O Mercado de Construção nos Países Árabes:

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Transcrição da apresentação:

O Mercado de Construção nos Países Árabes: Características, Potencialidades e Desempenho do Brasil. Michel Abdo Alaby Secretário Geral 18/08/2009

22 Países a Serem Explorados Arábia Saudita Argélia Bahrein Djibuti Egito Ilhas Comores Iraque Jordânia Kuwait Libano Líbia Marrocos Mauritânia Omã Palestina Catar Síria Somália Sudão Tunísia Emirados Árabes Unidos Iêmen

Países Árabes Língua: Árabe e Inglês ou Francês. 22 países e 2 continentes: africano e asiático. Diferenças de costumes, hábitos, legislações, dias da semana, etc. Dificuldades logísticas. Países com crescimento econômico acelerado. Concorrentes – Ásia, União Européia e E.U.A.

Contexto Econômico dos Países Árabes Concentram 65% das reservas de petróleo conhecidas no mundo; Diversificação econômica; Estados árabes do Golfo não tributam a renda. Aumento da produção e da demanda por petróleo estimula o gasto governamental e investimentos em infra-estrutura e produção. Livres de protecionismo e altamente competitivos; Países em processo de abertura comercial progressiva; Mercado complementar;

Empresas Brasileiras Presentes nos Países Árabes do Golfo Arábico Água de Cheiro, Banco do Brasil, Banco Itaú BBA etc. Sadia, Perdigão, Odebrecht, Andrade Gutierrez (ZAGOPE), Marisol, O Boticário, Arezzo, Hering, Green by Misako, Neobus

Empresas Brasileiras Presentes nos Países Árabes do Norte da África e no Levante Randon, Friboi, Odebrecht, Andrade Gutierrez, O Boticário, Petrobras, Tigre, Neo Bus, Queiróz Galvão, Marcopolo, Franchel, Cristalserv, Marisol etc.

Países Árabes - Atrativos Livres de protecionismo e altamente competitivos; Barreiras tarifárias de 5%; alguns produtos 12% Países em processo de abertura comercial progressiva; Mercado complementar; Interesse recíproco para a realização de negócios e de intercâmbios de turismo, acadêmicos e culturais: - Crescimento de 56% no número de consultas comerciais de 2005 para 2007. Fonte: EIU. * Dados de 2006

Incentivos à Atração de Investimentos Estrangeiros nos Países Árabes Abertura do mercado a investidores estrangeiros. Governo concede terras com desconto. Permissão para estrangeiros possuírem 100% da propriedade em alguns países do GCC. Ação de alguns governos pró-privatização. Redução de Tributos sobre Importação de Máquinas, Equipamentos e demais Insumos de Produção. - Escassez de mão-de-obra especializada (elevada demanda árabes por profissionais especializados).

Comércio Exterior com os Países Árabes Exportações do Brasil

Exportações do Brasil Fonte: SECEX

Comércio Exterior com os Países Árabes Importações do Brasil

Importações do Brasil Fonte: SECEX.

Comércio Exterior com os Países Árabes Corrente de Comércio

Setor de Construção: Características de um Mercado em Expansão O setor de construção dos países do GCC se beneficia da estratégia dos governos locais de diversificar suas atividades econômicas de modo a não ficarem tão dependentes do petróleo. Grande parte dos investimentos em construção localizam-se na construção e reforma do setor de serviços (aeroportos, hotéis e prédios comerciais), turismo, lazer e de infra-estrutura. O setor tem apresentado crescimentos significativos. Espera-se que, nos próximos anos, haja uma expansão de 11,6% ao ano nesse setor, principalmente na Arábia Saudita. Fundo soberano dos Países Árabes do Golfo (US$ 1,5 trilhão em 2007, podendo alcançar US$ 3 trilhões em 2010!). Sinergias positivas entre os empreendimentos (União Monetária dos Países do Conselho de Cooperação do Golfo, livre trânsito de pessoas para trabalho e lazer, de mercadorias e de capital).

