comercial por quotas, denominada Escola Profissional Atlântico, Lda.

MANUAL DE QUALIDADE POLÍTICA DA ORGANIZAÇÃO Caracterização do meio A EPA está inserida na Região Autónoma da Madeira; Dada a complexidade e especificidade de cada concelho da Região demonstramos alguns indicadores demográficos, sócio - económicos e culturais; População da R.A.M decresceu 4,3% nos últimos dez anos (1991-2001);

MANUAL DE QUALIDADE POLÍTICA DA ORGANIZAÇÃO Caracterização do meio progressão da escolarização da população resulta aumento da escolaridade obrigatória de 6 para 9 anos; A tendência da actividade económica é a terciarização da economia;

MANUAL DE QUALIDADE POLÍTICA DA ORGANIZAÇÃO Caracterização do ensino profissional Na RAM os Cursos Profissionais têm sido objecto de grande procura por parte dos jovens que concluem a escolaridade obrigatória; Permite progredir numa carreira técnico-profissional; Existem na R.A.M. sete Escolas vocacionadas para os cursos profissionais; a Escola Profissional Atlântico possui 16 cursos diferentes;

MANUAL DE QUALIDADE POLÍTICA DA ORGANIZAÇÃO Descentralização da EPA Necessidade de oferecer alternativas formativas a alunos de outros concelhos da RAM. Com o objectivo de servir a população jovem da ilha.

MANUAL DE QUALIDADE POLÍTICA DA ORGANIZAÇÃO Missão Apostar fortemente numa formação integral dos alunos; Desenvolver não só as suas capacidades intelectuais, mas, também, profissionais, e ainda os seus valores e atitudes; Dirige-se a a todos os membros da Comunidade Educativa; Beneficiada a entrada no mercado de trabalho; Oportunidade em acederem ao ensino superior.

MANUAL DE QUALIDADE POLÍTICA DA ORGANIZAÇÃO Princípios Orientadores O Projecto Educativo da EPA tem por base um modelo educativo que se baseia numa dinâmica da Comunidade Educativa e consagra a orientação educativa da Escola que orienta e inspira todas as acções;

MANUAL DE QUALIDADE POLÍTICA DA ORGANIZAÇÃO Princípios didáctico - Pedagógicos Assenta o seu modelo didáctico -pedagógico na gestão modular dos programas Destacando-se os seguintes princípios: Contribuir para a formação integral dos jovens; Desenvolver mecanismos de aproximação entre a Escola e instituições.

MANUAL DE QUALIDADE POLÍTICA DA ORGANIZAÇÃO Actividades de complemento / enriquecimento curricular Como complemento curricular é possível colocar em acção planos de actividades propostas e desenvolvidas por Professores, Alunos; Realizam-se de acordo com o Plano Anual da Escola.

MANUAL DE QUALIDADE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ÂMBITO O Sistema de Gestão da Qualidade da EPA abrange as actividades de Formação Qualificante de Jovens (Formação Profissional Nível III).

MANUAL DE QUALIDADE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EXCLUSÕES PERMITIDAS Ao Sistema da Qualidade não são aplicáveis os requisitos Validação dos processos de produção e fornecimento do serviço, Controlo dos dispositivos de monitorização e medição, dado que não existe nenhum processo de fornecimento de serviço em que a saída resultante não possa ser verificada por subsequente monitorização ou medição

MANUAL DE QUALIDADE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ESTRUTURA DOCUMENTAL Os documentos constituintes do Sistema de Gestão da Qualidade encontram-se organizados da seguinte forma:

MANUAL DE QUALIDADE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ESTRUTURA DOCUMENTAL

MANUAL DE QUALIDADE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ORGANIZAÇÃO DO MANUAL DE QUALIDADE O Manual de Qualidade é revisto sempre que ocorre qualquer alteração que o torne inadequado, enquadrada em acção de melhoria ou de correcção As propostas de revisão ao Manual de Qualidade podem ser efectuadas por qualquer funcionário e por qualquer via, dirigidas ao docente em questão, responsável pelo projecto.

MANUAL DE QUALIDADE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ORGANIZAÇÃO DO MANUAL DE QUALIDADE Qualquer alteração ao conteúdo do Manual de Qualidade implica a emissão de uma nova revisão do mesmo, sendo o respectivo número incrementado de uma unidade. A distribuição de cópias do Manual de Qualidade é controlada pelos SQ, que efectua o seu registo na última folha do mesmo

MANUAL DE QUALIDADE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ORGANIZAÇÃO DO MANUAL DE QUALIDADE As cópias controladas são actualizadas sempre que se procede a qualquer revisão.

