SNV Moçambique.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROPOSTA PARA O PROCESSO DE PREPARAÇÃO DO PARPA II
Advertisements

Projecto de Strategic Sourcing
Metodologia e Instrumentos de Recolha de Dados do WASHCost
Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
POMMAR/USAID-Partners
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Conferência Intermunicipal da Sociedade Civil
Fórum Nacional de Agricultura Porque Fórum Nacional de Agricultura?
Negócio Internacional Capítulo 12 Organização & Medidas de Controlo International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.
A Gestão Social pode ser vista como...
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Logistica MINISTÉRIO DE ADMINISTRAÇÃO ESTATAL
APL – Arranjos Produtivos Locais
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Movimento Brasil Competitivo
GPPAA/DPP1 Linhas de Orientação Estratégica Comunitária Desenvolvimento Rural Programação
Conselho Municipal de Maputo
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Reforçar a concentração
Projecto de Água e Saneamento em Cabo Delgado Maputo, Julho de 2008
PROJECTO: Integração do HIV e SIDA Resultados Resultado 1: Recursos de conhecimento sobre a integração do HIV e SIDA (guiões, kits de ferramentas,
PÁTRIA AMADA EXPERIÊNCIAS E LIÇÕES APRENDIDAS EM NIASSA, CABO DELGADO E NAMPULA NA IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DOS PROGRAMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO.
Saneamento peri-urbano Onde e como?
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
Seminário Bi-Distrital da Fundação Rotária
PLENÁRIA FINAL.
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Operacionalizacao das liccoes da Conferência AfricaSan+5 Declaração Ministerial e Plano de Acção.
Prioridades do Governo para acelerar o crescimento económico e reduzir a pobreza, Ministério da Planificação e Desenvolvimento Seminário do Governo.
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
GESTÃO DELEGADA DOS SISTEMAS URBANOS INVESTIMENTOS E DESAFIOS
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
PROJECTO: Integração do Género Resultados Resultado 1: A capacidade do MMAS (CNAM e DNM) e das OSC de analisar políticas, a assistência técnica.
Direcção Regional de Organização e Administração Pública
Como usar o comércio para a erradicação da pobreza
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
“Promoção da Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres”
O Mundo da Protecção Social em Língua Portuguesa Moçambique – 2013.
PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PRSP EM MOÇAMBIQUE
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
IIAM – SALA SAVE 15 DE SETEMBRO DE 2014 RUI SANTOS “PLATAFORMA NACIONAL DE DIÁLOGO NO SECTOR DE SEMENTES”
TCP CPLP/FAO Formulação do Programa de Cooperação Sul-Sul e Norte-Sul para a implementação da UNCCD INSTALAÇÃO DO COMITÉ NACIONAL DO TCP CPLP/FAO.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
0 1 Melhorando a Planificação em Saúde Nível Distrital.
REUNIÃO INAUGURAL DA PLATAFORMA DE SANEAMENTO Ministério das Obras Públicas e Habitação 1 ÍNDICE 1.Enquadramento Institucional 1.1. Decreto Presidencial.
Millennium Challenge Account – MOÇAMBIQUE
1 Grupo Temático de Água e Saneamento Nampula, 30 de Maio de 2008.
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
5˚ Seminário Nacional de Divulgação dos Resultados dos Projectos Financiados pelo FNI Maputo, 20 e 21 de Novembro de 2014 Fundo Nacional de Investigação.
Num contexto particular...
LIÇÕES APRENDIDAS DA ABORDAGEM CLUSTER EM EMERGENCIAS ANTERIORES WASH CLUSTER Encontro Nacional de Coordenação / Preparação Emergência Beira, 09 de Novembro.
Seminário sobre os Desafios de crescimento económico e do emprego em Moçambique, 9-11 Fevereiro 2011 Sumário da equipa do Governo Maputo, 11 Fevereiro.
1 PROPOSTA DE TEMAS PARA O GAS de Novembro, 2011.
BALANÇO DO GAS 25 de Julho de Encontros do GAS em 2008  Frequência:  Frequência: um encontro por mês, até hoje teve seis encontros (incluindo.
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Políticas de Ciência e Tecnologia “Towards a different regional innovation policy : eight years of European experience through the European Regional Development.
Economia Social e Solidária Inovação social no mundo do trabalho de 27 a 31 de julho de 2015, Joanesburgo, África do Sul.
Projecto de Desenvolvimento de Irrigação Sustentável (PROIRRI) INFORMAÇÃO SOBRE O PROJECTO REUNIÃO DO CDC 27 DE NOVEMBRO DE 2013.
Ponto de Situação do Processo de Migração de Radiodifusão Analógica para Digital Bilene, 30 Novembro 2015.
Conferência para concorrentes PI-SNAP-Moz-02 Beira Chimoio Maputo Nampula Outubro de Novembro Bob Rabatsky Director Mark Sevier Mission Partnership.
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
Molaflex Certificação Ambiental: uma alavanca para a Internacionalização das Empresas.
Para a PROMOÇÃO da SAÚDE da MÃE e da CRIANÇA PARCERIA NACIONAL Maputo, Março de 2010.
Reunião de Partilha do CSTL da SADC 20 de Novembro de 2014 Southern Sun Hotel, Joanesburgo África do Sul Revisão da Estrutura MER do CSTL.
Transcrição da apresentação:

SNV Moçambique

SNV Moçambique A SNV dedica-se à promoção de uma sociedade em que todos gozam da liberdade para prosseguir o seu próprio desenvolvimento sustentável. Os nossos assessores contribuem para este objectivo através de acções em prol do fortalecimento das capacidades de organizações locais.