Setor de Construção: Características de um Mercado em Expansão Expansão de Investimentos e Aperfeiçoamento do Ambiente de Negócios. Expressivo crescimento econômico da região impulsionado pelos elevados preços do petróleo no mercado internacional. Os investimentos no setor de Construção devem alcançar o valor de US$ 1,8 trilhão nos próximos anos, sendo que somente nos países do Golfo Arábico, os investimentos nos projetos existentes somam US$ 1 trilhão. Crescimento populacional nos Países Árabes (+ 50% nos próximos 25 anos) estimula a expansão da demanda por moradias, infra-estrutura urbana, transportes e saneamento. O aumento da mão-de-obra empregada concede um maior poder de compra para a população árabe, estimulando a construção e/ou melhoria das atuais condições de moradia. O mercado de construção apresenta as seguintes características: grande nº de concorrentes e cada um com uma pequena % no mercado.

Indicadores do Setor de Construção – Países Árabes Selecionados Fonte: EUROMONITOR.

Indicadores do Setor de Construção – Países Árabes Selecionados Fonte: EUROMONITOR.

Indicadores do Setor de Construção – Países Árabes Selecionados Fonte: EUROMONITOR.

Indicadores do Setor de Construção – Países Árabes Selecionados Fonte: EUROMONITOR.

Características do Setor de Construção Arábia Saudita. Crescimento da demanda por residências e pela modernização da infra-estrutura existe no país. Grande participação do setor privado. - Projetos (valores aproximados): US$ 35 bilhões em 2006 para construção de escolas, universidades e hospitais. US$ 500 milhões em projetos de habitação popular. US$ 2,6 bilhões na construção de estradas, ferrovias e expansão de portos e aeroportos.

Características do Setor de Construção Bahrein. Investimentos governamentais no setor de infra-estrutura; Os investimentos no setor de construção devem alcançar o valor total de US$ 14,5 Bilhões próximos anos; - Projetos (valores aproximados): Baherein Financial Harbour (US$ 1,3 Bilhão). Amwaj Islands Development (US$ 1 Bilhão). Resorts para lazer e turismo, Durrat Al Bahrain (US$ 1 Bilhão).

Características do Setor de Construção Catar. Entre 2000 e 2005, o setor apresentou um crescimento de quase 200% em termos nominais; Destaques para o setor de gás natural e crescimento da demanda por residências; - Projetos (valores aproximados): Hidrocarbonetos (US$ 10 bilhões). Infra-estrutura (US$ 7,1 bilhões). Lusail (empreendimento residencial) (US$ 5 Bilhões). Uma ilha artificial – Pearl of the Gulf Island (US$ 2,5 Bilhões). Al Waab City – Masterplan (US$ 1 Bilhão). Pearl Qatar Island Development (US$ 745 Milhões).

Características do Setor de Construção Emirados Árabes Unidos. Projetos em Compasso de Espera –crise internacional Enorme variedade de vultuosos empreendimentos imobiliários; Setores de lazer e turismo, comerciais e de infra-estrutura que estimulam fortemente o desenvolvimento do setor de construção do país. - Projetos (valores aproximados): Dubailand (US$ 5,7 Bilhões). The World of Islands (US$ 4 Bilhões). La Ville Contemporaire Development (US$ 1,8 Bilhão). Dubai Healthcare City (US$ 1,8 bilhão). Sahara Center Expansion (US$ 1,1 Bilhão). Downtown Jebel Ali (US$ 19 Bilhões).

Características do Setor de Construção Kuwait. Incentivo ao desenvolvimento do setor de turismo e de lazer e aquecimento da demanda interna por novas e/ou melhores residências. Em 5 anos, o investimento total no setor de construção tende a chegar aos US$ 128 bilhões. - Projetos (valores aproximados): Viaduto Bin Subiya (US$ 1,5 Bilhão). Melhoras em rodovias e estradas com orçamento (US$ 1 Bilhão). Failaka Island Development (US$ 3,3 Bilhões). Construção de Universidades (US$ 3 Bilhões). Arifaj Residential Project in Southern Kuwait (US$ 10 Bilhões). Khabary City in Fahaheel (US$ 5,5 Bilhões). Silk City Project (US$ 86,2 Bilhões).

Características do Setor de Construção Omã. Expansão da atividade privada na construção de empreendimentos residenciais. - Projetos (valores aproximados): Sohar Industrial Port (US$ 243,3 Milhões). New Sohar Airport – Passanger Terminal (US$ 300 Milhões). Residential Township in Sohar (US$ 120 Milhões).

Comércio Exterior Brasil – Países Árabes: Construção

Comércio Exterior Brasil – Países Árabes: Construção Fonte: SECEX.

