Escola Secundária D. Afonso Sanches

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo estatístico das ambições profissionais dos alunos da Escola
Advertisements

Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NO DIA A DIA DO ALUNO AUTORES: Pedro Paulo Velasques - E.E. “Canadá” Silvia Renata Rizzon – E.E. “Canadá” Antonio Marcos R. de.
EXERCÍCIOS RESULTADO.
AVALIAÇÃO DE RISCOS 29 de Setembro de 2009 José Carlos Sá, Eng.
EBSCOhost Acesso móvel.
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Números Negativos 7ºAno Escola EBI de INSUA.
METODOLOGIAS 1. SONDAGEM NACIONAL entrevistas 2. QUESTIONÁRIOS 12 escolas básicas integradas da Grande Lisboa 3. GRUPOS DE FOCO 12 grupos.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Debater a Proposta de Reforma do Ensino Secundário
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Estatística Descritiva Aula 02
Curso de ADMINISTRAÇÃO
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
PRINCIPAIS MOVIMENTOS ARTICULARES E AMPLITUDES FISIOLÓGICAS
O QUE SABER - FLEXIBILIDADE
BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO
PARÂMETROS PARA PRESCRIÇÃO
AGENDA DE TEMAS PARA O DOCENTE
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Provas de Concursos Anteriores
* DESEMPENHO ESCOLAR DOS EX-ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EUGÉNIO DE CASTRO A FREQUENTAR A ESCOLA SECUNDÁRIA DONA MARIA (2010/2011) - Análise comparativa.
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
Observatório da Qualidade ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE PEDRO DA FONSECA DE PROENÇA-A-NOVA ANÁLISE AOS INQUÉRITOS REALIZADOS AOS PAIS/ ENCARREGADOS DE.
Estatística Descritiva
ESTATÍSTICA.
Renda até 2 SM.
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Conselho de Turma – 12ºCM1 | Caracterização da Turma
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA DO 1
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
Salas de Matemática.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 7.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 02.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 1.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Instituto Superior Técnico 1 INQUÉRITO AOS LICENCIADOS EM ENGENHARIA QUÍMICA Realizado por: Gabinete de Estudos e Planeamento com a colaboração da Secção.
2º Ciclo do Ensino Básico Ex - Grupo de docência REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA 01 1º Grupo 200 Código do grupo de.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
Oferta Formativa 2009/2010 Cursos Científico-Humanísticos
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Escola Secundária Vitorino Nemésio
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
APOIOS PEDAGÓGICO ACRESCIDO
Projeto Medindo minha escola.
Deliberação Prof. Nilson 02/04/2017
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
Conselho Pedagógico 14/01/09 Análise Estatística das Classificações do 1º Período (08/09) E. S./3º Ciclo José Cardoso Pires.
Estatística.
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
Censo de leitura Escola pública: 35 alunas e 16 alunos. Escola particular: 38 alunas e 23 alunos. Faixa etária: maior parte dos alunos entre 15 e 20 anos.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Ensino Secundário Geral Ensino Secundário Superior
American Medical Association, Oct 22/ Vol 290, Nº 16 A IMPORTÂNCIA PROGNÓSTICA DO EXAME FÍSICO DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA NAS SINDROMES CORONARIANAS.
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Universidade Federal do Paraná Projeto de Iniciação Científica
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
Transcrição da apresentação:

Escola Secundária D. Afonso Sanches RESULTADOS dos Registos Biográficos Ano letivo 2011/2012 Novembro de 2011 Coordenadora dos Diretores de Turma: Ana Alice Rodrigues Equipa de estatística: Isabel Moreira Ana Azevedo

ESDAS 2011/2012 INTRODUÇÃO Inscreveram-se neste inquérito, realizado com suporte informático através da plataforma Moodle, 721 alunos da escola, assim distribuídos: É possível verificar, através da consulta atualizada das listas das turmas, que não se inscreveram todos os alunos da ESDAS. (Tratar-se-á de um número muito baixo de falhas – menos de 5%) Apresenta-se, portanto, as conclusões possíveis de obter com os alunos que preencheram o inquérito. 30-03-2017

ESDAS 2011/2012 A população escolar no ano lectivo está agrupada em 33 turmas e em quatro anos de escolaridade. A ESDAS no ano lectivo de 2011/2011 funciona com 2 turmas do 9º ano, 11 turmas de 10ºAno, 11 turmas de 11º ano e 9 turmas de 12º ano. As 31 turmas do Ensino Secundário, estão agrupadas em 18 turmas do Científico Humanístico, e 13 turmas do Ensino Profissional. No ensino Secundário, Científico Humanístico, em cada ano de escolaridade funcionam duas turmas de Humanidades sendo as restantes de Ciências. 30-03-2017

