Fonte: A Construção do Desenvolvimento Sustentado, UNC, 2006.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A América do Sul na relação de oferta/demanda e formação de preço Jun/2011.
Advertisements

REUNIÃO NACIONAL DE MULHERES DIRETORAS DA FORÇA SINCAL.
O novo ciclo de expansão do agronegócio. Safra 2010/11 O novo ciclo de expansão do agronegócio Abr/2011.
FATURAMENTO NACIONAL DO SETOR DADOS SETORIAIS 2007.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO
Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro
ABEMD ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO INDICADORES ABEMD 2008.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2012
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2010 Brasília, janeiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM JANEIRO/2010 BRASÍLIA, FEVEREIRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
01 de Março de 2005 Teleconferência. 2 Objetivo principal Criação da Nova Sociedade (Instituição Financeira), responsável pela estruturação e comercialização.
Perspectivas da Economia Brasileira para 2009 e de outubro de 2009 Simão Davi Silber
Curso de ADMINISTRAÇÃO
OS IMPACTOS ECONÔMICOS DA GRIPE AVIÁRIA
74 milhões clientes móvel
Representante nacional e internacional das entidades empresariais da Indústria da Construção e do Mercado Imobiliário A Câmara Brasileira da Indústria.
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
Comissão de Desenvolvimento de Novas Aplicações para o Gás LP - Sindigás Aurélio Ferreira 21/03/2011.
Área de Operações Indiretas
Comissão de Desenvolvimento de Novas Aplicações para o Gás LP - Sindigás Aurélio Ferreira 13/12/2010.
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
Fonte: A Construção do Desenvolvimento Sustentado, UNC, 2006.
Fonte: “A Construção do Desenvolvimento Sustentado”, UNC, 2006
Construção civil: desempenho e perspectivas
Abril de 2006.
Preparado para Crescer Min. Guido Mantega
Carga tributária no setor de serviços
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM MARÇO/2005 BRASÍLIA,
Resolução 460 CCFGTS, de 14 DEZ 2004
Apresentação CAIXA.
FATURAMENTO NACIONAL DO SETOR Fonte: Sinaprocim – Jan06
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 Programação Orçamentária 2004 Brasília, 15 de abril de 2004 MINISTRO GUIDO MANTEGA.
DADOS SETORIAIS 2006 FATURAMENTO NACIONAL DO SETOR Fonte: Sinaprocim – Jan07 1.
Indústria Imobiliária Balanço e perspectivas
Ministro Paulo Bernardo
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
Programas Sociais de Moradia Econômica
Visão do Setor Privado Brasília – DF Nov/ entidades estados e DF Mercado imobiliário Saneamento Obras rodoviárias Segmentos da construção SINDICATOS,
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA - SINICON
EDIÇÃO 2013.
Unp – Universidade Potiguar Projeto IV: Shopping Center
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Setembro de 2006.
Indicadores do Mercado
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006.
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Dezembro de 2006.
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM FEVEREIRO/2010 BRASÍLIA, MARÇO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Ministério.
Análise geral do Crédito no Brasil e o papel renovado da Acrefi Adalberto Savioli Estratégias para um País em Expansão.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Farmacêutico Fórum de Tendências Aliança do Brasil Bruno de Paula Rocha São Paulo, 06 de dezembro de 2006.
FATURAMENTO NACIONAL DO SETOR 2003  R$ Bi DADOS SETORIAIS 2003 Fonte: Sinaprocim – Jan04 1.
COMUNICANDO-SE EM VENDAS
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
O SETOR DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
O que falta ao trabalhador brasileiro
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2013 Brasília, janeiro de 2014 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social DRGPS – Departamento do Regime Geral de Previdência Social A PREVIDÊNCIA.
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL Nelson Barbosa Secretário de Política Econômica 2 de.
10ª edição ª edição MERCADO DA VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA EM SANTA CATARINA, EM 2013 Esta pesquisa, realizada pelo Instituto MAPA, levanta.
Perspectivas globais para o setor moveleiro
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM 2009 BRASÍLIA, JANEIRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Ministério.
MERCADO DA VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA EM SANTA CATARINA EDIÇÃO 2012.
Pesquisas de Mercado - Estudos Setoriais - Assessoria Empresarial - Publicações instituto de estudos e marketing industrial.
A INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO NO BRASIL
Transcrição da apresentação:

Fonte: A Construção do Desenvolvimento Sustentado, UNC, 2006

*O segmento é constituído de cerca de 105 mil lojas em todo o Brasil 15 milhões *A cadeia da Construção Civil emprega 15 milhões de pessoas, sendo 4 milhões 4 milhões diretamente. 50 mil lojas *A Anamaco tem em seu banco de dados 50 mil lojas cadastradas, das quais 56% estão localizadas no estado de São Paulo; 10% em Minas Gerais; 6% no Rio de Janeiro; 4,5% no Rio Grande do Sul; 4% no Paraná ; 4% na Bahia e 3,5% em Santa Catarina. *Dos 4,1% pertencentes a Material de Construção no tocante ao PIB, 72% se devem às lojas de pequeno e médio portes.

