OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Matemática para todos Educação Básica
PSICOLOGIA.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
Conclusões da Terceira Parte
APRENDER A APRENDER Juan Delval
AS ESTRUTURAS DE CONJUNTO DO PENSAMENTO FORMAL
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Pederneiras- São Paulo
Currículo por Competências e Habilidades.
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
Considerações sobre jogos e Educação Matemática
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Teoria Psicogenética de Piaget
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
SISTEMA CONSTRUTIVISTA
Piaget: linguagem e as operações intelectuais
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Resultados POC – PRODEL
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Profa. Dra. Adriana Limaverde – UFC
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Disciplina: Estágio Supervisionado I
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Profa. Dra. Adriana Limaverde – UFC São Bernardo – Setembro/2011
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
O aluno elaborando conceitos
Elaborado por: Anuar D. Morais Marlusa B. da Rosa Rosália Lacerda Porto Alegre, 20 de abril de 2010.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Deise Kramer Lima Fernandes
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Perguntas de Modelação
Utilizando Estudos de Caso no Ensino Renato M.E. Sabbatini, PhD.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Jogos na alfabetização Matemática
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Psicologia, Infância e Educação
Aprendizagem da matemática
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
Transcrição da apresentação:

OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO E O FAZER DIDÁTICO

PIAGET E O ENSINO DA MATEMÁTICA Piaget(1972) afirma que a experiência de objetos do ambiente físico é obviamente um fator básico no desenvolvimento das estruturas cognitivas. Mas há dois tipos de experiência que são psicologicamente muito diferentes.

É importante proporcionar as duas nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Esta diferença entre a natureza das experiências (vivências) são muito importantes do ponto de vista pedagógico. Primeiro, o que ele chama de EXPERIÊNCIA FÍSICA e em segundo o que chama de EXPERIÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA.

“O essencial é fazer com que as crianças desenvolvam capacidades operatórias através de vivências conscientes.” O Conhecimento, segundo Piaget, não é uma cópia da realidade. Não resulta de olhar e fazer simplesmente um de uma cópia mental, uma imagem de um objeto. Para conhecer um objeto, um fato, é preciso agir sobre ele, modificá-lo, transformá-lo, compreender o processo dessa transformação e, como consequencia entender a maneira como o objeto é construído.

Teoria Cognitiva – Estágios da construção do Raciocínio Lógico-Matemático / Piaget Sensório-Motor (nascimento até 2 anos): a criança usa seus sentidos e habilidades motoras para entender o Mundo. Pré-Operatório (2 a 7 anos):a criança utiliza representações de objetos e é capaz de usar o pensamento simbólico e a Linguagem. Operações Concretas(7 a 11 anos):a criança utiliza operações lógicas ou princípios na resolução de problemas. Operações Formais(maiores de 12 anos):utiliza as operações lógicas de forma sistemática e com a capacidade de usar abstrações mais complexas.

Sequencias Didáticas Devem propor: Sucessivas aproximações Organização e reorganização de conceitos Processo de ação e vivências Formulação e avaliação de conhecimentos “Problemas devem ser propostos de tal forma que a melhor solução se obtém usando o conhecimento que se deseja ensinar. Isso implica o Agir e o Refletir permanente.”

Situações Problema Acionam o pensamento da criança, fazendo-a atuar sobre a situação, tomando decisões na busca por soluções Intercâmbio de mensagens escritas ou orais, favorecem a elaboração da linguagem matemática como modo de expressar os diferentes tipos de raciocínio Propor através do Lúdico situações de contexto matemático para explorar a motivação ao aprendizado

Utilização de Material Manipulativo A proposição dos métodos “ATIVOS” - investigação experimental - Verificação – Tendo como centro do processo a criança, ou seja, a atividade mental para a aquisição do conhecimento. Toda operação mais complexa e abstrata parte de interações concretas. Apostar nas experiências com objetos concretos significa ampliar os processos de aprendizagem.

Esquema para a utilização do material concreto: Manipulação de objetos concretos Ações realizada com os objetos Obtenção de relações Interiorização dessas relações Aquisição e formulação do conceito Integração dos conceitos aos já assimilados Aplicação ou reconhecimento da estrutura em novas situações PROCESSO DE APRENDIZAGEM MAJORANTE