Aula 1 - A EMPRESA DIGITAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
Automação A importância da Automação Industrial para as médias e pequenas empresas.
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Informática na Educação
Sistemas de Informações Gerenciais
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
7130 – Adminstração de Sistemas de Informação
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA
Custos ... afinal, o que é isto?
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
TRABALHO DE GESTÃO DE TI: ESTUDO DE CASO
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
Administração de Sistemas de Informação II
Introdução à Programação Fundamentos da Computação Prof. Filipo Studzinski Perotto 2009.
Curso Técnico em Manutenção e Suporte a Informática
Sistemas de Informação Capítulo 3
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
ERP - Enterprise Resource Planning
Administração de Sistema de Informação Gerencial
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
gestão em inteligência competitiva
GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Informática Básica
Escola de Engenharia de Piracicaba Tecnologia Mecânica SI de Apoio a Decisão Aula 1 – O COMPUTADOR Wladimir da Costa.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente
Trabalho realizado por
Integrantes Gisely C. Oliveira Marcelo C. Ribeiro Maria Ap. Ferreira Rafael Vaz Walisson Junior Wesley C. Gomes.
Sistemas Operacionais
Prof. Cárbio Almeida Waqued
Aula 1 - A EMPRESA DIGITAL
Sistemas de informação em planos de saúde: rede credenciada, usuários e ANS André Junqueira Xavier.
Sistemas de Informações Gerenciais
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Por que estudar sistemas de informação?
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Orientador: André Dalastti CTI – Colégio Técnico Industrial “Prof. Isaac Portal Roldán”
Princípios de Sistemas de Informação
O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas
A Aquarius, empresa de capital totalmente
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de Informação
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
Sistemas de Informações Gerenciais
E-commerce e E-business
Tecnologia da informação Aula 2 – Estratégia competitiva
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
A Tecnologia da Informação nas Empresas
Administração de Sistemas de Informação 7º Sem
SIG – Sistemas de Informação Gerenciais
Evolução Histórica Pré-História
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Aula 1 - A EMPRESA DIGITAL Wladimir da Costa. 2 Histórico Advento do computador - A Era da Informação - A nova Revolução Industrial; A automação dos escritórios.
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
Transcrição da apresentação:

Aula 1 - A EMPRESA DIGITAL Wladimir da Costa

Histórico A automação dos escritórios teve início nos anos 70; Advento do computador - A Era da Informação - A nova Revolução Industrial; A automação dos escritórios teve início nos anos 70; No anos 80 converter dados físicos (papel) para dados digitais (computadores) no computador IBM PC; No início o SI foi utilizada pelas empresas com uma visão muito estreita - mundo do antigo CPD; A Informática era caríssima, problemática, difícil de ser usada; A informática era um misto de respeito e revolta por parte dos funcionários; A comunicação entre usuários, analistas e programadores era praticamente inexistente;

Histórico No final dos anos 90 emergiram as empresas digitais, devido a utilização da Internet, substituindo as tradicionais empresas informatizadas - Evolução; A maioria das empresas informatizadas são as que utilizam software em sua área administrativa - “datilografia de luxo”, mas estão pouco relacionadas com integração de informação corporativa (Intranet x Extranet); Atualmente as verdadeiras empresas digitais crescem 30% mais rápido do que seus concorrentes; A empresa digital está relacionada com SI e TI vinculados com a estratégia dos negócios corporativo e Internet.

Evolução da Tecnologia da Informação (TI) Histórico Evolução da Tecnologia da Informação (TI) 1970 1980 1990 2000 * Automação dos Processos * Computadores Mainframe * Contenção de Custo * Computador de Médio Porte * Automação Individual * PC´s e LAN´s * Conectividade * Internet

Histórico No final dos anos 90 emergiram as empresas digitais, devido a utilização da Internet, substituindo as tradicionais empresas informatizadas - Evolução; A maioria das empresas informatizadas são as que utilizam software em sua área administrativa - “datilografia de luxo”, mas estão pouco relacionadas com integração de informação corporativa (Intranet x Extranet); Atualmente as verdadeiras empresas digitais crescem 30% mais rápido do que seus concorrentes; A empresa digital está relacionada com SI e TI vinculados com a estratégia dos negócios corporativo e Internet.