ESDAS 2011/2012 IDADES A idade média de um aluno da ESDAS em Novembro de 2011 é de 16,3 anos. Um aluno do 10º ano tem uma idade média de 15,5 anos. Um aluno do 11º ano tem uma idade média de 16,7 anos Um aluno do 12º ano tem uma idade média de 17,5 anos 30-03-2017

DISTRIBUIÇÃO DAS IDADES NO SECUNDÁRIO ESDAS 2011/2012 DISTRIBUIÇÃO DAS IDADES NO SECUNDÁRIO Neste ano letivo, em média, um aluno do Ensino Profissional é mais velho 0,6 anos do que um aluno do Curso Científico. 30-03-2017

ESDAS 2011/2012 RESIDÊNCIA A população da ESDAS é na sua grande maioria, 71% ,residente nas freguesias de Vila do Conde. 25% , dos alunos é residente na sede de Concelho. Relativamente à distribuição por área de estudos, a proveniência da população é semelhante. 30-03-2017

ESDAS 2011/2012 RESIDÊNCIA À semelhança dos anos anteriores, a grande parte dos alunos da nossa escola é residente nas freguesias (71%) 30-03-2017

ESDAS 2011/2012 RESIDÊNCIA Relativamente à distribuição por área de estudos, a proveniência da população é semelhante. 30-03-2017

IDADES DOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO ESDAS 2011/2012 IDADES DOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO A idade média de uma pai, de um aluno da ESDAS, é de 46 anos A idade média de uma mãe de 44 anos. 33 pais dos alunos já faleceram (4,7% ) 12 mães já faleceram ( 1,6%) Somente 5 alunos não sabem a idade dos pais. 30-03-2017

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS DOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO ESDAS 2011/2012 HABILITAÇÕES LITERÁRIAS DOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO Cerca de 70% dos pais tem a escolaridade mínima obrigatória ou habilitações inferiores. A percentagem de pais com habilitações superiores é de apenas de cerca 6,4%. É significativo o número de alunos (43 alunos) que não sabe as habilitações dos seus pais. 30-03-2017

PROFISSÃO DO PAI/MÃE ESDAS 2011/2012 33% dos alunos não consegue identificar a profissão dos seus progenitores. As profissões mais comuns são Operários, Artífices e Trabalhadores Similares, Pessoal dos Serviços e Vendedores e Quadros superiores 30-03-2017

SITUAÇÃO PROFISSIONAL DO PAI/MÃE ESDAS 2011/2012 SITUAÇÃO PROFISSIONAL DO PAI/MÃE O desemprego é mais elevado nas mães, 19%, do que para os pais, 7%. Verifica-se que 72% dos pais e 61% das mães são efectivos no emprego que possuem. 30-03-2017

PARENTESCO DO ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO ESDAS 2011/2012 PARENTESCO DO ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO Nos Cursos Profissionais 31 alunos são Encarregados de Educação de si próprios (18,5%), enquanto que nos Cursos Científicos são 15 alunos (4,8%). Na ESDAS 74% dos Encarregados de Educação é representado pela mãe, e 17% é representado pelo Pai. 30-03-2017

ESCOLA FREQUENTADA NO ANO ANTERIOR ESDAS 2011/2012 ESCOLA FREQUENTADA NO ANO ANTERIOR Relativamente à Escola frequentada no ano anterior, verifica-se a continuidade dos alunos nos 8º anos, 11º anos e 12º anos. No10º ano, verifica-se que cerca de 19% dos alunos já eram alunos da ESDAS, As escolas que mais alunos enviaram para a ESDAS foram EB2,3 A Ribeirinha, Macieira da Maia (21%) e a EB2,3 Júlio Saúl Dias, Vila do Conde (21%) . A escola EB2,3 D. Pedro IV, Mindelo contribui com 15% e a escola EB2,3 Dr. Carlos Pinto Ferreira, Junqueira com 13% . A escola de proveniência de menos alunos é a EB2/3 Frei João de Vila do Conde 30-03-2017

ESCOLA FREQUENTADA NO ANO ANTERIOR ESDAS 2011/2012 ESCOLA FREQUENTADA NO ANO ANTERIOR 30-03-2017

PROFISSÃO DESEJADA ESDAS 2011/2012 Quase metade dos alunos não sabem ainda que profissão desejam (42%), mas 28% desejam uma profissão relacionada com a Ciência. 30-03-2017

TENS LIGAÇÃO À INTERNET A PARTIR DE CASA? ESDAS 2011/2012 TIPO DE COMPUTADOR TENS LIGAÇÃO À INTERNET A PARTIR DE CASA? 12 alunos não têm computador em casa, um número considerado baixo. 36 alunos referem não ter ligação à net em casa 30-03-2017

LOCAL ONDE COSTUMA ESTUDAR ESDAS 2011/2012 LOCAL ONDE COSTUMA ESTUDAR Cerca de 70% dos alunos afirmam estudar preferencialmente no quarto. 30-03-2017

