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Transcrição da apresentação:

Yaniet GIMENEZ MONTERO ORIENTADORA: FABIANA VARGAS FERREIRA Melhoria da Atenção aos Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes mellitus da ESF Queimadas, João Câmara / RN   Yaniet GIMENEZ MONTERO ORIENTADORA: FABIANA VARGAS FERREIRA Natal, 12 de Abril de 2016

Introdução As doenças crônicas não transmissíveis, Hipertensão arterial sistêmica (HAS) e Diabetes mellitus (DM), apresentam alta prevalência com repercussões clínicas, funcionais e sociais; Segundo o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por inquérito telefônico (VIGITEL), 29,2% dos adultos com idade ≥ 18 anos reportaram diagnóstico de HAS e 8,2% para DM; O controle adequado dos sinais / sintomas deve ser uma das prioridades da Atenção Básica a partir do princípio de que o diagnóstico precoce, o adequado controle e o tratamento adequado são essenciais para diminuição dos riscos e maior qualidade de vida.

João câmara – Rio Grande do Norte Localiza-se a 74 km de Natal; População estimada – 32,227 IBGE 2010; Possui 13 ESF, 02 Equipes do NASF, 01 CEO, 01 Centro de Atendimento Especializado e 01 Hospital Regional. IDH – 0,595.

População da área de abrangência da equipe: 3800 habitantes. ESF Queimadas População da área de abrangência da equipe: 3800 habitantes. 6 anos de existência. Minha equipe está formada atualmente por: médica, enfermeiro, dentista, auxiliar de saúde bucal, técnica de enfermagem, 05 ACS e administrador

Situação da atenção à saúde de USUÁRIOS com DM e/OU HAS ANTES DA INTERVENÇÃO Necessidade de assistir os usuários conforme protocolos oficiais do Ministério da Saúde; Reorganizar a ação programática; Cadastramento desatualizado; Sem controle adequado; Registros inexistentes e/ou mal preenchidos dificultando o monitoramento dos usuários; Escassez de atividades de educação, prevenção e promoção de saúde; Segundo o Caderno de Ações Programáticas, temos 152 usuários com HAS (cobertura de 19%) e 46 com DM (cobertura de 20%).

Objetivo Geral Melhorar a qualidade da atenção e assistência prestada aos Hipertensos e/ou Diabéticos na Estratégia de Saúde da Família na área de abrangência da ESF Queimadas, João Câmara / RN / RS.

Objetivos Específicos Ampliar a cobertura aos hipertensos e/ou diabéticos; Melhorar a adesão do hipertenso e/ou diabético ao programa; Melhorar a qualidade do atendimento ao usuário hipertenso e/ou diabético realizado na unidade de saúde; Melhorar o registro das informações direcionado aos hipertensos e/ou diabéticos; Mapear hipertensos e/ou diabéticos de risco para doença cardiovascular; Realizar ações de promoção da saúde voltada aos hipertensos e/ou diabéticos. 100%

METODOLOGIA

Detalhamento das Ações Eixo: Monitoramento e avaliação Cadastro usando ficha espelho, planilha de coleta de dados acompanhamento e controle dos usuários tanto novos, antigos, faltosos, incluindo os detalhes próprios como exames clínicos e laboratoriais - Panfletos do Ministério da Saúde e uso de Protocolos Oficiais (Cadernos 36 e 37); Eixo: Organização e gestão do serviço Organização do serviço para a procura de usuários faltosos, agendamento adequado para atendimento controle e monitoramento (registro) das atividades; Eixo: Engajamento Público Informação, promoção e prevenção de saúde para a comunidade relativos aos sérvios oferecidos na UBS, por meio de conversas individuais na consulta, palestras organizadas nos grupos vulneráveis sobre atividade física, alimentação saudável; Eixo: Qualificação da prática clínica Capacitar a equipe para fazer as orientações aos usuários com DM e HAS. Qualificação da atenção e assistência (PA, exames).

Objetivo 1 - Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos HAS Pré-Intervenção:19%; Meta: 65%; Mês 1 = 171 Mês 2 = 342 Mês 3 = 512 Pré-Intervenção: 20%; Meta: 100%; Mês 1 = 48 Mês 2 = 96 Mês 3 = 143 DM

Objetivo 2 – Melhorar a Qualidade do Atendimento Exame Clínico Apropriado: foi realizado para todos os usuários com DM e HAS. Exame dos pés em pessoas diabéticas: 100% em todos os meses. Realização de exames complementares em dia: Mês 1:153 Mês 2: 324 Mês 3: 494 HAS DM Mês 1: 42 Mês 2: 90 Mês 3: 137

Objetivo 2 – Melhorar a Qualidade do Atendimento Prescrição de medicamentos da farmácia popular: Mês 1:121 Mês 2: 285 Mês 3: 455 HAS Mês 1: 31 Mês 2: 78 Mês 3: 125 DM

Avaliação da necessidade de atendimento odontológico: 100% para todos os usuários. Objetivo 3 - Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa Buscar usuários faltosos às consultas: Mês 1: 0 Mês 2: 6 Mês 3: 9 HAS Mês 1: 0 Mês 2: 15 Mês 3: 28 DM

Objetivo 4 – Melhorar o registro das informações Manter ficha de acompanhamento para todos os usuários – 100%.

*Realizar estratificação do risco cardiovascular. Objetivo 5 – Mapear hipertensos e/dou diabéticos de risco para doença cardiovascular *Realizar estratificação do risco cardiovascular. HAS Mês 1: 153 Mês 2: 324 Mês 3: 494 Mês 1: 42 Mês 2: 90 Mês 3: 137 DM

Todos os usuários receberam as orientações em todos os meses Objetivo 6 – Realizar ações de promoção da saúde voltada aos hipertensos e/ou diabéticos Orientação sobre alimentação saudável, riscos do tabagismo, atividade física e higiene bucal. Todos os usuários receberam as orientações em todos os meses

Atividades desenvolvidas durante a INTERVENÇÃO  

Serviço, Equipe e Comunidade - Importância DISCUSSÃO Serviço, Equipe e Comunidade - Importância Reorganização da ação programática, antes focada basicamente no atendimento médico; Otimização das consultas; Valorização do trabalho em equipe; Atendimento de acordo com Protocolos Oficiais; Capacitação = qualificação; Acolhimento individual e coletivo; Usuário mais satisfeito com a qualidade de atenção e assistência; Recebimento de orientações e favorecendo o engajamento público. .

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM Desenvolvimento Pessoal e Profissional; Atualização da àrea clínica; Valorização do trabalho em equipe; Importância do planejamento de cada ação.