Estudos efetuados pela empresa americana de consultoria Booz Allen Hamilton77% Booz Allen Hamilton para o setor demonstram que 77% das unidades habitacionais produzidas no Brasil são em regime auto-gestão: de auto-gestão: como a maioria dos brasileiros não pode adquirir um imóvel financiado, os próprios consumidores adquirem os produtos aos poucos e, com a ajuda dos vizinhos ou terceirizando o serviço (contratando um pedreiro, alguém para instalar o piso, etc) faz-se mais um cômodo, a própria moradia ou reforma-se a antiga. Embora o poder de compra do brasileiro tenha diminuído nos últimos anos, ele continua comprando o material porque é uma necessidade.

O mercado é bastante heterogêneo, sendo a Construção Auto-Gerida / Auto-Financiada predominante...** ( 1) Estão excluídas as Obras de Arte, Construção Pesada e Obras Industriais e Obras de infra-estrutura (2) O número de Unidades Habitacionais (U.H.) não contempla as reformas em unidades pré-existentes Fonte: PNAD; Bacen; Caixa; Ministério das Cidades; CBIC; Prospectividade Tecnológica; PINI; base 2001 **Fonte: Pesquisa da Consultoria Booz Allen Hamilton Auto- Financiamento Privado R$ 48 Bi (62%) 700 mil U.H. (2) (64%) R$ 48 Bi (62%) 700 mil U.H. (2) (64%) R$ 22 Bi (30%) 100 mil U.H. (9%) R$ 22 Bi (30%) 100 mil U.H. (9%) R$ 0,7 Bi (0,9%) 20 mil U.H. (2) (2%) R$ 0,7 Bi (0,9%) 20 mil U.H. (2) (2%) R$ 0,4 Bi (0,5%) 50 mil U.H. (5%) R$ 0,4 Bi (0,5%) 50 mil U.H. (5%) R$ 3 Bi (4,1%) 130 mil U.H. (2) (12%) R$ 3 Bi (4,1%) 130 mil U.H. (2) (12%) R$ 2 Bi (2,7%) 100 mil U.H. (9%) R$ 2 Bi (2,7%) 100 mil U.H. (9%) Financiamento Governamental R$ 70 Bi (92%) 800 mil U.H. (73%) R$ 1,1 Bi (1,4%) 70 mil U.H. (6%) R$ 5 Bi (6,8%) 230 mil U.H. (21%) R$ 52 Bi (67%) 850 mil U.H. (2) (77%) R$ 24 Bi (33%) 250 mil U.H. (23%) Segmentação da Construção Habitacional (1) Construção Via Construtora Construção Auto-Gerida

Apesar de sua importância sócio-econômica, a Construção Civil enfrenta sérios desafios** Representa 13% do PIB O setor habitacional –Fatura R$ 75 bilhões por ano –Gera 5,2 milhões de empregos diretos... –... e outros 15 milhões de empregos indiretos e induzidos –Arrecada cerca de R$ 15 bilhões em impostos Peso Expressivo na Economia... Impacto Sócio-Econômico do Construbusiness... Porém com déficit habitacional crescente... Aumento de 32% Milhões de Unidades...E mercado estagnado ( ) Varejo de Mat. Const.* PIB* População Nota (*): Crescimento real (descontada a inflação) **Fonte: Pesquisa da Consultoria Booz Allen Hamilton

... em todas as classes sociais** Expansão e Reforma de Unidades Residenciais (mil unidades habitacionais) Edificações Residenciais Novas (mil unidades habitacionais) Construção via Construtora Construção Auto-Gerida Fonte: Pesquisa IBOPE Construção via Construtora Construção Auto- Gerida **Fonte: Pesquisa da Consultoria Booz Allen Hamilton