TEMPOS LIVRES 83% ocupam o seu tempo livre com o computador ESDAS 2011/2012 TEMPOS LIVRES 83% ocupam o seu tempo livre com o computador 81% dos alunos dizem ouvir música nos tempos livres 79% ocupam-no com a televisão Realce-se que 60% praticam desporto regularmente 30-03-2017

TEMPO SEMANAL DEDICADO À LEITURA ESDAS 2011/2012 60% dos alunos dedicam menos de uma hora semanal à leitura; Quando comparados por tipo de curso, verificamos uma diferença significativa: é evidente que os alunos do curso profissional leem muito menos dos que os alunos dos cursos Científicos Considerando somente o ensino secundário. 30-03-2017

NÚMERO DE LIVROS EM CASA ESDAS 2011/2012 NÚMERO DE LIVROS EM CASA 130 alunos referem ter mais de 100 livros em casa. (18%). 377 alunos têm menos de 50 livros em casa (52%) 30-03-2017

LÊS JORNAIS? TIPO DE JORNAL 14% dos alunos da ESDAS nunca lê jornais. 44% lê jornais ocasionalmente. 22% lê jornais ao fim de semana. Apenas 21% lê jornais diariamente. Dos que lêem jornais 47% prefere os jornais desportivos 30-03-2017

TEMPO QUE DEMORA NO PERCURSO CASA /ESCOLA ESDAS 2011/2012 TEMPO QUE DEMORA NO PERCURSO CASA /ESCOLA Em média um aluno da ESDAS demora cerca de 26 minutos no percurso Escola/Casa, cerca de uma hora por dia. 4% dos alunos pode gastar em transportes mais de 2 horas diárias. 30-03-2017

TRANSPORTE UTILIZADO COM MAIOR FREQUÊNCIA ESDAS 2011/2012 Os dados visualizados dizem respeito aos alunos que frequentam o Secundário. 65% dos alunos do 9º ano deslocam-se de autocarro 20% dos alunos do 9º ano chegam de carro particular à escola 30-03-2017

Tens algum problema de saúde? ESDAS 2011/2012 Tens algum problema de saúde? Tomas algum medicamento com regularidade ou estás sujeito a algum tratamento prolongado? 30-03-2017

DISCIPLINAS DO ANO TRANSATO COM NÍVEL INFERIOR A 3 – 9º e 10º ano A Matemática é a disciplina com maior percentagem de negativas (21%). Os alunos não indicaram as disciplinas com mais dificuldades, por não ser de resposta obrigatória (somente 3 alunos o fizeram) 30-03-2017

11º Ano 12º Ano DISCIPLINAS COM MAIS DIFICULDADES DISCIPLINAS DO ANO TRANSACTO COM CLASSIFICAÇÃO NEGATIVAS Relativamente aos alunos do 10º Ano, 21% dos alunos respondem que já frequentavam o secundário. Corresponderão a mudanças de curso ou reprovações 11º Ano 59% dos alunos progrediram sem qualquer negativa no 10º Ano. 19,6% dos alunos referem ter dificuldades a Filosofia, 18% a Matemática, 14,5% a Inglês e Físico Química A 10%. Apenas 5,6% dos alunos referem não ter dificuldades a nenhuma disciplina. 12º Ano 80% dos alunos progrediram sem qualquer negativa no 11º Ano. 40% dos alunos referem ter dificuldades a Matemática, 12% a Inglês e A Físico Química A Apenas 10,4% dos alunos referem não ter dificuldades a nenhuma disciplina. 30-03-2017

11º Ano DISCIPLINAS COM MAIS DIFICULDADES DISCIPLINAS DO ANO TRANSACTO COM CLASSIFICAÇÃO INFERIOR A 10 VALORES. 12% de negativas a Filosofia 9% de notas negativas a Matemática 4% de negativas em Inglês e em Físico Química. 11º Ano 30-03-2017

12º Ano DISCIPLINAS COM MAIS DIFICULDADES DISCIPLINAS DO ANO TRANSACTO COM CLASSIFICAÇÃO INFERIOR A 10 VALORES Das disciplinas em que os alunos reconhecem ter mais dificuldades: 40% é em Matemática, 12%, em Física Química, enquanto que nas Humanidades a disciplina em que os alunos sentem mais dificuldades é História 4%. 12º Ano 30-03-2017

Os alunos da ESDAS, provenientes maioritariamente das freguesias, pertencem, de um modo geral, a um estrato culturalmente baixo da sociedade. Foi visto que 70% dos pais possuem a escolaridade básica (4ª classe) ou menos. É necessário motivar estes alunos para a vida escolar, a formulação e alcance de objetivos, uma vez que os dados recolhidos indiciam falhas a este nível. Atente-se no gráfico da profissão desejada, no número de horas dedicadas à leitura, no tipo de jornais lidos ou no modo como utilizam o tempo livre. Fim 30-03-2017