Por que Arte-Educação?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIP AHP Profa. Msc. Carolina Brum Março/2011
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
OBJETIVO GERAL DAS SÉRIES INICIAIS
Arte: pressupostos legais, metodológicos e conceituais por Eglecy Lippmann.
O Início da Comunicação
I- Concepção de Educação
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO
Estética é a área da filosofia que estuda racionalmente o belo - aquilo que desperta a emoção estética por meio da contemplação - e o sentimento que ele.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Como a Criança Pequena se Desenvolve
QUEM DETERMINA O QUE É ARTE?
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS
Arte e representação.
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
CENTRO MUNICIPAL DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS - CEMAE II
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
CONCEITO ANTROPOLOGICO DE CULTURA
Professora Suraia Rahmé
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
ESTÉTICA HISTÓRIA E ESTÉTICA DA ARTE
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
OFICINA CRIATIVA® ® Objeto de estudo em Pedagogia para o mestrado de Dra. Cristina Allessandrini.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Filosofia O que é filosofia?.
A ESPIRITUALIDADE nos módulos da Ecafo
. I SEMINÁRIO DO PROINFÂNCIA DO TOCANTIS VIII ENCONTRO REGIONAL DO MIEIB – NORTE Período de 05, 06 e 07/05/2014 “Educação Infantil: 100°/° Inclusiva” CRIANÇAS,
III Dimensões da ação humana e dos valores
Milena Sousa Veras Andrea C. G. Azevedo Cutrim
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
Aquisição da Linguagem Oral
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
A Infinitude e a Busca da Transcendência
Arte e Educação. Encontros: 16/05 20/06 Avaliações:
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
A forma de imortalizar a inteligência humana
ARTE E CULTURA: A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA CULTURA
ARTE E CULTURA: A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA CULTURA
UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA
O QUE É BELEZA João Francisco Duarte Jr.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Situação de Aprendizagem
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Deficiência visual e Artes
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
APRENDENDO A VIVER.
Palavras e linguagem científica Linguagem e experiências vividas pelos estudantes/ Ciência aprendida na comunidade/Ciência aprendida na escola Ciência.
A P R E N D I !.
Atividade complementar 04
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
PROJETO COLMÉIA A Empresa Júnior no Terceiro Setor.
METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Estética.
CULTURA.
Teorias Educacionais.
Estética Antiga Objetivos do texto:
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
CONCEITOS EM ELABORAÇÃO JOANA DE JESUS DE ANDRADE.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

Por que Arte-Educação?

Herbert Read (1943) Pensador Inglês. Primeiras diretrizes da Educação pela Arte.

Adestramento e Aprendizagem A consciência humana, reflexiva é função dos símbolos, da linguagem. Todo processo de conhecimento e aprendizagem humanos se dá sobre dois fatores: as vivências (o que é sentido) e as simbolizações (o que é pensado).

A tudo que sentimos, vivemos, procuramos dar um significado, através dos símbolos (palavras). Todo novo conceito nós o aprendemos a partir de nossas vivências.

Linguagem e Arte A arte é um fenômeno presente em todas as culturas. A linguagem fragmenta o nosso sentir e lhe atribui significados. Os conceitos lingüísticos, no entanto, são incapazes de exprimir e descrever os sentimentos.

A arte é uma tentativa de concretizar, em formas, o mundo dinâmico do “sentir” humano. A arte não é linguagem: ela não comunica significados, mas exprime sentimentos. O sentido expresso na obra de arte é “intraduzível”.

O Artista e o Espectador O artista expressa, em sua obra, os sentimentos que ele capta junto as comunidades humanas. A beleza não é uma qualidade dos objetos nem um produto da consciência, mas uma forma de relação que o homem mantém com o mundo. Na experiência estética, experimenta-se o objeto a nível dos sentimentos, sem a mediação conceitual da linguagem.

Fundamentos da Arte-Educação A civilização industrial se funda na primazia da razão e do trabalho e no mito da natureza infinita. A arte permite dirigir nossa atenção aos sentimentos e ainda contribui para o seu refinamento. A arte mantém acesa a imaginação e a utopia – um projeto de futuro.

A arte permite um contato direto com os sentimentos de nossa e de outras culturas. Arte-educação não significa apenas a inclusão da arte nos currículos escolares. Arte-educação tem a ver com um modelo educacional fundado na construção de um sentimento pessoal para a vida, que seja próprio de cada educando.

Arte Educação Entre Nós Lembremo-nos: arte-educação significa expressar os sentimentos e sentidos oriundos da vida concretamente vivida, e não a imitação dos valores alheios. A Lei 5.692/71 teve como finalidade principal a produção de mão-de-obra acrítica para o modelo de desenvolvimento que adotamos.

Porque arte-educação, no fundo, nada mais é do que o estímulo para que cada um exprima aquilo que sente e percebe. A partir dessa expressão pessoal, própria, é que se pode vir a aprender qualquer tipo de conhecimento construído por outros.