A sexualidade trocada por miúdos

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Transcrição da apresentação:

A sexualidade trocada por miúdos Grupo de trabalho do 2.º Ciclo

A ABORDAGEM DA SEXUALIDADE EM CRIANÇAS Pré Adolescentes TEMA A ABORDAGEM DA SEXUALIDADE EM CRIANÇAS Pré Adolescentes

Justificação O tema escolhido visa desenvolver nas crianças os aspetos bio e socio culturais, de modo a permitir uma melhor compreensão do “EU”, potenciar a auto estima e fomentar o respeito por si e pelos outros.

Fundamentos/pressupostos Enquadramento legal Tempo disponível para aplicação Recursos materiais e humanos disponíveis Idade Contexto sociocultural dos alunos Noções previamente adquiridas Dinâmica de grupo Transdisciplinaridade

finalidades Valorizar a sexualidade e a afetividade entre as pessoas no desenvolvimento individual. Desenvolver competências no campo da sexualidade. Melhorar os relacionamentos afetivos. Respeitar a diferença entre as pessoas. Compreender o funcionamento dos mecanismos biológicos reprodutivos.

Objetivos Dar oportunidade aos alunos de apresentarem a sua visão sobre sexualidade. Compreender os aspetos envolventes do conceito de sexualidade. Desmistificar todo um conjunto de tabus em torno da sexualidade. Tomar consciência das mudanças fisiológicas, expressando abertamente as suas dúvidas e questões, de modo a satisfazer as suas curiosidades.

Programa Para quem? - Alunos Pré Adolescentes O quê? - Sexualidade e género O corpo em transformação

Os objectivos mínimos da área de educação sexual devem contemplar os seguintes conteúdos que podem ser abordados nas áreas disciplinares ou nas áreas curriculares não disciplinares. 2º ciclo Puberdade — aspectos biológicos e emocionais O corpo em transformação Caracteres sexuais secundários Normalidade, importância e frequência das suas variantes biopsicológicas Diversidade e respeito Sexualidade e género Reprodução humana e crescimento; contracepção e planeamento familiar Compreensão do ciclo menstrual e ovulatório Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas Dimensão ética da sexualidade humana Como distribuir pelo 5º e pelo 6º ano? – 6 blocos (no mínimo) em cada ano

5º ano Diversidade e Respeito Puberdade – Aspetos biológicos e emocionais - O corpo em transformação 6º ano Sexualidade e género Dimensão ética da sexualidade humana .....

A. Puberdade — aspectos biológicos e emocionais O corpo em transformação ? blocos de 45m Bloco 1 – O que sei? O que gostaria de saber? Reconhecer as transformações físicas/psicológicas pelas quais o ser humano passa ao longo da vida. Análise de imagens das várias fases de desenvolvimento do ser humano e discuti-las em grande grupo.

Programa Quando? - Durante o 2º e 3ºperíodos do presente ano letivo prioritariamente nas sessões de Formação Cívica, num total de 6 horas Onde? - Algumas sessões na sala de aula e outras na sala de almofadas da Biblioteca

Programa Como? Exploração de imagens/quadros (ex: Klimt); Visualização de filmes acompanhados de um guião e posterior debate (ex: Lagoa Azul); Audição de músicas e exploração do vocabulário relacionado com o tema; Análise e debate de situações reais da turma; Roda de palavras; Caixa de perguntas; Mesas Redondas.

“O abraço” Klimt De que atividade se trata? Atendendo a que objetivo(s)/conteúdo(s)? Para que ano?

“O Beijo” Klimt

avaliação Das Aprendizagens: Participação Resposta a um inquérito Dinamização de uma apresentação

Avaliação Do projeto como um todo: Após implementação do projeto será feita a reflexão sobre o trabalho desenvolvido, de modo a torná-lo mais eficaz no futuro

Bibliografia/ Webografia Lei nº 60/2009 de 6 de agosto www.dgidc.min-edu.pt Wikipédia Textos de apoio à Formação de Educação Sexual

Projeto elaborado por: Armindo Bernardo Leandra Reis Mércia Sousa Nina Amaral Nuno Domingues Sara Teixeira Teresa Murta