MANUAL DE QUALIDADE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ABREVIATURAS E DEFINIÇÕES EPA – ESCOLA PROFISSIONAL ATLÂNTICO Qualidade - grau de satisfação de requisitos dado por um conjunto de características intrínsecas; Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) – sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização no que respeita à qualidade; Manual da Qualidade (MQ) – documento que especifica o sistema de gestão da qualidade de uma organização; Organização – conjunto de pessoas e instalações inseridas numa cadeia de responsabilidades, autoridades e relações; Cliente – organização ou pessoa que recebe um produto/serviço;

MANUAL DE QUALIDADE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ABREVIATURAS E DEFINIÇÕES Política da Qualidade – conjunto de intenções e de orientações de uma organização, relacionadas com a qualidade, como formalmente expressas pela gestão de topo; Processo – conjunto de actividades interrelacionadas e interactuantes que transformam entradas em saídas; Requisito – necessidade ou expectativa expressa, geralmente implícita ou obrigatória; Satisfação de clientes – percepção dos clientes quanto ao grau de satisfação dos seus requisitos; Melhoria Contínua – actividade permanente com vista a incrementar a capacidade para satisfazer requisitos; Eficácia – medida em que as actividades planeadas foram realizadas e conseguidos os resultados planeados; Eficiência – relação entre os resultados obtidos e os recursos utilizados

MANUAL DE QUALIDADE ABORDAGEM POR PROCESSOS INTRODUÇÃO O SGQ é entendido como um conjunto de processos inter-relacionados e interactuantes, A sua determinação e prossecução efectua-se regularmente, Objectivo de melhorar continuamente a eficiência e a eficácia dos processos e, consequentemente, da organização, Descrição de processos foi realizada tendo por base uma matriz de processo,

MANUAL DE QUALIDADE ABORDAGEM POR PROCESSOS INTRODUÇÃO Nessa Matriz de processo são definidos; os inputs e outputs de cada processo; as actividades principais associadas a cada processo; as funções que executam e/ou participam em cada uma das actividades; os documentos e/ou meios que são necessários à execução de cada actividade; os registos resultantes de cada actividade; o(s) indicador(es) de desempenho do processo.

MANUAL DE QUALIDADE ABORDAGEM POR PROCESSOS INTRODUÇÃO As oportunidades de melhoria identificadas nos vários processos, são convertidas em planos de melhorias.

MANUAL DE QUALIDADE ABORDAGEM POR PROCESSOS INTRODUÇÃO Os processos identificados e descritos de acordo com esta metodologia foram agrupados em quatro grupos: Processos de Gestão - relacionados com a gestão da organização; Processos Operacionais – directamente relacionados com a execução dos serviços; Processos de Suporte – dão suporte aos processos operacionais assegurando os recursos necessários. Processos de avaliação e feedback – dão informação sobre a satisfação dos clientes e outras partes interessadas.

MANUAL DE QUALIDADE ABORDAGEM POR PROCESSOS INTRODUÇÃO Cada processo tem um gestor, identificado na matriz de processo, que é responsável pelo seu desempenho e por concretizar os seus objectivos, ao qual cabe: Assegurar a implementação do processo; Promover a melhoria do desempenho do processo; Assegurar a medição do(s) respectivo(s) indicador(es); Assegurar a realização das actividades, de acordo com o descrito na matriz de processo, mantendo-a actualizada; Responder pelo processo em auditoria

MANUAL DE QUALIDADE ABORDAGEM POR PROCESSOS EXCLUSÕES PERMITIDAS Ao Sistema da Qualidade não são aplicáveis os requisitos Validação dos processos de produção e fornecimento do serviço, dado que não existe nenhum processo de fornecimento de serviço em que a saída resultante não possa ser verificada por subsequente monitorização ou medição.

MANUAL DE QUALIDADE ABORDAGEM POR PROCESSOS EXCLUSÕES PERMITIDAS Ao Sistema da Qualidade não são aplicáveis os requisitos Controlo dos dispositivos de monitorização e medição, uma vez que não são utilizados no âmbito definido.

MANUAL DE QUALIDADE ABORDAGEM POR PROCESSOS MAPA E INTERACÇÃO DOS PROCESSOS

AVALIAÇÃO E QUALIDADE Gestão do Sistema Comunidade Educativa e Comunidade Escolar Comunidade Educativa, Comunidade Escolar e Meio Profissional AVALIAÇÃO E QUALIDADE Gestão Financeira Gestão RH Back Office Informática Aquisição bens e serviços Formação dos alunos Criação de cursos Divulgação Ensino Aprendizagem Inserção na vida activa Gestão do Sistema Serviços Administrativos

MANUAL DE QUALIDADE ABORDAGEM POR PROCESSOS DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS

Divulgar a EPA e actividades promovidas ou nas quais participa. Tipo de processo Processo Objectivo Gestão Gestão do Sistema Assegurar a conformidade do sistema de gestão da qualidade com os requisitos da NP EN ISO 9001:2008, avaliar a sua eficácia e promover a melhoria contínua do desempenho. Operacionais Criação de Cursos Criar novos cursos, alterar planos de estudos e elaborar/gerir conteúdos programáticos das disciplinas dos cursos. Divulgação Divulgar a EPA e actividades promovidas ou nas quais participa. Ensino/Aprendizagem Fazer a distribuição/dispensa de serviço docente, elaborar horários, gerir alunos, planear e implementar acções de ensino/aprendizagem, calendarizar avaliações e realizar estágios curriculares. Inserção na Vida Activa Inserir estudantes e ex-estudantes da EPA na sua vida activa. Realizar o acompanhamento no percurso profissional, de formação e expectativas actuais e futuras, ao longo e no término do curso. Suporte Aquisição de bens e serviços Comprar bens e serviços. Informática Gerir a infra-estrutura e o parque informático da Escola. Manutenção Gerir a manutenção de instalações e equipamentos. Serviços administrativos Gerir os serviços necessários para o bom funcionamento da escola. Gestão de Recursos Humanos Adequar o desempenho do pessoal docente e não-docente às necessidades da escola. Gestão Financeira Garantir os recursos necessários à actividade da escola, prestar informação financeira exigida e garantir a correcta execução e controlo orçamental. Avaliação e Feedback Avaliação e Qualidade Caracterizar os alunos e sua satisfação.

