Gestão dos Resíduos Sólidos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESOLUÇÃO CONAMA 307, de 5 / 7 /2002 Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Atribui aos.
Advertisements

SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
Implantando o PGRSS Etapas do Manejo
O LixO Professora e enfermeira : Carla gomes e Patrícia Lins
VOCÊ E O LIXO?.
Revisão do último encontro
Ciclo de vida do produto
Resíduos sólidos e ecossistemas terrestres
RICARDO M. PINTO-COELHO
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Resíduos A questão dos resíduos e o seu gerenciamento ocupam hoje posição central na preocupação de todos os países , na medida em que enormes quantidades.
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
Resíduos.
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
PLANO INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO MUNICÍPIO DE CURITIBA DECRETO MUNICIPAL 1068/04 JULHO/2008.
RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Agrupamento de Escolas de Alijó
TELEMONTE COLETA E TRANSPORTE LTDA
MEIO AMBIENTE.
Gestão de resíduos perigosos
Capítulo 1 – Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
RESÍDUOS INDUSTRIAIS.
Gerenciamento de resíduos sólidos
Plano de Gerenciamento de Resíduos
A questão do lixo no Brasil
PROPOSTA A proposta de programa consiste na instalação, pelo Governo do estado, de centrais de compostagem anaeróbica estrategicamente localizadas, capazes.
Gestão e Tratamento de Resíduos Sólidos
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
SHS0415 –GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA
ELABORAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS IMPLANTAÇÃO DE COLETA SELETIVA E CONSTRUÇÃO DE CENTRAIS DE TRIAGEM E RECICLAGEM.
“Contribuições à Política Nacional de Resíduos Sólidos” Seminário CONAMA 18 e 19 de Agosto de 2004 Brasília - DF Seminário CONAMA 18 e 19 de Agosto de.
Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos
TECNOLOGIA DAS USINAS DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM
RSS  CLASSE E:  Resíduos PERFUROCORTANTES.
Diagnóstico e Caracterização RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RCD) Ednilson Viana Biólogo, Professor Adjunto – Curso de Gestão Ambiental Escola de Artes,
CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
CIPA 2013/2014.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
Profª Dra Ângela Cristina Puzzi Fernandes
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
Gerenciamento de resíduos sólidos
Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos
Lixo, para onde vai esse resíduo?
Gerenciamento de Resíduos Sólidos
I Encontro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Ituiutaba – junho de 2014 Logística reversa de resíduos sólidos em Ituiutaba: responsabilidades.
Gerenciamento de Risco dos Resíduos de Serviços de Saúde O Plano de Gerenciamento de Resíduos: o Protocolo de Saúde Ambiental Conferência de Saúde.
Tratamento dos Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde
RESÍDUOS SÓLIDOS. Resíduos Sólidos Equador - $32.
Lixo Brasileiro.
RECICLAGEM.
Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
Hilano José Rocha de Carvalho
RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE “RSS”
Semana do Meio Ambiente
Postes de Eucalipto Tratados
CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS – IJUÍ - AGENDA 21 Dirlei Marchesan – julho de 2008 GERAÇÃO: DESTINAÇÃO:
Resíduos de Serviço de Saúde
Resíduos de Construção Civil
Gestão de Resíduos Sólidos no Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DO ICMS ECOLÓGICO 10/11/2015.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
O MEIO AMBIENTE É TUDO QUE NOS CERCA
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
SHS Gestão de Resíduos Sólidos Divisão dos resíduos sólidos quanto a sua origem e periculosidade de acordo com a PNRS Prof. Associado. Valdir Schalch.
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SAÚDE Uma experiência em Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro.
FMC – PROFª BÁRBARA SILVÉRIA RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307.
Resíduos Sólidos Noções Básicas.
26/05/2015.  Geração de RSU ,4 milhões toneladas/ano 76,4 milhões toneladas/ano.
Transcrição da apresentação:

Gestão dos Resíduos Sólidos O Lixo nosso de cada dia

Classificação e Caracterização dos Resíduos Sólidos (NBR 10 Classificação e Caracterização dos Resíduos Sólidos (NBR 10.004/ABNT/2004) Resíduos Classe I – Perigosos: Inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade. -Resíduos Classe II –Não Perigosos -Resíduos Classe II A – Não inertes. Biodegradáveis, combustibilidade ou solubilidade em água. -Resíduos Classe II B - Inertes

Classificação do Lixo quanto sua origem: Domiciliar Comercial Lixo Público Serviços de saúde Industrial Agrícola Entulhos de construção civil (Resolução CONAMA 307/2002).

Características dos Resíduos Sólidos Física. -Quantidade, Composição, Peso, Umidade, compressividade. Química: Poder calorífico, PH, composição química, relação carbono/nitrogênio. Biológica: - Agentes patológicos, população microbiana.

Geração de Lixo (Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS/2008) Brasil produz 150 mil toneladas de lixo diariamente, dos quais são lançados: 36,2% em Aterros Sanitários. 37% em Aterros controlados. 26,76% em lixões O,o4% são beneficiados. Dos 5.565 municípios, apenas 8%, fazem a Coleta Celetiva

Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Domiciliares Acondicionamento: sacos plásticos, contîneres, caçambas, coletores para coleta seletiva Coleta e transporte de resíduos sólidos. Transporte de resíduos da construção civil.

Coleta seletiva no Brasil (Sistema Nacional de Informação em Saneamento-SNIS/2005) Matéria orgânica – 50% à 65% Material reciclável – 20% Material Inerte – 22% Rejeitos – 8%

Coleta Seletiva

Resíduos da construção Civil e de Serviços de Saúde Resíduos da Construção civil: Resolução 307/2002 –Plano integrado de gerenciamento de resíduos da construção civil – PIGRCC – Cabe ao município estabelecer Programa e Projetos de gerenciamento. Resíduos de Serviços de Saúde: RDC ANVISA 306/04 e a Resolução 358/05 CONAMA. Plano de gerenciamento dos RSS pelo Gerador: Manejo, segregação, acondicionamento, identificação, armazenamento temporário, tratamento, coleta, transporte, disposição final.

Tratamento e destinação final dos Resíduos Sólidos Urbanos. Usina de triagem e compostagem: Reciclagem Compostagem Destinação Final: Lixões, Aterro Controlado, Aterro Sanitário

Licenciamento dos Aterros Pedido de Licença Prévia Instrução Técnica Elaboração do EIA-RIMA Análise e aprovação do EIA Audiência Pública Licença Prévia Projeto Executivo Licença Instalação Licença de Operação

Lixo Eletro-eletrônico

Água e Lixo

Água, Lixo e Saúde

Metais Pesados

Reciclagem

Consumo Consciente – Os Três Rs Redução do uso de matérias-primas e energia. Reutilização direta dos produtos. Reciclagem de materiais.