1º Encontro de Jardins de Infância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Grupo Social Escolar Os espaços físicos da Escola
Advertisements

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 6 ANOS
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Nós? Dina Isabel Gentil Dias Escola Secundária da Baixa da Banheira
Universidade de Aveiro
Apresenta: Projecto Ideia. Projecto: Ideia – Inclusão Digital com Ensino Interactivo Acessível. Conteúdos do 1º Ciclo para crianças com deficiência neuromotora.
Oficina Hora do Conto Realização: Desire Martins Dornelles Pedagoga
1Educadora Alda Pinto. Nas actividades apresentadas pretende-se que as crianças desenvolvam competências para serem capazes de participar na vida em grupo,
Os meninos do Jardim de Infância de Cimo de Vila da Castanheira
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
A GALINHA RUIVA Aluna: Marilene Silveira de Souza Disciplina: Saúde
Expressão Plástica Borboletas.
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 2 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Mini Grupo e G1 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva
OS TRÊS PORQUINHOS.
Apresentação do projecto – reunião de pais
SEMANA DAS 4 CORES.
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção “Unmute” activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver.
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
Projeto de Integração :
FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Wilda Maria Blasi e Vera Laura de los Santos Ferreira
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais:
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Jardim de Infância de Chouto
Referencias Curriculares Nacionais
Algumas Actividades desenvolvidas ao longo do 2º período.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL MINI GRUPO MANHÃ
Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores
DEPOIMENTOS “Inicialmente as crianças jogavam qualquer jogo que se encontrava na mesa, ou que nós indicássemos, ou jogavam junto com a gente. Logo passaram.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA Ano Lectivo 2009/2010
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
VISÃO SUBNORMAL, COM PERCEPTÍVEL DÉFICIT COGNITIVO Grupo B: Krissanthy,Marcelo, Marineide, Rosana, Rosilene.
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JOVEM
Projecto promovido pelo Serviço Educativo da Fundação de Serralves – Porto. 2º projecto de “Jardins portáteis”. Com o objectivo de favorecer uma aproximação.
Árvores genealógicas recriadas Por Sabrina lermen.
GINÁSTICA RÍTMICA E ARTÍSTICA
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Soltíscio 3+2.
Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde
PEDRO NUNO GUAL ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE S. JOÃO DA MADEIRA – AVEIRO 10º ano – Física e Química, Desenho Técnico, Práticas Oficinais
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
QUALIDADE DE VIDA ESCOLA JARDIM NAIPI
GRUPO 3 Semana:10/02 a 14/02 Atividade: Com a ajuda da facilitadora, os alunos pesquisaram sobre patos e assistiram um vídeo. Objetivo Pedagógico: Características.
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
TATU-BOLA O PERSONAGEM MAIS IMPORTANTE DA COPA DO MUNDO NO BRASIL
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
O COLORIDO DAS ARTES.
(enviado junto com o presente)
O PAPEL DA ESCOLA NA FRUIÇÃO DOS UNIVERSOS CULTURAIS
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS EMÍDIO GARCIA Expressão Dramática/Teatro Jardim de Infância de Santiago Élia Cordeiro Ano letivo
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
PROF: ALAELTON NOGUEIRA
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
É a oportunidade de desenvolvimento.
Primeiro capitulo – Gerações Crianças (geração dos computadores)  ---  Adultos (destruidores de lares ) Tecnologias - "Fluência Tecnológica" (o conhecimento.
Transcrição da apresentação:

1º Encontro de Jardins de Infância Março de 2007

Projecto "O Corpo a Brincar"

Sexta feira, dia 16 de Março, no salão da Casa do Povo da Criação Velha, decorreu o 1º Encontro dos Jardins de Infância do Concelho da Madalena, no âmbito do Projecto “O Corpo a Brincar”, elaborado pelo Departamento Curricular do pré-escolar da EBS da Madalena. No interior do salão da Casa do Povo foram criadas diversas áreas de trabalho, com actividades devidamente contextualizadas com o tema do projecto em questão,

Puzzles gigantes do Corpo Humano Vestir as respectivas peças de roupa e adereços necessários.

Puzzle gigante despido Através da construção observam a diferenciação de sexos: feminino e masculina.

Área do Computador Utilização de softwares educativos relacionados com o esquema corporal. Muita concentração e alguma autonomia no manuseamento do computador.

Área dos jogos de Mesa As educadoras reuniram todos os jogos relacionados com o tema, colocando-os, numa mesa comprida, à disposição de todos. Verificou-se muita concentração e entusiasmo.

Jogos de Construção Em cima duma manta, variadíssimas peças de lego são colocadas à disposição das crianças.

Jogo Simbólico Suportes de “manequins” dos dois sexos, embelezaram esta área. Houve muita participação quer no pronto a vestir para os manequins quer para as próprias crianças, com utilização de diferentes adereços e espelhos grandes.

Jogos Sensoriais: Tacto Foram construídas peças de puzzles com diferentes texturas. No chão, em ambiente de inter ajuda e criatividade, construíram os seus puzzles.

Jogos Sensoriais: Gosto Vários sabores foram experimentados em jeito de prova. O cheiro foi explorados através da colocação de ervas aromáticas dentro de saquinhas confeccionadas no jardim.

Auto-retrato Nesta área foi posta à disposição das crianças uma variedade de lápis e gravuras do corpo humano para completar ou colorir.

Modelagem Grande variedade de cores e quantidade de massa originou muita destreza, empenho e criatividade nas produções apresentadas.

Após o almoço, como forma de relaxar, seguiu-se a exploração rítmica do corpo através da música. Uma educadora subiu o palco, com o seu grupo de crianças e, ao som da musica, executaram movimentos ensaiados para que os restantes participantes os imitassem . Tal como os outros, este foi também um momento de muita criatividade, dinamismo e alegria. Por fim, e enquanto se aguardava o transporte de todos os participantes no encontro, as crianças retomaram com bastante entusiasmo todas as áreas de trabalho.

Assistiu-se a um ambiente saudável de convívio, aprendizagens múltiplas e participação de todos os intervenientes que evidenciaram manifesta curiosidade e entusiasmo em todas as áreas.