METODOLOGIA E PLANEJAMENTO NA PASTORAL VOCACIONAL/SAV

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As paróquias são células vivas da Igreja e o lugar privilegiado no qual a maioria dos fiéis tem uma experiência concreta de Cristo e a comunhão eclesial.
Advertisements

Curitiba  A teologia representa o saber mais elevado  A ciência soberana  O saber absoluto  Deus é o objeto máximo do saber  Entre as ciências.
BULA DE PROCLAMAÇÃO DO JUBILEU EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA.
PLANEJAMENTO É Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento, organizações.
A VOCAÇÃO NA VIDA DA IGREJA: VOCACIONADA E VOCACIONANTE.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
PROGRAMA PASTORAL DIOCESE DO FUNCHAL 2016/2017. TEMA: VIVER EM IGREJA A ALEGRIA DE SER CRISTÃO.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
Projetos em andamento. Projetos em andamento Rede Marista Evangelizadora Objetivo: Elaborar e implantar as diretrizes da ação evangelizadora contribuindo.
PLANEJAMENTO DE VENDAS.
vida plena para todos Urgências na Evangelização
Subsídio conceitual para o Advento
Contato: ou Celular Nome do Formador Cargo na SSVP Conferência Contato: ou Celular.
O PLANEJAMENTO DA FORMAÇÃO
Conhecereis a Verdade e ela vos libertará
Pastoral Vocacional Congregação das Servas de Maria do Brasil.
O PROCESSO FORMATIVO DA RCCBRASIL
INDICAÇÕES PARA DINAMIZAR
C.E.PROF.HORACIO MACEDO Missão: Desenvolver ações educativas contextualizadas para promover a vivência de valores éticos e solidários, com ênfase na preparação.
Comunidade de Aprendizagem
GRUPO DE PASSOS Espaço para viver um aprofundamento nos 12 Passos
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
própria revelação do Pai e do seu amor, manifesta
Planejamento de estratégias:
O deslocamento do recuperar para o ver
SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL LITÚRGICA DE VISEU
UMA IGREJA POBRE E PARA OS POBRES EG 198 Padre amaro Gonçalo
Projeto Beira da Linha Visão Tornar-se uma referência na inserção social de crianças, adolescentes e jovens, buscando desenvolver autênticos valores.
CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS, NA IGREJA E NA SOCIEDADE SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO (Mt 5,13-14) Documento da CNBB – n.105.
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
34ª Reunião da Qualidade Jorge Gerdau Johannpeter
Introdução à Administração
Terceira Parte.
Mirtes Júlia de Sousa Ferreira
O PLANEJAMENTO DA NEGOCIAÇÃO
SOBRE O AFS Presente no Brasil desde 1956 e há mais de cem anos no mundo, o AFS é uma ONG educacional internacional, comprometida em preparar cidadãos.
2009 Estamos no ANO CATEQUÉTICO NACIONAL
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018 E A FAMÍLIA
2013 – ANO DA FÉ COMPROMISSO JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
“ Tu és o meu servo, Israel, por quem manifestarei a minha
Caminhada Pastoral e a Assembleia Diocesana de 2018
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
PASSOS DA ANIMAÇÃO VOCACIONAL
Lição 04 O que é igreja missional?
Consultar o livro: A Vida é Missão (Edições ASMP)
TRABALHO EM EQUIPE SAÚDE DA FAMÍLIA Fabiane Minozzo.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Catequese num mundo em transformação - Joel Portela
Planejamento estratégico Bases fundamentais e particularidades
Objetivo Geral   Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação.
A menor de todas as sementes e se torna a maior de todas
PREPARAR A CATEQUESE.
SUGESTÕES PARA PREPARAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DAS ETAPAS FINAIS DA ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL PAROQUIAL.
PASTORAL VOCACIONAL PAROQUIAL PRIMEIRAS IDÉIAS.
Santas Missões Populares
A VOCAÇÃO.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
Plano Diocesano de Pastoral ano
SUJEITO ECLESIAL: DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS E CIDADÃOS DO MUNDO
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Itinerário para formar discípulos missionários
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Jornadas Internacionais da FICPM " Matrimónio: da Construção da Família à Missão Evangelizadora" Maria Artur e Ângelo.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
O que é Pastoral da Comunicação?
PROJETO DE PESQUISA.
IV CONGRESSO VOCACIONAL DO BRASIL VOCAÇÃO E DISCERNIMENTO “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos” (Sl 25,4) A CAMINHADA VOCACIONAL DA IGREJA DO BRASIL.
SER MISSIONÁRIO EM PLENO SÉCULO XXI
Transcrição da apresentação:

METODOLOGIA E PLANEJAMENTO NA PASTORAL VOCACIONAL/SAV Construção do Projeto para EVP (Equipe Vocacional Paroquial).