Comércio Exterior Brasil – Países Árabes: Construção Fonte: SECEX.

NEGOCIAÇÃO COM ÁRABES Árabes Tempo / Datas e Feriados Ritmo / Interrupções Formalidade Coletivismo X Individualismo Pessoas X Empresas Comunicação não verbal Religião Hierarquia

NEGOCIAÇÃO COM ÁRABES Assuntos Cumprimentos Mulheres Roupas Idiomas Dicas Assuntos Cumprimentos Mulheres Roupas Idiomas

BIG 5 – DUBAI Características Gerais Data do evento: 23-26 Novembro 2009 Local: Dubai World Trade Centre Metragem total do stand: 336 m² 24 Stands de 9m² - Investimento: R$10.000,00. 3 Stands de 12m² - Investimento: R$ 13.300,00.

BIG 5 – DUBAI Layout - Stand

BIG 5 – DUBAI Layout - Stand

A CÂMARA ÁRABE Trabalhando para Aproximar Árabes e Brasileiros Mais de meio século de atuação. Representa os 22 Países Árabes (Membro da Liga dos Estados Árabes). Única Câmara no Brasil reconhecida pela Liga dos Países Árabes e membro da União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura dos Países Árabes.

A CÂMARA ÁRABE Ministério das Relações Exteriores; Trabalhando para Aproximar Árabes e Brasileiros Principais Parceiros: Ministério das Relações Exteriores; Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) Ministério do Turismo; Governos Estaduais; Câmaras de Comércio e Indústria nos Países Árabes.

A CÂMARA ÁRABE Mais de 60 colaboradores Serviços: Trabalhando para Aproximar Árabes e Brasileiros Estrutura Operacional: Mais de 60 colaboradores Serviços: Consulta Comercial; Certificação de Documentos; Traduções Técnicas e Comerciais; Inteligência de Mercado; Organização de Eventos, Comunicação e Marketing; ANBA.

Centro de Negócios em Dubai Localizado na Zona Franca de Jebel Ali um dos maiores complexos industriais do mundo, a 35 quilômetros de Dubai, situado próximo ao maior porto do Oriente Médio; 556 m² de espaço de armazenagem; Escritórios com telefone, fax e internet; Apoio operacional para viabilizar o recebimento, armazenamento e despacho de mercadorias; Suporte na seleção e contratação de serviços (advogados, contadores, freight forwarders); Apoio para a organização de eventos promocionais nas dependências do CN. Para mais informações, entrar em contato com: Fabiana Giuntini Giffoni Gerente Operacional Jebel Ali Free Zone Warehouse XB3 Dubai, Emirados Árabes Unidos, PO BOX 261901 Fone: + 971 4 8838877 Fax: + 971 4 8838875 cddubai@apexbrasil.com.br

ANBA – Agência de Notícias Brasil – Árabe www.anba.com.br A ANBA (Agência de Notícias Brasil-Árabe) foi criada em setembro de 2003, pela Agência Meios, atendendo a um pedido da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. A agência nasceu para promover a comunicação entre o Brasil e os 22 países árabes representados pela entidade. Em edição bilíngüe, inglês e português, atualmente é o canal de troca de informação mais importante da Câmara Árabe. O objetivo principal da ANBA é fomentar as relações entre brasileiros e árabes. O resultado tem sido o crescimento e a geração de novas oportunidades de negócios, o estreitamento das relações culturais e o fortalecimento das relações diplomáticas. Assim, a agência é focada nas áreas de economia, negócios, comércio exterior e de cultura. O conteúdo da ANBA é produzido por uma equipe qualificada e experiente de jornalistas, apoiada em uma rede de correspondentes em todo o território nacional e em parcerias estabelecidas com órgãos noticiosos dos países árabes. Com duas equipes de produção, uma alocada na sede da própria Câmara Árabe, e outra na Meios, em São Paulo, a ANBA está no ar nas 24 horas do dia.

Câmara de Comércio Árabe-Brasileira Avenida Paulista, 326 - 17º e 18º andar 01310-902 - São Paulo / SP Tel: (11) 3283-4066 Fax: (11) 3288-8110 E-mail: secgeral@ccab.org.br Site: www.ccab.org.br Anba: www.anba.com.br

ao presente e ao futuro das relações entre o Brasil e os Países Árabes Sejam bem-vindos ao presente e ao futuro das relações entre o Brasil e os Países Árabes