MANUAL DE QUALIDADE ABORDAGEM POR PROCESSOS CORRESPONDÊNCIA DOS REQUISITOS NP EN ISO 9001 E OS PROCESSOS

8.5 Melhoria Requisito Gestão Operacionais Suporte Avaliação e Feedback Gestão do Sistema Criação de cursos Divulgação Aprendizagem Ensino/ Inserção na Vida Activa Aquisição de bens e serviços Informática Manutenção Serviços administrativos Gestão de RH Gestão Financeira Avaliação e Qualidade 4. Sistema de Gestão da Qualidade 4.1. Requisitos Gerais  4.2. Requisitos de documentação 5. Responsabilidade da Gestão 5.1 Comprometimento da Gestão 5.2 Focalização no cliente 5.3 Política da Qualidade 5.4 Planeamento 5.5 Responsabilidade, autoridade e comunicação 5.6 Revisão pela Gestão 6. Gestão de Recursos 6.1 Provisão de recursos 6.2 Recursos Humanos 6.3 Infra-estruturas 6.4 Ambiente de trabalho 7. Realização do produto 7.1 Planeamento da realização do produto 7.2 Processos relacionados com o cliente 7.3 Concepção e desenvolvimento 7.4 Compras 7.5 Produção e fornecimento do serviço 7.6 Controlo dos dispositivos de monitorização e de medição Exclusão 8. Medição, análise e monitoria 8.1 Generalidades 8.2 Monitorização e medição 8.3 Controlo do produto não conforme 8.4 Análise de dados 8.5 Melhoria

MANUAL DE QUALIDADE ABORDAGEM POR PROCESSOS Lista de Documentos do Sistema de Gestão da Qualidade GESTÃO Gestão do Sistema PG.01- Gestão do Sistema P.GS.01-Controlo de documentos e registos; P.GS.02- Auditorias da Qualidade; P.GS.03- Resolução de problemas; P.GS.04- Gestão da Melhoria.   OPERACIONAIS Criação/Alteração de cursos SPO.01- Criação de cursos; SPO.02- Alteração de planos de cursos; SPO.03- Alteração de conteúdos Programáticos. Divulgação PO.02- Divulgação

MANUAL DE QUALIDADE ABORDAGEM POR PROCESSOS Lista de Documentos do Sistema de Gestão da Qualidade Ensino/Aprendizagem SPO.04- Distribuição de serviço docente; SPO.05- Dispensa de Serviço docente; SPO.06- Elaboração de horários; SPO.07- Gestão de Alunos; SPO.08- Calendarização de avaliações;   Inserção na Vida Activa SPO.09- Estágios. SUPORTE Aquisição de bens e serviços PS.01-Aquisição de bens e serviços SPO.10- Selecção e Avaliação de fornecedores.  Informática PS.02- Informática

MANUAL DE QUALIDADE ABORDAGEM POR PROCESSOS Lista de Documentos do Sistema de Gestão da Qualidade    Gestão de Recursos Humanos PS.04- Gestão de Recursos Humanos; SPS.01- Formação académica dos docentes; SPS.02- Contratação; SPS.03- Gestão de pessoal.   Gestão Financeira PS.05- Gestão Financeira AVALIAÇÃO E FEEDBACK Avaliação e Qualidade PA.01- Avaliação e Qualidade

MANUAL DE QUALIDADE ABORDAGEM POR PROCESSOS Lista de Documentos do Sistema de Gestão da Qualidade  Informática PS.02- Informática  Manutenção PS.03- Manutenção Serviços Administrativos SPO.11- Matrículas e renovações; SPO.12- Transferências de cursos, Reingressos e anulação da matrícula; SPO.13- Inscrição em exames; SPO.14- Emissão de certidões; SPO.15- Pedidos de documentos relacionados com o transporte e/ou a matrícula; SPO.16- Pedido de equivalência; SPO.17- Recibo de pagamento - matrícula, mensalidade, transporte e exames; SPO.18- Pedido de verificação de escalão para mensalidade e/ou transporte.  

MANUAL DE QUALIDADE Trabalho Elaborado por: Discentes-Grupo 3: Luciane F. I. Ramos Fonseca Ana Paula C. Vieira Lúcia Melim Ana Paula Neves   Docente: Prof. Dr. José Carlos Marques Funchal, Junho de 2009