Representações de roscas, parafusos e porcas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Disciplina Elementos de Maquina Tema II. Elementos de fixação e união.
Propriedades físicas representativas de
Palestras, oficinas e outras atividades
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Cálculo - Thomas Capítulo 5.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
ES723 - Dispositivos Eletromecânicos
MONTAGEM-TORQUE Tendo visto que o pré-carregamento é desejado em uniões importantes, deve-se agora considerar os meios de assegurar que o pré-carregamento.
PARAFUSOS Universidade Federal de Goiás
Conformação Mecânica de Chapas
Desenho Mecânico I Aulas 4 Fernando.
Aula III Estruturas Metálicas DIMENSIONAMENTO DE LIGAÇÕES
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Montagem do Gradil Bovino.
Roscas internas e externas
Preparativos Antes da Montagem
Preparativos Antes da Montagem
Provas de Concursos Anteriores
Preparativos Antes da Montagem
MECÂNICA - ESTÁTICA Vetores Forças Cap. 2.
OPERAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CARNEIRO HIDRÁULICO ALTERNATIVO
Preparativos Antes da Montagem
Renda até 2 SM.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
Preparativos Antes da Montagem
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap. 12.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Bolha Posição de máx. W2 Ponto de Estagnação
Dinâmica do Movimento Plano de um Corpo Rígido: Força e Aceleração
Resultantes de Sistemas de Forças Cap. 4
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16.
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
Equilíbrio de um Corpo Rígido Cap. 5
Resultantes de Sistemas de Forças Cap. 4
Momentos de Inércia Cap. 10
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
BROCHAMENTO 1. Introdução
Lemas (Sudkamp)  .
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO III – Nº 11.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
ALARGAMENTO O processo de furacão com brocas helicoidais, consiste numa operação de desbaste, cujas tolerâncias de fabricação normalmente variam entre.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Preparativos Antes da Montagem
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
Projeto Medindo minha escola.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Computação Gráfica Aula 3 Transformações Geométricas
TRANSFORMAÇÕES DE TENSÕES
Preleções Científicas Universidade Estadual do Ceará Pró-Reitoria de Extensão Integrais Múltiplas e Integrais de Volume Ministrante: Prof. K. David Sabóia.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Máquina de Turing Universal
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Tema do Trabalho de Licenciatura:
PROJETO DE AUTOMAÇÃO RESIDÊNCIAL
ROSCAS: Tiago Santos Veloso.
Silva, Ribeiro, Dias, Sousa Desenho Técnico Moderno ELEMENTOS DE MÁQUINAS © LIDEL EDIÇÕES TÉCNICAS 1 Desenho Técnico Moderno Capítulo 13 – Elementos de.
Transcrição da apresentação:

Representações de roscas, parafusos e porcas Aula 10.2 Representações de roscas, parafusos e porcas Desenhos de conjuntos e detalhes © 2012 Pearson Education do Brasil. Todos os direitos reservados. slide 1

As roscas transformam o movimento circular em movimento retilíneo. Definição de Roscas Rosca é um filete de perfil constante enrolado, formando uma hélice, em torno de uma superfície cilíndrica. As roscas transformam o movimento circular em movimento retilíneo. Rosca Interna Passo (AVANÇO EM CADA GIRO DE 360º) Rosca Externa Neste caso temos um filete de perfil triangular. As roscas são utilizadas para fixação ou união de duas ou mais peças e também para movimentar uma peça em relação à outra.

Tipos de Perfis dos Filetes das Roscas Passo Tipo mais comum, utilizado em parafusos, porcas, ligações de tubos etc. Triangular Sistema Internacional Rosca Métrica – NB 97 Rosca Whitworth O perfil triangular existe em vários padrões. Sistema Inglês UNC American National UNF Sistema Americano SAE NPT Em todos os padrões existentes de perfil triangular existe a chamada “rosca fina” que tem um passo menor, consequentemente um perfil menor, que é utilizada onde é necessário uma maior tensão inicial de aperto.

Tipos de Perfis dos Filetes das Roscas Utilizada para transmissão de movimento em fusos, prensas etc. Trapezoidal Utilizada para grandes esforços em uma só direção. Dente de Serra Utilizada para grandes esforços ( ex.: morsas). Quadrado Pouca utilização em máquinas e equipamentos. Exemplo de utilização: lâmpadas. Redondo

Roscas Externas Abertura de Roscas A construção (ABERTURA) de roscas é obtida com a utilização de ferramentas próprias e pode ser feita manualmente ou através de maquinas. Abertura Manual Roscas Externas Tarraxa Abertura com máquinas

Furo Passante Furo Cego O primeiro passo é fazer um furo. Abertura de Rosca Interna MACHO Furo Cego Furo Passante Abertura com máquinas

Rosca Direita e Rosca Esquerda O avanço é obtido girando no sentido horário. Rosca Esquerda: O avanço é obtido girando no sentido anti-horário.

