ASSUNTO AVALIAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e Síntese.
Advertisements

AVALIAÇÃO: a prova em questão
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
Oficina de Elaboração de Questões
O que é patenteável? A invenção que atenda aos requisitos de:
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Literacia científica o que é?
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Redação de textos técnicos recomendações
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Como escrever um Artigo científico?
Prática Pedagógica Revisão de prova: a reconstrução da aprendizagem Gloria Cardoso de Almeida Cruz
PROVAS ESCRITAS: QUESTÕES OBJETIVAS E DISSERTATIVAS
PROVAS ESCRITAS: QUESTÕES OBJETIVAS E DISSERTATIVAS
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Metodologia Científica Divulgação de resultados
ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA Professores da STE: Edilson/Luciene/Rosvely Professora Multiplicadora - NTE: Luciana.
Trabalho Científico Elaboração do Resumo 2003.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
Tipos.
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Avaliação Educacional
REPENSANDO O PROCESSO DE AVALIAÇÃO: A ELABORAÇÃO DE PROVAS
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Coletando informações
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
Dicas para Apresentações
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
O resumo deverá conter breve introdução sobre o assunto, descrição dos materiais e métodos utilizados, síntese dos resultados finais e conclusões. no mínimo.
Metodologia Científica
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Vantagens de usar questionários Um modo eficiente de coletar dados As respostas são facilmente tabuladas e os dados conseguidos fáceis de analisar Podendo.
SILVANA BERBEL FERNANDES
A estrutura do artigo científico e outros
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Profº. Wagner Profº. Wagner PCNPs - Ciências.   É um trabalho teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um tema. Dissertar.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Unidade 3 Processo de leitura.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
RESUMOS CIENTÍFICOS Profa. Kátia Paulino dos Santos CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO.
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Preparação para as Provas Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino
TEMA E PROBLEMA.
Projeto de Graduação II
Equipe responsável pela produção
O que quero dizer ? Quais as regras da sessão ? Duração permitida
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
As Etapas da Pesquisa - TCC
Como elaborar um projeto de pesquisa?
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
FICHAMENTO.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Projeto de pesquisa Roteiro prático.
Resumo e Síntese.
Indexação e Resumos: teoria e prática
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Transcrição da apresentação:

ASSUNTO AVALIAÇÃO

OBJETIVOS ELABORAR A1, A2 e DEMAIS PROVAS, COM QUALIDADE

SUMÁRIO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO - DELIMITAÇÃO DA ABRANGÊNCIA - PRINCÍPIOS GERAIS - CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - FICHA DE ORIENTAÇÃO DE PROVA (FOP) - TESTE - ANÁLISE - RETIFICAÇÃO E RATIFICAÇÃO DA APENDIZAGEM RESUMO

DELIMITAÇÃO DA ABRANGÊNCIA PERMITE CHECAR A AMPLITUDE DA PROVA. DADOS NECESSÁRIOS: - ASSUNTOS A AVALIAR; - OBJETIVOS ESPECÍFICOS; e - CARGA HORÁRIA

DELIMITAÇÃO DA ABRANGÊNCIA EXEMPLO ASSUNTOS A AVALIAR E CARGA HORÁRIA - UD I.1 ..................... 6 h - UD I.2 ..................... 8 h - UD I.3 ................... 10 h - UD I.4 ..................... 4 h - UD I.5 ..................... 8 h - UD I.6 ..................... 4 h

DELIMITAÇÃO DA ABRANGÊNCIA EXEMPLO DISCIPLINA/UD I TOTAIS ASSUNTOS 1 2 3 4 5 6 CARGA HORÁRIA (a) 8 10 40 (b) PERCENTUAL = (a.100)/B 15 20 25 100 Número PREVISTO de escore EXISTENTE

PRINCÍPIOS GERAIS QUESTÕES OBJETIVAS - CONTEÚDO - abordar assuntos de maior relevância; - evitar perguntas de assuntos controvertidos; - considerar a reação do aluno (sem cilada); - colocar dificuldade no conteúdo e não na forma de apresentação; e - construir questões que separem alunos fortes dos médios e estes dos fracos;

PRINCÍPIOS GERAIS - FORMA DE APRESENTAR AS QUESTÕES - redigir com clareza as questões. Redija os pedidos na ordem direta (sujeito – verbo – predicado); - enunciar as questões com concisão; - usar vocabulário simples e acessível ao grupo - respeitar a boa forma gramatical; - reduzir ao mínimo o uso de negativas simples e abster-se de usar negativas duplas;

PRINCÍPIOS GERAIS - evitar o emprego de palavras muito inclusivas, como: sempre, todos, nunca, jamais ou invariavelmente. Procure não deixar transparecer a resposta; - incluir apenas os dados que interessam a solução do problema; e - buscar situações novas para as questões, principalmente nas destinadas a verificar o discernimento.

