O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuárias João Affonso Dêntice Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes - GEIPOT Rio de Janeiro, 27 abril de 2000. dentice@geipot.gov.br 1.
E-COMMERCE EFACT - ONU:“a realização de negócios eletronicamente” (correio e mensagens eletrônicas, tecnologia World Wide Web, cartões inteligentes, transferências eletrônicas de valores e intercâmbio eletrônico de dados); OMC: "a produção, promoção, venda e distribuição de produtos por meio de redes de telecomunicação” OCDE: "as transações comerciais nas quais estão envolvidos tanto particulares como organizações, baseadas no processamento e transmissão de informação digitalizada, incluindo textos, sons e imagens, através de redes abertas ( tipo internet), ou fechadas (tipo intranet), com uma saída para uma rede aberta” 2.
BASES DO COMÉRCIO ELETRÔNICO TRANSAÇÕES COMERCIAIS ELETRÔNICAS PROCEDIMENTOS COMERCIAIS SIMPLIFICADOS E HARMONIZADOS TRANSAÇÕES COMERCIAIS ELETRÔNICAS LEGISLAÇÃO PRÓPRIA Governos Organismos Internacionais IMPLANTAÇÃO DE MEIOS E INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS Internet Cartões Magnéticos Inteligentes EDI, World Wilde Web, etc. 3.
E D I "Eletronic Data Interchange", (Troca Eletrônica de Dados), "a transmissão eletrônica de documentos comerciais padronizados entre computadores de modo que a informação possa ser processada sem a necessidade da intervenção manual ou do documento original impresso" ou também, "a troca de mensagens estruturadas entre computadores, sem a intervenção humana na leitura ou gravação dessas mensagens”. 4.
CONCEITO DE EDI REDE DE VALOR AGREGADO 5.
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PROCEDIMENTO OU FLUXO DE UM CONHECIMENTO DE EMBARQUE OU PLANO DE ESTIVA DE UM NAVIO 9.
70% FLUXO DA DOCUMENTAÇÃO COMERCIAL NO MUNDO 30% GERENCIAMENTO DOS TRANSPORTES 50% COM ALGUM TIPO DE ERRO 70% 10.
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DA DÚVIDA AO DESESPERO 12.
SINTAXE EDIFACT (ONU) “EDI For Administration Commerce and Transport” Seu objetivo principal é fixar uma padronização de mensagens para o intercâmbio de tipos de informações a nível mundial. É a sintaxe mais difundida e usada no mundo*. Declarações de Carga (mensagem IFC-SUM); Declarações Aduaneiras (mensagem CUSDEC); Plano de Estiva dos Navios ou Bayplan (mensagem BAPLIE), etc. *Nos EE.UU.: “SINTAXE ANSI S.12” Na Europa: “Diretriz HAZMAT” (Notificação de Mercadorias Perigosas) No Mediterrâneo: MARNET No Atlântico: 3SNET No Báltico: BOPCOM (Redes de Intercâmbio de Dados e Informações) 13.
V A N “Value Added Network” ” São Computadores que assumem a função de gerenciar a troca de mensagens, realizando a função de caixa de correspondência e de controlador para garantir a integridade das mensagens”. OBJETIVOS DAS VAN’s Permitir o intercâmbio de informações entre os diversos interlocutores e o encaminhamento das mensagens entre as distintas redes existentes; Realizar as funções de recebimento, armazenamento e encaminhamento das diversas mensagens, independente da data ou horário de sua produção; 14.
REDE DE VALOR AGREGADO 15.
VALORES AGREGADOS DAS VAN’s Processamento Automático: É dispensada a reintrodução manual da mensagem ou seja, a re-digitação da informação; Maior Qualidade e Confiabilidades da Informação: Mensagens livres de erros de digitação, e com a garantida de sua coerência; Maior Rapidez no Acesso à Informação: Em razão da diferença de velocidade, em função da dispensa da impressão e do translado da informação de um local para outro e, também, pela facilidade que supõe o envio do mesmo documento padronizado à vários destinatários, sem qualquer outra exigência ou distinção; Independência de Idioma: Ao serem padronizados os distintos documentos e campos de dados, torna-se necessário somente identificar (no campo correspondente) cada elemento, dispensando sua descrição. Por exemplo, o conteúdo do campo, placa de um veículo, poderia ser ”MI-2406-DF”, independente de qualquer outra informação e, independente do idioma. 16.
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FATOR DE SUCESSO DO E-COMMERCE E EDI Necessidade de uma Harmonia e Firme Determinação de Propósitos Comuns de todos os Órgãos e Agentes envolvidos no Processo. No caso específico dos Transportes e Atividades Portuárias: O Governo Federal; As Autoridades Portuárias; As demais Autoridades envolvidas: Autoridades Aduaneiras, Fito-Sanitárias, etc.; Todos os usuários e demais intervenientes no processo: Donos das mercadorias Armadores e transportadores Consignatários das cargas Proprietários e/ou Operadores de Terminais Agentes, Despachantes, etc. 18.
Estreita Conivência e Colaboração entre o Setor Público e o Privado, Sem essa Integração e Estreita Conivência e Colaboração entre o Setor Público e o Privado, não se chegará a lugar algum; ou melhor, Nossos Sistemas de Transportes e nossos Portos continuarão a ser Menos Eficientes, Menos Seguros e os Mais Caros do Mundo. 19.
Muito Obrigado ! 20.