O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuárias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nota Fiscal Eletrônica NF-e
Advertisements

TÉCNICAS DE COMÉRCIO EXTERIOR
Curso de Administração
100 % BRASIL.
Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira Tecnologias e Ferramentas para Garantir a segurança Trabalho 6 – Adriano Montico.
OS NOVOS MEIOS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Código de Barras O Código de Barras é um arranjo de barras e espaços dispostos em um padrão logicamente definido que representa elementos de dados e que.
Conceitos Relacionados a Internet
Análise de Requisitos Use Case Renata Araujo Ricardo Storino
Internet: conceitos básicos
Sistema de Certificação Digital de Livros Eletrônicos
Utilizando RouterOS para disponibilizar a rede do
Administração de Sistemas de Informação
Professor Victor Sotero
Responsável: Nicholli Menezes
As tecnologias de informação na logística da organização
Business Intelligence SAP Disclosure Management
Gerenciamento de Frota de Veículos
A grande rede mundial de computadores
Tecnologia da Informação
INFORMÁTICA BÁSICA EXTRANET INTERNET
Principais Tecnologias – NF-e
Cadastro de Cartão Posto de Combustível.
Sistemas Operacionais
Business Intelligence SAP Disclosure Management
Prof. Angello Reggio Neto
PROGRAMA PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR
Unidade VI Técnicas de Documentação: Formulários
Políticas de Backup FATEC – Americana
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Prof. Rômulo Vieira Leite
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
TRABALHO 6: Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança
Sistemas Operacionais
Controle Administrativo no Comércio Exterior
INCOTERMS Termos do Comércio Internacional
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Siscomex Exportação e a NF-e
E-commerce Pedro Vasconcelos e Oraci Pinheiro Jr..
Exporta Fácil: o serviço de exportação dos Correios
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID
Peticionamento Eletrônico de Autorização de Funcionamento (AFE) de Farmácias e Drogarias GERÊNCIA-GERAL DE INSPEÇÃO E CONTROLE DE INSUMOS, MEDICAMENTOS.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Prof. Diogo Nunes de Oliveira
Por que estudar sistemas de informação?
Uso da TI na Melhoria da Eficiência Organizacional
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Primeiro Técnico Navegadores.
LUCAS DE ANDRADE VINICIUS BERNARDINO DA SILVA
UML - Unified Modeling Language
Fiscal - Regra de imposto IdentificaçãoFIS_003 Data Revisão18/10/2013.
Unidade 5 Gerenciamento de Compras  implementar um processo eletrônico de numeração e rastreamento de produtos, para simplificar a identificação e rastreamento.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
1 Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 3 Conceitos Básicos de Comunicação de Dados Alberto Martins Júnior.
Princípios de Sistemas de Informação
Aula 1 – Introdução a Redes de Computadores
Sistemas de Informação
E-COMMERCE COMÉRCIO ELETRÔNICO.
Nota Fiscal Eletrônica NF-e Apresentação: LUCIANARA NEHLS AUDITORA FISCAL - SEFA/PR.
TECNOLOGIAS DE PROCESSO
Electronic Data Interchange EDI
_________________________
4 – SIST INFO COMEX.
EDI ELETRONIC DATA INTERCHANGE –Intercâmbio eletrônico de mensagens de negócio através de computadores, entre parceiros comerciais. As informações são,
Modelo OSI.
Facilitação de Comércio Exterior
Portal Único de Comércio Exterior
Original LogísticaFundap. Trading, Network e Expertise A Original Internacional, junto à Original Logística, soma um pacote de serviços e soluções integradas.
Transcrição da apresentação:

O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuárias João Affonso Dêntice Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes - GEIPOT Rio de Janeiro, 27 abril de 2000. dentice@geipot.gov.br 1.

E-COMMERCE EFACT - ONU:“a realização de negócios eletronicamente” (correio e mensagens eletrônicas, tecnologia World Wide Web, cartões inteligentes, transferências eletrônicas de valores e intercâmbio eletrônico de dados); OMC: "a produção, promoção, venda e distribuição de produtos por meio de redes de telecomunicação” OCDE: "as transações comerciais nas quais estão envolvidos tanto particulares como organizações, baseadas no processamento e transmissão de informação digitalizada, incluindo textos, sons e imagens, através de redes abertas ( tipo internet), ou fechadas (tipo intranet), com uma saída para uma rede aberta” 2.