A empresa digital gera DADO, INFORMAÇÃO e CONHECIMENTOS. Introdução A empresa digital gera DADO, INFORMAÇÃO e CONHECIMENTOS. Mas o que é isso?

DADO x INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO ? Histórico Informação Corporativo é o mesmo que: DADO x INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO ? DADO São tipicamente voltados ao processamento de Sistemas de Informações Computacionais; É a matéria-prima utilizada para gerar informação, é um “pedaço/parte” de uma informação – isolado não tem sentido.

DADO x INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO ? Histórico Informação Corporativo é o mesmo que: DADO x INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO ? Oeste Charles Mann 1200 100 79154 Sapatos

DADO x INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO ? Histórico Informação Corporativo é o mesmo que: DADO x INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO ? DADO São tipicamente voltados ao processamento de Sistemas de Informações Computacionais; É a matéria-prima utilizada para gerar informação, é um “pedaço/parte” de uma informação – isolado não tem sentido. INFORMAÇÃO Tipicamente voltada aos seres humanos; São os dados garimpados e lapidados que possuem sentido – Mensagem concreta; Mensagem tem valor para avaliação econômica (mutável) e tomada de decisão.

DADO x INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO ? Histórico Informação Corporativo é o mesmo que: DADO x INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO ? Relatório Mensal Vendas - Região Oeste Oeste Charles Mann 1200 100 79154 Sapatos Vendedor: Charles Mann Emp No. 79154 Item Quant. Preço Sapatos 1200 100 Exemplo

DADO x INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO ? Histórico Informação Corporativo é o mesmo que: DADO x INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO ? DADO São tipicamente voltados ao processamento de sistemas computacionais; É a matéria-prima utilizada para gerar informação, é um “pedaço/parte” de uma informação. INFORMAÇÃO Tipicamente voltada aos seres humanos; São os dados garimpados e lapidados que possuem sentido – Mensagem concreta; Mensagem tem valor para avaliação econômica (mutável) e tomada de decisão. CONHECIMENTO Tipicamente voltado ao ser humano – Tomada de Decisão Somatório do que se pode perceber, aprender ou descobrir e, portanto, mutável e variável

Histórico "A Tecnologia da Informação é uma ferramenta utilizada como um meio para atender às necessidades do cliente e viabilizar a oferta de serviços e produtos que representem um diferencial competitivo para a empresa. A empresa também utiliza tecnologia para implementar ferramentas sofisticadas de personalização, artifícios que aparecem como diferencial competitivo importante contra os demais concorrentes". Carvalho Brito (2003, p.25).

Histórico Componentes da TI Redes Telecomunicação Banco de Dados Software TI Hardware Pessoas

Cartões e Fita de Papel Perfurados Histórico Tendências em Tecnologia de Entrada Reconhecimento de Voz e Biometria 5a. Geração Teclado, Código de Barras, Touch Screen 4a. Geração 3a. Geração Disco Cartões Perfurados e fitas magnéticas 2a. Geração 1a. Geração Cartões e Fita de Papel Perfurados

Histórico Tendências em Tecnologia de Saída Discos, Pen Drives, Celular, TV Digital, Dispositivo Móvel 5a. Geração 4a. Geração Monitores e Impressoras 3a. Geração Disco Magnético, Fita Magnética 2a. Geração Fita Magnética, Disco Magnético 1a. Geração Fita Magnética, Tambor Magnético

O que é uma empresa Tradicional, Informatizada e Digital? Histórico O que é uma empresa Tradicional, Informatizada e Digital?

Histórico Porque ainda existem empresas Tradicionais/Informatizadas e não Digitais? Paradigma do estado atual X reengenharia do processo - insegurança a mudanças/reeducação; Falta de pessoal altamente capacitado - administrativo e tecnológico; Falta de estrategistas para disseminar a revolução digital, e proporcionar aumento na lucratividade – Gestor da Informação ; Falta de uma Política para Implementação de TI.