*O Brasil tem uma enorme demanda por material de construção, pois conta com 45 milhões de domicílios, dos quais 7,5 milhões não têm banheiros, de acordo com dados do IBGE. *Ao contrário do que se pensa, a compra dos materiais de construção pelas construtoras representa apenas 23% dos produtos fabricados pelo segmento. *A Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção) – entidade que representa em âmbito nacional 105 mil lojas de materiais de construção - atua no governo federal, objetivando a criação de novos sistemas de crédito e a redução de impostos sobre os produtos do setor

Perfil do setor – lojas por região Fonte: Pesquisa Anamaco / Ibope Solution Base total da amostra (1432) NORTE 6% NORDESTE 19% CENTRO OESTE 7% SUDESTE 51% SUL 16%

Perfil do setor – lojas por tamanho Base : Total da amostra (1432) P26. Considerando a área de vendas das lojas, ou seja, a área de exposição dos produtos, sem contar a área de estoque, qual é a área total em m 2 de todas as lojas pelas quais o(a) Sr.(a) é responsável pelas compras? (RM) Fonte: Pesquisa Anamaco/Ibope Solution 2007 Critério utilizado: Pequeno – 1 a 1.000m 2 Médio – a 9.000m 2 Grande – mais de 9.000m 2

Perfil das lojas - tamanho x tipo de loja Critério utilizado: Pequeno – 1 a 1.000m 2 Médio – a 9.000m 2 Grande – mais de 9.000m 2 Base: Total das amostra (1432) Pequeno/ Médio (1294) Grande (138) P26. Considerando a área de venda das lojas, ou seja, a área de exposição dos produtos, sem contar a área de estoque, qual é a área total em m 2 de todas as lojas pelas quais o(a) sr(a) é responsável pelo setor de compras? (RM – ESPONTÂNEO) - Fonte: Pesquisa Anamaco/Ibope Solution 2007 TOTAL: (1432) (1294) (138)

% Base: Total das amostra (1432) Pequeno/ Médio (1294) Grande (138) P25. Qual é o numero total de funcionários de todas as loja(s) pela(s) qual(is) o(a) sr.(a) é responsável pelo setor de compras? (RU – ESPONTÂNEO) – Fonte: Pesquisa Anamaco/Ibope Solution 2007 Perfil das lojas Número de funcionários Médias:

Base: Total das amostra (1432) Pequeno/ Médio (1294) Grande (138) P27. Qual o o número de itens de todas as loja(s) pela(s) qual(is) o(a) sr.(a) é responsável pelo setor de compras? (RM – ESPONTÂNEO) – Fonte: Pesquisa Anamaco/Ibope Solution 2007 Perfil das lojas Número de itens comercializados Pequenos/ Médios Clientes Grandes Clientes Total Média: Média: Média: 6.629

Base: Total das amostra (1432) P23. A sua empresa é composta por quantas lojas no Brasil? (RU – ESPONTÂNEO) Fonte: Pesquisa Anamaco/Ibope Solution 2007 % 2 ou mais lojas: Perfil das lojas Número de lojas Média: 3

% 2 ou mais lojas Base: Pequeno/ Médio (1294) Grande (138) P23. A sua empresa é composta por quantas lojas no Brasil? (RU – ESPONTÂNEO) - Fonte: Pesquisa Anamaco/Ibope Solution 2007 Pequenos/ Médios Clientes Grandes Clientes Perfil das lojas Número de lojas Média: 7 Média: 2

Base: Composta por mais de uma loja (392) P24. O(A) sr.(a) é responsável pelo setor de compras de quantas lojas? (RU – ESPONTÂNEO) – Fonte: Pesquisa Anamaco/Ibope Solution 2007 % 2 ou mais lojas: Perfil das lojas Número de lojas Média: 1,6

Pequenos/ Médios Clientes Grandes Clientes % 2 ou mais lojas Perfil das lojas Número de lojas Média: 3 Média: 1,5 Base: Composta por mais de uma loja - Peq./ Méd. clientes (302) / Grandes clientes (90) P24. O(A) sr.(a) é responsável pelo setor de compras de quantas lojas? (RU – ESPONTÂNEO) – Fonte Pesquisa Anamaco Ibope Solution 2007

Base: Total das amostra (1432) Pequeno/ Médio (1294) Grande (138) PA. Inicialmente, eu gostaria de saber como o sr classificaria a sua loja. Para isso, vamos considerar que se sua loja vende mais de 50% de um das categorias de produtos que vou citar, vamos dizer que é uma loja voltada para este tipo de produto: - Fonte: Pesquisa Anamaco/Ibope Solution 2007 % Perfil das lojas Tipo de loja

Faturamento do setor – em bilhões de reais