APRESENTAÇÃO Introdução

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Avaliação institucional no âmbito do SINAES CPA – Universidade Federal de Alfenas.
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
Avaliação Institucional
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
Projeto Político-Pedagógico
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
Gestão Competente da Escola Pública
REDE DE ENSINO ESTADUAL
I Conferência Livre Uberlândia – MG Articulação e mobilização social em defesa do ensino público de qualidade e democratização do acesso à educação.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos para o PPP Institucional: Gestão Democrática
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
DATA BASE – MAIO 2009 PAUTA GERAL 1 – SALÁRIO: 17% + aumento vale-refeição 2 – PLANO DE CARREIRA: garantir as conquistas do plano de carreira do magistério(Smed.
Cristina Silva Rodrigues Projeto Político Pedagógico:uma perspectiva de mudança nas Unidades Integradas de Raposa São Luis 2006.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
Encontro Estadual de Formação
ENCONTRO DE GESTORES ESCOLARES
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
O ESTADO ATUAL DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
PPP – Projeto Político Pedagógico.
Como desenvolver uma gestão empreendedora? Desafios e possibilidades Princípios para uma escola eficaz Por: Cristiane M. C. Rios.
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE
A ESCOLA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO E ACESSIBILIDADE Uberlândia - agosto de 2010.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Conselho Estadual de Educação REGIME DE COLABORAÇÃO COM OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO. 1 – Avaliação Institucional - Normas Legais: Constituição.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
UNIDADE I ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA: A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO AMBIENTE DE TRABALHO
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Revisita ao PPP.
O papel pedagógico do órgão gestor
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Marcos Regulatórios nas políticas de formação e valorização docente pós-LDB MAUÉS e CAMARGO¹.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Projeto Pedagógico.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS.  Local: Centro Municipal de Educação Infantil Maria Capuzzo Cremonez da cidade de Anápolis-GO  Tema: Estrutura Física.
Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO Introdução Apresentador: Roberto Barbosa da Silva Questionador: Sones Lei Cintra Argumentador: Wilson Batista de Oliveira Debatedora: Glacimara Ferreira Relator 1: Rafael Bastos Relator 2: Maria Inês Pereira Introdução   Objetivo: Argumentar que o município de Campo Grande não realiza uma gestão democrática. Justificativa: Por não ser democrática, a direção escolar municipal está submissa a uma concepção hierarquizada de poder, e, portanto, das relações verticais que se estabelecem nas organizações.

Gestão da Educação: O Município e a Escola Gestão de Educação implica em refletir sobre as políticas de educação. Gestão Transforma metas e objetivos educacionais em ações. Os princípios que devem reger o ensino é a Gestão Democrática (1- Estar de acordo com as peculiaridades de cada sistema e 2- Garantir a “participação dos profissionais da educação, da comunidade escolar e local na elaboração do PPP”), indicada pela LDB. A proposição do paradigma emergente. (Quadro Comparativo).

Pressupostos da Gestão da Educação: 1. Análise da questão dos Paradigmas 1.1 A proposição do paradigma emergente. (Quadro Comparativo). 1.2 A especificidade da Organização Educacional. 1.3 A qualidade na Educação. 2. Gestão da Educação e Proposta Educacional 2.1 O processo de Construção do Planejamento Municipal e Escolar. 2.2 Os Paradigmas e a “Nova Escola”. 2.3 As dimensões da Gestão Democrática da Educação.

Considerações Finais A Gestão da Educação e a Nova Prática Educativa 3.1 Princípios, Valores e Prioridades da Gestão Democrática 3.2 Elementos da Nova Prática Autonomia Participação Clima Organizacional Estrutura Organizacional Considerações Finais

Gestão da Educação: O Município e a Escola A proposição do paradigma emergente. (Quadro Comparativo). ASPECTOS DA GESTÃO ENFOQUES E ATITUDES PARADIGMA VIGENTE (Tradicional) PARADIGMA EMERGENTE (Novo) Relações de poder Verticais Horizontais Estruturas Lineares / segmentadas Circulares / integradas Espaços Individualizados Coletivos Decisões Centralizadas / imposição Descentralizado / diálogo / negociação Formas de ação Autocracia / paternalismo Democracia / autonomia Centro Autocentrismo / individualismo Heterocentrismo / grupo-coletivo Relacionamento Competição / apego / independência Cooperação / cessão / independência Metas Eliminação de conflitos Mediação de conflitos Tipos de enfoque Objetividade Intersubjetividade Visão Das partes Do todo Objetivo Vencer de / convencer Vencer com / co-vencer Conseqüência Vencedores-perdedores Vencedores Objetivo do trabalho Informação Conhecimento Base A-ética Ética Ênfase No TER No SER

O paradigma da escola cidadã, com autonomia, concebe uma gestão democrática: Voltada para a inclusão social; Fundada no modelo cognitivo-afetivo; Com clareza de propósitos, subordinados apenas ao interesse dos cidadão a que serve; Com processos decisórios, participativos e tão dinâmicos quanto a realidade, geradores de compromissos e responsabilidades.; Com ações transparentes; Com processos auto-avaliativos geradores da critica institucional e fiadores da construção coletivas;

Meios para garantir a qualidade do processo Educativo: Professores em quantidade suficiente para atender a toda a demanda; Política de valorização do magistério; Professores em formação técnica adequada e politicamente conscientes de seu importante papel social; Pessoal de suporte pedagógico e de apoio administrativo em quantidade e qualidade suficientes; Materiais pedagógicos e equipamentos auxiliares necessários ao trabalho docente; Prédios, salas e espaços educativos em condições satisfatórias (ventilação, iluminação, tamanho, mobiliário); Recursos financeiros necessários para a manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE) – administrados e forma democrática;