SNV Moçambique O que é a SNV Áreas de actuação Acções da SNV

SNV – O que é Organização Holandesa de Desenvolvimento Internacional, sem fins lucrativos 31 países, 900 pessoas, 2000 organizações locais como clientes. Opera em 9 países na região sul e leste de África. Em Moçambique desde 1996 3 escritórios em Moçambique: Maputo, Nampula e Beira, 25 assessores

O que a SNV faz Desenvolvimento de capacidades de, e através de, organizações locais, alinhando com a prioridades nacionais do Governo e PARPA. Governação Capital Humano Desenvolvimento Económico Temas transversais Ligação com os OdM Redução da pobreza e boa governação

Duas áreas de impacto: Produção, rendimento e emprego Cadeia de valor de produtos hortícolas (Cajú, Banana) Turismo Provisão e Acesso aos serviços básicos Agua e Saneamento rural Educação Primaria

Como a SNV trabalha Serviços na área de: Diagnóstico e Aprendizagem para melhor perceber as causas da pobreza, analizar a situação e desenvolver soluções inovativas para se lidar com os problemas e constrangimentos; Desenvolvimento Organizacional para facilitar um melhor desempenho das instituições/clientes e aumentar as suas capacidades de fornecer melhores serviços aos seus membros e constituintes;

Como a SNV trabalha (Cont.) Criação de Parcerias aumentar as interacções e sinergias entre actores de desenvolvimento e instituições/clientes e; Desenvolvimento Institucional para fortalecer as ligações com as instituições e políticas nacionais e internacionais e facilitar a colaboração entre os actores de desenvolvimento.

Impacto Estratégias Clientes Efeito Trabalho com clientes Resultados

Objectivos da SNV na área de Agua e Saneamento Rural Contribuir para o Aumento da Cobertura actual de A&S Rural através de capacitação institucional das organizações envolvidas nas províncias de Maputo, Inhambane, Nampula, Sofala, Manica e Tete (Projecto “Água para um milhão” da UNICEF) Contribuir para a Melhoria da qualidade de serviços fornecidos no âmbito de Abastecimento de Água e Saneamento Rural Assegurar o Entrançamento de boa governação no Abastecimento de Água e Saneamento Rural

Serviços da SNV Serviços de Assessoria Desenvolvimento das capacidades de governos locais, ONGs e pequenas empresas através de capacitação e provisão de assistência naquelas áreas que são mais importantes para se atingir o impacto desejado. Intercambio de Conhecimentos Através da realização e participação, em conjunto com clientes e parceiros, em encontros de coordenação a nível local, provincial e regional.

Os clientes e parceiros da SNV Os principais parceiros da SNV serão as DPOPH nas respectivas províncias. Irá colaborar com as iniciativas de maior envergadura por forma a dar valor acrescentado como parceiro e provedor de serviços de capacitação. Os clientes da SNV serão os governos distritais, ONGs e provedores de serviços nacionais e/ou locais envolvidos em PEC, fóruns participativos, (IPCCs, CC), bem como fóruns provinciais (GAS) Irá trabalhar em conjunto com instituições de formação (e.g. CFPAS, IRC-Delft)

Acções da SNV Participação no Grupo Temático de Agua e Saneamento (GAS) a nível provincial Contribuir para promoção de fóruns/comités/grupos a nível provincial de participação activa dos actores principais na planificação e implementação, procurando assim assegurar um uso e aproveitamento sustentável de serviços de água e saneamento.

Acções da SNV na área de Agua e Saneamento. Capacitação institucional Capacitação das DPOPH, ONGs e quadros das Administrações Distritais em aspectos de natureza institucional e organizacional que contribuam directamente para a implementação com sucesso e sustentabilidade de projectos na área de agua e saneamento.

Actividades da SNV na Província MdE com o DAS/DPOPH que constitui o “Umbrella” no sector. Facilitação na elaboração do Plano Director de Água e Saneamento Participação na definição de Agenda e facilitação dos encontros do Grupo Temático de Água e saneamento (GAS-provincial) Contrato de parceria com a AMASI para a elaboração do Plano Estratégico Complementaridade com a Embaixada da Holanda

Actividades da SNV na Província (Cont.) Contactados os Distritos de Mogovolas, Mongincual e Angoche para assinatura de MdE. Descentralização (capacitação do sector de Planeamento e infra-estruturas em planificação e orçamentação para Agua e saneamento), Capacitação das comissões de Água e Saneamento dos Conselhos Locais Saneamento e Higiene, numa primeira fase, concentrada na escola Capacitação na área de O&MR (Operação, Manutenção e Reabilitação), instrumentos de monitoria de fontes de águas e infra-estruturas de saneamento, sensibilização das comunidades e Tecnologias de alternativas e de baixo custo