PRINCÍPIOS GERAIS QUESTÕES SUBJETIVAS - CONTEÚDO - formular pergunta que exija domínio de material importante; - não pedir simples reprodução de material de livro ou de apostilas; - verificar se o aluno sabe aplicar o que aprendeu a situações novas; e - dar a todos igual situação de prova.

PRINCÍPIOS GERAIS - FORMA DE APRESENTAR AS QUESTÕES - propor tarefas bem definidas, delimitadas; - evitar a interdependência de pedidos ; - eliminar da redação do pedido quaisquer indícios que evidenciem a resposta; - empregar uma maior abrangência da disciplina, utilizando mais pedidos com respostas curtas;

PRINCÍPIOS GERAIS - o tempo da prova deve ser suficiente para o aluno refletir, organizar e redigir a resposta; - não inclua questões que comecem por Que, Quem, Quando, Onde e faça a Lista, porque aquilo que pretende verificar geralmente é melhor conseguido por questões objetivas;

PRINCÍPIOS GERAIS - o vernáculo e a apresentação da PF serão sempre objeto de julgamento; e - as situações apresentadas deverão ser diversificadas na forma e no conteúdo, de uma prova para outra, a fim de evitar soluções previamente deduzidas.

CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - OBJETIVAS - MÚLTIPLA ESCOLHA - ESCOLHA MÚLTIPLA - LACUNA - EVOCAÇÃO OU RESPOSTA ABERTA - VERDADEIRO-FALSO - ASSOCIAÇÃO - SUBJETIVAS

CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - LACUNA - COLOCAR O ESPAÇO NO FINAL DA FRASE, NUNCA NO INÍCIO; - EVITAR FRASES IGUAIS ÀS DOS LIVROS; - NÃO COLOCAR ARTIGOS ANTES DA LACUNA (GÊNERO E NÚMERO DA PALAVRA); - ESPAÇOS COM O MESMO TAMANHO; e - NÃO MUTILAR A QUESTÃO;

CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - EXEMPLO Complete Nas regiões Sudeste e Sul, mais bem servidas pela energia elétrica, destacamos as Usinas de __________ e __________ .

CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - EVOCAÇÃO OU RESPOSTA ABERTA - FORMULAR A PERGUNTA DE MODO SIMPLES E CLARO; e - NÃO DEVE LEVAR O ALUNO A RESPONDER COM UMA DISSERTAÇÃO. - EXEMPLO - Responda Qual é o metal mais utilizado pelo homem?

CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - VERDADEIRO-FALSO - EVITAR FRASES LONGAS , COM MUITO DETALHES; - USAR DECLARAÇÕES INCONDICIONALMENTE FALSAS OU VERDADEIRAS; - EVITAR FRASES NEGATIVAS; - ESPAÇOS COM O MESMO TAMANHO; - NÃO MUTILAR A QUESTÃO; e - COLOCAR OS PARÊNTESES ALINHADOS.

CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - EXEMPLO Escreva nos parênteses V se a afirmativa for verdadeira e F se for falsa ( ) O metal mais utilizado pelo homem é o ouro. ( ) O cobre é um ótimo condutor de eletricidade. ( ) As maiores reservas de níquel ficam no Maranhão. ( ) Nossa produção de ferro está entre as 10 maiores do mundo.

CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - ASSOCIAÇÃO - USAR ATÉ 10 ITENS NA COLUNA DA ESQUERDA; - NÚMERO DE ITENS DIFERENTES NAS DUAS COLUNAS (2 A 3 ELEMENTOS A MAIS); e - EVITAR ASSOCIAÇÃO DEVIDO AO GÊNERO E NÚMERO.

CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - EXEMPLO 1 – cobre ( ) constitui o principal minério de alumínio 2 – sal ( ) tem como principal minério a galena 3 – bauxita ( ) é oriundo do minério de garnierita 4 – estanho ( ) constitui um ótimo condutor de eletricidade 5 – chumbo ( ) é extraído da cassiterita 6 – níquel ( ) sua exploração é realizada nos litorais ( ) mais importante matéria-prima mineral ( ) apresenta-se, junto com o carvão mineral, em grande quantidade

CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - MÚTIPLA-ESCOLHA - USAR 4 OU 5 ALTERNATIVAS; - PONTUAR CORRETAMENTE; - OPÇÃO INQUESTIONAVELMENTE CORRETA; - TODAS AS OPÇÕES DEVEM SER PLAUSÍVEIS E ATRAENTES; e - EVITAR RESPOSTAS MAIS OU MENOS EXTENSAS DO QUE AS OUTRAS.

CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - EXEMPLO A planície litorânea é formada por terrenos: ( A ) terciários e quaternários. ( B ) primários e secundários. ( C ) secundários e terciários. ( D ) primários e quaternários.

CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - ESCOLHA-MÚTIPLA - O ENUNCIADO ACEITA VÁRIAS RESPOSTAS , SENDO NECESSÁRIO COMBINÁ-LAS; e - DEVE FICAR BEM CLARO PARA O ALUNO QUE A AFIRMATIVA ADMITE MAIS DE UMA RESPOSTA.

CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - EXEMPLO –DUAS FORMAS DE ELABORAÇÃO Assinale as respostas corretas: As nossas principais jazidas de ferro encontram-se: ( 1 ) em Minas Gerais. ( 2 ) no Rio Grande do Sul. ( 3 ) no Mato Grosso do Sul. ( 4 ) em Goiás. ( 5) no Pará.

CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES As nossas principais jazidas de ferro encontram-se: ( 1 ) em Minas Gerais. ( 2 ) no Rio Grande do Sul. ( 3 ) no Mato Grosso do Sul. ( 4 ) em Goiás. ( 5) no Pará. Das afirmações acima estão corretas: ( a ) as alternativas 1, 3, e 5. ( b ) as alternativas 1, 2, e 5. ( c ) as alternativas 1, 2, e 3. ( d ) as alternativas 3, 4, e 5. ( e ) as alternativas 2, 3, e 4.

CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES Provas objetivas Vantagens Desvantagens - Dificulta e torna demorada a elaboração. Facilita a correção. Facilita o acerto por acaso. Facilita a cola. Facilita a dosagem da dificuldade das questões. Requer conhecimentos técnicos do elaborador. Abrange grande campo de conhecimento, verificando em extensão. Verifica superficialmente. Não há liberdade para a expressão do pensamento.

CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES Provas subjetivas/discursivas Vantagens Desvantagens É de rápida elaboração. - Dificulta e torna demorada a correção. Não há acerto por acaso. Dificulta a cola. Dificulta a dosagem da dificuldade das questões. Não requer conhecimentos técnicos profundos do elaborador. Verifica em profundidade. Abrange limitado campo dos conteúdos estudados. Há liberdade para a expressão do pensamento.

FICHA DE ORIENTAÇÃO DE PROVA - ORGANIZAÇÃO DA PROVA - TIPO DE PROVA - MATERIAL NECESSÁRIO - DOCUMENTAÇÃO PERMITIDA PARA CON-SULTA DURANTE A PROVA - DISPOSITIVO PRONTO - OBSERVAÇÕES

TESTE - CÁLCULO DO TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA FORMAL. - tempo necessário para a leitura de toda a PF (2); - tempo necessário para a solução de todos os itens (1,5); e - o teste da prova é de fundamental importância para o ajustamento do instrumento e cálculo do tempo para sua realização.

ANÁLISE - COORDENADOR - ASSESSOR DE ENSINO - AMPLITUDE:Todos os objetivos prescritos foram medidos? - RELEVÂNCIA:Todas as proposições estão de acordo com os objetivos? - DOSAGEM:Os objetivos mais importantes apresentam maior incidência?

ANÁLISE - EXEQUIBILIDADE: Todas as proposições cor-respondem a objetivos bem definidos e possibi-litam o entendimento integral do pedido pelo discente? - REDAÇÃO: Todas as proposições estão redi-gidas com clareza, precisão, correção e na forma direta?

ANÁLISE - TEMPO : - está de acordo com o previsto ? - é suficiente para que todas as proposições sejam tentadas por todos os examinados? - está coerente com as provas de anos anteriores?

RATIFICAÇÃO E RETIFICAÇÃO - PLANEJAR - PREVÊ UMA SOLUÇÃO - RESSALTAR OS ERROS MAIS COMUNS - ORIENTAR OS ALUNOS QUANTO AO PEDIDO DE REVISÃO - OPORTUNIDADE DA MOSTRA DE PROVA

RESUMO OBJETIVOS ELABORAR A1, A2 e DEMAIS PROVAS, COM QUALIDADE