BASES DO COMÉRCIO ELETRÔNICO TRANSAÇÕES COMERCIAIS ELETRÔNICAS PROCEDIMENTOS COMERCIAIS SIMPLIFICADOS E HARMONIZADOS TRANSAÇÕES COMERCIAIS ELETRÔNICAS LEGISLAÇÃO PRÓPRIA Governos Organismos Internacionais IMPLANTAÇÃO DE MEIOS E INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS Internet Cartões Magnéticos Inteligentes EDI, World Wilde Web, etc. 3.

E D I "Eletronic Data Interchange", (Troca Eletrônica de Dados), "a transmissão eletrônica de documentos comerciais padronizados entre computadores de modo que a informação possa ser processada sem a necessidade da intervenção manual ou do documento original impresso" ou também, "a troca de mensagens estruturadas entre computadores, sem a intervenção humana na leitura ou gravação dessas mensagens”. 4.

CONCEITO DE EDI REDE DE VALOR AGREGADO 5.

6.

7.

8.

PROCEDIMENTO OU FLUXO DE UM CONHECIMENTO DE EMBARQUE OU PLANO DE ESTIVA DE UM NAVIO 9.

70% FLUXO DA DOCUMENTAÇÃO COMERCIAL NO MUNDO 30% GERENCIAMENTO DOS TRANSPORTES 50% COM ALGUM TIPO DE ERRO 70% 10.

11.

DA DÚVIDA AO DESESPERO 12.

SINTAXE EDIFACT (ONU) “EDI For Administration Commerce and Transport” Seu objetivo principal é fixar uma padronização de mensagens para o intercâmbio de tipos de informações a nível mundial. É a sintaxe mais difundida e usada no mundo*. Declarações de Carga (mensagem IFC-SUM); Declarações Aduaneiras (mensagem CUSDEC); Plano de Estiva dos Navios ou Bayplan (mensagem BAPLIE), etc. *Nos EE.UU.: “SINTAXE ANSI S.12” Na Europa: “Diretriz HAZMAT” (Notificação de Mercadorias Perigosas) No Mediterrâneo: MARNET No Atlântico: 3SNET No Báltico: BOPCOM (Redes de Intercâmbio de Dados e Informações) 13.

V A N “Value Added Network” ” São Computadores que assumem a função de gerenciar a troca de mensagens, realizando a função de caixa de correspondência e de controlador para garantir a integridade das mensagens”. OBJETIVOS DAS VAN’s Permitir o intercâmbio de informações entre os diversos interlocutores e o encaminhamento das mensagens entre as distintas redes existentes; Realizar as funções de recebimento, armazenamento e encaminhamento das diversas mensagens, independente da data ou horário de sua produção; 14.

REDE DE VALOR AGREGADO 15.

VALORES AGREGADOS DAS VAN’s Processamento Automático: É dispensada a reintrodução manual da mensagem ou seja, a re-digitação da informação; Maior Qualidade e Confiabilidades da Informação: Mensagens livres de erros de digitação, e com a garantida de sua coerência; Maior Rapidez no Acesso à Informação: Em razão da diferença de velocidade, em função da dispensa da impressão e do translado da informação de um local para outro e, também, pela facilidade que supõe o envio do mesmo documento padronizado à vários destinatários, sem qualquer outra exigência ou distinção; Independência de Idioma: Ao serem padronizados os distintos documentos e campos de dados, torna-se necessário somente identificar (no campo correspondente) cada elemento, dispensando sua descrição. Por exemplo, o conteúdo do campo, placa de um veículo, poderia ser ”MI-2406-DF”, independente de qualquer outra informação e, independente do idioma. 16.

17.

FATOR DE SUCESSO DO E-COMMERCE E EDI Necessidade de uma Harmonia e Firme Determinação de Propósitos Comuns de todos os Órgãos e Agentes envolvidos no Processo. No caso específico dos Transportes e Atividades Portuárias: O Governo Federal; As Autoridades Portuárias; As demais Autoridades envolvidas: Autoridades Aduaneiras, Fito-Sanitárias, etc.; Todos os usuários e demais intervenientes no processo: Donos das mercadorias Armadores e transportadores Consignatários das cargas Proprietários e/ou Operadores de Terminais Agentes, Despachantes, etc. 18.

Estreita Conivência e Colaboração entre o Setor Público e o Privado, Sem essa Integração e Estreita Conivência e Colaboração entre o Setor Público e o Privado, não se chegará a lugar algum; ou melhor, Nossos Sistemas de Transportes e nossos Portos continuarão a ser Menos Eficientes, Menos Seguros e os Mais Caros do Mundo. 19.

Muito Obrigado ! 20.