PRIMEIRO LUGAR NO PRÊMIO CAIXA/ IAB 2001

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
01/29 Concurso Morar Carioca período 12.1
Advertisements

GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO MODERNA – PRÁTICAS DE GOVERNANÇA
Dar o peixe, ou ? Ensinar a pescar Proposta Simplificada para a
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Noções de Arquitetura e Urbanismo
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
INVENTÁRIO DE DADOS DE PROJETOS PAR: CONTRIBUIÇÃO PARA O GERENCIAMENTO DOS REQUISITOS DO CLIENTE Nirce Saffer Medvedovski Arquiteta, Doutora FAU-USP, Professora.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PIBID/UFBA
Planejamento Comunicativo/Colaborativo
LEVANTAMENTO E ANÁLISE SÓCIO-ECONÔMICA E CULTURAL (Área de influência do projeto de criação de Bijupirá/ Baía de Todos os Santos. Município de Itaparica.
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
Grupo de Trabalho GT 2: Ambiente e Habitação Saudável
Eficiência Energética no Código de Obras da Cidade do Salvador
V Seminário de Redes Empresariais
“Cheque Moradia: construindo a cidadania”
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMA PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
Secretaria da Habitação
Disciplina de Projeto de Edificação VI 9º nível
PLHIS PREFEITURA MUNICIPAL DE JABOTI
MOBILIZAÇÃO PARA A OFICINA DE VALIDAÇÃO DAS PROPOSTAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE EDIFICAÇÕES E AMBIENTAL
Categoria Ensino Médio O Prêmio O Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o PJC tem história. Foi instituído.
COHAB/SC.
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Morar Bem! Em São Luiz do Paraitinga SP
Eliane S Souza Faculdade de Odontologia da UFBA REDPECT/UFBA: educação e saúde Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar.
A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental Maria Malta Campos, Eliana Bahia Bhering, Yara Esposito,
LIVRO LIVRE À MÃO CHEIA FAZENDO O POVO PENSAR!. O LIVRO LIVRE consiste na liberação de livros em espaços públicos. É um movimento mundial em franco desenvolvimento.
Fórum Universidade em Debate 19 de março de h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina.
CURSO GESTÃO PÚBLICA SUSTENTÁVEL PETRÓPOLIS - RJ
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
GT – PARCERIAS ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARCERIAS OU INTERAÇÃO?
Formação em Gestão Social: Trajetórias e Cenários Tânia Fischer CIAGS Universidade Federal da Bahia 3 de abril de 2008.
CONCITIBA Advogada Sheila Branco Coordenadora Administrativa do CONCITIBA 1ª REUNIÃO CÂMARA TEMÁTICA DE HABITAÇÃO – CTHAB 26/março/2014 Sala Redonda.
PESQUISA DE SURVEY CONCEPÇÕES POLÍTICAS DA JUSTIÇA Fevereiro de 2012 Apoio:
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Estatuto da Cidade: dimensões; Planos Diretores Municipais
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
De 29 a 31 de Outubro de 2008 Faculdade de Ciencias Agronomicas – FCA – UNESP – Campus de Botucatu/SP INTRODUÇÃO O aumento populacional, assim como o desenvolvimento.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Núcleos de Extensão e Relações Comunitárias da UNISC Núcleo de Gestão Pública Núcleo de Arte e cultura Núcleo de Educação Básica Núcleo de Ciências e.
Grupo de Pesquisa Informação e Inclusão Social XXII CBBD 2007 AÇÃO PARA CIDADANIA E ACESSO LIVRE À INFORMAÇÃO: BIBLIOTECA E ARQUIVO ESCOLAR Departam,ento.
FACULDADE DE ARQUITETURA & URBANISMO – UNINILTON LINS
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã O crescimento da vila da Sertã,
Em Pró-Ciências Curso Extensão para Capacitação de Professores de de Física do Ensino Médio Proposta dos professores da região metropolitana. Como.
Seminário - Projeto de Lei 3057/00 A nova Lei de Responsabilidade Territorial Modalidades de parcelamentos do solo urbano e requisitos ambientais e urbanísticos.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Edvaldo Pedro Feitosa Silva Jennifer Adorno Leonardo Ragano
O que é o Atelie O programa Ateliê foi criado para atender a demanda existente de ações de extensão relacionadas à arquitetura e ao urbanismo e provindas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
SUSTENTABILIDADE URBANA EM NOVOS EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS
CÓRREGO D´ANTAS NA REVISÃO DO PLANO DIRETOR Visando a entender melhor a atual situação do bairro e a colaborar com a atual revisão do Plano Diretor, este.
Sobre a CPaNN A Clínica de Direito Ambiental Paulo Nogueira Neto é grupo de extensão fundado por alunos da graduação FDUSP sob coordenação da Profa. Patrícia.
Direito Ambiental Prof. Luiz Gustavo Assad Rupp
A importância do Programa Vida Ativa
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
GERAIS  Apoiar a melhoria das aprendizagens e consolidar conteúdos do programa da área curricular disciplinar de geografia A (11º ano) através da observação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO “PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE”
PEC II - Segundo Painel Temático de Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ 1º de outubro de 2015 CONSTRUÇÃO DE SOLUÇÕES SOCIOAMBIENTAIS PARA A PROBLEMÁTICA.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Pesquisa Participativa
Planejamento Turístico
Transcrição da apresentação:

PRIMEIRO LUGAR NO PRÊMIO CAIXA/ IAB 2001 “SOLUÇÕES PARA URBANIZAÇÃO E HABITAÇÃO DE BAIXO CUSTO NO BRASIL”

PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR PREFEITO Antônio José Imbassahy da Silva VICE-PREFEITO Marcos Antônio Medrado SECRETARIA MUNICIPAL DA HABITAÇÃO - SEHAB SECRETÁRIO Fernando Azevedo Medrado RESPONSÁVEL PELO PROJETO Tânia Scofield Souza Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA REITOR Heonir Rocha FACULDADE DE ARQUITETURA - FAUFBA DIRETORA Ana Fernandes LabHabitar - PPG/ FAUFBA COORDENADORA Angela Gordilho Souza PROJETO DE EXTENSÃO PARCERIA UFBA/PMS

COORDENAÇÃO Angela Gordilho Souza - Profa. Arqta. FAUFBA Tânia Scofield Souza Almeida - Arqta. SEHAB e Mestranda PPG FAUFBA DESENVOLVIMENTO - ESTUDANTES DA FAUFBA Ana Carla Côrtes de Lira Edvard Neto Juliana Nunes Mariana Moreira Mateus Wagner COLABORADORES Geraldo Araújo - Prof. Arqto. FAUFBA Christiana Ribeiro - Estudante FAUFBA Daniel Paz - Estudante FAUFBA Rafael Cordeiro - Estudante FAUFBA EQUIPE TÉCNICA DO PROJETO

APRESENTAÇÃO A idéia deste projeto surgiu através de uma experiência universitária de ensino-pesquisa-extensão, como forma de definição e experimentação de novos parâmetros arquitetônico-urbanísticos e de gestão comunitária para projetos de assentamento populares. Busca, dialogando com as expressões do ambiente construído na nossa realidade, responder às questões que estão sendo colocadas na problemática atual da habitação nas grandes cidades brasileiras. Com base na aprendizagem das soluções informais surgidas na produção do espaço, o projeto proposto procura ampliar o conceito de suprimento de novas habitações na cidade, para incorporar as necessidades qualitativas do habitar no meio urbano. Para isso, entende-se que o lugar da habitação deve propiciar, além de abrigo, oportunidades de crescimento individual e coletivo, através de equipamentos de apoio e desenvolvimento sócio-econômico, espaços de convivência coletiva e outros elementos que possibilitem o sentimento de pertencimento ao grupo, ao local e à cidade.

LOCALIZAÇÃO

CARACTERIZAÇÃO

3. A BUSCA POR TECNOLOGIAS ADEQUADAS APRENDENDO COM A CIDADE 1. UM HABITAR COM QUALIDADE 2. UMA PROPOSTA SUSTENTÁVEL 3. A BUSCA POR TECNOLOGIAS ADEQUADAS

PRINCÍPIOS DA CASA ÁREA ÚTIL = 31,17 M2 ÁREA CONSTRUÍDA = 37,85 M2

PRINCÍPIOS DA CASA Área mínima, qualidade de vida máxima. Base no mínimo previsto por lei - 10 m2/pessoa. Capacidade de verticalização. Capacidade de geminação. PRINCÍPIOS DA CASA

PRINCÍPIOS DO LOTE - 48m2 de chão a cada duas casas. - Economia no custo final da unidade.

TIPOS DE LOTES PROPOSTOS

TIPOLOGIAS HABITACIONAIS

TIPOLOGIAS HABITACIONAIS

TIPOLOGIAS HABITACIONAIS

TIPOLOGIAS HABITACIONAIS

CUSTOS

PRINCÍPIOS DO AGRUPAMENTO DE LOTES

ZONEAMENTO CRECHE/ OFICINAS PROFICIONALIZANTES UNIDADES HABITACIONAIS COM POSSIBILIDADES DE USO MISTO EQUIPAMENTO GERADOR DE EMPREGO E RENDA ÁREA ESPORTIVA HABITAÇÃO E ÁREAS PÚBLICAS PRAÇA (PORTAL)/ COMÉRCIO E SERVIÇOS FUNDAÇÃO/ CENTRO COMUNITÁRIO/ ASSOCIAÇÃO DE MORADORES ÁREA ESCOLAR

ASSENTAMENTO CORTE AA - SEM ESCALA

DADOS DO ASSENTAMENTO

PAINÉIS ELABORADOS PARA O PRÊMIO CAIXA/ IAB 2001 “SOLUÇÕES PARA URBANIZAÇÃO E HABITAÇÃO DE BAIXO CUSTO NO BRASIL” MARÇO 2002