Rosca de Filete Simples e de Filetes Múltiplos Passo Rosca de Filete Simples Constituída de um único filete contínuo Passo Rosca de Filetes Múltiplos Constituída de dois ou mais filetes contínuos e paralelos. O número de filetes paralelos denominam a rosca como número de entradas. No exemplo acima tem-se uma rosca com dois filetes em paralelo, designada rosca de duas entradas.

Rosca Sem-Fim Utilizada para fazer a transmissão de movimento em eixos perpendiculares entre si.

1 - Roscas Externas. Representação de Roscas Para facilitar a elaboração dos desenhos, as roscas são representadas de forma simplificada. 1 - Roscas Externas. Representação Simplificada Representação Normal Passo Passo Rosca Redonda Exceto o perfil triangular, todos os outros perfis de filetes das roscas devem ser detalhados em cortes parciais. Passo Rosca Quadrada Rosca Trapezoidal

A Roscas Internas Em Corte Representação Simplificada Em Corte Representação Normal Em Corte Representação Simplificada A Nos furos cegos só é desenhado o comprimento útil da rosca. COMPRIMENTO ÚTIL Corte - AA

Representação de Roscas Comparação das representações simplificadas das roscas externas e internas. Em Corte LINHA GROSSA, CÍRCUNFERÊNCIA COMPLETA LINHA MÉDIA, CÍRCUNFERÊNCIA INCOMPLETA LINHA GROSSA LINHA MÉDIA Em Corte

M20 M20 Dimensionamento de Roscas As roscas sempre são dimensionadas pelo seu diâmetro maior. M20 M20 Em alguns tipos de rosca será necessário também indicar o passo da rosca.

Dimensionamento de Roscas Símbolo Utilizado TIPO DA ROSCA COLOCAÇÃO NA COTA DESCRITIVO Rosca Métrica com 20 mm de diâmetro. Métrica M M20 Se a rosca for esquerda, as letras RE serão colocadas depois do diâmetro. Ex.: M20RE Rosca Métrica com 50 mm de diâmetro e passo de 2 mm. M50x2 Métrica fina M Rosca Whitworth com diâmetro de 5/8” . Se a rosca for esquerda, após o valor do diâmetro coloca-se as letras RE ou LH (left hand). Ex.: 5/8” LH Whitworth 5/8” NENHUM

Whitworth para Tubos (canos) Dimensionamento de Roscas Símbolo Utilizado TIPO DA ROSCA COLOCAÇÃO NA COTA DESCRITIVO W80x1/16” Rosca Whitworth fina com diâmetro de 80 mm e passo de 1/16”. Whitworth Fina W Whitworth para Tubos (canos) Rosca para tubo cujo diâmetro nominal é 1”. BSP BSP 1”

Símbolo Utilizado COLOCAÇÃO NA COTA DESCRITIVO American National Dimensionamento de Roscas Símbolo Utilizado TIPO DA ROSCA COLOCAÇÃO NA COTA DESCRITIVO Rosca com diâmetro de 1” com padrões da norma ANSI. UNC UNC 1” Rosca fina com diâmetro de 3/4” com padrões da norma ANSI. American National UNF3/4” UNF Rosca para tubo cujo diâmetro nominal é 2” com padrões da norma ANSI. NPT2” NPT Rosca com filetes paralelos: deve ser indicado o número de entradas. Ex.: Tr 80x20 (2ent.).

Dimensionamento de Roscas Símbolo Utilizado TIPO DA ROSCA COLOCAÇÃO NA COTA DESCRITIVO Rosca Trapezoidal com diâmetro de 80 mm e passo de 10 mm (Todas as dimensões do perfil são normalizadas). Tr Tr80x10 Trapezoidal Para a rosca esquerda deverão ser acrescentadas as letras RE. Rosca Dente de Serra com diâmetro de 48 mm e passo de 8 mm (Todas as dimensões do perfil são normalizadas). S48x8’ Dente de Serra S Rosca com filetes paralelos: deve ser indicado o número de entradas. Ex.: Tr 80x20 (2ent.).

