Construindo uma teia...uma rede: conectando saberes e conhecimentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EXTENSÃO Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
Advertisements

Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Relação professor/aluno
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
II Encontro Regional de Coordenadores de Mestrado Profissional Grupo de Trabalho das Ciências Sociais Aplicadas Coordenação: Profa. Graziela Dias Alperstedt.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
MISSÃO: formar professores de educação física
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Produção do conhecimento em EAD
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer Pró-Reitora de Graduação
Educação Ambiental - GPEEA
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Educação Ambiental.
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
Educação Ambiental.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
O Uso Pedagógico do Blog
TÉCNICO EM CONTABILIDADE SUBSEQUENTE
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Papel do Monitor.
O papel do conteudista.
ENCONTRO DE COORDENADORES DE TURNO E AUXILIARES DE DISCIPLINA 3 e 4 setembro 2007 Expectativas.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Semana do Bibliotecário Março – 2010 Carreiras impulsionadas: o que move o profissional bibliotecário? Simone da Rocha Weitzel Docente/DEPB/CCH/UNIRIO.
A Função do Professor Articulador
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Formação de Professores na UFMS:
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Cristiane Jonas Francisconi
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
Aluna: Carina Pfaffenseller Profª Drª Marie Jane Soares Carvalho 2011 Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação.
MÍDIAS EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL. Minha infância foi basicamente com as mídias de massa: televisão, rádio, jornal e revistas impressas. Na adolescência,
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Competências Profissionais
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
Documentos e Propostas legais
NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, VOCÊ VAI INTERAGIR COM SEUS COLEGAS E COM A EQUIPE DO CURSO E VIVER A ESTIMULANTE EXPERIÊNCIA.
Somos todos seres sociais
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Construindo uma teia...uma rede: conectando saberes e conhecimentos APRESENTAÇÃO Profª. Drª. Berenice Vahl Vaniel

REDES DE CONVERSAÇÕES Vivemos e nos constituímos docentes em redes de conversações, em teias/redes de relações que envolvem o nosso fazer profissional, acadêmico e pessoal nos seus diferentes aspectos emocionais e cognitivos. CONHECER a rede que constitui os Licenciandos em Ciências da Natureza da UNIPAMPA Dom Pedrito

Minhas vivências Vivências Profissionais Vivências acadêmicas docente por 17 na ducação básica Professora Assessoria de Ciências Assessoria de Educação Ambiental Coordenadora do NTE Desde 2007 experiências na EaD tutora, coordenadora de tutoria professora da EaD Vivências acadêmicas Licenciatura em Física Especialização em Ecologia Aquática Costeira Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Mestrado em Educação Ambiental Doutorado em Educação em Ciências

CONHECER X ESCREVER Individualmente, cada integrante do grupo deverá pensar e escrever o seu nome e uma palavra que represente: suas aprendizagens nas disciplinas anteriores e/ou uma potencialidade de uso desses conhecimentos na EDUCAÇÃO; suas dificuldades enfrentadas no curso; sua postura enquanto acadêmico; seus desejos em relação a disciplina Práticas Pedagógicas IV.

Para construção da teia, nós deveremos nos organizar em círculo. ORGANIZAÇÃO.... Para construção da teia, nós deveremos nos organizar em círculo.  

CADA UM VAI.... prender as palavras na sua roupa, na frente, de forma que os colegas possam enxergar. Os participantes deverão iniciar a construção da teia, jogando o barbante para um colega, sendo que cada um tem que justificar o motivo pelo qual está jogando o barbante para aquele colega, ou seja, dizer quais as relações que ele estabelece com o colega a partir das palavras fixadas na sua roupa e na do colega.

O REGISTRO Um dos cursistas deverá escrever todas as justificativas dadas pelos colegas, as quais servirão como  subsídio para a discussão que ocorrerá durante a dinâmica.

DEBATE Após o término da construção da teia, problematizaremos as reflexões trazidas e estabelecer outras.