uma perspectiva curricular relativa às fontes de informação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa qualitativa x pesquisa quantitativa
Advertisements

Pesquisa de Opinião Pública Sobre Audiência de Rádio Cruzamentos
Pesquisa em Serviços de Saúde
Pedagogia da pesquisa-ação
Sumário – Metodologia/21-06
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
Avaliação dos componentes curriculares 2011
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
ANÁLISE DE SOFTWARES APLICÁVEIS A UNIDADES E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
I Oficina Técnico-Pedagógica do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça.
Metodologia Científica
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
DEB – ITINERANTE Currículo em Ação.
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
Metodologia Científica Aula 6
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Curso de Graduação em Ciências Econômicas
Faculdade de Medicina de Marília Disciplina de Informática em Saúde 1/20 O papel do Bibliotecário Frente às Tendências Tecnológicas e sua Relação com a.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Questionário de Avaliação Institucional
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Provas de Concursos Anteriores
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
Prefeitura municipal de Imperatriz
USUÁRIOS DO CIRCUITO CULTURAL DA PRAÇA DA LIBERDADE:
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
Rose Marie Sabatini de Oliveira Santiago Rosa
Fontes de Informação Utilizadas por Executivos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.
TGI004 USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO (Aula 2)
Uma comparação entre o uso da Biblioteca do COLTEC pelos alunos do Ensino Médio Técnico (EMT)e do Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PEMJA)
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Membros do CONACI Ceará Ceará Minas Gerais Minas Gerais Rio de Janeiro Rio de Janeiro Grupo de Trabalho do CONACI.
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE JOVENS ESTUDANTES DO
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Projeto AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE CORPO DISCENTE- Programa de Avaliação Institucional (PROAI) PROAI ENCONTRO DE PROFESSORES ENCONTRO.
Fundamentação histórica do Estudo de usuários
O planejamento da coleta dos dados
Usuários da Informação
Pesquisa de opinião sobre a Semana da Comunicação
Trabalho de conclusão de curso
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Biblioteconomia – Noturno Teoria e Gestão da Informação Usuários da Informação Grupo.
Trajetória acadêmica: alguns indicadores do Curso de Educação Especial Diurno da Universidade Federal de Santa Maria Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA.
Projeto: Novas Mídias e Eleições
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Serviço de informação e estudos de usuários LÚCIA MARIA S. V. COSTA RAMOS Disciplina CBD 0289 ECA/USP.
Trabalho de Usuários da Informação
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
Metodologia Científica
Estágio Supervisionado II Curso de Administração 2ª/2010
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
Resultado da Pesquisa evolução de carreira Ex-alunos do Aperfeiçoamento e MBA Coordenação de Informação e Apoio a Venda 12/11/2012.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
O percurso informacional dos usuários do sistema municipal de transporte público rodoviário da regional Pampulha, cidade de Belo Horizonte – MG ​ GRUPO.
Transcrição da apresentação:

uma perspectiva curricular relativa às fontes de informação. Análise do comportamento informacional dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFMG: uma perspectiva curricular relativa às fontes de informação. Fernando Cesar Lívia Valentim Izabela Stati Olívia Gutierrez

Objetivo geral Avaliar a influência/impacto das disciplinas “Introdução às fontes de informação”, “Fontes de informação para pesquisadores e profissionais” e “Acesso às fontes de informação em meio digital”, no comportamento informacional dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFMG, no que diz respeito à busca por informações ligadas à área.

Objetivos específicos Traçar um perfil sobre o comportamento informacional dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFMG Contribuir para a discussão acerca do currículo do curso, tecendo considerações sobre a atualidade da proposta curricular vigente Estabelecer um estudo comparativo sobre a eficiência dos métodos utilizados para a realização dos estudos de usuários, bem como analisar as diferenças/equivalências nos resultados apurados.

Universo & Amostra O levantamento dos dados foi feito através de uma população de 467¹ alunos do curso de Biblioteconomia da UFMG. O número de respondentes foi um total de 56 alunos. ¹ Dados informados pelo Colegiado do Curso de Biblioteconomia da UFMG.

Instrumento de coleta de dados Questionário 18 perguntas fechadas.

Análise quantitativa dos dados Comportamento informacional: “a totalidade do comportamento humano em relação ao uso de fontes e canais de informação, incluindo a busca da informação passiva ou ativa” GASQUE (2010) apud WILSON (2000)

Análise quantitativa dos dados Quantas horas por dia você utiliza a internet?

Análise quantitativa dos dados Em que período do curso você se encontra?

Análise quantitativa dos dados Você foi aprovado nas disciplinas de Fontes? 47 38 32 20 15 4 5 3 4

Análise quantitativa dos dados Quais das fontes impressas a seguir você já utilizou para realizar pesquisas na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação? 30 10 12 28 12

Análise quantitativa dos dados Quais das fontes impressas a seguir você já utilizou para realizar pesquisas na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação? 24 43 39 31 25 8

Análise quantitativa dos dados Na sua opinião, qual a importância dos motores de busca, como o Google por exemplo, para acessar os trabalhos produzidos, referentes a área de Biblioteconomia e Ciência da Informação?

Análise quantitativa dos dados   Qual a influência das disciplinas ligadas a fontes de informação na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação no que diz respeito a otimização do seu processo de busca por informações para a realização dos trabalhos do curso?

Análise quantitativa dos dados   Você percebeu alguma alteração no seu comportamento de busca por informações, no geral, após ter cursado, pelo menos, uma das três referidas disciplinas?

Análise quantitativa dos dados   Dentre as três disciplinas citadas, qual você considera ter contribuído de forma mais efetiva na otimização das suas estratégias de busca por informação na área?

x Questionamentos Participação em grupo focal. Repetição de conteúdo nas três disciplinas (Ementa), carga horária excessiva e conteúdo desconectado da realidade. (Avanços Tecnológicos. x Respostas obtidas na aplicação do questionário.

Questionamentos Aspectos que podem ter influenciado as respostas: Questionário enviado pelo colegiado do curso. Comportamento “politicamente correto”. O fazer bibliotecário. (Teoria/Prática)

Considerações finais A contradição existente entre as respostas obtidas e a experiência dos integrantes no referido grupo focal, apontam para a necessidade de um aprofundamento neste estudo, através da realização de entrevistas ou de um novo grupo focal, que busque esclarecer essa dicotomia.

Considerações finais Referências GASQUE, Kelley C. G. Dias, COSTA, S. M. de Souza. Evolução teórico-metodológica dos estudos de comportamento informacional de usuários. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n. 1, jan./abr. 2010, p. 21-32. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/ article/view/1206/1355

FIM