PLANEJAR: O QUE É? Organizar com ciência nossa ação, nosso serviço. Intervenção na realidade. Clareza e precisão a ação de uma pessoa, grupo, serviço ou instituição. Deixar de improvisar. É prever. Pensar antes o melhor caminho para chegar.

PLANEJAR: PORQUE? EFICIÊNCIA X EFICÁCIA

PLANEJAR: PARA QUE? Processo de tomada de decisões. Processo significa série continuada de ações, reuniões, discussões, reflexões e decisões. Pensar ANTES, DURANTE E DEPOIS da ação.

O QUE É AÇÃO? É o ato de interferir na realidade. Pode ser planejado ou não. Planejado = ação eficaz. Não planejado = ativismo.

MÍSTICA EVANGELIZADORA DA PRÁTICA DE JESUS Texto Lucas 24, 13 – 35. Realidade – como está o chão de nossa realidade? Como Deus fala a nossa realidade? Missão.

PREMISSAS: Ponto de vista organizativo e estrutural – complexidade da realidade exige respostas mais precisas e evangélicas. Justificativas se encontram na própria dinâmica da evangelização. Discernir os sinais dos tempos – Igreja como assembleia de pessoas que se entendem vocacionadas. Etapas essenciais: despertar, discernir, cultivar e acompanhar.

Como vemos aqueles que são chamados e enviados em missão? O que nossa comunidade pode oferecer para a criança, o jovem, o adulto continuar a discernir seu papel na vida de comunidade? Como transparecemos o Evangelho que é uma mensagem atraente para os homens e mulheres de hoje?

AÇÃO EVANGELIZADORA Processo de nossa 9ª Assembleia Diocesana de Pastoral: área BR 101 Sul (Pastoral Social e Formação). Área do Café (Formação e Missões). Área BR 101 Norte (Missões e Pastorais Sociais). Área Ita (Missões Permanentes e Pastorais Sociais). Área de Colatina (Pastorais Sociais e Missões). Pastoral de Conjunto. Objetivo central assinalado no 2º Congresso Vocacional do Brasil: “Urge uma vasta e capilar animação vocacional que envolva toda a comunidade”.

Diretrizes concretas de ação: é o enraizamento da Igreja no tempo e no espaço. Reflete o movimento da encarnação. Dinamismo novo que invista em iniciativas concretas.

FUNDAMENTOS E REFERÊNCIAS Sociais e culturais – capacidade de diálogo diante de um pluralismo cultural e até mesmo religioso. Valorizar os carismas e ministérios diante da identidade humana. Teológicas e pastorais – teologia e eclesiologia da vocação deixam claro que o povo de Deus é um só, um só rebanho e um só pastor. Valorizar a vocação batismal. Pastoral da encarnação, ou seja, estar atentos a uma realidade.

MARCO REFERENCIAL Marco da realidade ou situacional: é o quem somos. Realidade social e pastoral. Levantar questões que respondam a seguinte questão: como está o serviço de animação vocacional? Capacidade de síntese. Marco doutrinal: é o para onde vamos, ou o que queremos ser, mas partir do que somos. Como deve ser a Igreja, a sociedade, a Pastoral Vocacional etc.... Como deve ser o serviço de animação vocacional. Diagnóstico pastoral: confronto entre a realidade e a doutrina. Qual a causa que impede o serviço de animação vocacional acontecer de forma plena?

MARCO OPERACIONAL É a fase de tomada de decisões, da identificação, da maneira de agir, da elaboração do plano de ação. Esforço que se faz para diminuir a distância entre a realidade que se apresenta e o que se deseja alcançar. Responde de forma concreta como agir para que as ações e atividades a serem programadas sejam realmente eficazes.

Prognóstico pastoral: estabelecer o objetivo geral da ação pastoral, os objetivos específicos, critérios e linhas de ação, metas e estratégias, inventário de recursos. programação pastoral Organização Avaliação

QUESTÕES PRÁTICAS Para o Planejamento Paroquial queremos duas iniciativas a serem feitas na Paróquia. A Diocese na coordenação diocesana da PV/SAV oferecerá dois momentos: Um em nível de Área Pastoral (Despertar Vocacional) e outro de Espiritualidade (retiro diocesano para animadores vocacionais).