Apresentação CAIXA.

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Apresentação CAIXA

Identificação do consumidor, dos mercados ou dos produtos analisados Plano do Negócio DEMANDA Público Target Identificação do consumidor, dos mercados ou dos produtos analisados PRODUTO Análise específica Dimensionamento do potencial característico dos produtos e mercados em cada uma das localidades INVESTIMENTO Ações rentáveis Melhores alternativas para os investimentos alcançarem as melhores Taxas Internas de Retorno

Plano do Mercado GEO-ANÁLISE PESQUISA Matriz urbana Dados estruturados Integração dos dados com informações geográficas, em mais de 2 mil cidades brasileiras Levantamento de informações de campo e nos bancos de dados da UrbanSystems LÓGICA URBANA Cidade Mental Identificação dos fluxos de movimentação e dos padrões de consumo da população

Vetores, desejos e tendências em relação aos mercados e produtos Plano das Demandas CENTRALIDADE QUALIDADE VIDA Usos da cidade Preferências Vetores, desejos e tendências em relação aos mercados e produtos Pólos de atratividade e os vínculos dos fluxos das pessoas, espaços e produtos POTENCIAL SISTÊMICO Lógica Urbana Principais oportunidades em função dos mercados e dos consumidores considerados

$ Os consumidores Sócio Cultural $2 Capacidade de pagamento Gap renda $3 $1 Gap sócio cultural Poder de compra C1 C2 C3 Nível de exigência de produtos

Habitação de Interesse Social O mercado / oportunidades CONSUMIDOR FINAL Alto Padrão ALTA RENDA (acima de 20 SM) MÉDIA ALTA RENDA (de 10 a 20 SM) MÉDIA BAIXA RENDA (de 5 a 10 SM) MERCADO Classes A, B, C e D BAIXA RENDA (até 5 SM) Habitação de Interesse Social

Estratificação da demanda Padrão sócio-cultural Renda

PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE UNIDADES HABITACIONAIS INSUMOS MATERIAIS BÁSICOS COMPONENTES SUBSISTEMAS PRODUÇÃO PRÓPRIA E PREÇO DE CUSTO PRIVADA IMOBILIÁRIA E GESTÃO ESTATAL AUTO CONSTRUÇÃO COMERCIALIZAÇÃO DE UNIDADES PRIVADA POR IMOBILIÁRIA ESTATAL CONSUMIDOR FINAL ALTA RENDA (acima de 20 SM) MÉDIA ALTA RENDA (de 10 a 20 SM) MÉDIA BAIXA (de 5 a 10 SM) BAIXA RENDA (até 5 SM) VAREJO DE GRANDE E MÉDIO PORTE PEQUENO COMERCIALIZAÇÃO DE INSUMOS VENDA DIRETA ESTUDO PROSPECTIVO DA CADEIA PRODUTIVA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

COMERCIALIZAÇÃO DE INSUMOS PRODUÇÃO COMERCIALIZAÇÃO DE UNIDADES CONSUMIDOR FINAL PROJETOS EQUIPAMENTOS M.O TERRENOS 1,24 bi 0,32 bi 9,38 bi 7,20 bi ALTA RENDA (acima de 20 SM) 8,40 bi 28 mil 14,20 bi VENDA DIRETA PRODUÇÃO PRÓPRIA E P. DE CUSTO 58 mil 5,80 bi 3,41 bi 4,87 bi 4,17 bi 6,06 bi 0,70 bi Construção:1,53 bi 1,46 bi PRIVADA POR IMOBILIÁRIA MÉDIA ALTA RENDA (de 10 a 20 SM) PRODUÇÃO PRIVADA IMOBILIÁRIA 25,38 bi 25,38 bi 220 mil Incorporação:8,10bi Construção:3,96 bi 1,38 bi 5,31 bi VAREJO DE GRANDE E MÉDIO PORTE 7,58 bi 2,41 bi ESTATAL 2,41 99 mil 0,14 bi PRODUÇÃO E GESTÃO ESTATAL MÉDIA BAIXA RENDA (de 5 a 10 SM) 2,27 bi Gestão: 0,25bi Construção:0,35 bi VAREJO DE PEQUENO PORTE 6,53 bi 496 mil 99 mil 2,48 bi 3,46 bi 4,94 bi 4,94 bi BAIXA RENDA (até 5 SM) AUTOCONSTRUÇÃO 9,01 bi 1,48 bi ESTUDO PROSPECTIVO DA CADEIA PRODUTIVA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Construções auto-geridas (Estudo Poli-USP): 45,51% dos recursos 68,10% das unidades

Segmentação da Construção Habitacional(1) Construção Auto-Gerida Construção Auto-Gerida / Auto-Financiada predominante... (estudo Abramat – Booz Allen Hamilton) Segmentação da Construção Habitacional(1) Construção Auto-Gerida Construção Via Construtora R$ 48 Bi (62%) 700 mil U.H.(2) (64%) R$ 22 Bi (30%) 100 mil U.H. (9%) Auto- Financiamento R$ 70 Bi (92%) 800 mil U.H. (73%) R$ 0,7 Bi (0,9%) 20 mil U.H.(2) (2%) R$ 0,4 Bi (0,5%) 50 mil U.H. (5%) Financiamento Privado R$ 1,1 Bi (1,4%) 70 mil U.H. (6%) R$ 3 Bi (4,1%) 130 mil U.H.(2) (12%) R$ 2 Bi (2,7%) 100 mil U.H. (9%) Financiamento Governamental R$ 5 Bi (6,8%) 230 mil U.H. (21%) R$ 52 Bi (67%) 850 mil U.H.(2) (77%) R$ 24 Bi (33%) 250 mil U.H. (23%) (1) Estão excluídas as “Obras de Arte”, Construção Pesada e Obras Industriais e Obras de infra-estrutura (2) O número de Unidades Habitacionais (U.H.) não contempla as reformas em unidades pré-existentes Fonte: PNAD; Bacen; Caixa; Ministério das Cidades; CBIC; Prospectividade Tecnológica; PINI; base 2001

Edificações Residenciais Novas (unidades habitacionais) Construção Auto-Gerida Construção via Construtora 70 mil 74% 26% A 110 mil B 88% 12% 260 mil C 95% 5% 610 mil D / E 97% 4%

Expansão e Reforma de Unidades Residenciais (unidades habitacionais) Auto-Gerida Reforma via Construtora 900 mil A 94% 7% Na Classe média, 4 moradias diferentes ao longo da vida (UrbanSystems) 2.600 mil B 97% 4% 3.100 mil C 99% 1% 2.100 mil 99% D / E 1%

Financiamentos da Caixa Construção Auto-Gerida Construção via Construtora 74% 26% A B 88% 12% C 95% 5% D / E 97% 4%