Exercícios Resolver as seguintes folhas do caderno de exercícios TC/TS – 31 TC/TS – 32

TC/TS – 31 Solução Dadas as vistas superior e lateral esquerda, completar a vista de frente desenhando o Corte - AB indicado e, de acordo com a escala do desenho, colocar valores nas cotas. B A Obs.: Rosca métrica M 30 Escala 1:2,5 Corte - AB

TC/TS – 31 Solução Dadas as vistas superior e lateral esquerda, completar a vista de frente desenhando o Corte - AB indicado e, de acordo com a escala do desenho, colocar valores nas cotas. 150 B A 75 M30 Obs.: Rosca métrica M 30 25 100 38 50 90 25 76 Escala 1:2,5 Corte - AB

TC/TS – 31 Solução Dadas as vistas de frente e superior, completar a vista lateral esquerda desenhando o Corte - AB indicado e, de acordo com a escala do desenho, colocar valores nas cotas. Obs.: Rosca métrica M 6 10 1 A B Escala 2:1 1 Corte - AB 10

TC/TS – 31 Solução Dadas as vistas de frente e superior, completar a vista lateral esquerda desenhando o Corte - AB indicado e, de acordo com a escala do desenho, colocar valores nas cotas. 30 15 M 6 Obs.: Rosca métrica M 6 15 5 20 7,5 A B 18 5 Escala 2:1 Corte - AB

TC/TS – 32 Solução Dada a vista de frente, completar o desenho da vista lateral aplicando o Corte - AB com rebatimento da nervura e do furo roscado. A B Corte - AB 1 Identificar a escala do desenho. Escala : 1

TC/TS – 32 Solução Dadas duas vistas, desenhar a seção do ponto indicado na vista superior e, de acordo com a escala do desenho, colocar valores nas cotas. 10 10 Escala 1:2

TC/TS – 32 Solução Dadas duas vistas, desenhar a seção do ponto indicado na vista superior e, de acordo com a escala do desenho, colocar valores nas cotas. Escala 1:2

Utilizados em uniões que necessitam de grandes apertos Parafusos e Porcas São elementos de fixação providos de rosca e são disponíveis para compra. Existem vários tipos de parafusos e porcas, apropriados para cada finalidade específica, que são construídos obedecendo normas técnicas internacionais. Todos os tipos de parafusos têm suas dimensões padronizadas. BOCA Exemplos: Parafuso com cabeça hexagonal. Comprimento da rosca 1,5d R0,8d d 0,8d R R0,7d 1,73d 0,7d 2d Comprimento do corpo do parafuso Porca hexagonal. ESTRIA Utilizados em uniões que necessitam de grandes apertos (com chave de boca ou com chave de estria).

Parafuso com Hexágono Interno (Parafuso Allen) O acionamento é feito com chave especial (Chave Allen). Utilizado em locais com pouco espaço para manuseio de ferramentas. F Ø C E Ø d A B Corpo do parafuso d A B C (mm) E (mm) F (mm) 1/4” 3/8” 10 6,5 8 5/16” 7/16” 12 8,2 9 9/16” 14,5 9,8 11 5/8” 16,5 11,4 1/2” 3/4” 1/2’ 19,5 13 14 7/8” 23 16,1 17 1” 26 19,3 20

Ø 2d 90° d Ø d Rd 1,9d Parafusos de Fenda Utilizado em montagens de peças pequenas e são fabricados com vários tipos de cabeça e roscas. Dependendo do tipo de fenda são acionados por chave de fenda ou chave Philips. Ø 2d 90° d Comprimento do parafuso Com cabeça chata Fenda Philips Corpo do Parafuso Ø d Rd 1,9d Com cabeça redonda

Auto-atarraxante – o próprio parafuso faz a abertura da rosca. Parafusos de Fenda Rosca soberba (Auto-atarraxante) Utilizado em madeira ou em buchas plásticas. Auto-atarraxante – o próprio parafuso faz a abertura da rosca. Utilizado na montagem de chapas metálicas de pequena espessura ou em peças construídas em material plástico.

Tipos de Porcas Porca Borboleta Utilizadas quando a montagem e desmontagem é frequente e utilizando aperto manual (SEM FERRAMENTAS). Corpo maciço (FUNDIDA) Estampada em chapa Porca Cega Utilizadas para acabamento de boa aparência.