Aplicações da Empresa Digital Sistemas de Colaborativos Comércio Eletrônico Sistemas Internos nas Empresas Redes de Telecomunicações

Aplicações da Empresa Digital CAPACIDADES ESTRATÉGICAS Superar Barreiras Geográficas:Captar informações sobre transações comerciais de locais distantes; Superar Barreiras de Tempo: Fornecer informações para locais remotos imediatamente após serem requisitadas; Superar Barreiras de Custo: Reduzir o custo dos meios mais convencionais de comunicação, venda e atendimento/suporte; Superar Barreiras Estruturais: Possibilitar conexões/interligações de sistemas para obter vantagem competitiva.

Empresa Digital Uma empresa digital é aquela que utiliza tecnologias digitais nas funções estratégicas do negócio corporativo; Uma empresa digital não é aquela que tem somente um site na internet, software e conectividade de redes, mas aquela que utiliza tecnologias digitais para complementar novas ofertas de valores para os clientes – produtos e serviços, que cria novos métodos digitais para a obtenção de lucros, e utiliza esse diferencial estratégico no mercado de atuação.

Princípios básicos da empresa digital: 1º-Definir o objetivo para os negócios corporativo; 2º-Identificar a tecnologia utilizada pela concorrência; 3º-Aplicar Tecnologia da Informação no objetivo proposto pela organização, com apoio da alta administração; 4º-Utilizar a tecnologia como diferencial no mercado de atuação.

Empresa Digital Um aspecto importante da transição de uma empresa convencional para uma empresa digital, é a mudança de muitas das atividades da empresa, de processos realizados em papel para processos digitais (geralmente on-line) – fabricação de Sistemas de Informação; O objetivo não é necessariamente ser 100% digital, mas oferecer as soluções corretas, para os clientes certos, na hora certa; A fórmula ideal de automação se modificará com o decorrer do tempo e com o perfil de sua companhia. As mudanças devem ser focadas nos clientes e nos negócios corporativos.

Empresa Digital A empresa digital proporciona: Automatização das rotinas físicas e intelectuais, liberando as pessoas para outras atividades essenciais; Aumento na produtividade; Aumento na variedade e a qualidade dos produtos; Auxilio na solução de problemas; Aperfeiçoamento ao atendimento de clientes; Agiliza o serviço com os parceiros de negócio.

A Empresa Digital gera lucro? “Executivos de empresas de diversos portes e com área de atuação de diversos segmentos do mercado,confirmam que a tecnologia gera um aumento de produtividade e faturamento nos processos corporativos” Information Week Brasil, ano 2 no. 22, pag 24

Empresa Digital Mas em quanto tempo as empresas podem obter retorno nos investimentos de tecnologia? “Estudos constatam que praticamente a maioria das empresas estimam ter um retorno em um prazo máximo de seis meses a partir da implantação de uma nova tecnologia”. Information Week Brasil, ano 2 no. 22, pag 24

Empresa Digital Algumas das Razões para se investir em Computação As grandes empresas passam a aplicar maiores recursos na obtenção de informações. O sucesso ou fracasso de uma empresa está vinculado em relação ao : Investimento de TI; Investimento de Automação;

Empresa Digital Algumas das Razões para se investir em Computação Para as grandes empresas a competitividade está no fluxo de informação que está domina - processo considerado estratégico. A empresa moderna é aquela que tem a TI associada a infra-estrutura dos meios de comunicação. Esta empresa ultrapassa seus “muros físicos” .

Questões para reflexão 1- Quais são as dificuldades para se transformar uma empresa convencional em digital? 2- A Fatec Americana é considerada uma empresa Digital? Justifique a sua resposta 3- Você indica nova propostas para transformar a Fatec em uma empresa digital? Se Sim indique as propostas 4- Os sistemas que você indicou na questão 3 estariam coletando e distribuindo informações de/para quais dispositivos tecnológicos? Quem faria parte da equipe de desenvolvimento do projeto do sistema? 5- Como você irá justificar Investimento x Benefícios aos seus superiores ou proprietários da Fatec? 6- O que é necessário para a Fatec superar a sua barreira geografica de atuação? 7- Quais hardware você indicaria como dispositivo para a Fatec se transformar em uma empresa digital. Justifique o uso do hardware.