Emoção Psicologia B 12º ano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOÇÕES DE PSICOPATOLOGIA Prof. Calvino Camargo
Advertisements

Neuroanatomia funcional
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
VIDA AFETIVA.
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
2. EU Objectivo Geral - Caracterizar a mente como um conjunto integrado de processos cognitivos, emocionais e conativos. Mente A vida psíquica é intencional.
trazido até vós por: Bruno Gonçalo Nazaré Gonçalves DEI-FCT/UC
Toxicodependência Drogas Praticas de acção social 2006/2007.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
Como a Criança Pequena se Desenvolve
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
CARGA DE TRABALHO.
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Sociedade, Cultura e Percepção
AS EMOÇÕES.
Representações Sociais
englobam também funções afetivas
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Coaching de Emoções George Vittorio Szenészi Racionalidade, Vazios e Sentimentos Ocultos Racionalidade, Vazios e Sentimentos Ocultos.
Negociação: Mente e Coração
Psicologia da interface
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Adriana Oliveira nº1 Filipa Martins nº13
I- CONCEITO DE MOTIVAÇÃO Designa um conjunto de forças internas/impulsos que orientam o comportamento de um indivíduo para determinado objectivo. É a força.
EMOÇÕES, ATITUDES E PERCEPÇÕES
Funções Mentais Superiores
FUNCIONAMENTO SISTÉMICO DO CÉREBRO
“Travar a expressão de uma emoção é tão difícil como evitar um espirro” António Damásio.
Psicologia Clínica.
12. O carácter especifico dos processos emocionais
O Caso de Phineas Gage Phineas Gage foi um trabalhador norte-americano dos caminhos-de-ferro no século XIX que viveu em Cavendish, Vermont. Um dos seus.
O Sistema Límbico O encéfalo e as emoções.
Áreas corticais específicas
Processos conativos Psicologia, 12º ano.
A importância da vida afetiva
As Teorias de Emoções e seus Circuitos
Emoções Psicologia, 12º ano.
Aspectos Fisiológicos da Emoção
Tipos de Comunicação.
Categorias da Narrativa Sistematização
EMOÇÃO.
AS EMOÇÕES.
Leitura desenvolvimentista das significações de saúde e doença
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
EAD 645 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aula 2 – Afeto e Cognição
E + MOÇÃO E- ex Moção- mover  REAÇÃO PSÍQUICA E FISIOLÓGICA, DE CARATER AGRADÁVEL OU DESAGRADAVEL, CONTROLADA PELO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO.  ÀS VEZES.
Sistema Límbico.
Funções executivas (cognitivas superiores)
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA
SISTEMA LÍMBICO Thaissa Nahmias UNAMA / 2009.
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
Professora: Janine Fernandes
Emoções Biologia e Cultura
Será possível escapar de uma grande dor?. Existem maneiras de atravessar esse duro capítulo da vida O sofrimento nos torna iguais enquanto seres humanos;
Emoções e afectos Psicologia, 12º ano.
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
Ética.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Relações Interpessoais. Modulo II      1 Auto-Conceito 2 Auto-Estima 3 As Atitudes Legenda Modulo II Relações Interpessoais Sempre que pretender.
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Psicologia Social É o estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional, suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas.
Transcrição da apresentação:

Emoção Psicologia B 12º ano Compreender as capacidades mentais do ser humano.

A Emoção são elementos do comportamento humano, que podem ser agradáveis ou desagradáveis e que são desencadeadas por diferentes situações.

A Emoção Existem situações propícias que podem desencadear emoções que são as situações inéditas, que foram adjectivadas por Piaget e Fraisse de novas, insólitas e inesperadas.

A Emoção Situações novas São as situações em que nós não estamos preparados para enfrenta-los. Situações Insólitas São situações que não são novas e que nós não temos boas respostas para elas. Situações Inesperadas São aquelas que desencadeiam supresa ou seja têm um aspecto súbito.

A Emoção Afectos, sentimentos e emoções São predisposições do individuo para reagir de maneira agradável ou desgradável perante as relações que tem com as pessoas que o envolve.

A Emoção Afectos, sentimentos e emoções São estados afectivos agradáveis ou desagradáveis que modera a relação do indinvidou com as pessoas em relação. É um estado interior que um individuo possuí.

A Emoção Afectos, sentimentos e emoções São reacções a acontecimentos, que surgem subitamente e de duração breve. Manifestam-se acompanhadas de reacções fisiológicas.

A Emoção Componentes da Emoção Reacções Fisiológicas : São alterações corporais que o individuo manifesta e que podem ser observadas.

A Emoção Reacções Expressivas São atitudes exteriorizadas, por gestos, olhares, voz, contracções musculares, que nos indica que a pessoa está a viver uma emoção. a) felicidade; b) raiva; c) tristeza; d) surpresa; e) repúdio; f) medo

A Emoção Experiência consciente É algo de subjectivo e refere-se ao que a pessoa sente quando está a viver uma determinada emoção, como a sua intensidade, duração e o seu posicionamento no eixo agradável-desagradável.

A Emoção Universalidade e diversidade das emoções É um conceito que foi elaborado por inquéritos que Paul Ekman aplicou em diversas culturas, consistiu em apresentar várias fotografias de pessoas de diferentes culturas, para depois identificar as emoções de alegria, e foram identificadas semelhantemente.

A Emoção Marcador Somático É um mecanismo que suporta as nossas decisões, através de experiências emocionais anteriores. Estas experiências anteriores ficam gravadas nas áreas pré-frontais, responsáveis por funções como a memória, entre outras consideradas de nível superior devido à sua complexidade. Perante a necessidade de tomar decisões, o córtex cerebral apoia-se nas emoções para decidir

A Emoção Decisões Humanas António Damásio é um dos investigadores Que salienta os papeis das emções no bom funcionamento da mente e na tomada de decisões que fazemos ao longo da vida.

A Emoção Conclusão A sobrevivência do ser humano põe em jogo a sua racionalidade, constituída não apenas pelas capacidades cognitivas, mas também pelas emoções, em que a orientação lhe é dada pela procura de prazer e pela fuga ao sofrimento.

A Emoção Curiosidades

A Emoção Curosidades

A Emoção Curiosidades Emoções são reacções universais presentes em todos os seres humanos e que não dependem de factores culturais; assim como a linguagem, que se desenvolve de acordo com factores culturais, o reconhecimento e as expressões emocionais, são os mesmos nas diferentes culturas,mostrando o seu factor eminentemente filogenético;

A Emoção Este trabalho foi elaborado com base no manual de Psicologia B vol. 1 de Maria Antónia Abrunhosa e Miguel Leitão e por pesquisas na internet. FIM