Tipos de Porcas Contraporca (Uma porca apertando outra) Utilizada para evitar que vibrações afrouxem o aperto. (Por motivo econômico a contra porca é mais fina) Porca Castelo (Porca com trava) Porca hexagonal com três rasgos na parte superior, que se alinham com um furo existente no parafuso para possibilitar a passagem de uma cupilha. CUPILHA

Exemplos de tipos de arruelas d1 D1 e D2 e1 Arruelas são colocadas entre a porca e a peça ou entre a cabeça do parafuso e a peça que está sendo fixada através de parafusos e porcas. A finalidade da arruela é melhorar a distribuição do esforço de aperto, proteger a superfície da peça ou, dependendo do tipo de arruela, dar mais segurança à fixação. Exemplos de tipos de arruelas EXEMPLOS DE DIMENSÕES Diâmetro da Rosca d1 D1 e D2 e1 6 6,5 14 1,2 11 1,6 8 8,5 18 1,5 2 10 22 17 2,2 12 13 27 2,5 20 16 32 3 26 3,5 21 40 4 24 25,5 50 38,5 5 30 60 46,5 Arruela Plana Arruela de Pressão d1 D2 e1 2e D1 d1 e Assim como os parafusos e porcas, as arruelas estão disponíveis no mercado e todas as suas dimensões são padronizadas em função do diâmetro da rosca do parafuso ou da porca.

4 1 3 2 Exemplos de Fixação com Parafusos e Porcas A peça 1 será fixada na peça 2 utilizando parafuso com cabeça hexagonal, porca e arruela. O aperto é dado pela porca e pela cabeça do parafuso. A peça 3 será fixada na peça 1 utilizando parafuso do tipo Allen. 4 O aperto é dado pela cabeça do parafuso. A peça 4 será fixada na peça 2 utilizando parafuso de fenda com cabeça chata. 1 3 Desenho de conjunto ou desenho de montagem 2 Observe no desenho de conjunto que, nas peças que encostam uma nas outras, as linhas de contorno são comuns. A representação de rosca externa se sobrepõem na rosca interna

Especificação de Parafusos, Porcas e Arruelas Tipo da porca. Porcas Tipo de material utilizado para construção da porca. Tipo do parafuso. Tipo de material utilizado para construção do parafuso. Identificação e dimensão da rosca da porca. Identificação e dimensão da rosca do parafuso. Parafusos Exemplo: Porca hexagonal, de aço-carbono - M16 Comprimento do corpo do parafuso. Tipo da arruela. Tipo de material utilizado para construção da arruela. Arruelas Exemplos: Parafuso de aço- carbono, tipo Allen com cabeça - 3/8” X 3” Parafuso de latão, de fenda com cabeça chata - 3/16” X 2” Diâmetro nominal da arruela ( diâmetro da rosca do parafuso). Exemplo: Arruela Plana de 20 de aço-carbono

TC/TS - 33 A 1 2 3 4 5 Corte - AB B 6 Escala 1:2,5 30 x 62 x 214 DENOMINAÇÃO ITEM MATERIAL Qdade. DIMENSÕES 1 Polia Aço 2 Bucha Bronze 3 Suporte Ferro Fund. 4 Eixo 5 Parafuso Allen c/cabeça - 6 Base 5/16” x 1” 30 x 62 x 214 62 x 79 x 133 Ф 1 ¼” x 115 Ф 2” x 65 Ф 6 ½” x 65

( ( 2 ( ( ( ( TC/TS -33 - Solução Corte - AB 3 , 4 A 1 6 B 1 2 3 5 4 3 2 1 Corte - AB 5/16” – 4 Furos

Parafuso com Hexagono Interno (Parafuso Allen) Ø d A B Corpo do parafuso F Ø C E 20 19,3 26 3/4” 1” 17 16,1 23 5/8” 7/8” 14 13 19,5 1/2’ 1/2” 12 11,4 16,5 7/16” 11 9,8 14,5 3/8” 9/16” 9 8,2 5/16” 8 6,5 10 1/4” F (mm) E (mm) C (mm) B A d

( ( 2 ( ( ( ( TC/TS -33 - Solução Corte - AB A 3 , B 4 1 6 Ф12 Ф8,2 9 5 4 3 2 1 Corte - AB 5/16” – 4 Furos

( ( 2 ( ( ( ( TC/TS -33 - Solução Corte - AB A 3 , B 4 1 6 20 Ф12 112 62 25 9 Ф8,2 10 Ф45 ( 1 62 Ф30 6 ( 76 6 5 4 3 2 1 Corte - AB 63 5/16” – 4 Furos R13 36 62 214